Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Joesley, por Rui Daher

Joesley, por Rui Daher

Fiz questão de contar. Se errei foi por pouco. Mas das 50 postagens de ontem neste GGN, 46 tratavam das acusações da JBS, testas-de-ferro de Lulinha, contra políticos, o siri e o cacete (Bosco-Blanc).

No Facebook não foi diferente. A esquerda regozijava-se pela vitória (?). A direita paneleira quietinha. Suas poucas intervenções menos burras mencionavam que os 54 milhões de votos dados a Dilma Rousseff trouxeram o nefasto Michel Temer. Esquecem-se que o tucano pior, José Serra, já carregara um Índio na e da Costa para vice-presidente.

Diante dos inúmeros pedidos que chegam à Redação do BRD, Blog-Boteco Rui Daher, querendo conhecer nossa opinião, ficamos em dúvida entre a galhofa e a seriedade. Finita a Grappa Corvo portata d’ Italia pela nossa amiga Cláudia, restou-nos a seriedade.

Não sem antes reproduzir o que um amigo árabe como eu postou: “Qual a novidade”? Ao que retruco: “Esperavam o quê”? Nada mais anunciado quando arrancaram Dilma Rousseff da Presidência da República. Nada mais evidente quando vimos quem batia panelas e o que reivindicavam. Quanto tempo tem isso, mesmo? Um ano? Temer, Jucá, Moreira Franco, Geddel, Rodrigo Maia, Renan, Serraglio, Meirelles, Ilan, Maria Sílvia, Roberto Freire, Jungmann, Mendonça, Padilha?

Ora, desculpem-me, mas vão para a santa meretriz e o canalha que os fizeram vir à luz. Repito: queriam o quê? Precisavam destruir o País? Não podiam esperar dois anos mais e cumprir a Constituição com uma presidente acusada de nada, a não ser de não coonestar a pantomima do Congresso?

A grande merda: depois de dois anos me fizeram assistir, ontem, a uma edição completa do Jornal Nacional, na TV Globo. Puta sacrifício, mas já que eles levantaram a bola em dia que eu estava pelos campos e só vim a saber da merdaiada ontem pela manhã, tive que descobrir as intenções de William e Renata, infelizes porta-vozes de Ali Kamel, o bem pago “ghost-writer” da família Marinho. Sofri e de nada valeu.

Para mim, a gravação da conversa entre Joesley (uma das minhas filhas pergunta se com esse nome ele joga no Galo ou na Raposa) e Temer é pouco conclusiva para um goiano de Formosa comprometer um turco. Não achei grande coisa, não. O Michel, de tantas corrupções em que já participou, é safo. Mostrou em seu discurso de não-renúncia.

E o futuro? Fácil: Temer fica; se não ficar teremos eleições indiretas e alguém do Acordo Secular de Elites assumirá o Poder Executivo (Carmem Lúcia, Nélson Jobim); Aécio e o PSDB acabaram, como acabou a grappa aqui na Redação; o PT continuará a ser perseguido (hoje, no JN as ilações da JBS com o BNDES e Guido Mantega foram claras); aumentam as “convicções” contra Lula; Sérgio Moro e o Judiciário impedem sua candidatura em 2018.

Querem diferente? Saiam às ruas com a força dos anos 1980 e peçam “Diretas Já”. Se possível com badernas, confrontos, violência e uma ou outra morte.

Sinto dizer, eu que sou da paz de casas de campo, com cabritos pastando solenes em meus jardins, discos, livros e amigos bebericando de alambiques sobre torresmos mineiros, que sem algum sangue eles aí se eternizarão.

https://www.youtube.com/watch?v=Y0ET2Vw7RGY 

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. How much blood do You need yet?

    Se derramamento de sangue fosse a solução, o Brasil seria o Paraíso.

    Acho que você queria dizer sangue azul, né, porque sangue vermelho transborda cotidianamente nossas ruas.

  2. Concordo plenamente com você

    Concordo plenamente com você e, acrescento mais um nome para essa possível eleição indireta: Meirelles, o querido da mídia nacional, dos mercados e dos “investidores externos”. 

    1. Pois é, Elizabeth

      Esqueci dele. É forte, na medida em que tudo isso está sendo feito para obter as reformas pró-patronais. Abraços

  3. Merval diz que botaram uma raposa para administrar o galinheiro

    Olha a tristeza do Merval Pereira, Zentem:

    “O presidente Temer ouviu tudo sem pelo menos um comentário crítico, e quando reagiu, foi para repetir: “Está segurando os dois”. O procurador infiltrado é Ângelo Goulart, preso ontem pela Operação Patmos. Ele já esteve no Congresso defendendo as 10 medidas contra a corrupção apresentadas pelos procuradores de Curitiba.” – Merval Pereira

    Quer dizer que o defensor das medidas contra a corrupção é um tremendo corrupto?

    Gente do céu. Se é verdade que pela árvore se conhece o fruto, essas 10 medidas são a maior furada. Dinheiro público jogado fora.

  4. Existe uma Nação chamada Brasil ?

    ” Saiam às ruas com a força dos anos 1980 e peçam “Diretas Já”. Se possível com badernas, confrontos, violência e uma ou outra morte. “

    Em minha precária percepção, constato um aumento significativo de pessoas que estão dispostas a tudo. Tudo mesmo !

    Quantos seriam os brasileiros dispostos a defender o Brasil ?

    1. Marcos,

      tirando os excessos de minha frase, creio que muitos. E a mídia, principal condutora do golpe, não teria mais força diante de demonstrações de força nas ruas, que não fossem exclusivamente “conduzidas pelas CUT, MST, MTST, UNE”, como eles gostam de dizer. Abraços 

  5. Desta vez vou discordar de

    Desta vez vou discordar de verdade e não ironicamente, caro Rui !  Temer não fica. E se vier alguém do Acordo Secular será por um átimo, não tem como ser sustentável nem por um Acordo Militar, ops, Milenar. E permito-me um conselho, não deixe nunca mais acabar a grapa, mantenha sempre um estoque. E se por descuido isso acontecer nunca mais compare o fim do precioso líquido-diamante com o fim excremental psdbistaaecista. Grande abraço !

    1. Eduardo, caro

      “Temer não fica”. Pode ser. Mas catapultado e substituído pelo poder financeiro que já não confia mais que ele fará as reformas. Agora, ironicamente, a grappa acabou, mas o estoque de líquidos salineiros está alto. Grande abraço.

  6. Caro Rui

    Tive a mesma sensação ao assistir o JN, ontem à noite., mas  relego essa  impressão de inconclusão  à estratégia narrativa  adotada por Ali Kamel.  Pela ordem  como foram apresentadas as matérias, o fogo centrado em Aécio e Loures, as ilações contra Lula e Mantega, os tangenciamentos e as informações repetidas e desnecessárias, até chegar  ao final  – com as explicações de Temer – o principal quedou pulverizado, diluído e minimizado, como também sói à informação principal no conjunto da  conversa gravada  Se o JN fosse direto nos fatos que denotam  complacência com ilegalidades, acordo e endosso à obstrução de justiça, a agonia de Temer não seria prolongada e nem estaria seu  cadáver  insepulto

    1. Verdade Cris,

      a edição do JN pode ter-me enrolado. Mas quando fala em inconclusividade tiro das poucas palavras de Temer, como se soubesse que muito não poderia se abrir. Abraços

  7. Ou dá ou desce

    Também não estou convencido ainda de que ele sairá. Quem irá tirá-lo de lá? Ele foi posto lá ora, ora…

    Acho que foi mais um ultimato (não somente ao Temer, mas a todo o centrão) pra entregarem as “reformas” de uma vez; do tipo: “ou dá ou desce!”

    Com a outra mão posam de “neutras”, a Globo e a Lava Jato.

    A ver.

    O que está nítido é o impasse: ou dão provas de que vão estancar essa porra, para as reformas sairem; ou entregam as reformas logo, para, aí sim, estancar essa porra.

    O Aécio é moeda nessa negociação.

    1. Lucinei, na mosca!

      Esses os focos, as motivações, as reformas, estão impacientes os empresários. Sempre em dúvida: “será que ele conseguirá fazer as reformas?” Respondo que sim, bobo não sou. Abraços

  8. ioesley…..

