Revista GGN

Assine

Ambev aceitou alterar propaganda de guaraná Black

A PROTESTE Associação de Consumidores fez acordo com a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) que, após reunião no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), aceitou ajustar, de imediato, filme e peças publicitárias do guaraná Black. Será alterada a expressão "Guaraná, Açaí e Frutas da Amazônia" por "Frutas da Amazônia: Guaraná e Sabor Açaí".

A fabricante do refrigerante apresentou cópia do registro do produto no Ministério da Agricultura que comprova a presença de aroma natural de açaí na sua composição. Em até seis meses também será alterada a embalagem do produto para que conste expressamente a existência de "aroma natural de açaí" e "aroma natural de guaraná" e não apenas a palavra "aromatizante", na lista de ingredientes.

A utilização da expressão "sabor..." é permitida pela norma (Informe Técnico ANVISA nº 26/07), e seu uso publicitário, inclusive com alusão, imagens e etc ao próprio produto (açaí, no caso) é plenamente autorizado pelo Conar.

A PROTESTE havia pedido providências ao Conar e aos Procons de São Paulo e do Rio de Janeiro, no início do mês, pela propaganda enganosa do Guaraná Antarctica Black, lançado no mês passado pela (Ambev). Anunciado como uma mistura do tradicional refrigerante com o "sabor do açaí", a bebida não tem a fruta na lista de ingredientes descritos no rótulo. Foram pedidas as alterações da rotulagem e das campanhas publicitárias do produto

Na lata à venda atualmente, o produto é descrito como "Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí". São listados os seguintes ingredientes: água gaseificada, açúcar, extratos de cenoura roxa e hibisco, extrato de guaraná, corante caramelo IV, acidulantes, ácido fosfórico e ácido cítrico, emulsificante goma acacia, aromatizante e regulador de acidez citrato de sódio.

Média: 1 (1 voto)
6 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Fabio SP
Fabio SP

Eu só gosto quando chego na

Eu só gosto quando chego na churrasqueira e digo: "Açaí uma picanha..."

Seu voto: Nenhum
imagem de Sobrinho netto
Sobrinho netto

Açaí

Quem quiser um bom açaí é só chegar no Mercado Modelo e pedir: feito na hora com uma boa farinha d'água e uma posta de pirarucu ou de  tabaqui fritinho.

Seu voto: Nenhum

mais bobagem pra se promover

tive experiencia me associando na Proteste. Faz mito tempo. Quase imediatamente me cheirou a... concorrente do IDEC, este é muuuitomais sério. É ou me foi visível o meio que a proteste usava pra conseguir associados, suponho que conseguiu e consegue patrocinadores de concorrentes desse ou daquele produto e posar de defensora dos conumidores.. Pra me dessasociar foi uma via crúcis. Ela negou, depois de um tempo, no reclameaqui.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

"A fidelidade muitas vezes não passa de falta de imaginação " - Oscar Wilde

Ácido fosfórico. Quem souber

Ácido fosfórico.


Quem souber o que esta substancia faz aos ossos nem chega perto deste guaraná!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"Não tenho prova cabal contra Dirceu - mas vou condená-

imagem de Maxwell
Maxwell

O caramelo 4 não é um corante

O caramelo 4 não é um corante suspeito de provocar câncer? Nos EUA ele foi retirado da fórmula da Coca-Cola e Pepsi.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de nosden
nosden

Aceitou??!!!!, puxa que bom

Aceitou??!!!!, puxa que bom né . . . eu estava preocupado com o fato dela poder nao aceitar, vai que nao aceite né  . . . .

Seu voto: Nenhum
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Se nao tem essencia de

Se nao tem essencia de assaih...  eh "aroma" artificial da mesma maneira!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.