newsletter

Tribo Avá-Canoeiro: a história de um "povo invisível"

DOCUMENTAÇÃO - 14.09.12: O documentário conta a história da tribo Avá-Canoeiro, ameaçada de extinção. Estes índios viveram mais de 10 anos nas cavernas das montanhas da região de Goiás. O filme mostra, ainda, a busca de quatro grupos que ainda vivem isolados na região da Serra da Mesa (GO), sem nenhum contato com o branco, mesmo a 500 quilômetros da capital, e o esforço na tentativa de preservar sua cultura. A direção do curta metragem é de Bernardo Palmeiro e percorreu vários festivais nacionais e internacionais.

Vídeos

Veja o vídeo
Sem votos
8 comentários

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
+8 comentários

Ki miudu

 

hoje eles estão assim:

Abandonados à própria sorte Avá-canoeiro os pobres índios ricos

 

http://www.jornaldiariodonorte.com.br/detalhes-impresso.php?tipo=952&cod...

 

"O filme mostra, ainda, a busca de quatro grupos que ainda vivem isolados..."

Mas o filme NÃO mostra, ainda, que já há na região uma hidrelétrica trazendo seus "benefícios"... Por que colocaram um documentário antigo sem dizer a data? Os Avá-Canoeiro já estão na merda. Acima comentei ironicamente, mas tava advinhando...

Aliás a EBC e TV Brasil vivem mostrando excelentes documentários valorizando essas etnias/culturas... as vezes apontam as causas das mazelas sofridas... raramente os culpados... mas jamais os responsáveis pela interrupção dessas coisas... TV independente é isso aí, pode até melhorar o conteúdo, mas enchergar o próprio lombo... só no dia de São Benedito.

 

preservar a cultura de viver em cavernas e uma bruta maldade! coisa de humanista que quer ter um zoologico humano particular!!!!

 

"A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela." MAX FRICH

mas nem isso querem dar pra eles... e esse é o maior problema e vc sabe disso.

 

Maravilhosa essa notícia da existência de índios intocados. Alguém precisa fazer alguma coisa para manutenção desse povo. Quem sabe levando uma hidrelétrica para região não dê uma ajudinha pra eles...

 

Outro excelente documentário sobre a situação de deslocamento dos índios no Brasil, por força da violência que sofrem: Serras da desordem, de Andrea Tonacci. 

 

Belíssimo e, também, emocionante Post. 

 

Hey You !