Revista GGN

Assine

TRUMPIN’ UP, por Rui Daher

TRUMPIN’ UP, por Rui Daher

A Muralha da China começou a ser construída em 220 a.C. e demorou quase dois milênios até seu término, no século 15, durante a Dinastia Ming. Visava a defesa militar do Império Chinês. É segmentada em seus 21.196 km de extensão, dos quais 8.850 km murados, com altura média de sete metros.

Brilhantes que são, os leitores já perceberam que não fui lá medir, mas que alguém do Wikipedia deve ter ido.

Já o Muro de Berlim, na década de 1970, conheci, mas também não medi. Tenho guardado em casa um pedaço dele, presente de um amigo americano funcionário do Pentágono, que lá servia quando da derrubada, em 1989.

Para “The Wall”, filme de 1982 do diretor britânico Alan Parker, baseado no álbum da banda inglesa Pink Floyd, roteiro escrito pelo baixista Roger Waters e estrelado por Bob Geldof, não preciso do Wiki. Devo ter assistido ao filme mais de dez vezes, impressionado pelas imagens do cartunista Gerald Scarfe e a guitarra de David Gilmour.

Exemplos outros devemos ter aos montes, mas nenhum tão significativo quanto o que será construído na fronteira do México com os EUA, por determinação do ogro pele-laranja Donald Trump. Pilantra já identificado pelas autoridades norte-americanas, quer ainda que o México pague a conta.

Neste momento, lembro-me do quanto devemos aos lusitanos em nos colocar longe daquela fronteira. Também do ator cômico Cantinflas e dos conjuntos Mariachis, fazendo graça para diversão de insuportáveis gringos, por supuesto, redivivos no pato laranja.

Pergunto ao antropólogo Darcy Ribeiro o que se pode fazer. Afinal, na Cidade do México, conheci o mais delirante museu de antropologia do planeta. Ele primeiro brinca. É sempre assim. Conta-me das mulatas que chegam ao céu loucas por conhece-lo. Respondo que logo estarei por lá.

- Ruizinho, o que você me pede que eu não faço?

- Verdade. Mas o cara nem bem começou e já está enlouquecido.

- Porra, cara, puta novidade. Só você não sabia.

- Desconfiava, mas não assim de cara.

- Você foi lá e voltou sem saber como são os mexicanos. Não há caricatura. Mexicano é foda!

- Certo.

- Sabe quem está aqui comigo bebendo e dançando num imenso salão?

- Não faço ideia.

- Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes.

- Quem é?

- O Cantinflas, ora bolas! Não sabia que esse era seu nome?

- Quem mais?

- Toma nota. Siqueiros e Rivera, pintores; Hidalgo, o general libertador em 1819; Cuauhtémoc, o guerreiro asteca; Benito Juárez, cinco vezes presidente indígena, que resistiu à invasão francesa; Pancho Villa, comandante da Revolução Mexicana; Octavio Paz, poeta e diplomata; Emiliano Zapata, herói na luta contra a ditadura de Porfírio Díaz; Moctezuma, imperador asteca; Frida Kahlo, pintora e revolucionária. É mole?

- Mole não sei. Talvez guacamole.

- Sinto seu humor melhorando.

- Darcy, muito homem pra uma só mulher.

- Aí é que te enganas, meu bem. Estão aqui Libertad Lamarque, Sarita Montiel, Lupe Velez, Karla Alvarez, Dolores Del Río, Katy Jurado. Pensando o quê?

- Darcy, acho que algum jeito você deu de chegar aí no céu muita Ayahuasca, Washuma, Ipadu, Jurema, Peyote, Mescalina, Datura. Deu agora para ir de alucinógenos.

- Aqui, tudo liberado. Agora? Por que achas que passei tantos anos junto aos índios da Amazônia? Para não aprender nada?

- Bem, aqui, todo mundo sempre te achou meio alucinado.

- Rui, as forças espirituais mexicanas, todos os xamãs, mesmo o meio entreguista Carlos Santana, não vão deixar o pele-laranja levar essa de graça. Lutarão.

- Não chega terem tomado do México o Texas e o Novo México, em guerra de 1846? Agora um muro.

- No pasará, es truco publicitário.

- Tem um lado a ser considerado. Os norte-americanos serão ainda mais odiados pelo planeta afora.

- Pra isso eles cagam. Capaz de Mrs. Jessica Conrad, de Ohio, mandar um pote de geleia de milho para a Casa Branca e sugerir que o filho, que fica em casa só vendo pornografia na internet, seja enviado ao Afeganistão.

- Então, vai ficar tudo por isso mesmo e os mexicanos perderão a liberdade de ir e vir?

- Nunca tiveram, mas não é aí, Rui, que esse bosta irá se foder. Suas medidas no comércio internacional, o Acordo do Pacífico principalmente, vai fazer ele tomar no rabo e entregar a hegemonia ao Xi Jiping, que deu o maior baile nos EUA, lá no convescote suíço.

- Darcy, como é bom ir dormir depois de te ouvir. Beijo. Ah, das que você falou, alguma lembra a Penélope Cruz?

 

Imagens

Vídeos

Veja o vídeo
Veja o vídeo
Média: 4.5 (8 votos)
15 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Serjão
Serjão

pmurT

Meu dólar mais que furado que o pele-laranja vai mudar o mundo.

Esse menino mimado vai despertar a esquerda gringa, não a dos Clinton ou Obama, nada disso.

Aposto nisso!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de TheWhuEla
TheWhuEla

Saudade do Cantinflas

"la primera obligacion de todo ser humano es ser feliz, la segunda es hacer feliz a los demas"                                                                                                                                    Cantinflas Este ator còmico muito nos alegrou nas matinês de domingo em plena ditadura militar.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Pero,  no te olvides de

Pero,  no te olvides de Chaves!!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Si, Frederico,

con suerte. Abraços

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Já pensou?...

Inédito seria o México não apenas aceitar o muro de Trump mas levantar o seu próprio, paralelo ao dos EUA. Enxotar estadunidenses ou pelo menos começar a dificultar a entrada desses em território mexicano, além da vida dos que já estão por lá.

Ah, um Guevara ou um Chávez mexicano, já pensou? Ia ficar bem feio para os EUA perante a comunidade internacional se a reação a isso fosse agressão bélica... Ninguém gosta de ver truculento batendo em fraquinho, ainda mais depois de tantos anos de exploração.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Renato,

sabe o que eu acho? Ou o pele-laranja recua ou vai dar merda. Abraços

Seu voto: Nenhum (2 votos)

liberdade

Caro Sr. Rui, com relação ao Rio Grande e à liberdade de ir e vir, quer me parecer que falta aos mexicanos a liberdade de não ir.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Boa, Zé Carlos

Acho que o pele-laranja logo se arrependeria. Abraços

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de GUILHERME MIOZZO
GUILHERME MIOZZO

A fronteira americana já é

A fronteira americana já é quase toda cercada(cerca de ferro maçico com 5m de altura) a Califórnia é toda cercada e tudo isso foi feito no governo Clinton. Pura hipocrisia.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Isso sem falar nas cercas

Isso sem falar nas cercas morais e ideológicas...

Ah, um Augusto Matraga mexicano...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Amigos,

esperem merda das grandes. Sabem da rivalidade no futebol de Inglaterra e Argentina, por causa das Malvinas? México e EUA têm questões a resover. Abraços

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de ze sergio
ze sergio

trumpin...

Caro sr. Rui, pelo menos que grande lição. Não existe espaço vazio em politica. Nem inocência. Alguém quebrará a cara. Cada um defende seus próprios interesses. A hipocrisia corre à solta. O mundo Ocidental já chamou o Muro de Berlim de Muro da Vergonha. Nada como um dia após o outro. Palestina cercada está aí. Nuro na fronteira com México... Muros pelo Mundo, fisicos, políticos e legais. Como não existe vácuo em política, não como desculpa à politica americana mas constatação do resultado desta prática, também haverá a quebra da hipocrisia nacional de certos países em não resolver seus problemas e empurrá-los para outros países. O que se busca nos EUA, ao invés de arricar-se em desertos ou mares, pode se arriscar na atitude e consciência dentro do seu próprio país e mudá-lo. Falando de Brasil, o que pode ser mais arriscado?   

Seu voto: Nenhum

Muito bem dito : "A hipocrisia corre solta ", "O que se busca nos Estados Unidos...........", Depois de ler seu comentário no post s/ o Chico B. de Hollanda, concordo plenamente : "A hipocrisia corre solta" . Aff !

Seu voto: Nenhum (2 votos)

lenita

Zé Sérgio e Lenita

AFFF! Abraços

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Zanchetta
Zanchetta

Que tal falarmos de outro

Que tal falarmos de outro muro?

http://noticialibre.com/2016/07/29/el-muro-el-muro-de-la-verguenza-construido-por-mexico-en-su-frontera-con-guatemala/

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Ugo
Ugo

troll demente e fanático

E sempre testa da cazzo.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Que eu saiba,

troll prefere ficar sobre os muros de voyeur dos xixis alheios.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.