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Proteste pede mudanças na propaganda do Guaraná Antarctica Black

A PROTESTE Associação de Consumidores pediu providências ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e aos Procons de São Paulo e do Rio de Janeiro pela propaganda enganosa do Guaraná Antarctica Black, lançado no mês passado pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). Anunciado como uma mistura do tradicional refrigerante com o "sabor do açaí", a bebida não tem a fruta na lista de ingredientes descritos no rótulo.

Foram pedidas as alterações da rotulagem e das campanhas publicitárias do produto, retirando-se qualquer menção à "Açaí" e "Frutas da Amazônia", inclusive na enganosa forma "sabor de açaí".

Na lata à venda pelo país, o produto é descrito como "Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí". São listados os seguintes ingredientes: água gaseificada, açúcar, extratos de cenoura roxa e hibisco, extrato de guaraná, corante caramelo IV, acidulantes, ácido fosfórico e ácido cítrico, emulsificante goma acacia, aromatizante e regulador de acidez citrato de sódio.

A PROTESTE pede ainda que o Conar recomende a realização de contrapropaganda pela empresa, de forma a melhor esclarecer todos os consumidores que já foram e continuam sendo atingidos pela propaganda enganosa.

Aos Procons foram solicitadas providências que entenderem cabíveis, dentro de seu âmbito de atuação, junto à empresa denunciada, sobretudo no sentido de obter esclarecimentos para elucidar se de fato o refrigerante contém açaí em sua composição e em qual quantidade (percentual sobre o produto final), com a devida apresentação de laudos técnicos que comprovem o alegado, conforme estabelecido pelo parágrafo único do art. 36 do CDC e parágrafo 1º do art. 27 do CBAP do Conar. A empresa deverá informar, ainda, por que este dado (suposta presença de açaí) não está atualmente presente na lista de ingredientes da bebida.

E que se a presença de açaí na bebida não puder ser comprovada, ou se esta for de tal forma insignificante a ponto de não compor a lista de ingredientes, nos termos da Resolução Anvisa RDC Nº 259, de 20 de setembro de 2002, a empresa, imediatamente, altere a rotulagem do Guaraná Antarctica Black, as campanhas publicitárias e outros materiais informativos, retirando-se qualquer menção à "açaí" e "frutas da Amazônia", inclusive na enganosa forma "sabor de açaí".

 

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7 comentários

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Provavelmente, a razão pra

Provavelmente, a razão pra não possuir nada de Açaí (nem nenhum aromatizante ou extrato) é que a dita cuja tem um sabor forte (eu não gosto, por exemplo; dá impressão de "gosto de terra" no meu paladar viciado), e mascara o guaraná. O que não alivia pro lado da Ambev, por vender gato por lebre.

É mais ou menos como aqueles salgadinhos "sabor filé aperitivo", que possuem apenas o aroma de fumaça e o de carne, e chamam de "filé aperitivo". LOL

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Kung Fu Tze disse tudo: "a política de um país deve ser centrada em 3 diretrizes: educação dos jovens, lealdade com os amigos e respeito aos mais velhos"

Poha, e sukita tem laranja?

Poha, e sukita tem laranja?

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imagem de Miguel Zibboni
Miguel Zibboni

O fabricante deveria ser obrigado a listar...

...todos os ingredientes do produto nas campanhas publicitárias. O jingle seria mais ou menos assim:

''Eu não resisto ao extrato de cenoura roxa com hibisco

Eu vou pro pódio com o regulador de acidez citrato de sódio.''

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"Açaí, guardiãZum de besouro

"Açaí, guardiã
Zum de besouro um ímã
Branca é a tez da manhã"

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Proteste.

Nós consumidores agradecemos, e já é notório nas ruas;  seus serviços prestados em defesa de nós consumidores, que ainda sem noção, consome primeiro para depois rejeitar sem saber o porque.

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imagem de Zanchetta
Zanchetta

Porque a Proteste não manda

Porque a Proteste não manda retirar todos os salgadinhos com "sabor bacon", "sabor queijo", etc...?

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É a coca cola, meu caro.

É a coca cola, meu caro.

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Juatiça igual para todos: petistas, tucanos, demos, pmdebistas e todo o resto.

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