O factoide dos “recibos de Lula”, por Sergio Saraiva

Da ficha falsa de Dilma aos “recibos de Lula”, mais um caso onde a mídia se permite manipular informações.

recibo de Lula 5

O factoide dos “recibos de Lula”

por Sergio Saraiva

Excitada por manchetes de jornais, as redes sociais estiveram agitadas com os “recibos do Lula”.  Dois deles apresentavam datas que não existem no calendário, tais como, 31 de junho ou 31 de novembro. Seriam evidências de falsificação dos documentos.

Pouco adiantou lembrar que quem assina os recibos é o locador. Aliás, justamente a pessoa que acusava Lula de não ter pagos os aluguéis. Logo, se as assinaturas não são falsas, e até agora ninguém disse que não sejam verdadeiras, o erro seria dele – do proprietário do apartamento – e não de Lula.

Mas, na verdade, a explicação para os tais recibos com datas incoerentes provavelmente é trivial. O segredo por traz do recibos de Lula nada tem de secreto. É apenas mais um erro de “Ctrl C + Ctrl V” – os comandos para copiar e colar dos programas de computador.

Aparentemente, Glauco da Costamarques – a pessoa que assina os recibos – utilizava-se de um “template”. Um modelo padrão de recibo repetido todos os meses apenas com a alteração do valor e do mês de recebimento. Mas mantido o mesmo texto, inclusive dia do mês – sempre o mesmo dia 31.

Basta comparar dois recibos colhidos ao acaso para verificar a semelhança dos textos.

Janeiro de 2014:recibo de lula 3

E o mesmo texto repetido 7 meses depois, em agosto de 2014. Alterado o mês mas não o dia do mês. Sempre o mesmo dia 31.

recibo lula 4

Não seria de se estranhar a existência de um recibo com a data de 31 de fevereiro.

Espantoso é que algo assim tão simples de se constatar tenha passado “desapercebido” dos editores da nossa mídia que mandaram ver sem piedade: “Lula apresenta recibos de aluguel com datas que não existem”.

O que fazer?

Apenas mais um caso de manipulação da informação.

 

PS: Oficina de Concertos Gerais e Poesia: eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz.  Viva Raul.

Redação

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Entre imediatamente na “justissa” do seu estado, e

      anexa a folha ou o estadinho, e cita o moro: o juiz, certamente da estipe coxinha exitado te dará razão, e não será o promotor que vai invalidar!

  1. Olha é tão obvio que foi um

    Olha é tão obvio que foi um erro de digitação, que só pessoas que chegaram ao um grau quase irreversivel de descontrução da alma para não notar.

    Gente está claro que o correto seria 31 de Julho,

    foi um erro de digitação, tanto que está atestado o pagamento dia 06 de Agosto. E o que está digitado corretamente dia 30 de Junho o pagamento foi realizado dia 07 de Julho .

    É uma questão de lógica o mesmo ocorre com o de Novembro, que o pagamento ocorreu dia 06 de Dezembro.

    O vencimento do aluguel ocorria no final de cada mês, inclusive temos dia 28 de Fevereiro, com pagamento dia 05 de Março…e  os pagamentos eram realizados todo dia 05 do mês subsequênte. Quando dia 05 caia no Domingo se realizava o pagamento no proximo dia útil:06,07…

    É tão obvio que só quem optou por ser um canalha…que permanece distribuindo…a ignorancia…

    1. A canalhice da mídia e dos

      A canalhice da mídia e dos coxinhas que ela cultivou os permitem fazer esse tipo de estupro de lógica.

      Está ficando ridículo até.

      Outro dia conversando (na verdade quase discutindo) com um colega coxinha perguntei a ele se ele vê lógica nos dois pontos abaixo:

      – Lula é o chefe de quadrilha do maior esquema de corrupção do sistema solar e encontraram apenas 9 milhões de reais com ele?

      – Se ele é riquíssimo, corrupto e bandido, por que ele vive em um apartamentinho furreca em SBC?

      Obviamente não conseguiu responder, apenas vem com aquele bordão “Mas você acha que ele é santo?”

  2. Glaucos Costamarques,

    Glaucos Costamarques, entrevistado pelo Estadão, repetiu o que disse em depoimento ao juiz Sergio Moro: Lula só passou a pagar-lhe o aluguel da cobertura em “São Bernanrdo do Campo” em novembro de 2015.

    Em outras palavras: os recibos apresentados pela defesa de Lula, de acordo com ele, são falsos.

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      leu no estadinho! E a assinatura dele nos recibos já foi analisada pelo CSI do estadinho ou da folha com a conclusão que é forjada?

      A burguesia brasileira endoidou de vez.

  3. Escandalização do nada

    É desanimador ver o nível da manipulação da informação e das “fakes news” nos dias de hoje, especilamente ao constatar que se trata de um fenômeno mundial e que, por incrível que pareça, essa manipulação não é facilmente percebida por uma significativa parcela da população. É a mentira sendo vendida como verdade ganhado cada vez espaço nas mentes e corações das massas imbecilizadas do mundo todo. Que perigo…   

  4. E daí se tiver erro ?
    Um erro

    E daí se tiver erro ?

    Um erro de data ou de digitação, ou de gramática não invalida um recibo.

    Ademais, como já dito, o erro é de quem emitiu o recibo e não do Lula.

  5. 26 recibos

    26 recibos assinados, e o problema esta na data?

    Cadê o dono do imóvel para dizer que esta assinatura não é dele?

    Caso contrário, que eu me lembre aqui no Brasil falso testemunho é crime, só se ele for réu na ação, ai ele pode mentir a vontade, é isso?

  6. A velha imprensa brasileira,
    A velha imprensa brasileira, há muito, se bandeou para práticas as mais obscuras possíveis.
    E faz vítimas aos montes, como Zezé de Camargo que se orienta por ela e cria coragem para vomitar asneiras em público.
    A grande imprensa brasileira apodreceu.

  7. Estamos numa guerra civil virtual!

    É isso mesmo!

    Não precisamos de uma intervenção militar, precisamos é de uma intervenção divina!

    Por que se um coxinha ler isso e acreditar – o que não é difícil!

    Carne estragada foi desenterrada para servir de alimento!

    Isso é uma guerra como a da Síria, cada manchete explode alguma coisa que fragiliza o povo e ai possibilita que os golpistas vendam ativos nacionais!

    Estamos numa guerra civil virtual onde o inimigo mente sistematicamente!

    O STF não prendeu o aécio, um dos pais do golpe, mas afirma que é o guardião da constituição!

    As contradições estão saltando aos olhos!

    É uma mentira após a outra, para iludir o povo, mas os 30 anos do Zé Dirceu são reais, assim como é real o desemprego, a reforma trabalhista que vai explodir em 2018!

    1. Perdão MA, mas precisamos é
      Perdão MA, mas precisamos é de democracia, mais democracia e respeito às leis e a Constituição do país as quais andam sendo pisoteadas e interpretadas ao sabor das conveniências morais e políticas.
      As divindades nao podem ajudar o sujeito a ganhar na loteria se ele não faz o jogo.
      Entretanto, compreendo sua indignação.

  8. JORNALISMO LIXO

    Diferentemente de como a FOLHA agiu no caso das gravações de Wesley Batista sobre Michel Temer , em que a própria FOLHA investigou – por conta própria – e chamou um perito para afirmar que as fitas tinham sido editadas , e haviam descontinuidades .

    Ou seja , que tipo de jornalismo é esse onde , num caso atua ativamente como advogado de defesa de um acusado , para desconstituir provas contundentes , e em outro caso divulga “provas” inexistentes para tentar corroborar uma acusação ? 

    Ora atua firmemente na investigação , ora atua com lassidão , de acordo com seu interesse em ajudar um ou atrapalhar outro. É um partido político travestido de jornalismo. 

  9. A defesa de lula deveria

    A defesa de lula deveria solicitar com urgência uma periacia nos PCs do Sr. Glauco Castamarques afim de provar dfinitivamente que os recibos foram partiram dos computadores deles e para calar de uma vez por todas essa maldita imprensa dos inernos.

  10. Dizem que o recebedor declarou à Receita os recebimentos

    Desviam o foco do conteúdo para a forma.

    Mas Inês é morta pois dizem que os recibos foram assinados e os recebimentos constaram da declaração de bens e rendas do recebedor.

  11. Inexatidões Materiais derivadas do copiar-colar

    “CABIMENTO DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO POR ERRO MATERIAL E ERRO DE FATO

    Alem da omissão obscuridade e contradição os embargos de declaração vem sendo admitidos para a correção de erros materiais, pois ao juiz se permite, de oficio ou requerimento, corrigir erros ou inexatidões matérias ( CPC, art 483).

    Araken de Assis define de forma bastante precisa o erro material, por isso transcreve-se a sua lição;

    “não se cuida de um vicio lógico de provimento, mas engano ou lapso na sua expressão através de palavras ou números. Em outros termos, verifica-se a discordância entre a ideia e a fórmula”

    A jurisprudência identifica uma variada gama de inexatidões dos provimentos judicais que podem ser qualificadas com erros matérias.Citamos abaixo os mais recorrentes;

    “A determinação de remessa dos autos ao tribunal, para reexame necessário, quando não for o caso (trata-se de erro material e não de juízo, EIS QUE É MUITO GRANDE A PROBABILIDADE DE TER SIDO PROVOCADO POR UM MAL SUCEDIDO PROCEDIMENTO DE “COPIAR E COLAR”). Vejamos uma jurisprudência favorável ao cabimento de embargos nessa situação”

    PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. ERRO MATERIAL. REMESSA DOS AUTOS À PRIMEIRA INSTÂNCIA EM VEZ DE AO TRIBUNAL. SUCUMBÊNCIA INDEFINIDA, POR ORA. APRECIAÇÃO DOS DEMAIS PEDIDOS. EMBARGOS ACOLHIDOS PARCIALMENTE. I. Houve referência ao envio dos autos à instância revisora, quando terá a causa prosseguimento perante o Juízo singular de origem, dado que a improcedência integral da ação apenas foi revertida nesta Corte, ainda sem manifestação do 1º grau acerca dos outros temas debatidos na lide. II. Tal circunstância impede a prematura definição da sucumbência das partes. III. Embargos de declaração acolhidos em parte, para sanar o erro material havido.(STJ – EDcl no REsp: 556564 MG 2003/0113844-3, Relator: Ministro ALDIR PASSARINHO JUNIOR, Data de Julgamento: 28/03/2006, T4 – QUARTA TURMA, Data de Publicação: DJ 22/05/2006 p. 204)

    A)A falta de menção, no relatório, dos nomes dos litisconsorte

    B) Inclusão do nome da parte que dele não deveria constar.

    C) A condenação, nas verbas de sucumbência, do vencedor e não do vencido, desde que não haja motivo especifico, para tanto.Como se pode comprovar em jurisprudência recente Da 3ª turma recursal dos JECs do Distrito Federal.

    EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. ERRO MATERIAL. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA. CORREÇÃO NECESSÁRIA. EMBARGOS ACOLHIDOS. 1. SÃO CABÍVEIS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO PARA CORRIGIR ERRO MATERIAL OCORRIDO NO JULGADO. 2. EM SEGUNDO GRAU, O RECORRENTE SOMENTE PAGARÁ AS CUSTAS E HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA SE VENCIDO. IN CASU, O RECORRENTE FOI VENCEDOR, ASSIM, IMPÕE-SE A RETIFICAÇÃO DO ACÓRDÃO NESTE PONTO. 3. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO CONHECIDO E ACOLHIDO PARA CORRIGIR ERRO MATERIAL, E DETERMINAR QUE NÃO HÁ CONDENAÇÃO AO PAGAMENTO DE CUSTAS E HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA. (TJ-DF – EDJ1: 20120110632244 DF 0063224-20.2012.8.07.0001, Relator: CARLOS ALBERTO MARTINS FILHO, Data de Julgamento: 25/03/2014, 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal, Data de Publicação: Publicado no DJE : 31/03/2014 . Pág.: 450) (grifos)

    Importante salientar que o regimento interno do Supremo Tribunal Federal, em seu art. 96, § 3°, bem como o Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça12, no art.103, § 2°, ambos com os dispositivos com redações bem similares, reconhecem a possibilidade dos erros materiais contidos na decisão serem corrigidos por via dos Embargos de Declaração.

    Além do erro material, a jurisprudência do STJ acata o uso dos embargos de declaração para o ajuste de outro tipo de falha,o determinado erro de fato (é aquele erro em que se tem uma ideia errônea sobre o sentido exato de algo, o que leva a crer em uma realidade que não é verdadeira). Vejamos tal posicionamento…”

    https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:7PpK2WD7HTkJ:https://juridicocerto.com/p/gabrielfarias/artigos/cabimento-dos-embargos-de-declaracao-por-omissao-obscuridade-contradicao-e-erro-material-568+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

     

    Vamu a ôtro causo cuncreto:

    O caso concreto é o seguinte;

    Em uma sentença dois acusados foram condenados, sendo um o Chefe da Repartição e outro seu subordinado, a condenação foi por PECULATO.

    Na sentença foi narrada a fundamentação da condenação do Gerente, dizendo que ele exercia poder de mando nos seus subordinados para dar andamento aos atos ilegais.

    Quando da narrativa da “fundamentação” do subordinado simplesmente o juiz copiou TUDO da sentença do Gerente e colou para o subordinado, inclusive o texto que dizia que ele era o Gerente e exercia o poder de mando como narrado acima.

    Gostaria dos colegas de fórum o seguinte posicionamento,

    1 – Poderá ser arguida NULIDADE da sentença? 2 – A nulidade deve ser arguida por erro material alegando que o texto do subordinado foi colocado erroneamente já que fala do Gerente. 3 – A nulidade deve arguir a falta de individualização da pena demonstrando o copiar – colar usado. 4 – Outras formas que os colegas de fórum possam achar melhor.

    Fiquem à vontade para participar.”

    https://jus.com.br/duvidas/365929/uso-de-copiar-e-colar-em-sentenca-de-dois-condenados

    Inexatidões Materiais derivadas do copy and paste ocorrem nas melhores famílias. A excelente família do Lula não iria ser a exceção.

  12. Nem quero saber o que a midia

    Nem quero saber o que a midia corrupta diz,

     

    só penso pela lógico, como todos deveriam pensar: sabendo da perseguição implacavel de um juiz justiceiro Lula iria apresentar documentos falsos?? 

  13. Junta-se “a fome com a
    Junta-se “a fome com a vontade de comer” – grande mídia e sociedade são cúmplices na desonestidade intelectual, na falta de ética, no desejo íntimo da deturpação da visão real das coisas, pelo fanatismo, o ódio, o desejo da destruição moral e física de Lula – cujo final aguardado é a sua prisão.

    Ontem mesmo ouvi comentários jocosos a respeito, do tipo: “Mais uma vez ele usa a mulher para jogar “a culpa sobre ela” (por Lula ter dito a Moro que quem cuidava do aluguel era Dona Marisa) e “Lula agora até inventa datas que não existem….” – achincalhando o ex-presidente.

    Ninguém lembra o óbvio dos óbvios, que é o que o post fala, que recibos são preparados por quem recebeu, e que erros banais desse tipo não significam absolutamente nada.

    Distrai-se uma sociedade enferma, reduzida a um rebanho irracional e tosco, e mantêm-se o nome do ‘SATANÁS SOCIAL em evidência. É como a famosa frase do Pulitzer, sobre uma imprensa vil formando um público idem, e no Brasil, podemos dizer “e vice-versa”.

  14. Pois é

    A prova deve vir de quem acusa, que sugere que o acusado prove sua inocência. O acusado mostra que é inocente, apresenta as provas, e aí é acusado, pela imprensa, de falsificação por erro de outra pessoa.   Vira manchete para encobrir que a acusação não tem prova alguma porém exala convicções.

    A  prova que o apê do guarujá estava em nome da construtora que cedeu ao banco como garantia de empréstimo nada significou no processo anterior e não rendeu manchetes na imprensa, ele era culpado em manchetes anteriores, certo? Sem dúvida Lula vende manchete, audiência e jornal, o interesse que o caso continue é inegável. Mp e imprensa, uma mão lava a outra.

  15. Mais do que normal…

    A administradora de imóveis com a qual aluguei uma casa, foi muito criteriosa para proteger o proprietário. Exigiu-me dois fiadores com a propriedade de imóveis, além de outras exigências menores a meu respeito.

    Porém, no contrato de locação, renovado de dois em dois anos, jamais as firmas foram reconhecidas.  Mais ainda, os recibos dos meus pagamentos, feitos rigorosamente em dia por depósito eletrônico, eu tinha que implorar para recebê-los.  Não que eles fossem loucos de recusar, mas simplesmente não estava entre as suas prioridades.  Por comodidade, e também por me sentir razoavelmente seguro com os extratos bancários comprovantes do pagamento, eu deixava acumular diversos pagamentos e só cobrava os recibos por ocasião da renovação do aluguel, ou ainda após uma quantidade de meses.

    Quando o fazia, um lote de recibos era emitido no mesmo dia. Erros na grafia de meu nome eram frequentes. Datas, então, podiam ser quaisquer umas.

    Se eu tiver que comprovar não ser o proprietário da casa onde morava, jamais poderia utilisar estes recibos repletos de erros. Quem sabe entrando na justiça de Curitiba consiga me tornar proprietário da mesma? Será que tenho alguma chance?

     

     

     

  16. E não é que Tio Nosferatu virou a alegria da mídia!!!

    Pensar que essa mídia foi alimentada pelo governo petista anos a fio! Me dá raiva… fico deprê.. fico puto.. chateado …  etc. Pensar que a Globo estava falindo e lá foi o governo petista acudir os cornos dos Marinho …  Que Lula..que Dilma e outros “ins”  adoravam a Folha, o Globo…  Que a mídia digital-progressista foi menosprezada anos a fio. Vivia de “milgalhas” do governo petista. A cada seis meses, meia dúzia de blogueiros eram convidados pelo governo para ir até Brasília tomar um cafezinho com pão de queijo.. Já era demais! Pra mídia convencional e antiga: GRANA. Para mídia progressista um conversinha regada a pão de queijo!!! E ainda a fama de CHAPA BRANCA! Enfim, gosto de lembrar disso. É tortura mental siml. Mas preciso fazer isso para não sentir dó do quie está rolando neste momento. Essse massacre da mídia mentirosa. Mas agora eles (a mídia) cagam e andam para o que PT, Dilma, Lula e militância pensam… Estão com os cofres cheios. Recebem uma boa graninha do Temer em publicidade. Tá tudo muito bem. Tá tudo nos trinks para o seo frias, o seo marinho..o seu civita etc etc … Até aquele jornaleco da marginal, em estado comatoso está alegre, feliz, cheio de vida com as verbas publicitárias do tio Nosferatu!

    1. Brizola comeu o pão que o

      Brizola comeu o pão que o diabo amassou com essa mídia, Erundina e Martha tambem sofreram.

      E o que fez Lula e Dilma? Encheram os caras de dinheiro, se imaginaram da turma. Agora aguentem.

  17. Não vou inserir os vídeos de Roda Viva com Chico de Oliveira

    nem de Ruy Braga, BoiTempo. Não são intelectuais midiáticos e são muito chatos pra maioria do distinto público que se tem como progressista ou autodenominado esquerdista. Há minutos em qe Chico discorre sobre Lula. Se eu pusesse, no mínimo seria apedrejado, xingado, queimado vivo em fogueira (não, isso não: já passou de moda da moral vigente muito popular).

    Viva a unanimidade.

    Que assim seja.

  18. O que não pode …

    passar desapercebido, tanto no episodio dos recibos quanto dos depositos da Oderbresth são as falsas declaraçoes do locador (que não recebia) mesmo declarando e passando recibo e do Marcelo (que a doação veio da conta de propina) mesmo com recibo de deposito e declaração no balanço da firma.

    Fosse em um pais sério e com promotores e juizes sérios Lula era inocentado e os dois declarantes processados pof falso testemunho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador