Guia de Férias Seguras, lançado pela PROTESTE, ajuda a evitar problemas

Para que as férias sejam mais tranquilas, com muito descanso e diversão, a PROTESTE Associação de Consumidores está lançando o Guia das Férias Seguras com dicas para arrumar as malas, escolher o que vestir e o que levar, ter mais segurança em trilhas, respeitar o meio ambiente e acampar sem problemas.

Turista também é consumidor. Ou seja, deve ter seus direitos respeitados, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Segurança rima, sim, com férias, turismo, passeios, trilhas e acampamentos. “Com planejamento e atenção, a diversão estará garantida, e as lembranças registradas em fotos e vídeos repletos de paisagens bonitas”, destaca Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

O objetivo da publicação online disponível no site da associação é evitar que se perca muito tempo com as providências, para que se saia de casa pronto para aproveitar ao máximo os passeios e as aventuras. Para quem pretende fazer turismo de bicicleta são detalhados, por exemplo, tudo que é preciso considerar.

Com as dicas do guia, é possível aproveitar bem cada minuto das férias, e armazenar bastante energia para dar conta da agenda diária quando voltar para sua rotina.

O guia orienta como programar o roteiro, incluindo preocupações ambientais e divertir-se de maneira mais responsável e consciente. É possível conhecer outras cidades sem criar problemas ambientais, mantendo atitudes sustentáveis.

Para adotar uma postura responsável também enquanto viaja, deve-se respeitar o meio ambiente e favorecer a economia local e o desenvolvimento das comunidades que se estiver visitando.

– Pesquise se os locais que você está cogitando conhecer oferecem meios de transporte, acomodações, tratamento de lixo e esgoto e políticas sustentáveis em parceria com as comunidades.

– Faça busca em sites especializados em ecoturismo e turismo sustentável, que auxiliam a escolher destinos que permitam verdadeiras experiências de aprendizado e benefícios recíprocos, tanto para o viajante como para as comunidades.

– Escolha as operadoras de turismo, pousadas e hotéis comprometidos com o desenvolvimento sustentável do município, que evitem danos ambientais e que façam uso mais eficiente dos recursos.

– Dê preferência aos prestadores de serviços locais, para viabilizar o desenvolvimento econômico, com distribuição de renda, dando mais oportunidades de inserção social à população da área visitada.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador