Revista GGN

Assine

Os pernambucanos do Bongar e o encanto de Xambá, por Matê da Luz

Foto Beto Figueiroa

Os pernambucanos do Bongar e o encanto de Xambá

por Matê da Luz

A cultura de terreiro está impregnada neste grupo musical composto por seis jovens integrantes do Xambá, chão do Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda. Unidos pelo propósito de divulgar a cultura pernambucana do côco, embasada pelos fundamentos do ilê, os integrants do Bongar aprendem por meio da herança dos mais velhos: estes que ensinam os toques, as loas e as danças durante as festas religiosas da Casa Xambá. 

A musicalidade é mágica e o show é imperdível. Porque tem canções que são feitas pra serem vividas completamente, de corpo e alma, como a Ogum Onirê, essa do clipe aqui embaixo: 

Vale, ainda, conhecer as músicas mais antigas, como o compilado Festa de Terreiro, dançante, alegre e, como sempre, dedicada à Ogum. Aqui, o CD inteiro:

 

Alguém mais conhece grupos assim, formados por jovens dentro de comunidades religiosas que levam essas belezuras pro mundo? 

Média: 4.5 (8 votos)
1 comentário

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Afoxé Oya Alaxé

Oi 

 

Muito obrigado pelo post! Maravilhosa a música, sim!

 

Sobre o seu pedido, passo o dato do Afoxé Oyá Alaxé,

 

https://www.youtube.com/watch?v=099uUoGMPwY&list=PLG8htXlD38j4MroAtGVTMT...

 

http://afoxeoyaalaxe.blogspot.mx/

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Muito bons!  Tem anos que eu

Muito bons!  Tem anos que eu nao vejo videos de grupos que nao tem instrumentos que nao sejam de percussao, achei bem autentico.  Mas eles precisam de um arranjador urgentemente.  Com instrumento.  A radio musical que minha fillha escuta ja toca 24 horas de musicas de uma unica barra!  E nao posso criticar, imagine!  Outro dia eu disse que a voz da mulher cantando "I Have Itches" (mais ou menos "eu tambem tenho tesao") era perfeitamente pavorosa, perfeita pra "musica" que ela tava cantando, e ela nao quiz nem ouvir!  Tem que haver um desenvolvimento musical a mais, nao da pra parar na primeira barra!  O nome do grupo eh instantaneamente esquecivel por ser complicadissimo:  garanto que em menos de 10 minutos nem eu nem ninguem mais vai se lembrar dessas silabas, eh alienigena demais pro portugues!  Pelo menos o Bongar tem um nome curto.

Quanto ao post pernambucano, o cara nao consegue fazer vibrato com notas longas porque nao sabe se lembrar do chacra certo.  Eh 2 ou 3 centimetros abaixo do umbigo e ele nao pode esquecer dele numa nota longa.  (Sim, eu falei "chakra" e nao "vamos suportar o diafragma", coisa que nao me interessaria, a voz dele eh poderosa demais pra isso, de fato.)  Mas o video do show ao vivo eh um barato!  Ate eu quero mandar essa primeira flexa!

(O aspecto religioso me escapa e provavelmente tambem escapa aa maioria dos leitores.)

Seu voto: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.