A única forma de impedir a volta de Lula, por Sergio da Motta

Por Sergio da Motta                                

Em fevereiro deste ano, o jornalista do periódico “O País” Gil Alessi entrevistou o professor de ciência política Ricardo Caldas, da Universidade de Brasília, sobre a possibilidade da aproximação do fim da identificação das camadas menos favorecidas da população brasileira com o operário de origem humilde que foi eleito duas vezes para presidente.
                                                                                                                         
A reportagem explicava que Lula havia escapado ileso do turbilhão do “Mensalão” em 2005, e que o ex-metalúrgico ainda era, até o início do ano passado, um forte candidato a um terceiro mandato no Palácio do Planalto. Depois disso, as acusações (nunca provadas) da posse do sítio em Atibaia e do apartamento no Guarujá, a imagem de Lula foi abalada junto ao eleitorado que ele mais teve dificuldade em atrair para seu lado desde o final dos anos de 1980: a gente mais humilde e os trabalhadores mais pobres do Brasil. Que teve dificuldades com os termos e nuances das acusações anteriores, palacianas e burocráticas demais para o gosto e a percepção popular em 2005. Mas não teve dificuldades em aceitar o embuste empurrado pela mídia, Polícia Federal e Ministério Público da falsa propriedade de imóveis onze anos depois.

Foi a “Operação Aletheia”, que começou a desgastar a imagem de Lula junto a seu eleitorado mais difícil de conquistar. Será que alguém já notou que os nomes pomposos que a Polícia Federal emprega funcionam como uma espécie de “gatilho” que a imprensa aperta sem muito pensar ou verificar?

Transações irregulares com imóveis “envolvem ética e valores”, explicou o acadêmico. A prática de ilícitos com bens imobiliários é bem conhecida por muitas famílias brasileiras de todas as extrações sociais. Aí começou com força total o trabalho de destruição da imagem do homem pobre que venceu os preconceitos de uma burguesia provinciana e ousou tentar elevar o padrão de vida dos brasileiros mais pobres. Lula nunca foi e nunca será perdoado por tentar incluir o trabalhador brasileiro entre a classe média brasileira. Boa parte dela tem nojo do povo mais pobre deste país.

A acusação de ocultação de imóveis (que ele e sua mulher nunca possuíram ) bastou para iniciar o processo de destruição da imagem do trabalhador que acabou presidente e campeão das causas populares . Depois da condução coercitiva do ex-presidente (4/3), ficou bem óbvia para todos a ressalva que o professor Ricardo Caldas fez ao jornal espanhol sobre as possibilidades de Lula em 2018: “só uma condenação judicial afastaria Lula da disputa presidencial.”

Depois de sua apelaçãor ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, confirmada pelo jornal lusitano “Portugal Digital” (29/7), Lula foi acusado de obstruir a Lava-Jato. Agora é réu acusado de ser o chefe de um sistema de corrupção que em muito o antecede. O Procurador Carlos de Lima acredita que Lula é o líder do grupo de larápios dos bens públicos saqueados em mais de 20 anos de corrupção. Ele, e a maior parte da turma do Paraná.

Lula foi indiciado e não tem foro privilegiado. O “Pais” publicou tudo em detalhes (29/7). Seus algozes estão em êxtase e o Brasil está prestes a mergulhar mais uma vez em seu lago negro de atraso, provincianismo e miséria sem fim para a grande maioria de sua população.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um juizaço!

    Capriglione mostra quem é o algoz do Lula

    É o mesmo que não manda prender rico
      CompartilharImprimirpublicado 30/07/2016 n Conversa AfiadaLeite.jpg

    Quantos pesos e medidas tem o Dr Soares Leite? (Reprodução: Diário do Nordeste)

    Por Laura Capriglione, no portal Jornalistas Livres:

    Dois pesos e duas medidas

    O juiz que assina a decisão de transformar o ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva em réu é Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília. Leite é conhecidíssimo, mas não por sua eficiência. Bem ao contrário.

    Juiz da Operação Zelotes, que apura esquema de corrupção no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão responsável por julgar os autos de infração da Receita, o juiz que transformou Lula em réu teve a capacidade de ser denunciado pelo próprio Ministério Público Federal.

    Reportagem publicada pela Folha, em 20 de junho de 2015, mostrava o Ministério Público reclamando de várias decisões judiciais de Ricardo Augusto Soares Leite que dificultaram a obtenção de provas contra os fraudadores da Receita.

    “O juiz Ricardo Leite negou todos os pedidos de prisão dos investigados, suspendeu escuta telefônica e não autorizou buscas e apreensões.”

    “A Procuradoria já representou contra Leite na Corregedoria do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, em abril. Segundo a Folha apurou, se nenhuma medida for adotada pela corregedoria do Tribunal, a Procuradoria da República no Distrito Federal vai recorrer ao Conselho Nacional de Justiça.”

    “Segundo a polícia, multas contra empresas somando R$ 19 bilhões tiveram o julgamento alterado pela ação de uma quadrilha que atuava junto ao órgão.”

    Pois não é que exatamente esse juiz da 10º Vara Federal, que, segundo o próprio Ministério Público Federal, dificultou a punição dos fraudadores da Receita, é exatamente esse o homem que transformou Lula em réu?

    A Justiça é cega mesmo?

    E a imprensa golpista? Não percebeu também que esse nome já era dela conhecido?

    Aqui a reportagem da Folha, publicada há pouco mais de um ano:

    Procuradoria quer afastar juiz que apura corrupção em conselho

    LEONARDO SOUZA
    DO RIO – 20/06/2015 02h00

    O Ministério Público Federal quer o afastamento do juiz Ricardo Augusto Soares Leite da 10ª Vara Federal de Brasília. Leite é o juiz da Operação Zelotes, que apura esquema de corrupção no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão responsável por julgar os autos de infração da Receita.

    Segundo a polícia, multas contra empresas somando R$ 19 bilhões tiveram o julgamento alterado pela ação de uma quadrilha que atuava junto ao órgão.

    O Ministério Público, no entanto, disse que não conseguirá anular a maioria dos casos, porque várias decisões judiciais dificultaram a obtenção de provas.

    O juiz Ricardo Leite negou todos os pedidos de prisão dos investigados, suspendeu escuta telefônica e não autorizou buscas e apreensões.

    A Procuradoria já representou contra Leite na Corregedoria do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, em abril. Segundo a Folha apurou, se nenhuma medida for adotada pela corregedoria do Tribunal, a Procuradoria da República no Distrito Federal vai recorrer ao Conselho Nacional de Justiça.

    Juiz substituto, o magistrado está há aproximadamente dez anos no comando da 10ª Vara, especializada em julgamentos de crimes de lavagem de dinheiro.

    VAMPIROS

    Nesse período, passaram pelas mãos de Leite casos como o da máfia dos Vampiros, o de Maurício Marinho (Correios), Waldomiro Diniz (Casa Civil) e o da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo (veja quadro ao lado).

    Na representação à corregedoria do TRF, à qual a Folha teve acesso, os procuradores relatam o que classificam como “a existência de um crônico e grave quadro de ineficiência” na atuação do juiz Ricardo Leite.

    Procurado por uma semana na Justiça Federal no DF, ele não quis dar declarações (leia texto ao lado).

    De acordo com o documento, o magistrado prejudicou o andamento dos processos por demorar para tomar decisões simples e por empregar expedientes jurídicos vetados pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

    Os procuradores dão exemplos de como “a extrema morosidade” no trâmite dos processos na 10ª Vara gera “substanciais prejuízos” ao país.

    Na Operação Vampiro, deflagrada em 2004, o STJ negou um recurso impetrado pelos réus e autorizou, em 2010, o andamento regular do processo. A ação penal só foi retomada pela 10ª Vara, porém, em fevereiro de 2012.

    A Justiça suíça bloqueou recursos nos nomes de alguns dos réus. O dinheiro não foi repatriado para o Brasil porque até hoje não há uma decisão definitiva sobre o caso.

    Na representação ao TRF, o MPF pede que a corregedoria instaure procedimento avulso contra o juiz e uma correição extraordinária na 10ª Vara Federal. Entre as punições previstas que podem ser aplicadas ao juiz, estão advertência, remoção para outra vara e até mesmo aposentadoria compulsória.

    Na correição extraordinária, seria feito diagnóstico completo da Vara para acelerar o andamento dos processos. Nos próximos dias, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) vai na mesma direção: solicitará ao CNJ a instauração de sindicância e processo administrativo disciplinar contra o juiz. Segundo Pimenta, relator da subcomissão da Câmara criada para acompanhar a Zelotes, a atitude do juiz Ricardo Leite tem “prejudicado sobremaneira a apuração dos fatos”.

    OUTRO LADO

    A Folha fez diversos contatos com a assessoria de imprensa da Justiça Federal em Brasília, por mais de uma semana, pedindo uma entrevista com o juiz Ricardo Augusto Soares Leite para que ele comentasse as reclamações da Procuradoria.

    Ele não ligou de volta.

    A reportagem também mandou e-mails para a assessoria, mas as mensagens não foram respondidas.

    Em audiências realizadas na Câmara pelo relator da subcomissão para acompanhar a Operação Zelotes, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), delegados da Polícia Federal e procuradores da República encarregados do caso reclamaram publicamente do comportamento do juiz Soares Leite.

    Frederico Paiva, procurador que coordena as investigações de fraude em julgamentos do Carf, disse que os pedidos de prisão negados por Leite eram importantes para impedir que os investigados combinassem os depoimentos.

    “Ele [o juiz] tem um histórico de acúmulo de processos, um comportamento que chama atenção e deveria ser examinado de perto”, disse Paiva numa das audiências públicas.

     

  2. Vou simplesmente repetir o

    Vou simplesmente repetir o que já escrevi:

    “Cada dia me convenço mais que os únicos que sabiam lidar com essa corja direitista eram os revolucionários franceses de 1794. Com essa gente não tem papo, nem negociação. Nunca vão ambandonar a ideia de manter esse país de joelhos, governado pelos medíocres. Então, a solução é fazer funcionar a Navalha Nacional. Serviu para a França. Servirá para nós.”

    E emendo: para mim fica cada dia mais claro que nosso problema nunca foi a corrupção, mas a mediocridade dos homens em geral e das elites em particular. Mentalidade, postura, aspirações de colonizados. Tanto se acostumaram a viver de joelhos que jamais sequer pensaram em ficar em pé.

    E, sim, para não deixar passar em branco o artigo, tenho a mesma certeza: a grande maioria dos ricos e da classe média tem nojo dos mais pobres. Para eles não passa de lixo que assim deve ser tratado.

  3. Esta coisa de salvador da

    Esta coisa de salvador da pátria nunca funciona e osso serve para Lula e Bolsonaro.

    O que resolve é envolvimento da população na politica.

    O problema é que os malandros se aproveutam da situação e são eles que se destacam.

    Hoje se ganha eleição comprando voto,as vezes (ou mehor frequentemente) diretamente com dinheiro vivo a céu aberto.

    Não adiante negar a  nossa realidade. negar apenas adia a solução.

    O atual sistema de eleição favorece isso, e ele foi feito para ser assim sem qualquer comprometimento entre as partes. 

    Uma republica federativa “de verdade” com voto distrital não esta nos planos de nenhum partido, muito menos da “elite”..

    1. Voto distrital

      Sou totalmente contra voto distrital.Em Ipanema por exemplo, nunca um candidato de esquerda venceria porque a maioria é de direita,Qualquer um sabe disso.

  4. Fato

    É oficial. Fato. A elite cinica e nojenta desse pais não permite que um homem como Lula seja bem sucedido em sua trajetória politica. Não pode sobrar nada. Tem que destruir, triturar. Sua ascensão é um pessimo exemplo. Seu legado tem que ser apagado, salgado e esquecido. Nunca mais deve haver outro igual a ele. E quem achar que pode ser como ele, terá o mesmo destino. 

  5. Do nosso lado, a palavra de ordem deve ser a de UNIÃO !

    Pois é……a lógica toda está muito clara daqui prá frente !! A palavra de ordem é só uma – a união faz a força !!! A divisão da esquerda só é útil para os conservadores, nada mais…Digo isto PORQUE  SE os ditos progressistas deste país, e aí refiro-me àqueles que realmente são progressistas,inteligentes e pensam em estratégia iindependentemente da pauta que patrocinam, não forem suficientemente lúcidos para perceber o óbvio  – de que só uma unão das esquerdas numa frente única de resistência será capaz de combater o retrocesso, nós todos estaremos mesmo é perdidos e sem um gato prá caçar pelo rabo !!!! Uma coisa é certa – Se nóss nos unirmos e voltarmos todas as nossas forças em torno de um só candidato nacionalista com vistas a um país independente e soberano,  liquidaremos qualquer eleição num único turno, ou seja, elegeremos nosso candidato logo em 1° turno ! E os nossos adversários sabem disso, e não atoa é que patrocinam o regime parlamentarista para nos tirar da jogada de decidir o futuro do nosso próprio destino..

    A melhor estratégia de nós progressistas é a da união sem margem para divisão!!! Lançar mais de um candidato progressista só servirá à estratégia dos nossos inimigos. Ponto.  Precisamos focar num único candidato como “estratégica de xeque-mate”. E, apesar de muitas críticas, digo que o nosso melhor candidato progressista para atender as nossas demandas é Ciro Gomes. Não sou vinculada a nenhum partido, muito menos flertei com o pdt em todos esses anos, mas no atual momento não vejo um outro candidato à altura desse desafio. 

    Não podemos perder o foco daqui prá frente. Ou fechamos com um candidato ou vamos perder eleiçoes peo fracionamento de votos. Acho que é por aí…

    Bom seria que Roberto Requião fosse o vice do Ciro. Tratativas nesse sentido tem sido aventadas… Por que não? Eu aprovo!

     

     

     

  6. Se o afastamento de Dilma

    Se o afastamento de Dilma confirmar-se , com ceteza o prisão de Lula virá . A elite atualmente tem o controle  do judiciário . O que realmente intriga é o comportamento do PT . Muito morno , passivo e pouco combativo . Será que querem Lula longe da politica para negociar um grande pacto politico no Brasil ? 

  7. Lula, voltar pra onde? Voltar pra que?

    Francamente, bloquearam Lula de todas as maneiras.

    1° Tem uma PEc tramitando na Camara que exige diploma de ensino superior para qualquer deputado, até alguna  deputados petistas apoiaram, e tem grandes chances de ser aprovada.

    2° Reforma partidária deixará só 8 partidos na Camara, o PT ficará de fora, lógico. Ou seja, se o PT ganhar na presidência não fará nada, pois será refém do Congresso.

    3°Lula vai pedir apoio de quem para governar, do PMDB? Ou vai governar  contra o maior partido da Camara… Governar contra quase todos os partidos da Camara, contra a midia=loucura. Devia ter desarmado a bomba enquanto teve tempo, agora é meio tarde.

    4° Lula agora oficialmente responde inquerito, ou seja, é inelegível.

    5°O mais importante: A oposição lê Maquiavel, SunTzu, e todos os outros livros de arte de Guerra e arte de governanças, Lula não lê nada. Lula não sabe fazer uma nomeação que preste, como até hoje não fez. Provavelmente, se Lula voltar será para apoiar lista tríplice e outras asneiras mais.

    Lula vai voltar pra que?

    Messianismo agora não basta para virar o jogo; não bastam o carisma de Lula junto ao povo, pois o povo nada pode frente aos poderosos da elite do país, nada pode o povo frente à um judiciário que quebra empresas, PIB, e é blindado pela midia gigante e inatacável. É preciso ardil, para poder dobrá-los.

    Somos muito gratos ao Lula por sua boa vontade e por sua visão de economia; gratos acima de tudo por seu crescimento economico expressivo de seu governo, porém agora o jogo entra numa fase  avançada, e precisamos de um jogador mais nível Master, talvez Ciro Gomes.

  8. É,  o  “pessoal ” se  rendeu

    É,  o  “pessoal ” se  rendeu  !?   Todos de mãos ao alto ?  Ciro…Requião…Dutra….Sarney…..O braileiro sabe MESMo  se  render,  se entregar,  capitular…!  Saudades  da  ARena  e  MDB  ?

         Triste  !!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador