newsletter

Teresina: como a polícia tratou a manifestação de estudantes

Cenas de hoje do conflito entre manifestantes e Tropa de Choque em Teresina, Piauí.

A cidade parece estar em guerra civil ( ou militar? )

O áudio está ruim, mas as imagens dizem tudo: 

Sem votos
13 comentários

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
+13 comentários

É de rir. O elemento ateia fogo em ônibus e ainda quer flores da polícia. Ah, mas grita o meliante, sou estudante. Que bom, aprendi mais um excludente de ilicitude. Se for estudante e a motivação for a causa, esquerdolóide, obvio, então está tudo liberado. Pode "tocar terrror" que vai ter sempre um blog amigo a lhe defender.

 

GENTE ñ se trata de partido mas aforma como esses estudantes estão sendo tratados, como bandidos, mas so estaão senhor prefeito i governador reivindicando seus direitos, nosssos direitos tbem sou teresinense. ELES os governantes deveriam respeitar os estudantes e recebelos de uma forma civilizado....por q tratam-se de pessoas senhor prefeito n~de animais...........

 

A questão aqui é puramente política. A prefeitura de Teresina (quase 20 anos administrada pelos tucanos) nunca realizou uma licitação dos transportes públicos. Por sua vez, os empresários do setor de transportes são grandes financiadores de campanhas eleitorais, e TODOS os grandes partidos buscam o apoio financeiro do SETUTE, que vem ser o sindicato dos tais empresários, portanto, esqueçam as ideologias, aqui no Piauí quem manda são as oligarquias (velhas e novas) e o dinheiro da corrupção, o resto fica por conta da população que reage indignada contra esta bandalheira. Meses atrás este mesmo protesto aconteceu por aqui, é uma inssurreição popular a olhos vistos, a mídia local trata de colocar os estudantes contra a população mas não tem funcionado. 

 

"Aquele que fundamenta seu argumento no escândalo e na briga mostra que sua razão é fraca."

(Michel de Montaigne)

Aki em Teresina a única coisa que manifestante tem direito é borracha (bala e cacetete) spray de pimenta, gás lacrimogênio e coisas do tipo! os políticos nem aparecem nos meios de comunicação que aliás estão todos comprados! 

 

Aki no ES em Vitória a PM até mandou um agente infiltrado, o famoso P-2 atear fogo em um coletivo, para inciminar a manifestação dos estudantes contra o aumenta da tarifa deste transoprte urbano mixuruca e monopolizado!!!E olha que aqui o governador é do PSB, um pártido que de socialista, só tem a nomenclatura!!!

 

A questão não é colocar o fato sob ótica partidária, sabendo que de longe possam existir formas diferentes de se tratarem sublevações pelo aspectos ideológico-partidário dos governos.


O que existe nesse país é o aumento da truculência militar e civil por parte do Estado e de setores conservadores de uma forma geral contra a democracia e contra as manifestações, aproveitando o espaço gerado pelo desencantamento da juventude e dos poucos que ainda se encorajam a lutar por alguma coisa. A força intimidadora do Estado aliada ao nariz torcido do segmento civil frente aos movimentos sociais os tornam pequeninos e insignificantes. O espaço gerado pela ausência de sublevações de grande porte como por exemplo de grandes sindicatos e de estudantes secundaristas por objetivos mais amplos para as categorias abre o caminho para o desconhecimento dos mesmos e das causas pela sociedade.


 Se as pessoas pudessem ver nas ruas todos os dias as diversas classes trabalhadoras, estudantis e sociais se manifestando contra a infinidade de problemas e formas de dominação existentes por aí, essa forma de luta não seria vista de forma diferenciada e até pejorativa.

 

Outra denúncia grave envolvendo a segurança pública:

http://www.viomundo.com.br/denuncias/mulher-denuncia-que-foi-a-delegacia-registrar-acidente-apanhou-e-foi-presa.html

Urge remover o entulho autoritário – legado intocável das nossas ditaduras – incrustado nas instituições que detêm o monopólio da força e o dever constitucional de proteger a sociedade e o interesse coletivo: polícias, delegacias e forças armadas. Sem democratização, qualificação, transparência, legalidade e controle social, elas são uma ameaça e não um benefício social. Atacam, discriminam, maltratam cidadãos desarmados, indefesos e vulneráveis que pagam seus salários e financiam sua logística. Ao cometerem ilegalidades rotineiras violam o Estado de Direito e igualam-se aos bandidos que deveriam combater. Assim não dá!

Infelizmente essa realidade é geral e nacional. O vídeo de Teresina é mais um exemplo. Volto a repetir: sociedade brasileira saiu da ditadura, mas a ditadura ainda não saiu das polícias, delegacias e quartéis. O braço da Lei, da Justiça e da Democracia precisa alcançar essas instituições o quanto antes. Para o bem e a segurança de todos nós.

 

O problema desses partidos dito progressistas, tipo PSB, PDT, é que sempre possuem uns políticos meio caidinhos pra direita. Aqui em São Paulo o PSB sempre apoiou o PSDB e acho que até o Maluf. Eles tem uns políticos bons como Eduardo Campos, Brizola Neto e outros muitos mas a ideologia do partido não é muito definida então cabe umas figuras do tipo desse governador. Fiquei horrorizada. Quem é progressista não haje assim. Nunca!

 

 Vendo as cenas pensei que o governador do Piauí fosse tucano ou demo. Fui ao Google e descobri que sua excelência  pertence ao "progressista" Partido Socialista Brasileiro. Isso explica o porquê da pequena repercussão nas redes sociais quando comparado com o que ocorre em SP. 

 

 Bebeu ? o cara vem num blog "progressista" num post sobre teresina , dizer que não se fal sobre teresina!

PSB é aquele partido que vive paparicando aécio.

 

Também fui ao Google.

Tenho todos os blogs da Veja ,Falha e O Globo, mais uns tipo CoroneLeaks em uma conta do Google Reader.

O único que comentou foi o Noblat, com a chamada: "Estudantes depredam 20 ônibus contra aumento da tarifa em Teresina" (que previsível a Falha).

 

Já os progressivos:

http://blogdosakamoto.uol.com.br/2012/01/11/sob-protestos-onibus-aumenta...
http://mariafro.com/2012/01/11/policia-de-piaui-irma-gemea-da-de-sao-pau...
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2012/01/502127.shtml
http://www.viomundo.com.br/denuncias/a-repressao-aos-estudantes-de-teres...
http://www.revistaforum.com.br/blog/2012/01/10/estudantes-sao-massacrado...
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=173016&id_secao=8
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/mp-e-oab-vao-mediar-impasse-ent...

Mais aqui no Nassif.

E são só uma fração, já que só sigo alguns dos blogs progressistas (senão repete muita notícia no leitor de rss).



 

Direitista SEMPRE se entrega nos detalhes.

Se fosse do PT seu comentário seria diferente? 

Iria racionalizar ate chamar os estudantes de trairas etc

 

"Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta." Nelson Rodrigues.

Meu PT, mein Führer?!!!

Tô vendendo, quer comprar? rss