Proteste e entidades enviam manifesto contra adiamento de itens de segurança nos carros

A Proteste Associação de Consumidores enviou hoje (17) um manifesto para a presidente Dilma Rousseff pedindo para não adiar a exigência de airbags e freios ABS nos carros em 2014.

O manifesto, assinado por mais de vinte entidades da sociedade civil, alerta que o Brasil precisa de carros mais seguros, sem adiamentos, para preservar vidas.

Veja a íntegra do manifesto:

O Brasil precisa de carros mais seguros, sem adiamentos

 O Brasil precisa de carros mais seguros, para preservar vidas. É inaceitável, portanto, que o governo pretenda adiar a obrigatoriedade, a partir de janeiro próximo, de os veículos saírem de fábrica com airbag e freio ABS. Alegar aumentos de preços dos carros e eventual impacto inflacionário não convence ninguém.

Afinal, estamos no final de um processo. As normas 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceram, desde abril de 2009, as regras para implementação gradativa desses itens de segurança. O recuo do governo vai na contramão do que preconiza a Organização das Nações Unidas (ONU), em sua Década de Ação pelo Trânsito Seguro (2011-2020).

Os governos signatários se comprometeram a tomar novas medidas para prevenir acidentes de trânsito. Certamente, não será adiando a obrigatoriedade do airbag e dos freios ABS que isso será cumprido no Brasil.

Segurança veicular não é luxo. Estudos de segurança viária apresentam números alarmantes de mortes e feridos, são mais de 140 mortes e 1100 com invalidez permanente por dia.

Apelamos para que o governo não endosse esse retrocesso. A indústria automobilística brasileira já investiu para poder oferecer a mesma proteção que os consumidores têm em outras partes do mundo.

Os mais recentes testes de colisão do Latin NCAP mostram que os fabricantes de automóveis já podem produzir carros com mais segurança. Já há modelos que já obtiveram pontuação máxima em testes de colisão.

Não esqueçamos, por fim, que toda e qualquer decisão do governo deve estar alicerçada e em perfeita harmonia com:

– A dignidade da pessoa humana; a inviolabilidade do direito à vida e à segurança;

– A defesa do consumidor pelo Estado, inclusive como princípio da ordem econômica;

– Saúde como dever do Estado e obrigação de instituição de medidas políticas sociais e econômicas que visem à redução de doenças e de outros agravos;

– O interesse público e a qualidade de lei de ordem pública do Código de Defesa do Consumidor, o qual traz, dentre outras premissas, o dever de ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor pela garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de segurança.

Por que mudar agora algo que vem sendo implantado há anos?

Não estamos cobrando nada demais, além do compromisso com a segurança veicular, com a vida e a integridade física dos cidadãos brasileiros.

Entidades que apoiam:

ABETRAN Associação Brasileira de Educação de Trânsito 

ABO – Associação Brasileira de Ouvidores

ABSV – Associação Brasileira para Segurança Veicular e Controle de Emissões

AMB – Associação Médica Brasileira

APETRANS – Associação Piauiense de Educação no Trânsito

APM – Associação Paulista de Medicina

Associação Saúde da Família

Brasilcon – Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor

CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

Criança Segura Safe Kids Brasil

Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro

Fundação Thiago de Moraes Gonzaga / Vida Urgente

Instituto Ágora EPQV

Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito

IPTRAN – Instituto Paz no Trânsito

Latin NCAP – Programa de Avaliação de Carros novos

ONG Trânsito Amigo

ONSV – Observatório Nacional de Segurança Viária

PRC Cuidadores

PROTESTE Associação de Consumidores

PROCON-SP – Fundação PROCON-SP

Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro

UGT – União Geral dos Trabalhadores 

Redação

6 Comentários

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  1. e o preço?

    Carro não foi feito para bater; só não sei o que eles estão defendendo, parece sem sentido, porque o SUS,SEGURADORAS , INSS E ETC, ETC não assinaram o manifesto, logo não serve pra nada, somente politicamente. eca

    1. Você sabe pra que serve o Sistema de Freios ABS?

      Os Freios ABS são justamente para evitar as batidas, ao não permitir que as rodas travem em uma frenagem de emergência, o motorista tem a possibilidade de manter o controle do veículo o tempo todo. Eu mesmo já precisei e fui salvo pela eficiência de um sistema de freio ABS, quando em uma curva em uma rodovia, foi preciso a realização de uma frenagem de emergência e tudo ocorreu bem. As rodas não travaram, a curva pode ser feita com o devido desvio do obstáculo à frente e o carro parou em segurança. Sem o ABS, as rodas teriam travado e eu teria caído numa ribanceira e não estaria aqui pra comentar. Enfim, segurança nunca é de mais. Quem precisou e foi salvo por esses dispositivos é que o digam.

      1. hehehehe…

        … para wilsom! e o que eu tenho haver com isso? eu não uso carro para bater, nem para fazer curva além da velocidade permitida, e quem te disse que o ABS e o AIR BAG, vai segurar a onda? ta assistindo muita propaganda de venda de veículos rapaz; más entendo seu raciocínio frente as tecnologias automotivas, mas na prática e na real, elas não podem e não devem ser vista como suportáveis a irresponsabilidades dos que realmente precisam evoluir, o condutor. Eu sou motorista, não sou condutor, começa por ai; a tecnologia é bem vinda, mas se só tiver condutor, aí sim o SUS, as seguradoras, o INSS e etc, etc, vão assinar o manifesto, e eu também, afinal é meu dinheiro.

        1. Só para esclarecer

           

          Caro Vantuil, só para esclarecer, sobre o relato que eu fiz, eu não estava fazendo a curva numa velocidade acima do permitido. Estava a 80km/h numa via onde a máxima é 110km/h. Rodovia esta que trafego com frequência há mais de 10 anos. O problema é que, em plena curva, dentro da velocidade permitida, existia um obstáculo na pista, algo que caiu de algum outro veículo, obrigando-me a uma frenagem de emergência. Imagina você a 80km/h e deparar com um obstáculo qualquer na pista em plena curva. Foi essa a situação. Espero que você nunca passe por isso, por melhor motorista que seja. Se acontecer, espero que você esteja em um veículo com ABS, para conseguir frenar e desviar do obstáculo com segurança. Caso contrário, algo muito grave pode acontecer. Nem sempre os acidentes são frutos de irresponsabilidades do motorista. É uma utopia achar que o bom motorista nunca irá se acidentar. Por melhor que seja, situações inesperadas podem acontecer. Sobre o ABS não segurar a onda, pelo menos no meu caso, ele segurou a onda muito bem. Na Europa, o ABS e AirBag são obrigatórios a mais de 10 anos. Eles já estão entrando na fase de obrigatoriedade do Controle de Estabilidade, que torna o veículo ainda mais seguro. Espero que um dia, no Brasil, segurança deixe de ser um item opcional e passe a ser obrigatório também. Eu só posso lhe desejar boa sorte nessas nossas estradas, muita atenção e um conselho: nunca dispense segurança. Quanto ao SUS, INSS e Seguradores, garanto que eles teriam uma boa economia de dinheiro, caso esse itens de segurança já estivessem em toda a nossa frota a mais tempo. E pelo que acabo de ver nos noticiários, o bom senso venceu e o ABS e AirBag vão ser obrigatórios para todos os veículos fabricados a partir de janeiro de 2014. Ao logo dos anos, nossa frota tende a ficar mais segura, e muitos acidentes que bons motoristas poderiam sofrer, poderão ser evitados.

  2. o sindicato dos metalurgicos

    o sindicato dos metalurgicos está sendo dos mais pelegos que conheci, as alterações são conhecidas das montadoras faz muito tempo, alias em suas sedes elas já são aplicadas da decadas, somente os brasileiros e que devem correr riscos para aumentar os lucros das filiais?

    a montadoras que chegaram no Brasil a pouco tempo não terão dificuldades de adequar seus veiculos, essas serão penalizadas para favorecer as empresas malandras, que sabem que basta ameaçar demissões em ano eleitoral para conseguir do governo o que quiserem!

     

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