Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Dia Mundial da Alimentação, aqui ninguém viu

Dia Mundial da Alimentação

Bem que eu tentei avisar em postagem anterior no blog. Ninguém deu bola. Nenhuma linhazinha no GGN, uma mísera postagem. Agora já foi. Ontem, 16/10, mais de 150 países comemoraram o Dia Mundial da Alimentação. A data coincide com os 70 anos da criação da FAO, o órgão da ONU que cuida da agricultura (essa bobagem) e da alimentação (outra bobagem) do planeta.

Ó Céus, quantas palavras estão sendo dedicadas a saber como o Cunha mantém as suíças em ordem, a cunhada intermedia o Lula, e o Levy ajusta o cunho de suas medidas. A Dilma? Quem?

Soube que na Faculdade de Saúde Pública, da USP, aconteceram palestras, eventos informativos e festivos durante todo o dia. De saúde pública muito se publica, né Associação Médica Brasileira? Algo deve se fazer, além de se preocupar com o holerite dos médicos cubanos.

Também em Campinas, na Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP, foi realizado um debate de alto nível “Da produção ao consumo de alimentos: desafios e tendências”.

Participaram: o diretor da instituição, Dr. Antônio Meirelles; a Dra. Marília Nutti, pesquisadora da Embrapa e representante do Brasil em programas da FAO, OCDE e CODEX para segurança alimentar; Ignez Novaes de Goes, representando a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA); o Dr. William Latorre, Diretor Científico da GRANOTEC/GRANOLAB; e a Dra. Julicristie de Oliveira, professora da FEA/UNICAMP e especialista em saúde pública.

Inadvertidamente, a organização convidou para realizar intervenções inoportunas o correspondente de guerras político-etílicas do “Dominó de Botequim”. Feio, dizem, não fez. Primeiro a falar, era muito cedo para que no intervalo para café servissem algo mais forte do que sucos.

Tentei provocar e confundir os simpáticos cientistas, professores e especialistas que lá estavam. Creio não ter conseguido. Mas o público, com mais de 100 pessoas, a maior parte de alunos, me aplaudiu, pediu bis, e saiu de lá feliz com este simpático relator de ideias.

Essa gente trabalha, sô! Estudam, sabem muito, têm convicções protetivas sérias para as alimentação e saúde brasileira. Pesquisam aqui, lá fora, confrontam suas pesquisas. Com eles aprendi um monte de coisas. O assunto é polêmico, multidisciplinar, multifacetado.

Os perrengues começam dentro das fazendas, aprofundam-se nas legislações, visitam laboratórios, se complicam até mesmo em hortas urbanas orgânicas, até chegarem nos aditivos e nos alimentos processados. Queixam-se xiitas em folhas e telas cotidianas que falam em “ultraprocessados”. Diante disto, ficam espantados e confusos.

Para este correspondente, sempre de olho no dinheiro do bolso dos outros, recomendo-lhes calma: se ultra processados for mais caro que, simplesmente, processar, o negócio não irá pra frente.

Do jeito que a pobreza cresce no planeta, mais ir-se-á colher os alimentos do solo e comê-los com folhas, caules, bichos e ainda alguns torrõezinhos de terra grudados nas raízes.

A Marília (vou logo pegando intimidade) coordena a excelente Rede BioFORT, da Embrapa. Saúde na mesa do brasileiro. Biofortificar, usando algumas expressões comuns lá no “Dominó”, é pegar batata-doce, feijão, feijão-caupi, mandioca, milho, tacar neles micronutrientes controlados (ferro, zinco, vitamina A) e dar-lhes maior sustança.

Aplicam seu trabalho em regiões com os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano do país. Entre 2012 e 2014, mais de 2.500 famílias puderam driblar a “fome oculta”.

A Ignez referiu-se ao fato de existir tanta preocupação legislativa com os teores de sódio que devem constar dos rótulos dos produtos industrializados, quando 77% de sua origem vêm diretamente do uso domiciliar. Pediu educação, conscientização, e justificou os preços pela necessidade de vultosos investimentos.

William Latorre, embora reconhecendo avanços em outras áreas, como a da ciência médica, remeteu parte da longevidade humana atual à melhora nos alimentos. Citou um exemplo que pouco ouço, mas também me incomoda, o tamanho das porções alimentares e das enormes garrafas de refrigerantes, hoje em dia.

Na minha opinião, um fator monetário. Vender mais para cobrar.  

A doutora Julicristie, especialista em saúde pública, na contramão dos demais, logo me cativou. Citou dois dos meus livros de cabeceira: “Geografia da Fome”, de Josué de Castro; e “Parceiros do Rio Bonito”, de Antônio Cândido. Bem, quem já os leu sabe do pensamento da doutora.

Finalmente, o diretor da FEA, Antônio Meirelles, fez uma excelente explanação dos caminhos atuais da engenharia de alimentos e o quanto foi importante a UNICAMP ter sido pioneira na criação do curso.

Pensa que inovar não pode ser considerado negativo. Desde que para o bem, muitas crendices errôneas foram abandonadas.

De forma geral, o que todos lá pediram desaguava na palavra equilíbrio, muitas vezes citada.

Dei-lhes razão, desiquilibrado que ando.      

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Debate
    Milito na área e estive presente ao debate. Pena que tão pouca atenção se possa dar a este assunto. A atenção se volta para questões mais urgentes, mais não mais importantes. Bom que alguém lembra de trazer a notícia. Vi algo sobre o dia 16 e pelo teu artigo foi você. Só agora associei teu nome à CC.

  2. Grande sacanagem: Porque Governo Lula -Dilma é campeão Mundial

    A Porca – Midia aplica a Lei Ricúpero dos inimigos: O que é bom , sucesso do Governo a gente esconde.

    Cambada de safados  Oposiçõ macomunada com a porca Midia .

    Pasmem: Tenho nojo do Ministério público palista:acabou de determinar multa de 30 mil se Haddad insistir em bloquear avenida paulista aos domingosw.

    Grupos políticos encastelados no judiciário tá uma putaria só e

    com a palavra: s STF e STJ, CNJ até quando ficarão com olhar de paisagem? 

  3. É porque nada tem importancia

    É porque nada tem importancia para os tupinicas a não ser a caça a petistas. A miséria intelctual nunca esteve tão visível, tão envergonhadora, tão exposta. A prostituição na justiciaria, o descaso com a verdade, com a informação, está levando esse país a beira da loucura. Alimentação equlibrada é coisa de equilibrado, de bem informado, entao. os enlouquecidos pelo ódio só se alimentam desse sentimento. Equilibrio é coisa que não passa perto dos midiáticos desequilibrados. Outro dia tive que ficar esperando por um exame e na sala de espera estava tv ligada na globo, pra variar, com um programinha bem típico da ignorância tupina, tal de mais você, e os “palestrantes” eram a tal(não lembro o nome) e um tal que fazia video show. Pasmem, o assunto era fazer o homem sofrer com tiradas de pelos com ceras. É mole? Foi a manhã inteira nessa cultualidade da mereca. Nossa mídia é miserável e produz seguidores miserentos, bobalhões, Olhar para os telespectadores fixados nas bonagens, era de doer,

  4. Tá terminando o ano internacional do solo.

    A ONU escolhei 2015 ano internacional do solo, e oBrasil nessa?

    Inndações , assoreamento dos rios ,morte de nascentes, vossorocas nas lavouras, destruição de antigos terraçoes no sul do Brasil (destruição do serviço das micro bacias hidrográficas ) causando perda de milhoes de tonelada de terras férteis.

    Mas a Porca-Mídia só noticia a castástrofe, não há questionamento das causas e passa a idéia que é assim mesmo , e na ha o que fazer . Eles vendem ignorância para evitar conscientização do povo com o único intuido de dominação das mentes.

  5. Dia Mundial da Alimentação

    Parabenizo pela matéria de divulgação do Dia Mundial da Alimentação. Na Faculdade de Saúde Pública da USP organizamos várias atividades incluindo diferentes dimensões da Alimentação que vão muito além de alimentos biofortificados. A abertura do evento contou com uma aula magna do nosso prefeito Fernando Haddad – o que foi menos ainda divulgado pela mídia nacional. Uma aula brilhante em uma gestão que busca diálogo com diferentes setores de nossa sociedade. Conifram a programação e debates em nossa página no facebook #DMAcomidadeverdade.

  6. Dia Mundial da Alimentação

    Rui, mais uma vez muito obrigado pela importante participação  Foi realmente muito bom o momento e a oportunidade de debatermos o tema. Abraços

     

  7. Eu bem que avisei

    Eu bem que avisei sorrindo

    pela janela, “ói que lindo”

    mas Carolina não viu…

     

    Será que mesmo a gente que defende a renovação não está embarcando no negativismo que interessa apenas à gente que defende a conservação?

  8. Estamos todos meios desequilibrados. Ou perdidos…

    Enquanto nos centro acadêmicos discuti-se e estuda-se para onde cominhamos em termos de alimentação, produção e cultivo, em Brasilia, os oportunistas deputados, capitaneados por seus lobistas, aprovam medidas que fragilizam mais ainda a credibilidade da industria brasileira. Ao invés de avançarmos em direção de uma atividade de cultivo mais humana, continuamos regredindo, entre OGMs e agro-business.

  9. Agradecimento

    Prezado Rui, aproveito o momento para agradecer a sua vinda ao nosso “dia mundial da alimentação”. É muito bom podermos ver e discutir “ou outros lados da moeda”. Muita coisa precisa ser discutida e construída e, quando nos abrimos ao debate, possivelmente tornamos a decisão do caminho mais acertiva. Abraços,

  10. Agradecimento

    Prezado Rui, aproveito o momento para agradecer mais uma vez sua participação no nosso “dia mundial da alimentação”. É muito bom ver um debate equilibrado entre tantos lados diferentes “da mesma moeda”. Acho que debater, conversar, ouvir e entender as diferentes posições nos permite tomar decisões mais acertivas, que, concordando com sua finalização, deve caminhar pelo viés do equilibrio. Abraços.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador