Ao perderem na Síria, EUA terão Rússia como alvo mais do que nunca

Enviado por Ricardo Cavalcanti-Schiel

na Sputnik Brasil

Ao perderem na Síria, EUA terão Rússia como alvo mais do que nunca

A vitória espetacular das forças governamentais da Síria e de seus aliados na cidade de Deir al-Zur “pressagia o fim da guerra”, mas, por enquanto os inimigos do país árabe “mudaram sua agenda” para focalizar nos conflitos de outras regiões.

Assim assinalou em seu artigo para a Sputnik o jornalista e analista britânico Finian Cunningham, prevendo que “ao perderem na Síria, EUA terão Rússia como alvo mais do que nunca”.

O jornalista enfatiza que a guerra de seis anos “nunca foi realmente somente sobre Síria”, pois o país árabe “não foi mais do que um campo de batalha em uma guerra global pelo domínio” realizada pelos EUA e aliados.

De fato, Cunningham cita relatórios sobre as forças militares dos EUA terem tirado militantes das zonas de perigo na Síria, sugerindo que “Washington está salvando seus ativos terroristas para lutar em outro momento”, talvez em algum “outro país desafortunado onde busca a mudança de regime”.

“A guerra na Síria terminou” ou não?

A libertação de Alepo em dezembro de 2016 e da cidade oriental de Deir al-Zur na semana passada pelo exército sírio com o apoio da aviação russa foram passos significantes rumo à “derrota final” na guerra “patrocinada por estrangeiros” contra a Síria. Porém, este “não é o fim do assunto”, afirma Cunningham.

De acordo com ele, há poucos meses que os EUA, seus aliados regionais e a OTAN “perceberam que a guerra na Síria havia terminado”. Contudo, não se pode garantir “que os inimigos estrangeiros abandonarão completamente sua agenda nefasta”, fazendo com que a Síria continue sendo “objeto de interferências externas”, indicou o especialista.

Outras frentes da “guerra pelo domínio”

Por outro lado, enquanto “se pode dizer que a Rússia ganhou” na Síria, é provável que “surjam novos campos de batalha na luta norte-americana pela hegemonia” e pelo “domínio global” contra os que os EUA encaram como rivais: Rússia, China e Irã; advertiu Cunningham.

Sendo assim, a crescente crise ao redor da Coreia do Norte parece “mais do que uma coincidência com o sufoco das ambições norte-americanas na Síria”, opina o autor do artigo, detalhando que “o foco de Washington na Coreia do Norte serviu para desestabilizar a região” e dar aos Estados Unidos “um pretexto perfeito para a expansão de suas forças estratégicas” nas fronteiras do Extremo Oriente da China e da Rússia.

Por outro lado, Washington está “desestabilizando imprudentemente” o conflito na Ucrânia com tomada de medidas que podem vir a resultar no fornecimento de armas letais ao governo de Kiev, recorda Cunningham.

Portanto, ao ganhar a guerra na Síria que é “uma vitória estratégica” fundamental para as pessoas deste país e seus aliados, principalmente para a Rússia, “temos que entender” que esse conflito é apenas “uma série de frentes globais”, onde Washington tenta afirmar “com violência” suas ambições de poder.
 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A China deve iniciar o avanço

    A China deve iniciar o avanço de seus peões no tabulero geopolítico afim de conter a escalada do inimigo. É surpreendente que já na segunda década do século XXI, o mundo dependa da China e da Rússia para resistir ao totalitarismo global do grande irmão do norte. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador