O Campo Cantarell e porque a Pelmex não é igual a Petrobrás.

Muitos neófitos no setor de petróleo gostam muito de comparar a Petróleos Mexicanos (Pemex) com a Petrobrás para tentar justificar a privatização da companhia estatal brasileira a partir do desempenho da sua congênere Mexicana.

Como não trabalho na Petrobrás e muito menos na Pelmex vamos colocar aqui a história do Campo Cantarell para mostrarmos a enorme distância que há entre as duas.

Para se ter uma idéia do que é este campo de petróleo o Campo Cantarell se pode dizer simplesmente que o Cantarell foi o segundo maior campo de petróleo do mundo na época só perdendo para o campo de Ghawar na Arábia Saudita, logo a importância deste campo no mundo do petróleo é imensa.

Pois bem para entender a diferença entre a Petrobrás e a Pelmex, só conhecendo a história do campo Cantarell.

Rudesindo Cantarell Jiménez (1914-1997), um pescador mexicano passava sistematicamente por uma região no Golfo do México e sistematicamente enxergava no mar uma mancha de óleo desde 1961, intrigado pela presença desta mancha em 1968 ele falou com um amigo seu que trabalhava no setor de petróleo sobre esta mancha, seu amigo sugeriu que ele comunicasse isto a Pelmex, o que ele fez prontamente.

A Pelmex não deu muita bola para o Rudesindo e simplesmente passou a informação para uma equipe que trabalhava no golfo do Campeche. Em 1971, como não tinham achado nada foram até a casa do Rudesindo para que ele mostrasse a onde estava a mancha. O Pescador levou a equipe da Pelmex até o local de onde tiraram amostras e depois de algumas tequilas resolveram investigar melhor o local, investigando acharam o segundo maior campo de petróleo do mundo, que manteve a economia mexicana e os políticos mexicanos por trinta anos. Após 2004 quando o campo batizado com o nome Complexo Cantarell começou a cair de produção a produção de petróleo do México entrou em declínio.

Parece até que numa festa de fim de ano Rudesindo ganhou um relógio de ouro por ter salvado a economia mexicana durante trinta anos.

Vamos a história da Petrobrás, durante trinta anos a Petrobrás procurou petróleo par todo o território brasileiro, como somos um país localizado sobre formações rochosas que solidamente garantem que não tenhamos terremotos, vulcões e outros problemas também não temos petróleo (não é bem assim, mas vamos simplificar em extremo), como não achavam nada no continente de forma improvisada fizeram as primeiras plataformas de petróleo e com algumas engenhocas em 1968 acham o primeiro campo de petróleo no mar e daí por diante dentro da perspectiva de só achar petróleo no mar a Petrobrás com uma equipe de geólogos e engenheiros que equivale as maiores petroleiras do mundo, foi cada vez mais longe da margem e mais fundo, a tal ponto que em 1980 somente os Estados Unidos tinha mais plataformas de petróleo que o Brasil.

Diga-se de passagem, que durante a primeira crise de petróleo os brilhantes militares abriram a prospecção de petróleo aos estrangeiros, resultando que os mesmos não achassem nada em locais que posteriormente a Petrobrás achou.

O pré-sal, que existe (muitos acham que é propaganda do PT), não foi achado por acaso como o Campo Cantarell, foi resultado de longos anos de pesquisa de grupos de geólogos e engenheiros da Petrobrás que quando perfuraram tinham uma certeza muito grande da existência de petróleo, não foi necessário nenhum Rudesindo para fazer o seu serviço.

Em resumo, a Petrobrás foi moldada pelo trabalho e pela dificuldade tendo que como treinador de times de primeira divisão, mostrar serviço a cada rodada para não ser demitido, já por outro lado a Pelmex precisou que um pescador nacionalista pegasse seus “técnicos” pelo pescoço e mostrasse onde estava um dos maiores campos de petróleo do mundo, como o Rudesindo morreu a Pelmex não achou mais nada de importante!

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador