O xadrez do impeachment de Temer-2018 pela lei da ficha limpa

O fato novo, que surgiu no fim da noite de ontem, foi a provável inabilitação de Michel Temer para as próximas eleições, como efeito de sua condenação em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo. É mais uma peça nesse nosso xadrez absolutamente imprevisível.  Não afeta seu mandato atual, mas o impedirá de se candidatar em 2018.

Acompanhe os próximos lances.

1.     A Lava Jato chega ao seu objetivo final: inabilitar Lula.

No dia 14 de outubro passado, no post “Como a Lava Jato foi pensada como operação de Guerra” (http://migre.me/tGjEx), analisei a operação, à luz do trabalho de 2004 de Sérgio Moro sobre a Operação Mãos Limpas.

Fica claro, para o Grupo de Trabalho da Lava Jato, que o Bettino Craxi a se mirar, o Rei a ser derrubado, é o ex-presidente Lula. O vazamento sistemático de informações, sem nenhum filtro, é peça central dessa estratégia”.

Com sua decisão ontem, o Procurador Geral da República (PGR) Rodrigo Janot completa o ciclo, e com requintes: além de Lula, propõe abertura de inquérito contra a própria presidente Dilma Rousseff, provavelmente para não permitir nenhuma possibilidade de reversão do impeachment no Senado. E ainda inclui o ex-Ministro José Eduardo Cardozo no menu, tido e havido como pessoa de suas relações pessoais. A inclusão das principais lideranças petistas no governo visa o segundo objetivo: a inablitação final do PT.

Aliás, Cardozo teve papel central para manter Dilma na ilusão de que a Lava Jato jamais a atingiria. Levará pouco tempo para que todos os capítulos da história sejam revelados. E, provavelmente, uma eternidade até que Dilma e Cardozo se deem conta do que aconteceu.

O óbolo pago por Janot foi o pedido de abertura de inquérito contra Aécio Neves.

Para nosso xadrez de hoje interessa saber que 2018 já começou a ser jogado. Nele, Lula terá papel de liderança, sim, mas dificilmente de candidato. Se não for inabilitado pela Lava Jato, será pelo PGR com o aval do STF (Supremo Tribunal Federal). Por lá, há três espécies de magistrados: os que conspiram, os que não toleram Lula e os que julgam que só haverá paz quando Lula sair do jogo.

Portanto, a política terá que conviver com a ideia de que o último personagem central do período de redemocratização estará doravante fora do jogo, como candidato, mas não como liderança.

2.     O fator Michel Temer

A estratégia de Temer teria três tempos, não fosse o julgamento pelo TRE paulista, que será explicado a seguir.

O primeiro, nos próximos seis meses, em que tentará firmar sua imagem e superar a de golpista. A segunda, de atuar até 2018 se preparando para ser candidato. Se bem-sucedida, arriscaria a terceira, em 2018.

Os fatos não parecem corroborara a estratégia. Se o impeachment passar, Temer assumirá com a imagem de golpista, montando o Ministério mais fisiológico da história.

Nos primeiros meses, será beneficiado pela herança tardia de Joaquim Levy: inflação cedendo, taxas de juros acompanhando, e uma recuperação ainda que tímida do nível de atividade. De certa forma permitirá algum contraponto à má qualidade de seu ministério.

Sua ideia é que, consolidado o governo nesse período, poderia ousar voos maiores. Dificilmente isso ocorrerá. Passado o período da graça, Temer terá pouco a mostrar.

Sua base de apoio, extremamente fluida, o limitará nas seguintes questões:

1.     Dificultará o pacto maior com o PSDB.

2.     Obrigará a alianças com os grupos mais retrógrados do Congresso.

3.     Este ano haverá eleições municipais e dificilmente o Congresso concordará com uma agenda negativa.

4.     Não terá como se livrar da CPMF.

3.     Temer ficha suja

Ontem, surgiu o fato novo no horizonte: por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo condenou Michel Temer por irregularidade na campanha de 2014 (http://migre.me/tGkms). Temer teria declarado rendimentos de R$ 839.924,46 em 2013, e doado R$ 100.000,00 na campanha de 2014. A legislação define limite de doação de 10% do valor declarado pelo doador no ano anterior e, no caso, o valor chega a 12%.

A Lei da Ficha Limpa, em seu artigo 1o, paragrafo j, reza:

j) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma, pelo prazo de 8 (oito) anos a contar da eleição.

Segundo o procurador eleitoral Rodrigo Tenório, a condenação por doação acima do limite não interfere no mandato atual. Mas será discutida no pedido de registro de candidatura nas eleições de 2018, segundo o artigo 22, XIV:

XIV – julgada procedente a representação, ainda que após a proclamação dos eleitos, o Tribunal declarará a inelegibilidade do representado e de quantos hajam contribuído para a prática do ato, cominando-lhes sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificou, além da cassação do registro ou diploma do candidato diretamente beneficiado pela interferência do poder econômico ou pelo desvio ou abuso do poder de autoridade ou dos meios de comunicação, determinando a remessa dos autos ao Ministério Público Eleitoral, para instauração de processo disciplinar, se for o caso, e de ação penal, ordenando quaisquer outras providências que a espécie comportar;  

Por aí, portanto, é possível que Temer também seja inabilitado por 8 anos, o que o afastaria das eleições de 2018.

4.     O fator 2018

O jogo começa com os dois principais partidos – PT e PSDB – afetados por desgastes históricos. Ao mesmo tempo, uma polarização política inédita, na pós-redemocratização, com as ruas divididas entre militantes de esquerda e direita, mas com escassa definição programática.

Há nitidez na pauta social e na defesa das minorias. Mas uma enorme confusão conceitual em torno do papel do Estado, com a direita propondo seu esvaziamento total e a esquerda com dificuldades para superar alguns dogmas históricos, como os dissídios coletivos e a proibição a qualquer forma de terceirização.

No tempo anterior de jogo, o PT se sobressaiu com sua pauta social, mas jamais conseguiu definir adequadamente uma estratégia econômica e de país. Criou políticas relevantes de inovação, educação, de compras públicas. Mas, no campo macroeconômico, deixou-se amarrar à ilusão do câmbio apreciado e dos juros elevados. A não ser por um breve tempo, com Dilma Rousseff, ousou aproximar-se das taxas de juros internacionais e da redução de spread. Mas o esforço foi por água abaixo no episódio que marcou a inflexão final do governo Dilma: a elevação da taxa Selic.

Nos próximos tempos, o PT terá que se reinventar e terá que surgir uma nova esquerda alicerçando a pauta social em ideias econômicas mais claras, que consigam casar a flexibilidade dos tempos modernos, tanto no mercado de trabalho como no de capital, com projetos de nação e de inclusão social.

O nacional-desenvolvimentismo terá que sofrer um upgrade para torna-lo mais contemporâneo.

Por outro lado, se quiser ser politicamente competitiva, a direita terá que adaptar seu discurso de demonização do Estado para uma realidade social diversa, na qual não se admitirá o recuo de conquistas sociais e trabalhistas.

A sociedade moderna não comporta mais grandes partidos monolíticos. Mas, também, não poderá avançar se não houver confluência de tendências, criando massa crítica para a governabilidade.

A cada dia que passa, sindicatos e movimentos sociais passam a conviver com formas modernas de associação, os coletivos e suas coordenações horizontais, ao arrepio de qualquer hierarquização.

Por outro lado, posições de esquerda e direita estão muito amarradas a conceitos simples. De um lado, os valores da solidariedade; do outro, o culto ao mérito individual. É muito pouco. O que leva a confusão de manifestantes defendendo menos Estado e mais educação e saúde gratuitas.

Esses momentos costumam abrir espaço para figuras providenciais, com seus discursos salvadores.

Luis Nassif

167 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Reivindicação sem projeto e

    Reivindicação sem projeto e merda (com o perdão da palavra) é a mesma coisa. Será possível que ainda não deu pra entender que 2013 foi exatamente isso? E qual foi o resultado? Desgraça e caos. Poderes não políticos se arvorando representantes da opinião é da vontade popular. Quem não tem projeto definido de país deveria se recolher à sua insignificância e não reclamar nas ruas. Política é coisa séria demais para aventureiros. O que fazem os secundaristas é lindo, dou o maior apoio, mas o resultado é zero. Alckmim fechou as escolas e pronto. Tá todo mundo marcando touca acreditando em lisas que mais existem, como democracia no Brasil. 

    1. Caro Arthemísia, para que as bases reinvidiquem não é …

      Caro Arthemísia, para que as bases reivindiquem não é necessário projeto é necessário que estas sejam francas e diretas.

      Assim como a direita saiu as ruas com Bolsonaro, Aécio, Cunha me representa, Revoltados on Line, Intervenção Militar e outras, ninguém solicitou um projeto definido para o pais, simplesmente porque com esta não tinham um projeto e porque retirado o PT do poder a briga entre todos os futuros comensais do dinheiro público será feroz e fraticida.

      Quem tem um projeto perfeitamente definido para este país? Ninguém, nem Dilma e muito menos Temer e sua corja.

      O que os secundaristas estão fazendo é o que todos deveriam fazer, fecham escolas e roubam o dinheiro da merenda (esta última foi o máximo da chinelagem em termos de corrupção, roubar dinheiro da merenda, dose né), o que os secundaristas querem, escolas, merenda e prisão para os ladrões de merenda.

      Quando tentarem retirar os direitos trabalhistas de todos, o que se deve fazer, exatamente o que os secundaristas fazem, tentar barrar a retirada de seus direitos. Simples, a solução deve ser achada por quem se propõe a governar e não aos governados.

      O ônus da prova se inverte, quem estará no governo não será nem Dilma nem Lula, logo o problema será de quem está governando e não quem já saiu ou foi retirado do governo.

      1. Ah, então vamos viver a

        Ah, então vamos viver a reboque do que vai acontecer e não precisamos de projetos? Quando o MPL invadiu as ruas sem projeto quem apareceu com um foi a direita, ou você não notou isso? Por favor, Dilma em pessoa pode não ter um projeto de país, mas o PT e as esquerdas têm é um governo desses abre espaço para algumas ações que construam o projeto. Lula e Dilma implementaram o mesmo projeto nacional-desenvolvimentista. Falharam, mas fizeram. Agora, sair pra rua contra tudo o que está aí, isso sim é tiro no pé. Foi um tiro no país. É disso que reclamo desde 2013: essa irresponsabilidade da “nova política”. A direita tem um projeto e está implementando, não tem nada aleatório. Não creio que vá adiantar nada as ruas depois da perda dos direitos. Veja o que ocorreu na Grécia. Só daqui a muitos anos ess onda conservadora e ultraneoliberal será enfrentada pelo mundo, mas aí muita gente já terá morrido de fome.

        1. Não Arthemista, só há duas posições possíveis, ou

          Não Arthemista, só há duas posições possíveis, ou aceitar o golpe e ir penando aos poucos, ou evitar o golpe e com a própria mobilização popular deixar as verdeiras ruas falarem.

          Se o golpe dor detido por forças populares, quem quer que venha a governar deverá ser governado por estas forças. Só digo que em momentos de crise como esta, todos os democratas se unem e a partir da união se constrói o futuro.

          Há pautas que estão ficando claras, a taxação dos mais ricos no lugar dos mais pobres, serviços públicos sobre o controle publico (não quer dizer governamental) e expansão do mesmo, manutenção e expansão de políticas sociais, uma nova formatação das campanhas eleitorais para impedir o que os norte-americanos chamam “um voto para cada dólar, são centenas de pautas que para se satisfazê-las demora-se muito tempo.

  2. Será que não pode surgir o cavalo neste tabuleiro?

    O Cavalo eu chamo as forças armadas. O que pensam o alto comando após estas sucessões de “movimentos” neste tabuleiro fétido?? Vão defender a “rainha”? ou estão em posição desfavorável? Pode ser que não façam nada…mas aposto que estão muito bravos com o almirante preso, a conversa do pre-sal caindo nas mãos dos estrangeiros, uma guinda fora dos discurso nacionalista de adquirir autosicifiência tecnologica…(a história dos caças suecos? os submarinos franceses? morreu???) vai ficar assim mesmo? Vão aceitar cortes no serviços público federal? Será que não vale dar uma xeretada de como anda os humores do “cavalo” para esta configuração desde atual jogo de xadrez??? Só uma questão para o debate…

    1. Acho que estão esperando o

      Acho que estão esperando o fato se consumar, para dizerem se são a favor ou contra o golpe.

      O gal Villas Boas já disse que o golpe de 1964 foi um erro, como  frisou, os tempos eram outros.

      Em relação às FAs só resta esperar, se irão bater continência para o Temer e Cunha ou não

      1. A Polícia Federal vai impor a sua independência, se ela impõe…

        A Polícia Federal vai impor a sua independência, se ela impõe isto as forças armadas poderão impor muito mais para ficar fora do processo. Por exemplo um orçamento fixo e listas tríplices para os seus ministros.

    2. Apenas uma estrelinha

      Veja Geraldo, o seu comentário tem apenas uma estrelinha de pontuação.

      Os comentários aqui se esquecem que diante de toda essa confusão, colocando inquivocamente, todas as instituições civis da república num mesmo nível de indigência orgânica, avesso ao nacionalismo pátrio, apelando despudoradamente, criminosamente para uma sanha golpista, jamais vista na história do país.

      A pretexto do combate a corrupção, foram à farra golpista, aniquilando toda a credibilidade do arcabouço legal, mesmo sendo meia boca, mas que funcionava, das nossas instituições. E por mais paradoxal que possa parecer, absurdamente perpetrada pelos seus próceres.

      Chego a concluir de modo “insano”, que só se poderá combatê-los ou enfrentá-los, se for uma organização tão criminosa quanto eles. Criminoso por criminoso, na atual sitiuação, sou mais PCC.

      Como disse, todos os poderes estão corrompidos. O único que não deu as caras ainda são as Forças Armadas.

      O desalento para quem é democrata é tão grande, que diante de tal gravidade por que passa o país, a nossa salvação são elas, que poderão garantir a Constituição e colocar ordem na casa.

      A sua pergunta Geraldo, poucos respoderão, mas ela tem muito sentido.

      Eu jamais poderia imaginar nessa altura da minha vida, ver o que está acontecendo com o país.

      É inacreditável. É surreal. É abominável.

      Ou a última cidadela da república entra em ação para colocar ordem na casa, ou então haverá guerra civil.

  3. Então o grande crime do Temer

    Então o grande crime do Temer é ter doado uns 10 mil reais a mais do próprio dinheiro? Realmente é gravíssimo!

    O blog às vezes é patético.

    1. E Você é um desinformado. Não

      E Você é um desinformado. Não interessa o que fez ou não fez. Interessa que, sendo condenado em segunda instância por lei eleitoral, ele automaticamente está inabilitado de concorrer a novas eleições por oito anos. 

      1. Ele está sendo eleito, ainda

        Ele está sendo eleito, ainda que indiretamente, presidente. Se é ficha suja, não pode. Tornar-se inelegível não é simplesmente ser impedido de participar de eleições, é mais que isso, é não poder tomar posse de um cargo eletivo. Hoje ele é vice. Presidente é um outro cargo. Quem pode o mais, pode o menos. Mas quem não pode o menos, candidatar-se a vereador, por exemplo, não pode o mais, ser presidente. 

      2. Instâncias Superiores

        Não se iluda Nassif, as Côrtes Supeiores podem retirar a espada de Thêmis da cabeça do Temer de forma tão rápida que nem toque um fio de cabeço do moço. 

    2. Valores não importam
      O que

      Valores não importam

      O que faz diferença é a consequencia prática !!!

      O Cunha com milhões não foi tirado da presidência da da câmara.

      E aindaque fosse um real, Temer fica fora do jogo para 2018.

      Acho que aidna acontecerão muitas coisas… Dilma é carta fora, mas ainda veremos briga enorme pelo Butim. Lembrando que é do interesse do PSDB que Temer não concorra…

       

  4. E sempre para prejudicar a

    E sempre para prejudicar a presidenta como aconteceu ao longo de todas as investigações da Lava Jato. Jamais este procurador permitiu que Dilma respirasse. Mesmo quando por ingenuidade ela achava que as investigações passavam ao largo de seu governo, Janot e sua força tarefa, ao pressentirem qualquer alívio, ou um pequeno sinal de melhora do governo em relação a normalização de suas relações com o parlamento, com a opinião pública, lá se vinha mais uma fase da Lava Jato. Quando a presidenta manobrou para impedir que seu impeachment se consumasse, indicando Lula para casa civil, o que dava ares de negociações oficiais com os deputados, ele manda dos E.U.A que os áudios dos grampos telefônicos vazassem para imprensa, impedindo que a posse de Lula se viabilizasse, obrigando o ex presidente a fazer negociações num quarto de hotel como se estivesse cometendo algum crime. Já Cunha, o bandido Cunha, pôde presidir a sessão que autorizou o senado a abrir o processo de impeachment.

    Agora novamente, como tem feito no decurso dos últimos dois anos, do mesmo jeito que na antevéspera da votação da autorização pela câmara para que o senado abrisse o processo de impeachment da presidenta Dilma e a afastasse do cargo, autorizando que os grampos telefônicos captados por uma escuta da PF fossem vazados, com nítidos objetivos políticos de influenciar os votos dos deputados, que se estão nessa louca cavalgada pela derrubada da presidenta eleita é tão-somente porque perceberam que isso é o objetivo declarado do PGR. É o que Janot deseja e novamente volta agir com o mesmo modus operandi, vazando os inquéritos que pedem que o STF abra investigações contra Lula e Dilma, dois ex presidentes, o que não é pouca coisa, de novo próximo da votação pela abertura do processo de impeachment no senado.

    Isso para influenciar os votos dos senadores e inflamar esta opinião pública facistizada, porque prova de alguma coisa concreta contra as pessoas indiciadas não existem. Existem ilações que podem ser interpretadas pelas conveniências de quem as enxerga, assim ou assado. Janot sabe que Dilma só indicou Lula para casa civil num ato de desespero pela salvação de seu mandato. Muito provavelmente, se os vazamentos dos grampos telefônicos não tivesse acontecido, Lula teria conseguido impedir que a câmara desse autorização para o senado abrir o processo de impeachment. Ainda que não sentisse assim, Janot sabe que esta interpretação é completamente plausível, pode ser tranquilamente feita. Se este sujeito tivesse um mínimo de gratidão, reconhecimento pelo que este governo fez em relação ao combate à corrupção, o fortalecimento do MPF, da PF, jamais cometeria esta ignomínia. Realmente a presidenta cometeu muitos erros nessa questão de indicar pessoas seja para o judiciário ou para a PGR.

  5. Isso tudo não leva em

    Isso tudo não leva em consideração que a esquerda vai partir para a desobediência cívil. Desobedecer o Temer, o Janot, o Cunha,  cambada toda.

    Se vai dar certo, não sei. A repressão pode enquadrar os movimentos sociais e prevalecer a paz dos cemitérios. Mas a disposção da galera não é essa. A começar com a garotada secundarista nas escolas. 

    Está tendo golpe, mas já tem luta e vai continuar

    1. “Isso tudo não leva em

      “Isso tudo não leva em consideração que a esquerda vai partir para a desobediência civil. Desobedecer o Temer, o Janot, o Cunha,  cambada toda.”

      Sinceramente Juliano, hoje tenho dívidas se isso irá acontecer.

      Diziam que não ia ter golpe. O golpe foi dado.

      Diziam que se houvesse golpe a Globo seria invadida. Mesmo que simbolicamente seria válido. A Globo continua ai tocando o terror, com seus comentaristas em  êxtase pela prisão do Lula e posse do Temer.

      Tenho minhas dúvidas se vai haver violência civil por parte sociedade que apoia a democracia.

      Como sempre digo, se houver algum tipo de resistência mais radical, virá das comunidade, morros e favelas

      1. Gilson, não vai ter golpe, vai ter luta é um palavra de ordem…

        Gilson, não vai ter golpe, vai ter luta é um palavra de ordem que não se esgota na deposição de Dilma e mesmo na prisão dela e de Lula.

        1. Além da palavra de ordem, é

          Além da palavra de ordem, é claro, deveria de ser também literal.

          Luta, porrada, pancadaria, talvez assim os golpistas poderiam recuar.

          Do jeito que as coisa estão andando, sem resistência efetiva, está muito fácil para eles.

          E tem mais, quando prenderem o Lula vai haver um tumulto inicial, mas depois de uns três dias tudo voltará ao normal e o Lula acabará como o Dirceu, envelhecido e humilhado.

          Se não ocorrerem mortes de fato, não adianta tampar o sol com a peneira, não haverá resistência, e sim apenas gritaria.

          Tiro, porrada e bomba, esse é o verdadeiro contra golpe.

          Quem achar  que sou violento, que mande flores para os 367 golpistas.

          1. A questão, caro Gilson, é que

            A questão, caro Gilson, é que a oposição ao golpe transcendeu ao governo Dilma, ao PT e mesmo ao Lula. A prisão do Lula põe mais lenha nessa fogueira, ainda mais que ele tem projeção internacional. 

            O Janot usa o domínio do fato, que já foi desautorizado pelo autor alemão no caso do mensalão. Essa prisão, em havendo, será muito questionada lá fora. Temer e Cunha governando, com Lula preso e Dilma afastada é uma vergonha e o mundo verá isso.

            Quanto à resitência aqui, ela já acontece no caso das escolas. É uma desobediência civil. A garotada inclusive peitou a PM. Já houve bloqueio des estradas. E a CUT e a UNE promete greve geral. O tamanho disso não sei. E o governo Temer conta com a melhora da economia para esvaziar. Mas a luta está aí. Não vai ser tirar pirulito de criança

          2. Juliano, não vai ser tirar pirulito de criança, mas também não..

            Juliano, não vai ser tirar pirulito de criança, mas também não será a batalha de Stalingrado!

            Os golpistas não são tão sólidos assim, as fraturas no seu movimento pode ser demonstrada com facilidade, eles não tem certeza do que estão fazendo nem acreditam em nenhum de seus líderes.

            Usei a analogia do Alexandre Weber que considera o golpe um volante de inércia, uma roda com uma boa massa que começa a rodar devagar e vai tomando velocidade. Para parar esta roda tem diversas possibilidades, ou dar um trancasso que só se pode dar quando se tá muito organizado, ou simplesmente colocar grãos de areia na ligação do volante com o eixo, vai se colocando grãos e mais grãos, até que a ação de todos estes grãos vão aumentando o atrito e o volante para.

            Se as ações forem como estes grãos, cada insignificante grão não faz nada, mas a soma destes grãos vai parando a roda, nada de espetacular, nada de fantástico, mas real e físico, mas cada um deve contribuir com seu insignificante grãozinho.

             

  6. Só me dá enorme satisfação

    Só me dá enorme satisfação ter dito neste blogue alguns anos atrás, assim que apareceu esta tal de lei da ficha limpa, cantada em versos e prosas que seria o instrumento que alcançaria Luis Inácio Lula da Silva. Ainda não foi, mas tenho certeza que será.

  7. Nassif, deixas sempre por último o povo.

    Nestas reflexões parece que o povo é algo para ser cabresteado para não dizer enganado.

    Agora coloco outra reflexão, que talvez seja o ponto básico de toda esta crise e que poucos aqui discutem, o protagonismo da população em geral na política.

    Nos governos Lula e Dilma, por mais que se fale mal, há um ponto positivo que todos esquecem, a esperança ou dentro de uma linguagem mais sofisticada a criação de expectativas. Tanto um como outro governo criaram esperança de um outro futuro para a população brasileira, e esta crise que aí está, que ainda não é tão profunda como descreve a oposição, sairá da memória recente da população e virá a memória a longo prazo da esperança que estes tinham tanto no governo Lula e Dilma.

    Há coisas reais que não deixará a população esquecer, não é o valor do dólar e muito menos o equilíbrio fiscal, é a casa que alguém da família conseguiu pela primeira vez no minha casa minha vida, é o curso superior que também pela primeira vez outro membro da família conseguiu, ou até o carrinho popular que permitiu por algum tempo que as pessoas passeassem, em resumo, são benefícios reais e tangíveis que ficarão na memória.

    Por mais que a Globo diga que a situação está uma calamidade todos vão perceber ao nível de década, que passaram uma década com esperança de dias melhores, e o Temer com toda aquela simpatia irradiante dizendo na TV que devemos (o povo, é claro) nos sacrificar por um futuro distante (bem distante mesmo) melhor vai contrastar com uma realidade vivida.

    Salvo que mudem de política econômica que já está proposta, sem ganhos e com retirada de direitos, haverá uma grande diferença entre um passado recente que durou mais de uma década com um presente obscuro e um futuro incerto.

    Além disto temos os movimentos sociais, que as pessoas desprezam e acham que é mera retórica da esquerda, mas na realidade se está vendo que rapidamente, como um exemplo típico, as ocupações pelos secundaristas nas escolas de São Paulo está se criando uma prática democrática que transcende em muito o povo cabresteado ou enganado pelos políticos do passado.

    O grande erro de toda a direita foi o tempo, se adiantaram pois ficaram animados com os movimentos de rua e partiram para a ofensiva antes do melhor momento. Não é o melhor momento porque atualmente todos os olhos estão voltados para o Brasil, a imprensa internacional com as olimpíadas logo estará em massa no nosso país, e exatamente no momento que eles deveriam, dentro do programa das maldades, começar a repressão destes movimentos sociais.

    Para mim está claro, faltam 93 dias para o começo das olimpíadas, e somando estes três meses com mais o evento e as paraolimpíadas, são quatro meses em que o porrete não pode bater, ou ainda pior para eles, o porrete nem vai poder bater como eles estão acostumados a bater. Cada protesto, cada mobilização terá dez mil olhos observando, e olhos sensíveis que vendo crianças sendo surradas, favelados fuzilados, e mais outras práticas que já existem e que deveriam ser intensificadas (segundo o programa), será um momento raro para a intensificação da mobilização social.

    Quando as olimpíadas terminarem e a imprensa internacional sair, vão tentar aumentar a pressão, porém estes quatro meses servirão para muita coisa. Tem mais outro ponto, já no fim do evento começa a campanha eleitoral, e candidatos a prefeitos e vereadores farão uma pressão enorme para que não haja excessos pela parte do governo.

    O calendário ficou apertado, e uma prisão de Lula ou Dilma, no meio disto tudo com profissionais da imprensa internacional olhando vinte e quatro horas por dia e comparando qualquer excesso com a situação de bem estar que causou a todos durante a copa do mundo, virão questionamentos bem mais profundos e aguçados.

    Por que dou importância a imprensa estrangeira? Simplesmente porque o investidor estrangeiro não lê a Folha de São Paulo nem assiste o Jornal Nacional, ele lê o New York Times e assiste a CNN, BBC e outras, e se os relatos forem mais catastróficos o dinheiro simplesmente não virá.

    Por mais belos olhos que tenham os próximos ministro da fazenda e presidente do BC, não conseguirão limpar máculas simples que podem ser geradas neste próximos meses importantes.

    Sempre escrevo quando comento as alegações das atitudes fascistas de membros da direita brasileira, que o fascismo tem duas fases de implantação, a primeira dando uma esperança aos mais pobres e uma segunda impondo o regime de Terror a oposição. Esta primeira fase está sendo “by-passada” pelo programa da direita e estão dispostos a começar com a segunda. Qual o problema? A implantação de um regime de Terror necessita de uma base mínima de apoio popular.

    Vamos lembrar um pouco do passado, Quando que a ditadura brasileira foi mais truculenta, exatamente no meio do “milagre brasileiro”, quando este começou a esgotar procuraram a saída política e diminuiu a repressão, pois a base popular tinha enfraquecida.

    Esta visão burocrática de governo, como se o povo não existisse é algo meio fantasioso, pois sem repressão feroz, sem censura da imprensa forte e sem um mínimo de apoio popular qualquer regime que não for exitoso desanda.

    1. “Nestas reflexões parece que

      “Nestas reflexões parece que o povo é algo para ser cabresteado para não dizer enganado”

      É porque infelizmente o povo é assim…

      O que levou aquele mar de gente, até outro dia totalmente despolitizada, de repente ficar tão patriota, engajada e sair às ruas pedindo impedimento da presidente?

      Não foi um grande cabresto midiático?

      Não foi uma grande enganação?

      Se eles realmente prestassem um mínimo de atenção na política, e no que vem acontecendo com o país nos últimos 20 anos, jamais fariam isso!

      Entregar o país aos abutres: 10 entre 10 brasileiros rejeitam Temer… Cunha nem se fala…

      Insatisfação já passamos por muitas e muito piores, mas nunca se viu isso.

    2. Não há povo

      E está correto. Que povo?

      Hoje, este Estado que não é nação, sem Constituição, nem mesmo é Estado mais. Como caracterizar um aglomerado de pessoas como povo? O único povo brasileiro neste País é a oligarquia.

      Nassif está correto, assim como Drummond continua correto:

      “O Brasil não nos quer! Está farto de nós!

      Nosso Brasil é no outro mundo. Este não é o Brasil.

      Nenhum Brasil existe. E acaso existirão os brasileiros?”

       

    3. Sem fatalismo camaradas

      Muito bom o seu comentário, rdmaestri.

      Concordo que há mesmo uma tendência dos comentaristas aqui e em outros lugares da mídia alternativa em ‘descontar’ a reação da população (e os movimentos organizados) das suas contas. Vejos também muito fatalismo nos discursos – muito ‘já era’. E esse discurso fatalista (que está crescendo assustadoramente nesses últimos dias), é, em si, um dos problemas mais graves no momento – eu diria até, é um dos fatores que está possibilitando a consumação do golpe. Se engolimos o ‘já era’, estamos colaborando com o golpe. 

      O golpe precisa desse discurso. Manipular o cenário nas suas falas é parte fundante da ação golpista; não podemos absorver isso nas nossas falas. Que a gente se desespere, dê o jogo como terminado, entregue os pontos – é o que eles mais querem…

      No caso dessa semana: sim, o cenário ficou muito mais duro com as ações do Janot ontem. Mas por que ficou? Se tudo estivesse caminhando como os golpistas querem, por que recrudesceriam? Por que intensificariam o ataque agora? A mim me parece que este recrudescimento é sinal de que enxergam riscos e passam a tomar medidas concretas para garantir o golpe. Vêem riscos; tomam medidas concretas; e tentam intensificar o discurso do ‘já era’.

      Nesse sentido, acho, por exemplo, que os depoimentos de ontem foram muito negativos para eles – em particular o do Lavenère. Sim, foi emocional; sim, ele apelou para uma série de clichês e fugiu do palavrado técnico……. mas acho que justamente por isso, é perigoso para eles. E Lavenère não é qualquer um; representa, simboliza o impeachment do Collor. Nada bom para eles ele ser tão enfaticamente contra este. É um perigo para a implantação do discurso único de que “todos querem a saída de Dilma”. 

      E na verdade esse discurso está perdendo terreno. Eu tenho sentido uma mudança na reação das pessoas nas ruas, no cotidiano. Até o dia da votação no Congresso, era raríssimo conversar com alguém na rua que emitisse uma opinião minimamente crítica do processo. Agora todos a quem eu pergunto criticam. Todos. Mesmo quem diz que odeia o petê, fora Dilma…. concordam se a gente diz, “mas esses deputados/senadores/esse Temer… é um horror”. Os articuladores do golpe devem saber disso, e por isso, intensificam as ações concretas para garantir que o processo acabe como eles querem, e procurarm deixar ainda mais forte a impressão de que isso vai acontecer fatalmente. Não acho nada positivo a gente entrar na deles.

      1. Algumas dezenas de jovens ocuparam a ALESP, não tiveram…

        Algumas dezenas de jovens ocuparam a ALESP, não tiveram medo como o bando de velhotes e velhotas derrotistas (sou velho mas não abaxei os braços) que ficam com medo de sua sombra.

        Todos que aqui escreveram já foram devidamente mapeados pelas forças golpistas e não é porque agora vão ficar bonzinhos que retaliações não virão.

        Logo como diz a Marseillaise logo no seu início:

        REFRAIN

        Aux armes, citoyens !
         Formez vos bataillons !
         Marchons, marchons !
         Qu’un sang impur…
         Abreuve nos sillons !

        COUPLETS

        I

        Allons ! Enfants de la Patrie !
         Le jour de gloire est arrivé !
         Contre nous de la tyrannie,
         L’étendard sanglant est levé ! (Bis)
         Entendez-vous dans les campagnes
         Mugir ces féroces soldats ?
         Ils viennent jusque dans vos bras
         Égorger vos fils, vos compagnes

         

  8. Também quando os mais

    Também quando os mais rasgados elogios eram feitos a este PGR, eu trouxe atenção o livro de Manoel Pastana contando tim por tim quem são as pessoas do ministério público federal escaladas para chegar ao cargo máximo na instituição. Todas sem exceção, no livro de Pastana, se uniram não para uma mas para várias práticas criminosas do tipo que eles acusam de terem sido cometidas na Lava Jato. Desde proteção aos membros do grupo chamado tuiuiús até perseguição de quem ficou contra. Os tuiuiús originais foram defenestrados, os que aderiram o grupo lá atrás quando Lula chegou ao poder, tomaram o MPF de assalto. Quem primeiro foi traído, Cláudio Fonteles que não teve direito a reeleição, elegeu o sucessor e quando cobrou o acordo da não recandidatura, foi tratorado. Tudo isso que a cúpula condena no congresso nacional, os conchavos, os acordos em troca de cargos, de posição e salários dentro da estrutura do MPF são feitos por eles, interna corporis. Eles podem os outros não. Janot jamais me enganou. Dilma foi uma inocente útil. Como estes milhões de fascitas que foram as ruas, uma analfabeta política. Cai mais pelos próprios erros do que pelo mau caratismo de quem vai sujar as mãos para arrancar-lhe o mandado e ferir de morte a democracia.

      1. DE FAXINEIRO A PROCURADOR DA

        DE FAXINEIRO A PROCURADOR DA REPÚBLICA. A partir da terceira edição, o autor modificou o texto denúncia que trata dos assuntos citados em meu comentário.

  9. Para quem ainda não sabe, o

    Para quem ainda não sabe, o ministro de ciência e tecnologia do Temer será um bispo da Universal.

    Isso sem contar a indicação do Malafaia e Feliciano para as secretárias, 2º e 3º escalão

    Nada é tão ruim que não possa piorar

    1. Mais um foco de conflito permanente.

      Parece que estão escolhendo os ministros por birra, ou seja, …. colocamos este aqui porque ele vai irritar toda a comunidade com que vai trabalhar…

      Só um detalhe, Macedo é inimigo de Malafaia.

      1. Inimigo não sei se é o melhor

        Inimigo não sei se é o melhor termo…lembre que igrejas para essa gentalha são um negócio… a melhor palavra são concorrentes !!!

        E o PRB do Macedo vou pelo impeachment com a coesão do DEM !!!! Foi fundamental !!!

    2. O Brasil é, definitivamente,
      O Brasil é, definitivamente, o país da piada pronta.

      Uma coisa é certa: com o Criacionismo na ordem do dia, as verbas para o Ministério poderão ser reduzidas, a bem da enorme crise.

      Alinhe-se com o MEC e vamos em frente com nosso Estado laico.

      PS: Para constar, tenho absoluto respeito por TODAS as religiões, mas não associadas ao Estado. Não tolero proselitismo religioso associado à vida social – política principalmente. Religião é instrumento de controle perigoso.

    3. Mais um motivo para causar

      Mais um motivo para causar revolta, caro Gilson. Ontem mesmo encontrei uma amiga que falou disso com espanto. E ela nem é petista, ou militante. É apenas pelo bom senso. 

      Essas indignações vão acumulando. É assim que se faz uma sublevação civil. Esgotar o limite de paciência do cidadão

  10. A prisão de Lula e de Dilma pode se transformar no anticlímax..

    Acho que será extrema burrice tentar e conseguir prender tanto Lula como Dilma, pois isto será o anticlímax do golpe, simplesmente porque encerra um ciclo e … não acontece nada além de satisfazer o ódio da burguesia e tornar mártires vivos estas duas figuras que melhoram a vida do povo por mais de uma década.

    Com Dilma e Lula presos quem estes apoiarem nas próximas eleições já estará eleito e na situação atual tem várias figuras que podem ser propostas, sem contar que os partidos que provocarem esta prisão serão os culpados nas eleições proporcionais.

    Quais são as soluções da direita: A primeira é a FRAUDE ELEITORAL nas próximas eleições, porém esta fraude terá que ser muito ampla, pois se assim não o for, não levam. A segunda é a introdução do parlamentarismo, que num país como o Brasil em que a traição política é a norma, introduzirá um caos na escolha e eleição do primeiro ministro. A terceira opção, é a que foi adotada pelos militares, o fim dos partidos porém sem um MDB, só com a direita.

    O que farão é problema deles, mas o esgotamento do capitalismo no Brasil como uma forma de produzir riquezas aparentemente é real, e isto é o verdadeiro problema, não a prisão de Lula e Dilma.

    Só mais uma pequena observação: Toda esta farsa a longo prazo para a prisão de Lula e de Dilma tem realmente um objetivo, que os dois se exilem, porém acho que tanto um como outro preferem aguentar o tranco numa cadeia que não deve durar muito do que fugir de seus algozes.

    1. quase ao mesmo tempo…

      e por falar em capitalismo e riquezas, o capitalismo golpista tenta desesperadamente sobreviver evitando, não a riqueza, mas sim o acúmulo de riquezas em qualque país alvo ( pegada principal com janots, por exemplo )

      1. reparem como enfraquecem de forma a indicar…

        fontes estratégicas e pessoas

        praticamente todos que contribuíram para que houvesse um grande salto para o futuro

        é que muitas vezes as pessoas não traduzem direito a ordem e trocam salto por ponte

        1. perceberam, vcs que são especialistas

          salto e ponte…………………………………………pensem bem

          primeiro colocam o Brasil à beira de um precipício…………………………..pensem mais um pouco

          ponte e um passo para trás…………………………………………………pensem bem mais

          rápido, demorado e trágico

          e este último trabalhado pela Globo como salvador, eleluia, tudo para bem da família brasileira

      2. A falta de capacidade de análise dos golpistas vai lhes custar..

        A falta de capacidade de análise dos golpistas vai lhes custar caro,

        Salvo para destruir o país, incutir ódio em parte da população e fazer um programa para a derrubada do governo a partir de instruções do Império, a “intelligenza” dos golpistas é nula.

        Não há uma visão a médio prazo, estão tateando neste golpe não prevendo o que o apoio de determinados setores lhes trará de problema. Por exemplo, Bolsonaro e Cunha jamais poderiam ocupar as posições que ocupam, pois o que somam é pouco e o que subtraem é bem mais.

        Arrumam como aliados uma fadinha da floresta e um PV e já de saída pretendem desmoralizar estes dois.

        Eu sempre disse que não há profissionalismo nestes golpistas, colocam como função objetivo simplesmente a derrota do PT e esquecem de todas os detalhes que criarão enormes contradições nos seus governos.

        Aliam-se com o bloco da Bíblia e por imposições que surgirão durante a satisfação dos desejos deste grupo, perderão uma imensa parte do eleitorado feminino.

        Aceitam com toda a carga de maldades o Bloco do Boi e não se dão conta que quando este começar a matar índios, terão milhões de inimigos de morte no exterior.

        Não dão a mínima bola para a reação internacional, esquecendo comendo na mão do Império podem ter surpresas na mudança de rumo da política internacional.

        Em resumo, o golpe ainda não vingou, tomar o poder via um golpe é simples, se manter é que é difícil.

        1. O problema é se o objetivo

          O problema é se o objetivo final dos golpistas(os Internacionais) não for um México, como imaginamos a princípio, e sim, uma Síria.

    2. O problema é eles

      O problema é eles sobreviverem a esta “prisão rápida”, notadamente o Lula…

      Se o suicídio de Lula atrairia a repulsa internacional, bem, sua prisão por si só atrairia, e quem é burro de prendê-lo, é burro de matá-lo…

       

  11. o que não deu para entender ainda…

    levando-me a acreditar que 2018 pode desaparecer do calendário político

    Se a pegada lava jato, ao que tudo indica, é para que ninguém saia fortalecido, acredito que ainda teremos  alguns eventos  bem traumáticos pela frente que podem mudar tudo, análises e previsões, como a prisão de Lula e Dilma, por exemplo

    e digo isso, também por acreditar que ninguém faz o que estão fazendo com o Brasil pensando em deixar como estava ou que as coisas sigam normalmente

    povo de luta, de trabalho, não vai saber e/ou nem terá como superar este trauma

    1. A repressão terá que ser estilo Chile, mas as condições …

      A repressão terá que ser estilo Chile, mas as condições internacionais serão outras.

      Uma coisa que me espanta, e a falta de articulação internacional dos golpistas, perderam de dez a zero para a sociedade brasileira mobilizada a simpatia da imprensa internacional, e para recuperá-la terão que fritar quase que literalmente Bolsonaro, Cunha e mais outros.

        1. O espaço vazio será ocupado por um regressista de plantão

          Mas o espaço vazio será preenchido por algum Berlusconi

          (   ) Bolsonaro – picareta

          (   ) Joaquim Barbosa – picareta

          (   ) Moro – picareta

          (    ) Marina – picareta

          Estamos num mato sem cachorro…

          A única saida era a democracia, mas essa conquista foi solapada, mais uma vez, pelo golpismo que faz parte do DNA dessa direita entreguista, não em jeito, estamos amarrados a um passado tenebroso para o qual sempre estamos retornando, sempre há uma ponte prá lá,..essa ponte nunca falta…a tal ponte para o passado ao qual estamos presos…

  12. Eleitoralmente, a equação é um tanto simples

    Para 2018, a situação parece cada vez mais clara. O PT apostou alto em depositar todas as suas fichas na figura messiânica de Lula. Com Lula fora do tabuleiro, o PT, eleitoralmente, acabou (aliás, já acabou na eleição passada, com o fiasco da eleição para o Legislativo).

    Da prisão, Lula não vai poder participar de campanha alguma, mesmo como não-candidato.

    Resta saber como vão funcionar os movimentos do eleitorado diante dessa situação. Salvo alguns esperneios, provavelmente será de conformismo, talvez alguma melancolia nostálgica, mas não mais que isso.

    Os movimentos sociais, já se percebe, começam a descolar maciçamente da referência petista.

    No resto, a indefinição parece generalizada, tanto para o lado da aventura golpista quanto para o lado das forças de resistência.

    1. Tiro no pé.

      “Resta saber como vão funcionar os movimentos do eleitorado diante dessa situação. Salvo alguns esperneios, provavelmente será de conformismo, talvez alguma melancolia nostálgica, mas não mais que isso.”

       

      Difícil acontecer. Primeiro pela polarização ideológica da sociedade e a revolta dos setores progressistas contra o golpe. Segundo porque, goste você ou não, Lula é uma referência internacional. A prisão dele, ainda mais sem provas, provocará uma avalanche de repúdio na opinião pública internacional. O que deixará a imagem do Brasil mais abalada ainda.

       

      O quadro descrito por você parece lhe dar muita satisfação, mas não creio que o script vá ocorrer dessa maneira. Se prenderem Lula, será um tiro no pé.

      1. foi por isso que coloquei, como se brincando…

        semana passada talvez, nem me lembro mais

        uma das intenções de quem deu a ordem pode ser levar o mundo a fechar todas as portas para o Brasil

        porque quando se permite que aconteça dessa forma, perde-se toda a credibilidade internacional

    2. Belíssimo comentário Prof. Ricardo, diria que o mesmo …

      Belíssimo comentário Prof. Ricardo, diria que o mesmo esquecimento ocorreu durante a prisão de Mandela e todos os lideres que foram presos, saíram todos enfraquecidos!

      Se ele é uma figura messiânica o raciocínio deveria ser exatamente ao contrário!

      No Brasil Dom Sebastião foi lembrado até o fim do século XIX.

      Desta vez pisaste na bola mais feio do que de costume.

      1. O prof. Ricardo é da turma

        O prof. Ricardo é da turma  do Todos Fora? Quer dizer, todos fora, só o PSTU fica…..PSTU e Bolsonaro juntos…,…professor,  por favor cite quais movimentos sociais estão abandonando a luta ontra o  golpe.,.. o próprio  procurador do MPF lotado no TCU  afirmou em alto em bom que Dilma não pedolou em 2015 e,  constatando que Dilma não cometeu crime de responsabilidade ..,…ah professor, e pare de salivar só de pensar na prisão do Lula, pois pode sobrar pra vc também, a não ser que você, na sua aula, prenda-se ao livro de Moral e Cívica,..lembra-se né,,,ou será que estás consciente de que seu pensamento não difere da turma dos Revoltados On Line (https://jornalggn.com.br/noticia/a-armadilha-dos-grupos-online-que-vao-derrubar-a-presidente-por-danilo-strano) que, tal como o PSTU, também grita Todos Fora,,dentro mesmo, só o Bolsonaro…

      2. É uma figura messiânica para

        É uma figura messiânica para os militontos petistas. Resta saber quantos são para validar ou não sua tese.

    3. Já que você acredita que o PT

      Já que você acredita que o PT é o crime organizado, então deveria aprender a lição que o combate às drogas dá: prende um líder e aparece outro. Da prisão muita coisa pode ser feita no Brasil, não é isso o que todo mundo fala? Moro não disse que Dirceu continuou atuando mesmo preso? Então não cante a morte do PT antes do tempo. Desde o julgamento da AP 470 que anunciam isso. 

  13. Pois é, essa foi a forma

    Pois é, essa foi a forma sórdida do Janot dizer ao Lula que não deve nada a ele. Deve ser com a visão desse desgoverno Temer, seu ministério, a própria determinação de só sair da presidência da Câmara em 2017 e muito mais, que junto com seu voto pelo impeachment o Cunha pediu misericórdia para o Brasil.

  14. Edificante exemplo para as gerações futuras
    Um Condenado sentado à Cadeira da PR, depois de urdir um Golpe de Estado contra sua companheira de chapa. Mentiu, traiu, apunhalou. A Justiça o condenou – não por estes “feitos”, ressalve-se – mas mesmo assim, esta mesma justiça estará à frente, chancelando, e na retaguarda, dando condições e garantindo o desfecho almejado.

    Agora então teremos um Presidente condenado e um Vice que já deveria ter sido.

    Isto somente nas primeiras linhas deste post!!!! Fora o resto…

    É isso mesmo Nassif?

    Como reafirmar e explicar aos jovens sob nossa responsabilidade que o crime não compensa?

  15. e brincando, analisando e prevendo, a gente vai levando…

    ou tomando no…de sempre

    enquanto a ordem repete-se como sempre, e em todos os pontos do planeta que marcaram como páises alvos, “fazer’ e ‘desfazer” leis na marra

    eu vou descansar, chega

    que cada um use sua lei e que ao povo seja permitido também

    1. mas veja como contribui para

      mas veja como contribui para que ninguém saia fortalecido

      Será? Como o Nassif apontou há meses, o comando do golpe é o MP,  na figura do obscuro Janot e suas relações com interesses americanos, foi para os braços do Tio Sam que essa figura que lembra um xerife americano correu, foi de lá que ele retornou com uma ordem para prender o comandante Othon e assim detonar o setor eletronuclear brasileiro. 

      Sobre quem sairá fortalecido? Mais uma vez voltemos à Mani Pulite italiana, que serviu de inspiração para os golpistas de capa-preta (em 64 usavam verde-oliva). Como não há espaço vazio, ele será preenchido por algum personagem da “república refundada”, termo usado pela força tarefa da LavaBunda para dizer dos novos temps que seguirão à implosão do PT, para os golpistas a causa de todos os males deste país, nas palavras de Janot, sopradas para o JN, uma quadrilha comandada por Lula. 

      Uma coisa é certa: o Brasil, com figuras como Janot, mostrou não estar preparado para um republicanismo no modelo escandinavo. Certo estava FHC ao indicar para a PGR um engavetador-geral, como disse Fernando Brito, isso não o levou ao inferno, pelo contrário, o salvou. 

      Ah, quem sairá fortalecido?  O Comandante do golpe pode está pensando, senão em alguém do PSDB, um da tal terceira via. Quem será o nosso “impoluto” Silvio Berlusconi? Bolsonaro? Joaquim Barbosa? Moro? Marina? Falta combinar com os russos.

      Quem será nosso Berlusconi? Bostonaro? Enfm, que tal, quando a cobra fumar, chamarmos o Janot para dar de comer há milhões de brasileiros dilacerados pela miséria que advirá da desconstrução política e econômica deste pais, fruto da nossa jovem democracia. Ou será que Janot pensa que é um enviado dos céus que veio para construir o reino de deus aqui na terra…

      1. Há um ano atrás mencionei o
        Há um ano atrás mencionei o Berlusconi e só faltou me apedrejaram… Seria cômico se não fosse trágico. Defensores da LJ…

        1. Só um paredão para dar jeito, inimigos da pátria não tem perdão

          Esse procuradores tem idéia de gerico, não sacam nada de geopolítica, pensam que são exímios políticos quando não passam de marionetes de interesses anti-povo e anti-democracia. Inacreditável vermos este pais abrindo mão da democracia como caminho para este pais se tornar uma grande nação, aliás, onde o MP pode fazer o que deu na telha, o resultado foi trágico, coo por exemplo uma Itália fraca politicaa e economicamente parindo Berlusconi…

          Os EUA é que não cairam nessa esparrela de dar corda a rábulas como essa categoria de promotores, eles são a mesma coisa em qualquer parte do mundo: Argentina, Portugal, Itália…onde dão corda eles avançam e destroem o pais. Como disse, para evitar que eles façam peraltices, não lhes dão corda nos EUA, mas o Tio Sam sabe muito bem a importancia que tem Janot para eles, para os interesses deles americanos, tanto que a toda semana tem um entreguista da força-tarefa da Lava Jato por lá: Dellagnol Ferando Lima, Moro, sendo que este ficou embascado com uma propina sic premio do Tio Sam. 

          Só um paredão para dar jeito, inimigos da pátria não tem perdão

           

          1. Ainda antes disso…
            Chorei – de verdade – ao ler isto: “É na fraqueza alheia que o covarde usa seu punhal. A próxima é a prisão de Lula.”, Fernando Brito no Tijolaço.
            Até onde vai a ignomínia. A perversidade e a morbidez. A frieza limítrofe…
            Dilma na linha de tiro.
            Tempos tristes.

  16. A elite odeia Lula, mesmo

    A elite odeia Lula, mesmo este nunca tendo a incomodado de nenhuma maneira. E o ódio dela contra Lula é o mesmo ódio que tem contra o povo. Não concordo com a análise do Nassif. Lula está, mais do que nunca, dentro do jogo. E se prender, vira o nosso Mandela. Pode anotar aí. 

  17. Um vidente aí falou que o

    Um vidente aí falou que o proximo presidente será o Alvaro Dias, amigão do Youssef.

    Não duvido, porque o velhaco é um velhaco canastrão , hipócrita , cínico e demagogo; conseguira com sua lábiapseudo moralista canalha, iludir a população.

     

    Jánó é um golpista Mor, que sofreu acusações e denúncias durAs de Collor,que se ele Janó aplicasse a mesma medida a si, à aquela que ele usa para aplicae aos outros, como exemplo, as mentiras de Delcidio arrancadas no pau de arara em delação forçada, ele Jáno deveria ser processado também. Acusações contra os outros valem, e acusações contra si não valem Jánó? E o STF as acusações que o Delcidio fez contra os juizes do STF, eles serão processados também?

    Que justiça de merda a sua senhor jánó!

    A lei da ficha limpa sempre disse que era uma armadilha para usarem contra Lula, contra o PT, e isso é tão claro que só ingênuos como a Dilma e a maioria não percebem.

     

  18. Nassif,
    Em 2.3 – No ano que vem haverá eleições municipais e …

    As eleições municipais são em outubro deste ano, certo? Ou houve alguma mudança no calendário eleitoral?

  19. Caro Nassif
    O projeto

    Caro Nassif

    O projeto golpista de Entrega o Brasil, está de vento em popa.

    A direita sempre teve e tem um projeto, do qual o povo, como escravo ou semi-escravo, não deve participar na distribuição das riquezas e ainda ficar quieto no seu quadrado.

    Os golpistas tem projeto sim.

    As PMs, o exército, todas as chamadas seguranças, estão prontinhas e afiadas até os dentes, para meterem a mão no povão.

    Nesse xadrez, fica cada vez  mais claro a posição de cada um.

    No tabuleiro, anterior, as peças se misturavam, agora, cada um tem um lado.

    Separou-se o joio do trigo.

    Por enquanto, os movimentos sociais estão sendo republicano, seguindo as leis e acreditando nelas,  enquanto o outro lado despedaça e faz as leis de acordo com os interesses deles.

    Mas isso está se esgotando.

    Saudações

     

  20. Terceirização e captura do Estado pelo “1%”

    Tenho pouco a acrescentar.

    Concordo com tudo, menos com a parte referente à terceirização.

    Mesmo não sendo da área trabalhista, sei um mínimo sobre isso.

    A proibição que sobrou foi a da atividade fim. E só!

    Terceirizar atividade fim NAO TRAZ NENHUM GANHO DE EFICIENCIA.

    É apenas fraude à lei para não pagar encargos trabalhistas.

    Em que isso seria solução num quadro de dificuldade fiscal/previdenciária?

    Ademais, a experiência de precarização dos vínculos trabalhistas para “gerar mais empregos” é “mixed at best”, ou seja, tem resultados contraditórios.

    Não ha como afirmar cientificamente, como pretendem economistas liberais, que a lei da selva no mercado de trabalho gera um saldo positivo na geração de empregos no longo prazo. Aumenta a circulação sim. Mas não aumenta a PEA empregada no longo prazo. Se aumenta, é apenas marginalmente.

    Não sou economista, mas ha muitas experiências na Europa – um mercado de trabalho originalmente mais rígido que o brasileiro – com precarizações dos vínculos trabalhistas. Ha estudos sobre os resultados dessa experiência que questionam a eficácia da estratégia.

    A Espanha, p.e., tem varias classes de vinculo trabalhista, desde o contrato cheio, com todas garantias, chegando ate o que eles mesmo chamam de CONTRATO LIXO (Contratos Vasura), sem nenhuma garantia.

    Isso não é de agora com austeridade e governo conservador não.

    Isso vem desde Felipe Gonzales nos 80s.

    Sempre rodando a +- 15-20% de desemprego!

    Então esta claro quem COM CERTEZA ganha com a precarização. Certamente não é nem o Estado nem os trabalhadores.

    Num dos raros países do mundo em que não se tributa dividendos de empresas – nosso querido Brasil-sil-sil! – o ganho é exclusivo das empresas e quase nada dividido com o Estado na forma de tributos.

    Imagine então com mais o efeito da queda na demanda com a precarização do trabalho/consumidores.

    Terceirização de atividade fim é tiro no pé do Estado, que cede claramente ao lobby do “1%”.

    Alias, a maioria dos problemas de governança hoje em dia decorre da captura da maquina do Estado e dos reguladores pelo “1%”.

    Os Estados acabam defendendo o interesse do “1%” e não do Estado como um todo, o que os faz perder legitimidade – cada vez mais – diante do seu eleitorado e gera crises políticas, como as que vemos hoje, e a ascensão de outsiders salvacionistas como Trump.

    Exemplo cristalino dessa captura do Estado/reguladores pelo “1%” em nível global (fenômeno ataca TODOS OS PAISES) é a dificuldade de atacar internacionalmente o problema dos paraísos fiscais e as perdas que acarretam em tributação aos países onde a atividade produtiva/consumo realmente se dá.

    Basta apenas ver os sucessivos escândalos de Swissleaks/HSBCleaks, Luxleaks, Offshoreleaks e Panama papers para ver a incapacidade de os Estados se reunirem e defenderem O SEU INTERESSE ENQUANTO ESTADOS em detrimento dos interesses do “1%” global.

    Estão todos capturados.

    Aqui e alhures!

    1. Até atividade fim foi

      Até atividade fim foi terceirizada, com os estagios para estudantes, as repartições publicas estão lotadas de estagiarios e empresa idem, um sobrinho meu fazia estagio numa empresa, não aprendia nada e a tarefa que exercia era carregar caminhões, a pouca vergonha dessa turma é grande, e aindfa tem gente que defende dissidio coletivo? Como se os “empresarios brasileiros” (que não existem) fossem civilizados.

  21. Eis que o lance final foi
    Eis que o lance final foi dado. Lula e Dilma abatidos, Temer tornado inelegível de modo a abrir despudoradamente seu pacote de maldades, pois não terá nada a perder.

    Deu nojo ter visto o Jornal das Dez da GloboNews. O capitão do mato Merval eufórico, sendo bajulado pela Lo Prete e pelo mau caráter do Camarotti. A Globo conseguiu sua sobre vida…

  22. Sobre as perspectivas politicas para o Brasil

    Estou BEM MAIS pessimista depois do Tsunami de Janot ontem.

    Atirou nao apenas em Lula, Dilma e Cardozo.

    Arrolou todo o PT no “petrolao”.

    Ou seja, ele quer um genocidio do PT e, grosso modo, da esquerda.

    Mesmo que isso fosse “desejavel” na visao dele, o que ele vai conseguir é uma guerra total ja começando nesta semana.

    Sociedade totalmente conflagrada…

    O que o PT e a esquerda tem a perder?

    O que Temer e Janot acenam é com o seu exterminio.

    Melhor cair atirando, nao?

    Ô pessoa burra…

    Realmente o Brasil tem a pior elite (economica e intelectual) do mundo.

    Nao sabe nem ver seus interesses num horizonte maior que 1 semana.

    Puxadissimo…

    Sobre isso, vejam o post:

    **********

    (1) Brasil em chamas: tábua de salvação? (2) Ode às SenadorAS

     

     ROMULUSQUA, 04/05/2016 – 00:07ATUALIZADO EM 04/05/2016 – 03:17

     

    Réquiem de Atualização (quarta-feira – 4/5/16):

    O post a seguir foi escrito na segunda-feira à noite. Tudo continua extremamente atual, contudo.

    Apenas duas coisas a acrescentar:

    (1) A tábua de salvação da Sen. Vanessa, como esperado, foi recusada e derrotada em votação na comissão ontem; e

    (2) Janot, em resposta à clara vitória técnico-jurídica na comissão saiu-se com o seu Tsunami de denúncias no STF.

    Uma vez mais volto à frase de meu amigo Ciro:

    – Não suponha malícia onde burrice explicaria. Pois malícia existe sim, mas burrice abunda.

    (1) A bancada do golpe comprovou sua validade mais uma vez; e

    (2) Janot e a PGR – mais do que ninguém até agora – a comprovou mais uma vez.

    Por que Janot/PGR/MPF?

    Pensava eu que a única pessoa com visão de estratégia tosca fosse Moro e os pitbulls do MPF em Curitiba.

    – Que nada! Janot é tão tosco quanto!

    O que ele ganhou com esse movimento de ontem? LEIA MAIS »

    1. Meu irmão me liga agora para

      Meu irmão me liga agora para se mostrar animado por causa da vitória do governo ontem no debate com especiaistas no Senado, quando ficou patente que o golpe é golpe. Ocorre que, como ele desligou a TV e ficou sem acesso ao que ocorreu no momento seguinte, não estava a par do andamento do jogo, ou seja, que o capitão fez sua parte e deu uma rasteira. Ele não sabia que esse golpe é muito bem estruturado e que possui em campo jogadores de peso: mídia, Tio Sam, congresso nacional, TCU, MPF, PF, Judiciário,  primavera dos coxinhas…

      Amigo, tem jeito não. debate…são..vez …os jogadores se revezam no gramado, eles se revezam nas rasteiras:

      janot

      stf

      midia

      tcu….o congresso …comodite…cercando ela…

      tio sam…

      circo armado…

      …………………

      real….

       

    2. A burrice em nossos olhos é

      A burrice em nossos olhos é astúcia naqueles que sabem que vivem há muito tempo em ambiente político onde impera a desfaçatez, farsa e impunidade. Vide a votação do impeachment na câmara. 

  23. O triste é ver que em 30 anos

    O triste é ver que em 30 anos de democracia continua a elite política não gerou líderes novos e muito menos ideias novas. Chegamos ao ponto de Lula ainda ser o melhor se comparado aos outros. É uma terra arrasada que, como o Nassif observou bem, costuma ser terreno fértil para salvadores da pátria. 

  24. Então foi para isso que o

    Então foi para isso que o cabeça branca foi pedir a benção para os estadunidenses? Golpista da pior laia tambem, a terra lhe será leve, Asmodeu o espera com todos os louvores.

  25. Se o golpe sujo vingar, pode

    Se o golpe sujo vingar, pode ter a certeza absoluta que o tal de “Salvador” nada mais será que o pau mandado do cabeça pobre e podre que orquestrou todo o golpe nazi-fazcista, de ladrões e assassinos.

    Já fui cega. Agora, graças à Deus enxergo, para além de todas as aparências de grotescas repetições de canalhices, desde as cotidianas que nos cercam no dia a dia até as  históricas nacionais, em conluio com ditadores ladrões e assassinos do mundo todo.

    Cúria ladrona, enganadora e enganada inclusa.

  26. Vai sonhando

    “a direita terá que adaptar seu discurso de demonização do Estado para uma realidade social diversa, na qual não se admitirá o recuo de conquistas sociais e trabalhistas.”

    Vai sonhando.

  27. Nem que eu me virasse num

    Nem que eu me virasse num helicóptero igual Janaina não coseguiria dizer tudo que sinto pelos arquitetos do golpe, desses que têm estômago de ferro para aguentarem o Cunha com sua sujeira toda, os seus deboches, somente para que ele faça o serviço sujo para eles.

  28. Já que o golpe é

    Já que o golpe é fundamentalmente judiciário, tudo isto aí foi muito bem pensado e está inserido numa estratégia ampla e geral. Temer só interessa ao golpe neste primeiro instante, para dar um ar de normalidade constitucional ao grande empreendimento golpista. Mas que fique bem claro para Temer que ele não tem o direito de sequer sonhar ser mais do que aquilo que o golpe reservou para ele.

    Por isso, já vão cortando oficialmente suas asinhas com relação a tentar se candidatar em 2018. Temer agora vai ter a sensação de governar, mas ele tem que saber que será monitorado bem de perto pelo Comando Central Golpista. Quando tudo estiver consolidado, a primeira coisa que obrigarão Temer a fazer será uma reforma geral no ministério, que deixará de ser seu para ser um ministério do PSDB.

    Quem vai governar mesmo é o PSDB, o verdadeiro partido oficial do golpe. O PMDB vai dar toda a sustentação ao governo tucano e vai ficar bem quietinho, sob o fogo de ameaças veladas e abertas e de demonstração de poder real. E ai de quem reclamar. O golpe a estas alturas já estará forte o bastante para cassar, prender e arrebentar.

     

  29. Janot implodiu o MPF. De

    Janot implodiu o MPF. De instituição séria e respeitada virou um Ministério Político de Direita com um único objetivo: estirpar a esquerda e jogar o legado de Lula na lata do lixo. Mais uma vez se vê o uso indescriminado e absolutamente incabível da “teoria do domínio do fato” que se antes foi usado com José Dirceu agora se tenta usar contra a maior figura política desse país.

    Nassif descobriu quem era Janot a meses ea meses também vem tentando que esse volte a realidade, vibrou quando este fez aquele comunicado pedindo aos membros do MPF parcimonia e imparcialidade, imparcialidade que ele não tem.

    Não passarão, os pobres desse país, as pessoas que conseguiram subir na piramide social e que hoje tem o mínimo necessário para sobreviver náo mais aceitaram viver como escravos do século XXI. A mídia espúria e nojenta desse país irá pagar caro pela manipulação que está levando a a destituição de uma presidente honesta por meio de golpistas corruptos.

    A ficha está caindo e não há como reprimir a sociedade atual com os instrumentos do golpe de 64, temos internet, temos os blogs sujos. Criminalizar advogados e a verdadeira imprensa livre desse país só fará que não reste nem um naco de credibilidade junto a sociedade internacional.

    Golpistas vocês já estão na História e seu lugar não é muito bonito. Aloisios, Caiados, Aécios, Cristovaos, Marinas, Mendes, Moros, Janots, Cunhas, Temers, vocês escrevem um dos capítulos mais deploráveis da História Nacional e olhe que o que não nós faltam são capítulos execráveis.

    Transformar um pais pujante, em explosão novamente numa republiqueta das bananas é coisa para poucos, parabéns pelo seu legado destrutivo e excludente.

    Repito, o povo irá descobrir o que vocês estão fazendo e irão cobrar a conta.

    Depois, a inês é morta.

  30. surtos

    com o Brasil em transe, os surtos delirantes se propagam. tudo agora são performances. tudo é excessivamente simbólico. o choque de realidade gerado pela farsa dantesca encenada pela insurreição dos hipócritas no teatro de horrores da Câmara, na votação do impeachment, tornou tudo surreal.

    o espelho quebrou. a representação morreu. a identidade se perdeu.

    enquanto o velho país se recusa a morrer, o novo Brasil luta decididamente para nascer. o dragão agoniza. a fênix alça vôo. não há retorno.

    há um pólo fascista e paranóico: Bolsonaro, Janaína Paschoal, medalhas para torturadores. há um pólo libertário e transformador: ALESP ocupada por secundaristas, uma descentralizada e autônoma profusão de atos e manifestações contra o golpe, a emergência de um novo tipo de militância já não mais separado de um novo tipo de vida.

    entre os dois pólos vaga a mulditão de neuróticos. com a hiperconexão que torna tudo obscenamente exposto, o Alzheimer político entra em colapso. os afetados pelo distúrbio da síndrome do crepúsculo anseiam voltar para uma casa que já não existe. Édipo já não pode esconder seu desejo mais secreto: arrastar-se de volta para o protetor e aconchegante útero materno. mas como retornar de uma viagem definitiva? é preciso vir à luz. todos buscam uma saída, mas só é possível distinguir portais de entrada.

    não há mais saídas. não vamos sair desta crise. nem no plano social, nem no âmbito pessoal.

    ou mergulhamos através do portal que conduz ao Estado de exceção, materializando alguma forma de neo fascismo. ou radicalizamos o compromisso com a Democracia, refundando uma República autenticamente baseada na participação popular. e este é o único portal que pode nos conduzir a algum futuro.

    chegou a hora de rejuvenescer.

     

  31. Tá tudo dominado
    É uma conspiração gigantesca, não adianta mais esse modo republicano suicida do PT(Lulismo). A única saída é o povo nas ruas pedindo eleições gerais.
    Mas alguém tem coragem liderar o povo nas ruas? Essa é a questão

  32. Na minha visão, não é só Lula

    Na minha visão, não é só Lula e,agora, Dilma que a direita visa aniquilar, a questão é maior e de longo prazo, o grande inimigo é a esquerda e sua instituição mais forte o partido dos trabalhadores.

    Liquidar com o PT daria ao conservadorismo brasileiro um fôlego de, no mínimo, uns 20 anos no poder, poderia usufruir suas mamatas e privilégios sem ser incomodado pelos seus parceiros de conspiração o MP e o judiciário… até surgir um novo partido de esquerda de massas como o PT, ou o próprio PT muito mais maduro e escaldado.

    O erro é supor que todos no país são uns tontos que não estão assistindo atônitos esse teatro mambembe da usurpação despudorada do poder e, pasmem, tendo as instituções de estado no papel de conspiradores e golpistas.

    O Brasil regrediu aos anos 50, mostrou ao mundo a perfídia de sua elite medieval e do que é capaz para voltar a comandar a chave do cofre.

  33. SE CANDIDATAR-SE, NÃO SE

    SE CANDIDATAR-SE, NÃO SE ELEGE…

    SE ELEGER-SE, NÃO ASSUME…

    SE ASSUMIR, NÃO GOVERNA…

    SE GOVERNAR, SERÁ “IMPTIMADO”…

    Não trata-se apenas de inelegibilizar LULA para 2018… querem vingança, a prisão. Mas não querem só vingança, querem

    a destruição completa da obra deixada. Há tempos não basta argumentos. Há tempos não basta apelos. Há tempos não basta discutir. Há tempos não basta reagir… guerra civil é a única saída ou se verar “eles” fazerem o querem…

  34. O nacional-desenvolvimentismo

    O nacional-desenvolvimentismo precisa evoluir. Certo.Mas teria que ser em consonância com movimentos internacionais, na perspectiva de uma “outra” globalização (ver, por exemplo debates do World Economics Association, onde é membro também Varoufakis da Grécia link http://www.paecon.net/PAEReview). Existem muito movimentos no horizonte querendo dar um xeque mate na hegemonia global dos 1%.  .

    O nosso problema interno não é de projeto. O nosso problema é de hegemonia.  Grande parte dos 59% da população que querem o impeachment, dos 377 deputados e dos 51 senadores que votarão a favor, dariam apoio a um projeto desenvolvimentista (qualquer um, sabem que um país subdesenvolvido precisa de um Estado forte e atuante) se, e apenas se, esse projeto vier acompanhado de um bom plano de comunicação. Todos estão cansados de noticias ruins. Querem notícias boas. O apoio ao impeachment é uma reação à tensão permanente e diuturna criada pela mídia negativa

    Cadê o projeto de comunicação? Tem muitos jornalistas postos nas ruas e que são de altíssmo nível. Aqui em Goiás acabamos de ter uma demissão importante. 

  35. Sério mesmo que vcs acham que 2018 teremos eleições

    O Temer vai entra para história como golpista e traidor só por 2 anos como “presidente”

    1. Não haverá eleição para presidente em 2.018

      Ana, realmente não haverá eleição para presidente em 2.018. Quem acredita que haverá é muito ingênuo. Todo esse esforço, e gigantesco gasto financeiro dos apoiadores nacionais e internacionais ao golpe, não são para ficar 2 anos e correr o risco de devolver o poder para os progressistas.

       

    2. também acho que não teremos…

      quando fabricam ( aprovação imediata de novas medidas ) tudo o que  há de melhor para eles e de pior para o povo,

      pois melhor critério de avaliação, ante golpes, é que já nasce para durar mais que isso, 2 anos

    3. Acho que teremos eleições…

      Acho que teremos eleições… a jogada é inviabilizar o Lula.

      O Candidato mais a esquerda dentre os viáveis será Marina Silva, ou seja, será uma eleição só com candidaturas de direita.

  36. Há um julgamento dizendo que o PT é da esquerda

    Há um julgamento dizendo que o PT é da esquerda, mas na prática se consolida mais como centro esquerda ou centro

    A implementação de políticas sociais não necessariamente significa que o partido seja de esquerda ou direita, a direita americana em épocas de depressão sempre reage com políticas socias para amenizar a despopularização do capitalismo

    No governo Dilma o capitalismo se consolidou mais ainda: no enriquecimento dos bancos e no diálogo maior com o mercado financeiro em detrimento dos trabalhadores

    Colocou entre seus ministros figuras execráveis da política para satisfazer aliados e como pacto para aprovação de emendas

    Pactuou com Eduardo Cunha e Renan até morrer seu interesse

    Não promoveu a necessária distribuição de renda aos mais pobres, pelo contrário promoveu a ascensção de uma classe média pelo consumo, que alimentada pelo reacionarismo da Rede Globo é uma das maiores frentes contra o Governo

    Penso eu que a Dilma tentou se apresentar como uma opção às elites do país, que a rejeitaram de forma veemente, seja por não pactuar com a corrupção, uma das bases do enriquecimento das elites, seja porque as elites incorporaram o espírito “Danuza Leão” não aguentando mais fazer concessões (as pouquíssimas concessões) à classe popular

    Enquanto isso a classe trabalhadora e os movimentos sociais ficaram divididos: uns chamando o impechament de Golpe e os extremistas (a verdadeira esquerda) dizendo fora todos, aí incluindo a Dilma

    Isso tudo é resultado da política Humpty-Dumpty da Presidenta, não se apresentou para o que as elites queriam em sua totalidade e continuou com sua poítica de juros altos e entreguismo do sistema monetário nacional ao especulativo…

    Temer por sua vez sabe disso e já se apresentou como alternativa às elites e seus aliados políticos, vai implementar um arrocho econômico no país, reduzir direitos e vantagens dos trabalhadores e da população em geral, além de entregar o pré-sal pras empresas estrangeiras, nesse caso os cenários são extremamente previsíveis: caso a população não caia mais no conto do vigário contado pela Rede Globo poderão ir às ruas para impedir o que a elite quer fazer com o país através de Temer (sem a Dilma) e reeditar um junho/2013 mais violento devido á polarização dos coxinhas inconscientes

    Não tenho previsão nenhuma sobre a atuação do judiciário porque acho que esse poder sempre foi um regulamentar do Status Quo social, preservando poder das elites e barrando sempre que pode a distribuição de renda, a não ser que seja em benefício próprio…

    Só pra ter uma idéia a Rede Globo, principal fomentadora do proto-fascismo no país, recebeu 6,5 bilhões dos governos Dilma-Lula..

    1. “e os extremistas (a

      “e os extremistas (a verdadeira esquerda) dizendo fora todos, aí incluindo a Dilma”

      Essa “”Esquerda verdadeira”, que nucna fez nada por ninguém e que nos jogou nesse buraco !!! E ficam fantasiando em cima desse junho de 1023, que elegeu o congresso mais conservador da História !!

      “caso a população não caia mais no conto do vigário contado pela Rede Globo poderão ir às ruas para impedir o que a elite quer fazer com o país através de Temer (sem a Dilma) e reeditar um junho/2013 mais violento devido á polarização dos coxinhas inconscientes”

      Um novo Junho de 2013 e o Hitler Ressuscita !!!!

      PArem de fantasiar em ciam dessa bostA !!! Junho de 2013 jogou o Brasil nesse poço no qual todo dia achamos que o fundo chegou, mas sempre tem um alçapão… 

       

      1. Tem que ter um novo junho de 2013

        Tem que ter um novo junho de 2013 sim e quem vai pras ruas são pessoas como os estudantes que estão ocupando as escolas nos governos do PSDB…

        Eu hein..

        Te informa cara…

        1. também concordo…

          e o momento inexato se aproxima Junho 2016 ou 17 ou 18 ou 20

           porque tendência será de melhora, mas passageira, ilusória, e sem a participação de todos, posição social, nada conseguirão ( quem já tem perderá e quem já não tem não terá como ganhar )

        2. Eu estou muito bem informado

          Eu estou muito bem informado das consequencias de junho de 2013. 

          PArlamento extremamente conservador, deposição de presidente democraticamente eleito…

          Junho de 2013 é  tragédia da qual esse apaís vai levar 30 ou 40 anos para se recuperar !!!

          Junho de 2013 nos trouxe, Temer, Cunha,Caiado !!!

          Nossa democracia e o pré-sal por 20 centavos !! Que roubada que a Troskada meteu a gente !!!

    2. Se um brasileiro que tem acesso a esse blog e se supõe

      ter algum conhecimento de história do Brasil e do funcionamento de nossas regras politícas  me vem com esse tipo de argumentação imagina os fãs de Bolsonaro!

      Comparar Brasil com EUA só para dizer que o PT não é de esquerda????

      Junte-se ao Caiado, Temer e Cunha e derrube esse governo, afinal são eles que vão levar o prêmio!!

  37. Minha hipótese, meramente

    Minha hipótese, meramente especulativa, é que Cardozo – ele próprio originário do Ministério Público, não pode ser esquecido- deixou as coisas rolarem na lava-jato, para depois da calculada crivagem nas hostes do PT, intrumentalizá-la como alavanca para o projeto político particular de seu grupo. No qual se incluia Dilma.

    Será?

  38. Inevitável resgate

    Carma

    Temer, Moro, Cunha, Aécio, Janot, FHC, Joaquim Barbosa, Dias Toffoli, Sérgio Mendes e outros semelhantes indivíduos, direta e indiretamente envolvidos no sujo golpe para depor Dilma/PT, desmoralizando a democracia, desmontando o BRASIL, não vão além de pobres coadjuvantes fazendo jogo do grande capital, de acordo com planos e urgentes interesses dos EUA na América Latina.

     Na poderosa China, sem espaço algum para traidores da Pátria, todos, todos, teriam merecido exemplar sentença. Mas aqui, continuaram livres e alegres. Só se darão conta do que fizeram, na outra dimensão. Tarde demais. Sem pressa, retornaram para o devido resgate da monstruosidade que estão cometendo. Assim caminha a evolução espiritual.

  39. O jogo de xadrez do golpe
    O jogo de xadrez do golpe acabará quando Dilma der o xeque-mate
    convocando as forças armadas e prendendo o Moro,o verdadeiro
    criminoso que afrontou as Leis e o STF no caso do grampo na Presidenta,ninguém poderá ser contrário a isso pq são FATOS,
    Só falta coragem para os responsáveis fazê-lo.
    ATENÇÃO: ALGUÉM TEM Q ARRUMAR ESSA BAGUNÇA TODA AQUI!

  40. Sugestão

    Para se contrapor a esta podridão lanço a campanha: Reforma política já. Não a reeleição em todos os níveis, é preciso renovação!

    1. impraticável no momento

      Geraldo, realmente é o ideal. 

      Mas como implementar isto agora com uma gangue de 367 meliantes tomando conta do congresso? Dali, não espere nada.

      Acho que a tática é inicar urgente uma campanha de valorização do voto no legislativo. Juntando esta campanha com o fim do financiamento privado, provavelmente teremos um congresso de mais qualidade a partir de 2019. Aí, sim, podemos sonhar mais alto. 

       

  41. Fato inexistente

    Nassif, contrata um estagiário de direito, por favor, para não passar vergonha.

    O vice-presidente tem foro privilegiado no STF, logo não pode ser julgado pelo TRESP.

    1. Menos pretensão e mais luz,

      Menos pretensão e mais luz, prezado,.

      Fato: ele FOI julgado, assim como Dilma poderá ser julgada pelo TSE.

    2. Ô luz apagada,

      Essa notícia foi lançada no Facebook por um amigo ONTEM, às 17p1, com print de tela do TRE e tudo o mais. Detalhe: O TRE botou no ar essa bagaça às 15:52, menos de duas horas depois já estava rolando na rede. 

  42. Deixa o pau quebrar, Zé, eu estou limpa, que se danem os outros”

    “Aliás, Cardozo teve papel central para manter Dilma na ilusão de que a Lava Jato jamais a atingiria. Levará pouco tempo para que todos os capítulos da história sejam revelados. E, provavelmente, uma eternidade até que Dilma e Cardozo se deem conta do que aconteceu.”

    – “Minha Presidenta, a Lava Jato…” diz o Zé. Daí Dilma deu de ombros, não era com ela , que não tinha “nada a ver com aquilo”, os implicados que se virassem. 

  43. Está tudo dominado entre os
    Está tudo dominado entre os cargos-chave das instituições. Infelizmente, o PT, Lula e Dilma com seu republicanismo infantil contribuíram para isso. Mas, agora não é o momento de reclamar disso e sim denunciar o que está acontecendo. É vergonhosa a atitude do cínico Janot, que, tal como o canalha do Moro age de forma sincronizada com o contexto do golpe. Seus objetivos são claros: 1) tentar enfraquecer os movimentos de protestos, recriando o clima de incriminação do PT, Lula e Dilma, tal como aconteceu com a dobradinha Moro-Globo durante a campanha de 2014 e nos 16 meses de governo Dilma, sem um minuto de sossego; 2) criar as condições para decretar a prisão de Lula, sua condenação, para que ele seja impedido de se candidatar e também para que ele não participe das mobilizações de massa que crescem a cada dia contra o golpe; 3) facilitar as coisas para o traidor e mau caráter Temer, que precisa de tempo para impor a agenda do retrocesso. Para isso, é importante que o foco das atenções estejam direcionadas na incriminação do PT, como aconteceu durante todo esse período do segundo mandato Dilma, quando os golpistas da Lava-jato, em parceria com Janot, com a Globo e com o apoio dos lobotomizados da CBF que desfilaram aos domingos, convocados pela Globo e pela Fiesp, montaram um circo midiático. Dilma não pode governar, até porque todos os setores estratégicos da economia foram atacados pelos golpistas. Agora será o contrário: Temer precisa “governar”, e para isso, precisam desviar o foco das denúncias contra o golpe e sua agenda neoliberal. Em suma, está tudo dominado pelos de cima. Até o momento em que os de baixo, os que precisam das políticas públicas para enfrentar a ditadura do demônio do Mercado, resolvam reagir, resistir, ocupar e colocar este bando de canalhas para correr. Por enquanto, a vanguarda está nas ruas. Será preciso que o povão, a senzala, desça os morros e mostre a sua força. Porque o Brasil da direita, já mostrou a sua cara, os seus dentes. É hora de resistir, de lutar e mostrar a nossa cara. A cara do povo brasileiro.

  44. Se não assumirmos que chegou a hora da nossa Bastilha

    Pelo menos isso, uma bastilha!!!

    E não colocarmos povo na rua para invadir o Senado, Congresso e o STF pra mostrar que queremos manter a democracia com a necessária reforma politíca e judiciária vamos partir para mais 20 ou 30 anos de ditadura, só que agora será uma ditadura privada! De mercado livre a aberto para urubus levarem o que conseguirem carregar!!!

    1. bela recomendação, Ana…

      andei pensando na contramão, porradaria geral, mas percebi que não levaria a nada, só piorar

      ou que de repente é exatamete o que eles querem, poiis todos perderiam não só psicológicamente

      1. Peregrino e Ana.

        Estou usando uma analogia física que o Alexandre Weber descreveu num de seus comentários.

        Um golpe é como um volante de inércia, uma roda pesada que esteja presa a um eixo e lentamente vai acelerando, para parar este volante há duas soluções extremas, ou dar um tranco violento e parar rapidamente o giro do volante, o que o peregrino denominará porradaria geral.

        Porém o mais fácil é simplesmente começar a colocar grãos de areia aos poucos, porém continuamente, na ligação eixo com o que prende a um lugar. Um grãozinho fará um pequeno atrito e não vai parar o volante, dois, dez ou cem começam a reduzir a sua velocidade, agora se muitos grãozinhos forem postos no eixo o atrito de todos estes grãos vão fazê-lo parar.

        Sem grandes ações, sem grandes atos, sem grandes demonstrações, mas entrando cada grão no eixo ele para.

        Talvez aí esteja o caminho de tudo, cada grão entrando no eixo porque algo lhe incomoda, o roubo da merenda, a futura modificação na CLT, a política para aposentadorias perderem o valor e outras, ou seja, cada grãozinho deve entrar por seus motivos, mas se forem muitos todos os motivos serão representados.

  45. #QuadrilhãodoGolpe

    Até agora eles estão indo muito bem, imaginam.  Estão na cobertura de um edificio de 100 andares, com helicóptero a disposição para se locomover rapidamente quando bem quiser. Apenas esquecem que não é o topo que sustenta o prédio, é o alicerce, exatamente o que eles estão destruindo – a democracia, o poder soberano do voto popular -. 

    Aviso: vão se arrepender mais rápido que imaginam. Quem sobreviver, verá.

    http://blogdobriguilino.blogspot.com.br/2016/05/o-quadrilhao-do-golpe.html

    #QuadrilhãodoGolpe 

     

  46. Janot revitalizou a esquerda!

    Que o STF é golpista, poucos negam na altura do campeonato.

    Mas não são tolos e não irão enfrentar a ira das ruas. 

    E vão tentar proteger seus nomes da história a qual será implacável.

    Lula tem mais dimensão do que todos eles juntos.

    Não terão culhões para condená-lo com o tal do domínio jabuticaba do fato. 

    Portanto, Lula sairá bem mais forte. 

    Quanto a Aécio, as provas existem. Se já condenaram sem provas, corre o risco de Aécio ver o sol nascer quadrado antes que 2018 se anuncie. 

    Se o impeachment não passar – e as chances existem – Lula ganha no segundo turno em 2018. Se passar o impeachment, Lula leva já no primeiro turno em 2018. 

    ps. lembrando que, aqueles que entraram precipitadamente na onda das eleições antecipadas, irão para o mesmo bornal golpista da história. 

     

     

     

     

    1. Desculpe mas te acho

      Desculpe mas te acho extremamente otimista.

      Acho ingenuidade pensar que um dia Aécio e sua turma serão presos ou terão algum revés.

      Ninguém destes envolvidos no golpe estão preocupados com imagem ou história. Alías, para os seus, eles serão considerados heróis que livraram o país de um bandido. Haja visto que existem pessoas que adoram a ditadura e consideram os torturadores heróis.

      Acho que de tudo que ocorreu temos é que tirar lições. O republicanismo fajuto num pais como o nosso por exemplo é suicídio. A dispersão da esquerda querendo tudo e desta forma perdendo o pouco que conquistou também é uma lição.

      O pais tentando jogar no time dos grandes e não se preparando para a “guedrra” que viria contra também foi uma falha.

      Vamos ver se aprendemos algo.

      1. Minha família confirma o que você disse

        Eles falam que sou otimista demais, realmente. 

        Mas, veja bem:

        dia 02.04.2016 publiquei aqui um post onde dizia que Janot iria denunciar Lula no STF mas, que para isto, iria também, denunciar Aécio, E disse, também, não sei em qual comentário ou posts anteriores, que Cunha seria defenestrado pois sua data de validade já estava para vencer. 

        Dito e feito.

        Vou te passar mais alguns acontecimentos futuros: 

        As coisas são bem piores que a maioria está imaginando. Será tipo “Mãos limpas”. A direita também vai pra cadeia. A maioria do plenário do STF é uma direita que se preocupa com a imagem perante a história. 

