Revista GGN

Assine

Medidor de banda larga da PROTESTE mostra a triste realidade do usuário de internet

Mais da metade (56%) dos consumidores que utilizaram o medidor da PROTESTE para monitorar a taxa recebida da operadora de internet apontou velocidade abaixo da contratada na banda larga fixa. E 65,2% deles se mostraram insatisfeitos com a velocidade entregue.

O medidor lançado em parceria com o site Minha Conexão, no início de março, para estimular o internauta a fazer medições ao longo do mês, foi acessado por 128 mil usuários. Nos casos em que forem constatados descumprimentos ao contrato, a PROTESTE vai ajudar o consumidor a buscar os seus direitos.

Pelas regras de qualidade da internet fixa estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas são obrigadas a oferecer uma velocidade mínima para a banda larga. A velocidade instantânea entregue deve ser, no mínimo, 40% do contratado em 95% dos acessos. E a velocidade média mensal deve ser no mínimo 80% da velocidade contratada.

Desde o lançamento do medidor, 128 mil usuários se cadastraram e 5 mil responderam a pesquisa realizada pela PROTESTE. Dos que afirmaram que a taxa média de velocidade recebida era inferior à contratada, 19% apontaram diferença de 10% a menos. E 14% dos entrevistados detectaram nas medições taxa de velocidade 50% menor do que a contratada.

O pior caso foi o da operadora Sky, em que 19,2% dos entrevistados apontaram que a velocidade média gerada no relatório do medidor era 60% menor do que a contratada.

Clientes da Embratel e Sercomtel apontaram que a taxa de velocidade medida era 40% menor do que a contratada, com 33,3% e 50,0% de respostas, respectivamente. E 24,1% dos consumidores com planos de banda larga da Algar Telecom, afirmaram receber taxa de velocidade 30%  inferior ao estipulado em contrato.

Na comparação da satisfação de acordo com a operadora contratada, os clientes das empresas Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, Sky e Vivo se mostraram mais insatisfeitos em relação à velocidade de banda larga recebida. Em relação à velocidade contratada, 44,2% afirmaram terem optado por planos que oferecem menos de 10MB por segundo. E 27,4% dos entrevistados têm planos de 10Mbps.

Com exceção das operadoras GVT, onde a maioria dos respondentes que afirmaram utilizar essa operadora, 51,6%, contratou um plano de 15MB, da operadora Live TIM, em que 26,3% dos planos contratados por nossos entrevistados devem fornecer 35MB e Net Virtua / Net Combo, onde o plano de 10MB foi escolhido por 57,3% de nossa amostra.

A maioria dos entrevistados utiliza os serviços da Oi, 25,4%, seguido dos clientes da operadora Net Virtua / Net Combo, 23,7%. A região Sudeste teve participação de 56,7% na pesquisa, seguida pelas regiões Sul, com 18,7% e Nordeste, com 13,4%. O estado de São Paulo teve  31,4% de participação, superando todas as regiões pesquisadas.

Média: 4.1 (8 votos)
2 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

A minha está beleza

A minha está beleza. Contratei 25 megas da GVT, estou plenamente satisfeito, a velocidade bate direto em 23, 24 e no mínimo 22 megas, upload dando aí pelos 2,5 a 3 megas, pra mim tá ótimo, sem contar que em 2 anos a minha conexão nunca deu pau, direto no ar, falo de Governador Valadares MG.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Eu sei o mal que causou ao mundo a reunião em Mont Pelllerin, Swiss , em 1947.

Tudo que veio do safado do Hyeck, do Pilantra do Friedman, que estavam lá, phodeu... O mundo!

Muitas vezes a "vagareza" é culpa do consumidor...

... Que se acomoda!

Aqui em casa contratei os serviços da Net Virtua, com adsl de 10 mega. Baixei o "speed test da COPEL" e fiquei monitorando. O download variava muito, raramente entregando mais que 5 mega de velocidade. Reclamei várias vezes e, na operadora, sempre encontravam que o sinal estava ótimo e até acima de 10 mega uma vez ou outra...

Exigi a presença física de um técnico que verificou, no local, que o problema era de configuração. Hoje, com o modem bem configurado, não tenho tido mais problemas de velocidade nas conexões.

Abs

Seu voto: Nenhum (4 votos)

"Que bom seria se, de fato, ela fosse um poste... ao menos poderia suportar alguma luz!" (Jose Mayo)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.