Revista GGN

Assine

Há algo de novo em termos de violência contra a mulher, por Matê da Luz

Há algo de novo em termos de violência contra a mulher

por Matê da Luz

É, eu sei. 

Ainda falta. E falta muito, mas muito mesmo, especialmente para as mulheres negras, as pobres, as carentes, as isoladas. Mas é relevante e vale inclusive para alimentar o diálogo em busca de soluções para todas estas - e tantas outras. 

Lírio Parisotto, ex-companheiro de Luiza Brunet, foi condenado a um ano de prisão por agressão física à ex-modelo e, enfim, deixa de lado a boataria que, na época, questionava se havia mesmo ocorrido o abuso. Porque ela não estava no Brasil, porque ela não fez o que algumas pessoas julgaram ser o caminho comum em casos assim e porque Luiza é, afinal de contas, uma mulher. Você já percebeu que uma mulher quase sempre está precisando provar algo pra alguém, até mesmo pra si própria? Pois é... não basta estar com os olhos visivelmente machucados, costelas quebradas. Ela precisa provar. 

Aqui onde moro, nesta semana, presenciei uma agressão em plena luz do dia. O cara, marido da vítima, arrancou o celular dela de suas mãos, jogou longe e partiu pra cima, como numa briga de rua mesmo. Com socos. Você já presenciou alguém apanhando assim, com socos? O barulho oco daquela força, que é mais do que física? É uma força moral estampando escortidão na cara. Olha, não é fácil não. Haja boldo, estômago e cabeça pra tomar alguma atitude na hora. Quase não consegui mas, amparada por outras pessoas que passavam pela rua, socorremos a moça. Levamos pra dentro de um prédio público e, então, acionamos a polícia. 

Sabe o que aconteceu? Após três horas, o homem esperando lá fora, a polícia chegou. Levou a moça pra conversar com o cara, "ele só estava nervoso, dona, a senhora precisa entender, a vida não está fácil pra gente que trabalha". Ficamos estarrecidas e amedrontadas- aqui é uma cidade pequena, vai da gente se meter com a polícia e, então, ser alvo de vinganças ou algo assim? A moça, claro, desistiu de fazer o BO. Entrou no carro com o agressor, indo embora com uma expressão perdida. Nós, as outras, ficamos com aquele quê de "se faz isso na rua, imagina em casa". 

A polícia, amigos, a polícia demoveu a moça de denunciar porque isso acontece, a vida não tá fácil pra quem trabalha, sabe? Unhum. Sei sim. Que barra! 

Daí que quando um milionário vai preso, ou pelo menos é condenado, porque não sei bem como funciona este tipo de condenação no Brasil, vai que ele possa fazer um ou dois trabalhos sociais, né, sei lá, quando acontece isso, a gente dá uma comemoradinha sim porque é, de certa forma, um pouco desse cara que bate em mulher em casa, na rua, na fazenda ou numa casinha de sapé sendo punido. É um pouco de razão num mundo onde as pessoas que servem pra proteger a gente - a polícia, né, acho que é pra isso... - falam que isso acontece, assim, sem esboçar sentimento de empatia algum. E não vem me dizer que tem mãe, irmã ou filha, porque mesmo que não tenha, entende? Feminismo não é só pra mulheres. 

Feminismo é pro mundo e, ai, como cansa ensinar isso pra quem tá acostumado a resolver as coisas na porrada. 

Média: 4.1 (13 votos)

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Atreio
Atreio

o golpe derreteu tudo...

o golpe derreteu tudo... tácito

eh jovem preso há meses por levar pinho sol na mochila...

poliça dando tiro e matando menina na escola...e soltos!

ai o gov propoe: 'blindar escolas! jah tentei antes e não deu certo...tentemos de novo!'  mas...hã?!

poliça invadindo casa de pessoas em manguinhos, costa barros e complexo, como se fosse palestina sob terrror de israel por 50 anos...

e aí, serginho leite-com-pêra, o morete de maringá, detremina pra claudia telerj cruz (aquela q, como a ticiana, apresentava jornal em tele e depois casou com figurão corrupto.... modus aperantis de determinadas castas na brasiléia):

INOCENTE

MT ganha voos de empresarios e nem se toca q faz cagada com isso.....na loja pode prometer td,  receber tudo e não entregar nada....ou entregar um pouquinho escondido.....lá pode. aí:

INOCENTE, moro diz.

aécio, o mais citado, 'o primeiro a ser comido', e serginho morre de rir ao lado dele em evento da isto é....a irmã ta presa e ele promentedo matar pessoas....

mas e o serginho q fingiu q não viu o nome dele por 10 anos..... agora não vai precisar explicar sua "desatenção"? vai sim.

bora quebrar o sigilo bancario do serginho? eu topo. dele, do tan tan nhol e os 'procuradores do rodrigo.' vamo ver se fica de pé essa moralzinha empostada. pq lula, dilma e TODA suas  familias ficaram....borta ver vcs! aproveita e faz da miriam da magret, do efeaga e do J serra......bora veR??!!

canalhas com medo do debate...medo das perguntas.;...medo de suas respostas: golpistas correm pra proxima manchete....

mas vamo revisar, vcs vão ter q voltar e explicar muito doq fizeram... o tempo não pára e vcs não determinam nossas perguntas. vamos pergutnar  na cara de vcs - a toda hr. no aeroporto, em brasilia, paris ou na maré. vcs podem fugir mas não vão se esconder.

o golpe segue matando e vcs vão ser responsabilizados. moraes acha q não deve tributar grandes fortunas...e MT quer aumentar contribuição de funcionario? ah, vá!

dirceu já ta solto pois nada fez de ilegal e  o 'dominio do flato' dos meninos abusadores MP+PF  virou isso: um peido mal dado. vcs amrelos e envergonhados, passam pra proxima "suspeita " e manchete bombastica....

vaccari teve cunhada presa, familai perseguida e tá aí a luz: não há nada, apenas delações...mas ele ta preso ainda. será solto em breve. vcs soltos, serão presso em breve.

 

marisa, essa não. essa foi perseguida e está morta. horrível. desumano e ilegal.

assim como  mandela e marighella.

perceberam oq fizeram? criaram heróis. vão seguir tentando ainda? cresceremos mais.

 

babou o golpe.

ninguem mais topa ficar na foto ao ladode golpista.

Dilma volta,  e canalhas de brasilia já se mijam de medo.... melhor vcs correrem logo. vaza!

 

 

Seu voto: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.