China está pronta para mudar as regras estabelecidas pelos EUA no mercado de petróleo

Enviado por Ricardo Cavalcanti-Schiel

No Sputnik Brasil

Pequim está pronta para lançar contratos de futuros de petróleo em yuanes, com sua possível conversão em ouro.

Vários especialistas acreditam que essa medida do país asiático pode mudar radicalmente as regras do jogo no mercado do petróleo, já que permitirá aos exportadores de matérias-primas evitar o uso do dólar.

Tomando em conta que a China é o maior importador de petróleo do mundo, os contratos de futuros em yuanes têm todas as chances de se tornar o novo padrão no mercado.

Um contrato de futuros é um acordo que obriga as partes a comprar ou vender um ativo por um preço fixo e para ser entregue em um prazo futuro estipulado antecipadamente.

É de assinalar que atualmente apenas os contratos de petróleo WTI e petróleo Brent são negociados no mercado de futuros mundial e ambos são denominados em dólares.

O surgimento de um novo contrato de futuros em yuanes permitirá aos exportadores, como a Rússia e o Irã, não mais usar o dólar.

Os compradores poderão pagar o petróleo em yuanes ou ouro, depois de converterem o yuan em onças de metal precioso.

De acordo com o portal russo Vesti Finance, muitos especialistas, incluindo norte-americanos, reconhecem que agora as regras do jogo no mercado global de energia podem mudar.

Com essa inovação, a China planeja reduzir o domínio do dólar nos mercados de commodities. O novo tipo de contrato de futuros é de grande interesse para os países contra os quais os EUA aplicam uma política externa muito agressiva. Entre estes países estão a Venezuela, o Irã, o Qatar e outros.

 

Para saber mais:

China já tem a alavanca para derrubar o petro-dólar

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Beleza!

    E agora que o mercado global de energia vai mudar, vai deslocar do eixo de poder dos EUA e se tornar uma mina de ouro para países com grande potencial energético, daremos a Petrobrás, o Pré-Sal e a Eletrobrás para os chineses.

    O Brasil tinha tudo pra disparar com essa mudança. Tem relações estáveis com a China, tem muito petróleo no Pré-Sal. Mas só vamos ficar vendo os chineses enchendo as burras de dinheiro com o nosso petróleo e a nossa energia elétrica.

    Acho que vou abandonar meu curso de inglês e vou começar a estudar mandarim…

  2. A Guerra do EUA com a China

    É econômica.

    Os chineses têm várias iniciativas econômicas multilaterais.

    Quase todas focadas em criar cadeias de produção, comércio distribuição e consumo na Eurásia.

    E também querem integrar estes conjuntos a outros mercados.

    E as iniciativas de financiamento independente, dos bancos de fomento ocidentais, vão de vento em popa.

    Os EUA, é claro, sabem de tudo isso. O difícil é saber o que fazer.

    Atualmente, só existem soluções militares. Menos guerra total. Os fustigamentos com a Rússia fazem parte deste cenário.

    Batem na Rússia, mas pensam na China e tentam manter os dois afastados. Sem sucesso.

    É muito difícil intervir na China, sem se prejudicar junto.

    Os chineses devem adorar quando vêem o quanto os EUA dispersam em recursos em atividades que os mantém parados no tempo.

    Enquanto isso os chineses avançam em todas as áreas. A grande vantagem do EUA, o gap tecnológico é cada vez menor e em alguns campos já era.

    Para os chineses, dinheiro não é problema (é solução).

    As decisões tomadas a partir de Nixon na China, voltam para assombrar so EUA.

  3. Ôrre diacho!!!!!!  A se

    Ôrre diacho!!!!!!  A se concretizar essa notícia, é um chute nas pregas do mesentério dos yankees. E pensar que por ações semelhantes destruiram países como o Iraque do Saddam Hussein e a Líbia do Khadaffi … …

  4. Mudanças no mundo real
    A mudança na economia real do mundo após a decolagem chinesa, em algum momento vai desembocar na quebra do padrao dolar como moeda de reserva. Fissuras começam a aparecer de todo lado. A propria eleição de Sir Donald Trump, é totalmente sintomática. Quem leu seu livro, publicado ANTES de sua vitoria eleitoral, tem um diagnostico perfeito da situação real dos USA. Os americanos perderam suas fabricas, menos as de armas. E seu sistema financeiro é alicerçado em poder militar. Que começa a mostrar deficiencias evidentes.
    O texto só faz uma previsão factivel de por onde os chineses vão iniciar a derrocada do poder americano. Estes, por sua vez, ou aceitam a perda do poder hegemonico, ou destroem o mundo. O mundo está vendo o nascimento dos bomba boys, os novos trilhardarios americanos, que tem um poder imenso nas maos, e um nivel cultural pouco acima de zero. E começam a tomar decisoes sobre inteligencia artificial, colonização de outros planetas, sem nenhum respaldo democrático. É a festa do final de uma era.

  5. Acho hilário como algumas

    Acho hilário como algumas pessoas secam os EUA e abanam o rabo para a China.

    Na mente rasa desses tais existe a crença que de alguma forma um dominio Chinês seria melhor ao mundo do que o americano.

    Pior ainda acham que de alguma forma uma nação do tamanho dos EUA colapsar não iria ferrar de verde e amarelho paises como o nosso e até mesmo a propria China.

    No mundo onirico dessas pessoas o Brasil é um pais soberano ( quando na  verdade ainda vivemos de exportar comodities ! ) com capacidade tecnologica no seu parque industrial e miltar que nos permitisse não ser colocados de joelhos pela atual e pela nova ordem mundial que virá.

    E PATÉTICO ler isso tudo, como já dizia uma frase sábia:

    -Idiotas estão sempre fellizes ou tristes pelos motivos errados… rs

     

    1. Pobre Leônidas
      Nao sabe difetenciar analise de fatos, de simples torcida de futebol. A constatacao de que a China se transformou numa superpotencia fabril e economica, nao é ser contra os USA. Mas sim um FATO.
      As consequencias disso virao, gostem ou nao. O autor do texto tenta antecipar sua visao do fato.
      E de onde o cidadao tirou que acho ser o Brasil um pais soberano? Uma colonia americana, desde que os ingleses sairam, com um pequeno intervalo de autodeterminacao nos governos Lula e Dilma. O infeliz só consegue ver o Brasil como colonia, seja dos USA ou da China.
      O Brasil estava nos Brics, até o golpe. Eramos protagonistas. Agora, somos marginalizados. Temer é sabidamente agente dos americanos. Russia e China estao carecas de saber isso.
      Procure se informar um pouco mais, para não ficar de otario.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador