Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Ao rancor de Roberto Freire, Cléo e Daniel de seu homônimo, por Rui Daher

Ao rancor de Roberto Freire, Cléo e Daniel de seu homônimo

por Rui Daher

Míriam Leitão me inspira. Conversando com alguns empresários, sinto desilusão em seus olhos com os rumos do governo Temer. Mostram assim menos estupidez do que a costumeira.Primiero, não acreditam nas mudanças dos índices econômicos, anunciados pelas folhas e telas cotidianas e economistas-chefes de casas bancárias. Todos já sacaram que, passados os efeitos do aumento dos preços administrados e o arrefecimento dos preços dos alimentos a inflação cairia, independem dos juros altos e da restricão ao crédto, em país sem investimentos público e privado, sem emprego e renda, e demanda pífia.

Muitos que inflaram patos-amarelos e bateram panelas para derrubar Dilma Rousseff, perceberam a farsa Temer. Dizem que não resiste até 2018. Falam em eleições indiretas, fazem renascer soldadinhos fardados, como o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, ou até mesmo o gari João Dória. Difícil entender como, com tanta burrice, eles ainda nos prensam no alabrado, feito um Zague, ex-atacante corintiano.

Na Redação do BRD, Blog-Boteco Rui Daher e do FD, Fígado Diário, ainda em luto de 30 dias pela morter de Dona Marisa, Nestor, o desbocado, me pergunta sobre Roberto Freire e seu desagrado com o escritor Raduas Nassar.

– Não sei. Quem é. Que eu saiba o escritor, jornalista, médico psiquiatra Roberto Freire, autor de “Cléo e Daniel”, faleceu em 2008, aos 81 1nos, sempre defendendo a inteligência democrática.

– Não, o outro. Ex-Partidão, hoje ministro da Cultura de Temer, dono da Soninha Francine, pistoleiro de José Serra.

– Ah, aquele do rancor, da vingança, do mau-humor, “o que morreu de medo quando o pau quebrou”, e deixou Gregório Bezerra ser arrastado no chãso pelas ruas do Recife?

– Ele mesmo!

– É ministro, é? E da cultura? Nem escrever precisa mais saber, então.

– Pois é. Na entrega do Prêmio Camões, cedido pelo governo de Portugal ao maior escritor vivo brasileiro, Raduan Nassar, se insurgiu contra o discurso do homenageado, que disse não poder se calar diante da verdade.

– Coitado. Um parvo. Alguém o apoiou?

– Que eu saiba, o Bolsonaro.

– Era de se esperar. Esse sempre foi comunista.

– Ah, vá!

– Não percebeu, não, Nestor? Você anda conversando muito com nosso amigo Pires, o raso.

– Não me confunda, um puta reaça.

– Engana-se: está no sexto mandato nas Câmar dos Deputados, como acontecia nos sovietes, É filiado ao PSC, Partido Social Cristão, Como nos regimes comunistas, usa do nepotismo e tem irmão e três filhos na política. Herança czarista. É conservador como foi Stálin e, como seu ídolo, defende a ditadura e o uso da tortura. É contra os diretos das minorias negras, gays,e a favor de armar ruralistas para evitar invasões de terras. O que você acha, Nestor?

– Bem comunista, mesmo.

– Então, paixão do Roberto Freire, político.

– E o Raduan?

– Além do mair escritor vivo brasileiro, o de mais dignidade e coragem. Não há como ficar calado.

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando adolescente li Cléo e

    Quando adolescente li Cléo e Daniel, acho que todo adolescente que tem hj mais de 50 deve ter lido esse livro….A lembrança do livro sempre me persegue, e decepcionado por anos pensei que o autor fosse essa excrescência do ministro (?)  golpista(!) da des-cultura. Obrigado Rui, por me fazer hj um pouco menos ignorante! 

    1. E feliz,

      né Ricardo? Já que leu Cleo e Daniel, que tanto nos marcou, entre na internet e conheça melhor o Roberto Freire do BEM. Foi um grande cara.

      Abraços

  2. Não é o outro Roberto

    Aquele que odeia o PT porque não lhe deu um cargo em alguma sinecura, e nem um cargo de relevo na política. Este Roberto não exitou em largar o PCB quando não  lhe servia pessoalmente.  Nunca viveu sem um cargo, e a politica sempre foi um instrumento para ganhos pessoais, e sobretudo para como “otoridade” distilar seu fel, ( que possui em grandes quantidades). Dizem que seu problema não é colesterol é fel e bílis.

    Queria ser presidente,( daí seu ódio a Lula) mas restou ser carpideira  em cerimônias de premios alheios. Faz par com Aluysio o destemperado tucano que també se diz democrata e que vive falando do passado glorioso na clandestinidade, mas fez coro aos que queriam destruir Dilma inclusive desdenhando sua história. Este mente com muita convicão.

    Junta-se a estes o fabuloso Jungmann, que de jovem não tem nada mas continua menino de recados. Agora como Jobim se veste de farda e faz uma cara de autoridade ao mesmo tempo que faz o jogo dos interesses na possivel troca da Grippen pela Boeing e obriga o exército a fazer algo para o qual jamais foi destinado.  Mais do que isto faz discursos ameaçadores e usa o palanque para possíveis ganhos eleitorais.

    1. Frederico, caro

      Fale-me sobre alguma coisa de bom que esses os imbecis, citados por você, fizeram pelo bem do País e de sua população. Nem mesmo propor alguma coisa que não fosse em favor de seus próprios interesses.políticos e pessoais.

      Fazem parte da interrupção do processo democrático no Brasil.

       

      Abraços 

  3. O deputado Roberto Freire jamais será esquecido

    Pelo absurdo de uma anta dessas conseguir passar a vida toda pendurado em cargos políticos . 

    Antes das ofensas a Raduan , já acumulava episódios como este : 

     

    07/05/12 

    ‘Lula seja Louvado’: deputado federal cai em brincadeira e comete gafe no Twitter
    A piada de um site humorístico transformou o ex-presidente Lula no assunto mais comentado desta segunda-feira no Twitter. O G17, que faz paródias de notícias reais, publicou uma matéria que diz que, em vez do “Deus seja louvado”, as cédulas de Real passarão a circular com a frase “Lula seja Louvado”.

    O deputado federal Roberto Freire, do PPS, levou a piada a sério e comentou no Twitter: “Isso é uma ignomínia (desonra)! Dilma pede e B.C. coloca em circulação notas com a frase “Lula seja Louvado”. Ainda publicou o link da tal matéria.

     

    1. Fábio,

      ele nunca primou pela inteligência. Era um tosco que virou besta-quadrada. Ou seja, não mudou, nem mudará. Não conhecia a piada. Obrigado, pois fez-me rir um bocado.

      Abraços 

  4. Roberto Freire, o meu

    Fico, sem discutir um item do programa/fala/discurso imbecil sequer, fico com meu Roberto Freire, terapeuta e amigo dos anos 80.

    Então, Rui …

    Sem tesão não há Solução, Cleo e Daniel . Ame e dê Vexame, mais Utopia e Paixão, como um Coiote, e Viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu, porque Eu é um outro.

    E muito mais.

    VIVA ROBERTO que, preso, nos anos 60, apanhou dos milicos na cara e demorou muitos anos pra se barbear olhando no espelho, sem relembrar os tamanhos aviltamentos sofridos na prisão e no Brasil em tempos de ditadura.

    Ficou semi-cego, depois cego, mas sempre enxergou muito … as hipocrisias sociais e a moralidade burguesa canalha em que vivemos.

    Viva Roberto, viva Reich.

    Observação: Roberto, o Bigode, tinha ojeriza ao político, seu homônimo. Respeitava o Freyre (Gilberto) e o Paulo, o educador.

    1. Odonir querida,

      o conheci pessoalmente, época do bigode, na Redação de Última Hora. São muitos nossos grandes Freires, Freyres e Freis. Esse que aí está agora não mereceria uma linha nossa. É um bosta. Mas foi mexer com meu ídolo vivo da literatura e da agricultura. Você sabe, pois já contei aqui, a doação que fez de sua fazenda para a Universidade de São Carlos, a servir como faculdade de agronomia para filhos de trabalhadores rurais.

      Depois, o que mais me enfureceu, foi ver a figura frágil do escritor crescer a cada palavra, enquanto logo depois o massudo traidor desceria ao mais baixo dos ataques a Raduan. 

      Réplica? Então tá! Mas toma lá as nossas tréplicas.

      Abração

  5. Assim você mata do coracão,

    Assim você mata do coracão, caro Rui !  Além da emocão do assunto do post você encaixa Zague nele ?  E olhe que não sou corintiano, mas para quem se lembra, pode não ser zagueano ?

    1. Eduardo, caro

      também não sou corintiano, mas nunca esquecerei uma partida, no Pacaembú, em que eu estava presente. Ele baixou a cabeça, e arrancou pela ponta-direita, voava. Não brinco. Quase foi parar na concha-acústica.

      Abração

  6. DESCONHECIMENTO DA HISTÓRIA SOVIÉTICA

    Mais uma autor da assim denominada esquerda anticomunista.

     

    Impressiona o quanto escritores e jornalistas brasileiros desconhecem a história da URSS e como apressam-se a recepcionar a crítica da direita raivosa ao socialismo, enfeichada em ataques a Stalin.!!!

     

    Ignoram o quanto de seu pensamento é contra-propaganda da CIA….

     

    Leiam:

    http://www.strategic-culture.org

    http://www.resistir.info

    http://www.globalresearcha.ca

    1. Caro Alexandre,

      respeito as suas convicções soviéticas. Durante os anos 1960 e 1970, quando na Ciências Sociais/USP, pouca coisa deixei de ler sobre a história da URSS, problema que deixarei para meus filhos “O que fazer?”, com tantos livros sobre o assunto que a eles deixarei.

      Problema é que toda essa literatura me levou a Trotsky e asssim me mantenho. Difícil aceitar Stálin.

      Abraços

  7. Esse aí o tal “roberto

    Esse aí o tal “roberto freire”, político profissional e “ex comunista”, é um X9, quinta coluna e traíra feito aquele outro, cuja alcunha é 300 mil e eu nem sei por quê, o tal aloysio nunes ferreira, o quinta oluna que traiu Marighela.

    PS: os nomes em mínúsculo são propositais e estão de acordo com a grandeza destes dois traíras da pátria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador