Proteste lança Cartilha dos Motociclistas

Sempre atenta aos interesses e necessidades dos cidadãos brasileiros, a PROTESTE Associação de Consumidores, como parte das ações da Semana Nacional de Trânsito comemorada a partir desta quarta-feira, entre os dias 18 a 25, lança a “Cartilha do Motociclista”. A publicação online está disponível no site www.proteste.org.br/cartilhas e trata da segurança no trânsito, com foco na prevenção.

No ano passado houve 60 mil mortes no trânsito, mais do que as causadas por homicídio ou doenças como câncer. Cerca de 40% das vítimas estavam em motocicletas.  Por isto, a entidade decidiu produzir esta cartilha como contribuição à segurança no trânsito.

Respeitar as normas de trânsito e a sinalização, usar os acessórios de segurança e observar as dicas de conservação dos veículos, são algumas das dicas para superarmos estes tristes índices de acidentes, feridos e mortos.

Não foi por acaso que este meio de transporte se multiplicou no Brasil. São veículos bem mais baratos do que automóveis, e seus condutores conseguem cumprir trajetos em poucos minutos, porque se deslocam entre carros, ônibus e caminhões.

O tema escolhido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para a campanha deste ano é: “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”. Uma das causas mais comuns dos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas é a bebida alcoólica. Por isso, a cartilha alerta para o risco dessa combinação fatal. E que não se pode subestimar os efeitos do álcool na direção e arriscar as próprias vidas e as dos outros ao combinar bebida e direção.

O álcool atua sobre o sistema de recompensa do cérebro, o que causa uma sensação de relaxamento e retarda os reflexos. Por esse motivo, o tempo de reação de um motorista alcoolizado é muito maior do que se ele estivesse sóbrio. Assim, um obstáculo evitável pode se tornar letal.

Além de ser extremamente perigoso conduzir moto embriagado, ser flagrado dirigindo sob o efeito do álcool é infração gravíssima (sete pontos na carteira de habilitação).

Além do valor da multa, R$ 1.915,30, provoca cassação da Carteira Nacional de Habilitação, retenção e remoção do veículo, suspensão do direito de dirigir e detenção por seis meses a três anos.

Veja as dicas da cartilha de como o motociclista pode guiar com segurança:

• Nos semáforos, sempre pare sobre a linha divisória da pista.

• Se parar atrás do carro, outro condutor pode não ter tempo o suficiente para brecar o veículo e bater na traseira da sua moto.

• Procure sempre andar na mesma pista. Se o motociclista à sua frente frear bruscamente, pare a moto também, pois ele pode ter visto algo que você ainda não percebeu.

• Só ultrapasse pela ESQUERDA, sempre sinalizando adequadamente.

• Evite “costurar” em vias de maior velocidade, pois os motoristas não esperam que uma moto venha do lado de seu veículo nesses locais. Caso haja alguma colisão, os estragos serão bem maiores, tanto materiais quanto para a integridade física dos seus ocupantes.

• Mesmo durante o dia é fundamental andar com o farol aceso, para que haja mais visibilidade do veículo.

A Semana Nacional de Trânsito prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem como objetivo fazer o cidadão refletir sobre sua responsabilidade enquanto cidadão e integrante do sistema viário. A programação ocorre, anualmente, em setembro.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador