Revista GGN

Assine

Um novo ciclo na retomada dos investimentos na indústria

Por luiz felipe panerai

Comentário ao post "As surpresas na recuperação das vendas da indústria"

Os dados do IBGE sugerem um novo ciclo na retomada dos investimentos na indústria, aparentemente muito mais orientado aos ganhos de produtividade: a indústria estaria apostando forte na modernização de processos e maquinário.

Ciclo não apenas viabilizado pelas desonerações, mas estimulado pelo momento de inflexão dos ganhos reais de salários.

Como os resultados do PIB deixaram mais perguntas do que respostas, o ciclo em direção à produtividade da indústria já poderia estar implícito na estabilização do consumo capturado pelo IBGE (e no desempenho dos serviços); mas não em função de “perdas inflacionárias”, como a turma da papelada prega, mas pelo deslocamento da propensão a consumir das famílias – em resposta à velocidade de inflexão da renda (e um tanto devido ao vetor de endividamento).

Alguma coisa nesse sentido já havia surgido nos números do desempenho do varejo (IBGE) em abril – em especial o tombo do volume de vendas dos supermercados – claramente demarcado por variações na renda, e não por “pressões inflacionárias”.

O engraçado é que nessa configuração, o “aperto monetário” poderia ampliar o ciclo de investimentos em direção à produtividade, pela pressão que impõe no mercado de trabalho.

O que poderia induzir a “economia” ao aumento da produção na passagem a 2014...

Sem votos

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.