    30 anos desta farsa. Mas vocês, nós não acreditamos nesta farsa toda? O avozinho do tal canalha não era a salvação do país? A esquerda paulista e nacional não era a própria honestidade? Anticapitalistas como o irmão do Lula, não bradavam seu anticapitalismo, enquando buscavam seu chequinho,  na Empreiteira todo mês? Sorrateiramente, é claro. Dona Marta, na época ainda a tal esquerda, não acusava a vitima politica preferida de Nefasto. Que faria politica de outra forma? Não divulgarei de que forma, todos sabemos, porque não será publicada. Eleições não continuam obrigatórias? Por que Pelé? Ah, porque o brasileiro não sabe votar. mas tais eleições é para o tal aprender. Ditatorialmente é claro. Em pleitos em urnas eletrônicas ao custo de 500 milhões de reais. Em Terra que cobra passagem de ônibus para criança ir estudar. A Imprensa censura descaradamente quando o argumento não é o que convém.  Mas tudo continuará nesta maravilha se mantermos D. Sebastião no Poder. E quando ele morrer, já temos a solução oferecida por outra Ditadura do Proletariado. Empalha e coloca para visitação na Praça dos 3 Poderes. 1964 não acaba mesmo nunca neste país.  abs.   

  9. A carne é fraca, podre e substituível

    Caro Rui, concordo com a sensatez de perceber o cenário amplo e até da possibilidade do Ilegítimo permanecer, afinal, uma manobra orquestrada pela rede (de esgoto não tratado, de fast mind food, de drogaria, de noticínio, NDA, ou todas as anteriores?) G.Lobo.Empeledecordeiro.Con não pode cheirar bem – desculpe aí pelo trocadilho ruim, os personagens não permitem mais e careço de talento literário-jornalístico.

    Discordo apenas do sangue – se algum jornalista puder reunir os números, casos e circunstâncias de violência no período do Golpe seria um interessante recorte para entender a repressão do Estado de Exceção que se arma como tempestade. E que não tem sequer despertado a indignação generalizada da sociedade, se este o intuito.

     

    Neste surreal período, em que fomos tornados personagens intrusos e psicodélicos de um “O show de Truman” cafona, seguem os fiapos de fatos que circundam o espalhafato e foram vindo à mente aos poucos, como peças de um quebra cabeças ainda a ser montado pela imprensa séria e competente – se alguém mostrar surpresa com o despreparo e desamparo dos escribas globélicos, desculpe, é porque ainda estamos enredados em sua roda de cobaias.

     

    1 – O empresário cínico, que demonstra desenvoltura e descaramento ao mostrar influência e tentar extorquir ou “transacionar” via lobby seus benefícios do desgoverno – como se gaba de vir fazendo até com o judiciário e a operação farsajato (pausa para rir muito), como se este fosse (de fato, não dá pra negar que objetivamente seja) mais um de seus fornecedores ou parceiros de negócios, é irmão de um ex aspirante a governador de Goiás, pelo PMDB, que deixou a empresa para investir, sim, investir em política.

    http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/voltas-que-junior-da-friboi-deu.html

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/09/1679773-junior-friboi-volta-aos-negocios-com-ambicao-de-criar-nova-jbs.shtml

     

    2 – Sua holding, impulsionada pelos governos progressistas que investiram estrategicamente (e ingenuamente, ainda creio) em empresas nacionais de modo a gerar empregos e consolidar o país como importante exportador mundial em área em expansão, quando capitalizada o suficiente para avançar em seu projeto financista (o crescimento se deu como incorporador de outras empresas, aí já passando de apenas produtor a jogador no mercado de especulação empresarial), tentou transferir sua sede para outro país (http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,jbs-friboi-faz-mudanca-relampago-em-estrutura-de-controle-acionario,1503406 / http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,veto-a-reorganizacao-da-jbs-sinaliza-mudanca-de-politica-do-bndes,10000084673 / http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/10/1826492-jbs-cancela-plano-de-reorganizacao-apos-veto-do-bndespar-acao-cai-16.shtml ) – cuspindo no prato do país e do dinheiro público em que fez sua engorda, como sói acontecer ao grande empresariado em tempos de globelicização onde o dinheiro não tem fronteiras e permite que pessoas e países se desvinculem da terra e da sociedade donde se alimentam (fenômeno similar se dá em termos pessoais e familiares com os “empresários” que ganham “seu” dinheiro no Brasil mas fincam bandeira e família em países que lhes ofereçam qualidade de vida e status de CEP (educação, segurança, e se sentir, patética e estereotipadamente, europeu ou norte-americano, mas brasileiro em ano de Copa de Futebol, com uniforme oficial de pateta) https://jornalggn.com.br/blog/sergio-saraiva/rico-que-gritava-%E2%80%9Cvai-para-cuba%E2%80%9D-foi-para-portugal-por-sergio-saraiva

     

    3 – A empresa, de cuja delação a origem e detalhes de bastidores não foram ainda suficientemente informados de modo transparente e sobre os quais apenas deduzimos, realizou lucro em compra de dólares ocorrida dia anterior à divulgação da delação, por saber como funciona o mercado financeiro e os efeitos imediatos de sua cartada. E ainda há quem veja na atitude do bicheiro de carne méritos e virtudes ao manipular política e mercado especulativo para “defender” sua empresa (http://www.conjur.com.br/2017-mai-19/limite-penal-entenda-golpe-mestre-joesley-jbs-via-teoria-jogos)! Como pode?! Uma empresa que movimenta com tanta facilidade alguns dos principais subterrâneos personagens da política nacional, o mercado de capitais e a mídia corporativa que de ambos depende (?????!!!!!!) ter a cara de pau de divulgar – para garantir a estúpida fidelidade de seus consumidores – uma carta em que se coloca como vítima de um sistema sórdido onde ela é apenas um “empreendedor indefeso”! Ah, faça o favor. Que a camarilha que tomou o poder age como máfia que opera o mercado da política já sabemos e não nos enganamos com sua fantasia de governantes, mas um empresário que se comporta como mafioso ao negociar sua influência comprada a dinheiro vivo vir a público com essa conversa fiada de que é subornado inocentemente por políticos corruptos? Vai que cola…

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/07/1658669-o-mais-preocupante-e-a-competitividade-diz-presidente-da-jbs.shtml

    4 – Que o Ilegítimo era medíocre não é novidade mas a divulgação, para mim, confirmou como, e talvez porque, o país está imerso em crise que não é apenas e tipicamente financeira e política e não começou em 2008: como o excelente tradutor da realidade, professor Noam Chomsky (desculpem por citá-lo aqui nesse inventário de baixeza) já alerta há tanto tempo, desde que o dinheiro ganhou a batalha da política e esta se tornou refém do dele e do lobby de empresários legalizados ou não (de jogo do bicho a comércio de drogas e armas, lícitas ou não) o jogo e a narrativa serão sempre esses, cansativamente repetitivos. Não por acaso também esses jogadores cúmplices voltam sua artilharia contra aqueles que ainda representam, ou deveriam ou gostariam de, os interesses do povo ou de setores diversificados da sociedade, a esquerda em geral e o PT em particular, cujo pecado tem sido exatamente imaginar que essa situação grotesca e hípica-troiana era a realidade e não um cenário a ser transformado.

    5 – Nassif vem dizendo ultimamente sobre realização de prejuízo. Sabendo dos rumores recentes de que os Marinho tem plano de vender suas organizações até outubro, estaria esta operação sendo o início de sua realização de prejuízo? Se os bilionários vão realmente se desfazer de sua máquina de fazer dinheiro e influência, onde pretendem atacar? Estarão migrando para o ramo petrolífero ou de proteína animal? Continuarão no ramo de compra e venda de informações? Nassif e seus articulistas e comentaristas vips podem juntar essas e outras peças desconhecidas de modo a nos apontar uma saída honesta e factível para esse nó em que o empresariado, a política e a vida social estão mutuamente contaminados pela normalização do utilitarismo sem limites.

    Diretas já! Mas com mobilização e informação para que não seja apenas mais uma oportunidade para o Golpe se legitimar.

    Por fim, conheço e concordo com a opinião do Nassif sobre punir os corruptos mas preservar as empresas e seus ativos de emprego e tecnologia. Pois bem, as delações e principalmente os interesses e a cooptação do sistema político, judiciário e midiático por duas das principais empresas do país, JBS e Odebrecht, revelam que tanto quanto a discussão e transformação efetiva destes podres poderes a forma como as empresas funcionam e se relacionam com governos deve ser pensada e discutida para além de questões fiscais e de financiamento: compliance apenas não basta, a pretensa e orgulhosa “livre iniciativa privada” não está acima da prestação de contas à sociedade sobre e contra a qual constrói seu lucro e poder. E chega de cartinhas cínicas e inúteis – que comecemos seriamente a pensar em boicote e desinvestimento para exercermos a parte que nos cabe neste oligopólio, o financiamento direto. Não como carne mas pesquisarei produtos e marcas ligados a estes empresários e redirecionar minhas ações no mercado popular.

    Balança comercial não é argumento para justificar ganho de produtividade às custas da saúde e outros direitos do trabalhador, a saúde pública, de um meio econômico e empresarial equilibrado, e principalmente da soberania do voto popular – a coisa mais importante que resta aos pobres mortais nesse cassino.

    É tarefa difícil mas apenas a imprensa séria pode desvendar outras narrativas que não fiquem à mercê do roteiro globoatômico, que surpreendeu até seus atores-escribas (não consigo chamá-los de jornalista por talvez excessivo respeito à profissão), como alguns autores de novela faziam em últimos capítulos de novela, entregando o material aos atores apenas no dia da gravação de modo a evitar vazamentos (outra pausa para rir) e garantir o frescor da interpretação.

    Excerto de reportagem do Uol que já sinalizava o apetite voraz desta empresa tão lobo.empeledecordeiro quanto a plataforma que a anuncia.

    “Pelo menos um dos bilionários não gostou das declarações de Kátia Abreu. Em novembro, Joesley Batista se reuniu com o ministro da Casa Civil de Dilma Rousseff, Aloizio Mercadante, e fez lobby contra Kátia Abreu como potencial ministra da Agricultura por causa de suas críticas a respeito da empresa em discursos no Congresso, segundo um funcionário do governo com conhecimento do assunto, que pediu anonimato porque a reunião não foi pública. As preocupações de Batista não afetarão a escolha de Dilma, disse a fonte. A JBS, que neste ano foi a maior doadora da campanha de reeleição de Dilma, assim como da campanha do candidato derrotado, Aécio Neves, negou que esteja usando influência política para fazer lobby contra Kátia Abreu. A empresa disse que a existência de concorrência é uma prova do livre mercado.”

    (Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2014/12/15/cinco-baroes-brasileiros-da-carne-se-tornam-bilionarios-com-ajuda-do-bndes.htm?cmpid)

     

    http://jbss.infoinvest.com.br/static/ptb/perfil-corporativo.asp?idioma=ptb

    https://pt.wikipedia.org/wiki/JBS

    http://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/17/politica/1489763244_536570.html

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=f1yHDq6pt_4%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=-UII3v43mnE%5D

    SP, 19/05/2017 – 13:25

  10. Ma che, hã!

    Olha, Rui, você esta certo, mas não engulo o cinismo do usurpador. Ja dei a dica. Se ele colar chiclete na cadeira presidencial é so providenciarem uma catapulta que a gente tira ele de la. Vai ser propineiro assim la na turma do Caju!

  11. Joesley? Isso lá é nome de

    Joesley? Isso lá é nome de empresário bilionário! Fosse ao menos Ostógio ainda vá lá. 

    Sangue? Duvido que algum brasileiro vá sair do FB para lutar nas ruas. Tirando o pessoal das facções e seu apego a pescoços cortados, somos um povo pacífico. E sem heróis glamorosos que façam a revolução. 

    Agora falando de coisa sérias-engraçadas da Lava a Jato. Só o nome da coisa já é uma piada. Nada compatível com o seu objeto: o sublime resgate da moralidade na Política. Isso; mesmo que às custas do ridículo e do absurdo. 

    Nada de Ionesco, Kafka, Borges e que tais. Bastaria um Zé Limeira, cabra pernambucano dos bons, poeta do absurdo. 

    Vamos lá, começando pelas desculpas: um senador da República alegando na sua defesa que os recursos recebidos eram “particulares”; um empréstimo pessoal. Muito “plausível”, né: a grana  de R$ 2 milhões, sem avalista e o dinheiro em espécie a ser entregue em domicílio!

    Por sua fez, o delator declara o modus operandi da propina a Lula e Dilma: abre um conta no exterior para  depositar os recursos(até aí tudo bem)……..mas só que no nome dele!

    Tem também a do doutor Juiz de Direito que numa inquirição  apresenta um “documento” apócrifo como suposta prova e ainda pede a manifestação do réu. Réu que é acusado de ocultar um patrimônio que nunca usufruiu. Tudo na base do “não é seu, todavia poderia ter sido!”

    No âmbito da imprensa, o cientista político e articulista do Estadão Murilo Aragão sugerindo, hoje, via CBN, como candidatos a substitutos de Temer Pedro Parente, Pedro Malan e,,,,,,João Dória! Aí já é esculhambar demais. 

    Como se diz por aqui; a gente ganha pouco, mas se diverte. Mesmo com a Lava a Jato.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador