PROTESTE constata falta de segurança em liquidificadores

Em teste com 15 liquidificadores, a PROTESTE Associação de Consumidores constatou que dois modelos da Oster, com lâminas removíveis, não têm dispositivo de segurança para impedir o funcionamento do motor com as lâminas acopladas, sem o copo. Há risco de ferimento ao se colocar as mãos na lâmina e apertar acidentalmente o botão de ligar ao mesmo tempo.

No caso do consumidor, acidentalmente, apertar o botão de ligar do liquidificador somente com a lâmina acoplada, há o risco dela sair voando em alta velocidade, podendo atingir inclusive pessoas próximas ao produto. Veja no vídeo.

Apesar de tal situação poder ser avaliada como não usual, temos que considerar que não se pode prever os inúmeros comportamentos possíveis que pessoas, das mais variadas idades (de crianças aos mais idosos), podem ter durante o uso do produto.

Além disso, o próprio fabricante tem consciência do problema ao ponto de colocar no manual de instrução aviso sobre o perigo de um evento como este. Assim, independente da probabilidade disso acontecer, devido ao alto risco de uma lesão séria aos usuários expostos a este funcionamento anormal, tal comportamento deve ser eliminado do produto.

Para evitar acidentes, a PROTESTE solicitou ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor que os dois modelos Oster sejam retirados do mercado. E pediu ao fabricante para fazer as adequações necessárias nos produtos, para que não provoquem mais riscos. Tão logo os problemas sejam solucionados, eles podem voltar às prateleiras.

Ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), foi sugerida a criação de uma norma que exija dos fabricantes um sistema de segurança que impeça o funcionamento dos liquidificadores quando as lâminas estiverem expostas.

Em 11 aparelhos, também o rotor pode ser acionado sem que o copo esteja acoplado à base. Apenas os dois modelos da Electrolux, um da Philips Walita e um da Philco não permitem acionamento do rotor sem o copo.

Em relação ao desempenho, há um muito bom (Philips Walita) e quatro considerados fracos (Philco, Mondial L-37; Mondial L-66 e o Arno New Facilic LN37). Os demais estão entre bons e aceitáveis. A maioria dos liquidificadores é ruim ao triturar gelo. Apenas o Philips Walita RI2160 é muito bom nisso. Mas todos os liquidificadores testados cumprem a função de preparar os alimentos. Só que uns demoram mais do que os outros.

Foram avaliados: Philips Walita RI2160; Electrolux BBR12; Electrolux BBR30; Britânia Diamante Black Filter; Philips Walita RI2103; Cadence Trapèze Colors; Arno Clic’Pro Juice LN4S; Philips Walita RI2095; Britânia 700PR; Philco PH700; Mondial L-37; Mondial L-66;  Arno New Facilic LN37; Oster 6844 e Oster Clássico 4126.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador