Em relação à prisão de Dirceu e Genoíno

Por Dora Incontri

(Educadora, jornalista e escritora brasileira, é pós-doutora em educação pela Universidade de São Paulo e Pedagoga Espírita.)
http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=2014

Tenho evitado tocar nesse assunto, porque como anarquista, não votei no PT, como não voto e não votarei em nenhum outro partido. Então não faço defesas ou condenações partidárias. Na minha percepção, a democracia funciona na base de compras e trocas, e quem julgar que seja possível ou que haja em algum lugar do planeta uma democracia “honesta”, “pura”, constituída de políticos idealistas, está sendo ingênuo. Mesmo porque quem governa o mundo são as corporações, os bancos e algumas poucas famílias que os controlam.

Mas resolvi partilhar esse artigo do Luiz Nassif, inteligente e sensato, para me contrapor a esse festival de linchamento público que vejo aqui na internet em relação a José Dirceu e Genoíno. Posso falar com toda a tranquilidade, porque não sou petista: só se está fazendo esse linchamento público, com um julgamento claramente torcido, (de que até a um jurista de direita como Ives Gandra Martins reconheceu e apontou as irregularidades) porque se trata de um partido de esquerda. Um linchamento que é orquestrado por órgãos como Veja, que nunca promoveram tais ofensivas com poderosos permanentes, das oligarquias brasileiras, como Sarney, por exemplo. 

A atitude das pessoas soltando rojão aqui na internet pela humilhação pública de duas pessoas, que mal ou bem, tiveram seu papel histórico no país, revela o quanto o povo é desinformado, manipulado pela mídia e ainda mostra instintos medievais de queimar pessoas publicamente, numa clara vingança social.

Eu não me regozijo com a prisão de ninguém, mesmo porque não acredito que prisão resolva alguma coisa. Eu não me regozijo com a prisão de Dirceu e Genoíno, porque embora, eu não seja da área do Direito, fui me informar sobre as questões envolvendo esse processo e parece sim que a Justiça está sendo ferida e as garantias constitucionais estão sendo violadas. Por exemplo, o jurista alemão Claus Roxin, que criou a teoria do “domínio de fato” não concorda como ela foi usada aqui pelo STF, alertando para a pressão da mídia sobre esse julgamento. 

Eu não me regozijo com a prisão de Dirceu e Genoíno, porque os problemas de corrupção são inerentes à democracia! (Não sou com isso a favor de ditadura, que é ainda bem pior).

Eu não me regozijo com a prisão de Dirceu e Genoíno porque sou cristã e sigo aquilo que Jesus pregou: “quem estiver sem pecado atire a primeira pedra” e a corrupção é endêmica no Brasil e no mundo. É preciso mudar tudo. Mas por que escolhemos justamente esses dois bodes expiatórios? Porque a elite brasileira nunca se conformou que o PT, com todos os erros e acertos, chegou ao poder!

 
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador