Ronaldo Bicalho
Pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
[email protected]

A crise do novo desenvolvimentismo

Do Canal IE

Neste programa da série Crise, Wilson Vieira, Professor do Instituto de Economia da UFRJ, fala sobre a crise do novo desenvolvimentismo.

Ronaldo Bicalho

Pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Crítica e sugestão ao blog

    Muito raramente este blog abre espaço para opiniões marxistas, seja em poíítica, seja em economia. E, no meu entender, os marxistas são os únicos que estão conseguindo explicar o que está se passando no mundo, hoje em dia.

    Faço esta sugestão porque este blog (em conjunto com outros “blogs sujos”, como DCM, Tijolaço, Revista Fórum etc) é uma das poucas mídias que restam no país (e que atingem um público relativamente alto) para se informar e se discutir a sério as questões nacionais e mundiais.

    Acabo de ler um artigo sobre o Brexit, do economista indiano Prabhat Patnaik no Resistir . É uma posição equilibrada e bem diferente daquela esquerda progressista. Aliás, sugiro que este autor seja regularmente publicado no blog.

    Outro autor interessante é o brasileiro José Martins do Critica da Economia, com análises muito consistentes da crise atual.

    Aqui no blog, se discute muito as medidas econômicas e as ações políticas, se liberais, se progressistas, mas nunca se sai da “caixinha” do capitalismo, para mirá-la e criticá-la “de fora” de seus pressupostos.

    Discutir o capital parece até sacrilégio. Entendo esta posição, quando vinda da grande mídia, mas de blogs alternativos que se querem plurais, acho inacietável.

    Parece que os leitores e os autores deste blog querem porque querem continuar a pensar apenas dentro da camisa de força dos conceitos do capitalismo…

    E se o capitalismo, desta vez, estiver degringolando por conta de suas próprias contradições internas, como afirmam os marxistas da crítica do valor? E olhem que os os dados empíricos estão comprovando suas teorias – até agora, as mais sólidas para explicar a crise atual.

    Então, não valeria abrir espaço para o pensamento deste pessoal?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador