Eduardo Cunha articula acordão entre Globo e teles contra o Marco Civil

 

Eduardo Cunha articula acordão entre Globo e teles contra o Marco Civil

31/10/2013 | Publicado por Renato Rovai em Mídia

 

Este blogue apurou que o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, está se empenhando pessoalmente para transformar um longo debate na sociedade em um acordo entre dois setores econômicos, as teles e a radiodifusão. Ou seja, a Vivo, a TIM, a Claro e a Globo. A aprovação do texto do Marco Civil da Internet subiu literalmente no telhado e só irá descer com algum nível de qualidade se a sociedade for à luta.

É hora de pressionar Eduardo Cunha enviando e-mail, postando memes, ligando no gabinete. (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Pelo acordo que está sendo encaminhado por Eduardo Cunha, a Globo negociaria ao menos parcialmente a neutralidade na rede e ficaria com o artigo que garante que os direitos autorais no Brasil se sobrepõem aos direitos humanos.

É isso mesmo, você não leu errado. A Globo defende que apenas para questões que envolvam direitos autorais não haja necessidade de processo judicial para que um conteúdo seja retirado do ar. Ou seja, você pode defender a pedofilia que tudo bem, mas se divulgar o capítulo da novela no seu blogue estará perdido.

Mas o artigo que ajuda a Globo permitirá de alguma maneira que outros grupos se apropriem dele para praticar censura, utilizando-se do recurso do “uso indevido da imagem”. Por exemplo: os grupos LGBTS publicam textos pela sua militância e o Marco Feliciano solicita, via notificação extrajudicial, e retirada do ar porque usaram uma foto dele. O mesmo pode acontecer com o MST se criticar a Kátia Abreu. E aí aquela lei da biografias vai virar piada de salão…

Enquanto isso, as teles querem ser donas não só dos dutos por onde passam as informações, querem controlar também as informações que passam por ali. E a depender do que estiver circulando, cobrar diferente por isso, como fazem as tevês a cabo.

Ou seja, você quer só receber e enviar email, paga 10 reais por mês. Quer assistir vídeo no youtube é vintão. Quer ter um blogue, o pacote já fica 30. Quer também colocar vídeos na rede, o preço pode chegar a 100. É isso que está em jogo. Eduardo Cunha está (parafraseando Brizola) articulando a aliança entre o coisa ruim e o satanás.

A presidenta Dilma já deu declarações a favor da neutralidade na rede e contra o artigo que só interessa à Globo. Mas a relação do governo com o PMDB está num momento tenso e o Marco Civil pode pagar o pato.

É hora de pressionar Eduardo Cunha enviando e-mail, postando memes, ligando no gabinete, utilizando todos os instrumentos democráticos para convencê-lo a recuar desta operação.

O custo da aprovação de uma lei para garantir mais privilégios ainda à Globo e às telefônicas no Brasil seria imenso. De dimensões terríveis para o Brasil. E para quem defende a liberdade.

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Atenção!

    Muita atenção neste trecho:

    “a Globo negociaria ao menos parcialmente a neutralidade na rede e ficaria com o artigo que garante que os direitos autorais no Brasil se sobrepõem aos direitos humanos.”

      ISSO É SÉRIO????????

    1. A liberdade de expressão para todos

      Claro que é sério.

      Essas empresas – através desse deputado – querem retirar do judiciário e transferir para os provedores poderes que eles não podem ter.

      No Brasil funciona o princípio de que quem se sentir prejudicado deve procurar o judiciário para fazer valer seus direitos.

      O que essa gente quer é tolher previamente direitos do internauta danto super poderes aos provedores.

       

       

  2. NÃO É NOVIDADE!

    Alguém tinha a ilusão de que alguma coisa boa e decente poderia vir dessa criatura? Quem não te conhece que te compre, é o ditado que cabe perfeitamente à essa figura! É um dos nefastos políticos que, infelizmente, o meu estado elegeu.  

  3. BASE ALIADA DE TRAIRAS.
    Voces

    BASE ALIADA DE TRAIRAS.

    Voces viram agora porque TODOS os votos deles a favor do aumento de IPTU tinham preco invisivel????

  4. sozinho e “de grátis”?

    esse sr. eduardo cunha está fazendo issosózinho?

    quem for contra deve falar não só com ele, mas sim com todos os deputados!

    sózinho este advogado da globobo não faz nada.

    sr tiririca, veta esse negócio ai! 

  5. Malas sem alça

    Que imoralidade se isso ocorrer, logo agora que o Marco Regulatório da Internet iria servir de modelo para outras nações, fico me perguntando se na próxima eleição a população brasileira vai manter esses malas no Congresso Nacional, pelo jeito sim, pois sem reforma eleitoral serão sempre eles mesmo, quanto mais grana mais chance de se eleger, pobre não tem chance de se eleger, as campanhas são caríssimas, estes representantes das grandes corporações estão sempre de plantão para lhes socorrer, vide CPI do Cachoeira, quando executivos da Abril se reuniram a portas fechadas com o PMDB, depois houve aquela aliança entre PMDB e PSDB para derrubar a CPI, oh malaiada.

  6. Essa é a base aliada que o PT

    Essa é a base aliada que o PT e o Lulismo ajudaram eleger, quero ver se em 2014 o PT acorda…

    Não vale a pena ter mais tempo de TV em troca de aliados indesejados.

    1. Qual sua sugestão

      Felipe, que outra opção teria o PT se a bancada é bem pequena, o povo vota nos mesmos que, como sabemos, entendem do babado, compram diretórios, lideranças, e a eleição fica garantida, fazer o que

      1. Venho dizendo aqui no blog

        Venho dizendo aqui no blog como o PT aproveitar o prestígio do governo para aumentar sua presença no legislativo:

        – Ter candidaturas próprias em quase todos os estados (governador, senador), quanto maior a visibilidade do partido melhor, eleições nacionais e estaduais são na mesma data, por causa disso a influência do governador é maior que a do presidente.

        – Coligação proporcional tem que ser programática e não pragmática.

        – Evitar conflitos com o PSB, caso não haja 2º turno (ou o PSB não esteja lá) não tenha dúvidas que o partido voltará para a base aliada e mais fortalecido. PSB é muito mais confiável que o PMDB e não faz chantagem.

  7. Uma hora a Globo vai cair na

    Uma hora a Globo vai cair na real e ver que é importante ter regulação, senão será engolida pela internet (principalmente pelo google), não vai ter dinheiro nem para produzir 1 capítulo de novela.

  8. O PT e o Lula que se cuidem.

    A inanição do governo diante de coisas fundamentais para o futuro democrático do Brasil é irritante.  Eles que se cuidem pois não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe.   Será que ainda não perceberam que a cada dia aumentam as hostes dos que estão com o saco cheio? 

  9. me e desde quando eles ligam pro eleitor??

    se for além do voto na urna isso não existe. e tá provado. apesar de toda a galera exigir mais rigor na política, eles continuam agindo como antes, legislando a reforma eleitoral em causa própria.

    recebendo grana desviada da rede lodo e apoio no jornal, quem liga pro eleitor. esse fdp é outro igual ao vereador!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador