Nenhum obteve a classificação máxima de cinco estrelas designada pelo Global NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos, entidade parceira da Proteste, que avaliou a segurança de oito bebês-conforto e oito cadeiras para crianças – duas de 9 a 18 Kg; uma de 0 a 18 Kg e cinco de até 9 a 36 Kg disponíveis no mercado latino americano.
Entre as cadeirinhas de 9 a 36 kg, nenhuma obteve resultado de impacto lateral considerado bom, sendo no máximo aceitáveis. Para os testes simulando o impacto frontal, apenas Chicco Neptune e Infanti Star foram bons e o restante, aceitáveis.
Entre as cadeirinhas (de 9 a 18 kg), destacou-se o resultado da Britax Roemer Duo Pluss TT (com isofix), que teve resultado superior à sua versão sem o sistema. Apesar desta cadeirinha não estar presente no mercado brasileiro, o modelo foi incluído para demonstrar a eficiência do sistema isofix. A PROTESTE se mobiliza, desde 2011, para que este sistema de fixação que facilita o encaixe da cadeirinha esteja disponível no Brasil, propiciando uma opção veicular mais segura.
Os modelos para crianças até 13 Kg avaliados foram: Bebe Confort Streety Fix; Britax Roemer Baby Safe Plus; Britax Roemer Baby Safe Plus com base; Burigotto Touring; Chicco Keyfit; Galzerano Piccolina, Maxi Cosi Citi SPS; Peg Perego Primo Viaggio tri-fix.
Os modelos para crianças de 9 até 36 Kg avaliados foram: Britax Roemer Duo Plus; Britax Roemer Duo Plus TT; Burigotto Múltipla; Chicco Neptune; Cosco High Back Commuter XP; Gracco Nautilus; Infanti Star; Peg Perego Viaggio 1 Duo Fix.
A Proteste alerta que os pais devem compreender a importância de proteger seus filhos no carro, por isso está lançando uma cartilha virtual sobre o assunto que está disponível no site www.proteste.org.br/cartilhas. Uma preocupação é mostrar aos pais que ao utilizar a cadeirinha, devem assegurar-se de sua correta instalação.
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