Revista GGN

Assine

Falsas promessas de mudanças profundas, até quando acreditar?, por Matê da Luz

Falsas promessas de mudanças profundas, até quando acreditar?

por Matê da Luz

Confesso, sou dessas pessoas que quando sentem muito quase não conseguem colocar em palavras e/ou organizar as sensações em pensamentos e combinar as ações ao propósito. Sim, me fata maturidade vez ou outra - e hoje entendo que isso é normal, natural, um processo. Quando me pressiono, e tendência é que a opressão cosuma minha energia de forma rápida e eficiente e, então, me vejo paralizada frente a uma enorme pilha de afazeres que sim, me dão prazer e sustento, ou seja, não são de coisas que eu não gosto e/ou posso parar de fazer. 

Mas eis que os gurus do sucesso de hoje em dia seguem pipocando na minha tela mental, essa que anda casada com a tecnologia porque sim, trabalhar é assim, e não vou entrar pro time daqueles que desejam retrocesso em nome do bem-estar - a gente que se adeque, e tem plena capacidade para, acredito - enfim, estes gurus falam que minha performance está menor do que a de centenas de pessoas que já experimentaram determinado método e, adivinhem só?, contribuem para o aumento das condições normais de temperatura e pressão, estimulando cada vez mais para a minha paralização. E eu? Eu penso que preciso de uma nova metodologia pra sair da estagnação e coisa e tal e tal e coisa, me envolvendo novamente no ciclo do qual pretendo/desejo sair. 

Como é que eu me dei conta disso? Lendo. Lendo muito, especialmente selecionando minhas pautas. O Gustavo Gitti, como já falei por aqui, é uma destas fontes inesgotáveis de clareza e então compartilho mais um trecho dele pelo qual me encantei ultimamente (aqui embaixo). Para ler o moço, você pode acessar o site dele ou comprar a Revista Vida Simples, tem coluna mensal por lá. 

***

Como não temos muito tempo, compartilho alguns critérios que podem ser úteis para quem se sente perdido diante da profusão de métodos que se propõe a transformar a mente:

1) Se o método trabalha apenas indiretamente (por meio de conteúdos, conversas e ações) ou se há momentos de investigação direta da mente, em primeira pessoa.

2) Se há uma busca por um estado alterado, específico, condicionado, ou o interesse é desenvolver intimidade, familiaridade, clareza em relação à operação da mente, tanto a confusão habitual quanto a lucidez natural.

3) Se o método descreve um caminho completo até a liberação (ausência de enganos e aflições, visão não-dual, compaixão infinita), se prevê apenas uma mudança relativa (sem a noção de algo como a iluminação completa) ou, no pior dos casos, sugere uma liberação rápida: "despertar em 12 dias", "mudança de paradigma", "descobrir a sua essência", "tornar-se um com o universo" etc.

4) Se o método está vivo e foi bem testado: se há pessoas que o experimentaram, praticaram, testaram por milênios, séculos, registrando não só suas descobertas, mas instruções práticas. E se há pessoas vivas que as praticaram por décadas, atualmente ensinando, relativamente acessíveis, com quem podemos aprender.

5) Se a motivação de base envolve algum tipo de vitória em algum jogo sutil, gerando a sensação de que há inimigos ou adversários, ou se é compaixão genuína, a intenção de trazer benefícios cada vez mais profundos a todos os seres, sem distinção.

Ou seja, se o método toma a própria mente como caminho, se há uma investigação direta da operação da mente e da realidade, se há a noção de iluminação completa, se há professores vivos manifestando uma longa linhagem e se há compaixão como a motivação de base.

Podemos listar muitos outros, mas considero esses alguns dos principais.

É claro que sempre podemos nos beneficiar de tudo que é tipo de abordagem em âmbitos específicos (massagem, alimentação, terapia, dança de salão etc), não precisamos rejeitar ou criticar nada. Aqui estou falando de critérios para quem deseja uma transformação mais radical da mente e da vida. É uma questão de prioridade, para cada um avaliar: onde vou dedicar meu tempo de prática?

 

Média: 3 (8 votos)

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de marcio r
marcio r

kkkkkkkkkkkkkkk

Comprem Vida Simples. Comprem comprem comprem. povo manipulado

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.