        Vão prender Cunha, Aécio, e outros de alta plumagem. Tudo para legitimar o golpe mais vergonhoso que o planeta terra já presenciou.

         

    2. Desculpe mas te acho

      Desculpe mas te acho extremamente otimista.

      Acho ingenuidade pensar que um dia Aécio e sua turma serão presos ou terão algum revés.

      Ninguém destes envolvidos no golpe estão preocupados com imagem ou história. Alías, para os seus, eles serão considerados heróis que livraram o país de um bandido. Haja visto que existem pessoas que adoram a ditadura e consideram os torturadores heróis.

      Acho que de tudo que ocorreu temos é que tirar lições. O republicanismo fajuto num pais como o nosso por exemplo é suicídio. A dispersão da esquerda querendo tudo e desta forma perdendo o pouco que conquistou também é uma lição.

      O pais tentando jogar no time dos grandes e não se preparando para a “guedrra” que viria contra também foi uma falha.

      Vamos ver se aprendemos algo.

  47. Talvez em 2018 nem tenha eleições presidenciais. Agora que o bai

    Talvez em 2018 nem tenha eleições presidenciais. Agora que o baixo clero ascendeu ao poder, eles não vão largar o osso. Para que a casta de políticos fisiológicos se perpetuem no poder e impeça que a esquerda volte ao poder, eles irão implantar o parlamentarismo no país. Com o parlamentarismo acaba esse drama do parlamento mais fisiológico do mundo ter que conviver com um Executivo incompatível com a insaciável ganância desses parlamentares brasileiros. Desse Congresso Nacional pode esperar o pior.

  48. O golpe e os novos tempos

    O golpe contra Dilma/PT inaugura nova época, necessária e compatível com os novos tempos que estão chegando, objetivando dar urgente sobrevida ao sistema capitalista mundial, bastante abalado desde final de 2007. Necessitando como nunca da riqueza alheia, a preços de bananas, principalmente, petróleo barato, como o existente no Pré Sal. Tudo está indicando grandes privatizações, iniciando pelo Pré Sal, Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc. Milhares de trabalhadores de todos os tipos estarão no olho da rua.

    De agora em diante, qualquer presidente que deixar de atender importantes interesses dos EUA, será deposto, por um golpe, “legalmente instituído”, com todo apoio da grande mídia “livre” e o despolitizado povão. É o fim da soberania do Brasil. O fim da democracia e das liberdades. Tempos terríveis estão bem próximos, para todas as nações desarmadas, isto é, as possuidoras de gigantescas riquezas naturais mas destituídas de um mínimo de poder de fogo nuclear.

  49. O golpe e os novos tempos

    O golpe contra Dilma/PT inaugura nova época, necessária e compatível com os novos tempos que estão chegando, objetivando dar urgente sobrevida ao sistema capitalista mundial, bastante abalado desde final de 2007. Necessitando como nunca da riqueza alheia, a preços de bananas, principalmente, petróleo barato, como o existente no Pré Sal. Tudo está indicando grandes privatizações, iniciando pelo Pré Sal, Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc. Milhares de trabalhadores de todos os tipos estarão no olho da rua.

    De agora em diante, qualquer presidente que deixar de atender importantes interesses dos EUA, será deposto, por um golpe, “legalmente instituído”, com todo apoio da grande mídia “livre” e o despolitizado povão. É o fim da soberania do Brasil. O fim da democracia e das liberdades. Tempos terríveis estão bem próximos, para todas as nações desarmadas, isto é, as possuidoras de gigantescas riquezas naturais mas destituídas de um mínimo de poder de fogo nuclear.

  50. Condenado

    Temer pode assumir como Presidente?

    Sua obsessão pela PR – explicação plausível para ter jogado sua biografia no lixo assumindo o epíteto de golpista – o fará jogar tudo agora se não puder mesmo se candidatar em 2018 (só para constar: não acredito em eleições em 2018! Acho que vamos ficar um bom tempo sem elas.).

    E se ele não puder assumir agora? Cunha será o Presidente??? Graças ao Teori???

    Alguém poderia, pelamordedeus, esclarecer sem me fazer ter um AVC???

    Desde já agradeço!

    PS: leitura do Relatório – CEI Senado a partir de 13hs.

  51. Mouro

    Como já dissemos eu e outros comentaristas anteriormente:

    1) Janot fez jogo de cena ao citar seu irmão tucano Aécio na tal peça de intimação, como muitos suspeitavam o objetivo sempre foi pegar Lula e Dilma e os por na fogueira inconsequente da vaza-jato, a plateia e Bonner no JN já sofriam de inanição devido ao sumiço de Moro no noticiário; quem tem estômago viu que a partir de ontem a noite a Globo voltou com carga total, desconfio que eles estão na fase do tudo-ou-nada;

    2) O jogo de cena fica descarado quando ele apresenta um prazo de módicos 90 dias para seu pupilo do PSDB se explicar, é só lembrar que Lula foi sequestrado pela PF de Moro e teve seus parentes e pessoas próximas pisoteados pela milícia fascista da tal republica de curitiba; 90 dias pra mim é pra dar tempo da poeira baixar (se golpe vencer) ou de o menino do Leblon fugir do Brasil se Temer e Cunha se estrumbicarem. Janot é no mínimo aquilo que o Tijolaço falou: cínico. Eu vou além e digo qué cínico, golpista, hipócrita, elitista e uma descarado conspirador. Ele e eles sabem que esse pedido de prisão de Lula vai incendiar uma parcela de brasileiros, fico me perguntando no que eles estão se calçando pra tomar essa atitude, nos militares?

    O golpe está praticamente sacramentado e repito: somente uma reação violenta dos apoiadores de Dilma farão esses canalhas retrocederem, a invasão e ocupação do Senado e do STF fariam eles pensarem 45 vezes antes de continuar, a invasão da Câmara dos Deputados também, sitiar os golpistas; é luta, chega de legalismo semântico e onanismo conciliatório pra tentar brecar essa gente, eles não têm escrúpulos nem senso democrático.

    1. Resta apenas uma semana pra

      Resta apenas uma semana pra uma forte reação popular. Parece improvável, pois as reações não tem ocorrido à medida em que a água bate na bunda, mas sim quando já não mais da pé.

    2. Maravilha de comentário.

      Maravilha de comentário.

      Destaco especialmente a expressão “onanismo conciliatório”. De fato, essa história de conciliação não tinha nem tem o menor respaldo na realidade, tanto que taí o que os golpistas fazem com a maior “moeda de troca” (Lula 2018) de que a esquerda dispõe, segundo os conciliadores: não cedem nada e logo jogam Lula na cadeia. Não querem vitória, almejam um massacre – e por anos tudo o que tivemos para nos proteger dessa turba era o tal “controle remoto”.

    3. muito bom comentário, eu

      muito bom comentário, eu lembro ainda que o Janot ajuizou uma ADI semana passada (na cronologia do golpe) para tirar poderes dos delegados federais para fazerem delações premiadas, sinalizando ao governo temer e seus apoiadores a sua intenção com o poder que a polícia federal angariou com a lava jato. A PF ficou atordoada, de início um sindicato veio chantegar o PT, depois soltou nota dizendo que foi um erro e batendo na tecla da plena autonomia etc.

  52. O volante do Golpe e a energia

    Cabe uma analogia físico-mecânica com o golpe e os seus atores na minha opinião.

    O golpe é como um volante dotado de um momento de inércia, que foi colocado em movimento e  tem a atenção do Janot e do Moro, junto com seus auxiliares e a mídia,  para não perder velocidade. Assim, toda e qualquer ocasião em que o desgaste de sua energia cinética aumenta, como na discussão jurídica onde o impeachement ficou sem objeto em 2015, leva a uma nova manifestação dos golpistas para retomar a velocidade.

    Para barrar o golpe bastaria hoje brecar este volante, seja lá como for, até por fogo no congresso, com ele parado, não conseguiriam colocá-lo em movimento novamene antes do final de agosto de 2016.

    Uma simples liminar também produziria este efeito, uma vez parado o andamento, dificilmente ele conseguiria ser retomado, uma vez que o desgaste dos golpistas é evidente e as concessões ou omissões deles estão evidentes.

    O Temer e o Aécio jão não aparecem mais, o Cunha desapareceu também e o Gilmar submergiu.

    A Globo, por desespero de causa é a única que continua pondo pilha para valer, o Moro e o Janot já fraquejaram também.

    Cada vez que a Dilma faz um discursinho qualquer é um palvoroço, estão no limite.

    Na minha opinião, não será preciso fazer concessão alguma aos golpistas.

    1. O golpe zumbi, que teima em não morrer e a economia zumbi

      Velhos políticos, com velhas praticas que teimam em não morrer.

      Passaram da hora de ir para o saco.

      The Zombie Economy

      In Science, a disproven theory that just will not die, and persists in the media, pop culture, or even in poorly revised textbook editions, is often called a ‘zombie theory’.

      Topping the list is traditional economic theory, and the political ideologies that have been attached to it.  Truly deserving of the title of zombie, because of their built-in invocation of monsters to represent anything that opposes their desires – whether they call up the red scare, or the invisible hand.

      As the Industrial Age hold-outs and their cult followings die off, new digital, networked-information age systems will take their place. Many myths have been created, and even without these new alternatives, we’ve known for some time now that the models that have been used in attempts to explain these complex systems are not worth the paper they are written on.  They are used far more to mislead than to lead.

      This video offers some examples of how the indoctrination of these myths has permeated through the corporate sector, which has adapted lock-step to take advantage of the information asymmetries over the past several decades, resulting in even worse problems.

      “For 75 years now corporate profit, over their total value, has been decreasing. That means corporations are really good at accumulating money but increasingly worse at deploying that money, at making money with money. “

      #economics   #industrial   #feudalism   #capitalism   #socialism   #communism   #digitalrevolution   #networked   #distributed   #decentralized  [video:https://www.youtube.com/watch?v=BAwB9-9QOQI%5D42 plus ones 42 5 comments 518 shares  

       

    2. Alexandre, aproveitando a tua boa analogia do volante, vou dar..

      outra sugestão.

      Um volante pode ser parado simplesmente colocando grãos de areia entre ele e seu suporte, muitos grãos, muitos mesmo, e cada granzinho fará o seu papel de aumentar o atrito entre as partes.

      Talvez isto que as pessoas devem se dar conta, sejam pequenos grãos, pequeninos e insignificantes, mas com a quantidade o volante para.

      A ação dos secundaristas na ALESP são alguns grãos que questionam não o macro, mas o micro que faz parte do todo.

  53. é uma tristura só, mas nõ é

    é uma tristura só, mas nõ é hora, pelo jeito,

    de acariciar o silencio

    e escutar coração..

    talvez hora da razão, com  coração,  com muita união da

    esquerda e dos democratas do país…

    ontem, 64, mataram. acabaram com os sindicatos movimenrtos sociais ,,,

    hoje, prendem, e martirizam todos esses segmentos…

    uma tristura só, mas que requer enorme

    capacidade resistencia e luta…

    1. Como enfrentar o silêncio ensurdecedor que nos acabrunha?

       

      Altamiro Souza (quarta-feira, 04/05/2016 às 11:12),

      Dei a este meu comentário um título em forma de questão – “Como enfrentar o silêncio ensurdecedor que nos acabrunha?” – para o qual não tenho resposta. O que tenho feito é tentar uma explicação mais esclarecedora sobre o que ocorre. Nesse sentido talvez valesse uma olhada em comentário que enviei ontem, terça-feira, 03/05/2016 às 18:47, para junto do seu comentário enviado terça-feira, 03/05/2016 às 11:30, para junto do comentário de Mogisenio enviado terça-feira, 03/05/2016 às 09:20, lá para o post “Pequenos sinais positivos no horizonte e o fator Meirelles” de terça-feira, 03/05/2016 às 05:10, e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/pequenos-sinais-positivos-no-horizonte-e-o-fator-meirelles

      Junto ao mesmo post eu ainda enviei terça-feira, 03/05/2016 às 21:08, um comentário para Luis Nassif. O comentário para Luis Nassif é bem extenso, mas não só pelos links, como pelo próprio comentário, ele vale para uma boa compreensão da realidade econômica e suas consequências políticas, apesar de eu não ser nem economista nem cientista político.

      Quanto ao comentário que eu enviei para você, e que é bem menos extenso, eu abordo mais a questão jurídica do impeachment. É bem verdade que, embora eu seja formado em Direito, não sou nenhum parecerista, mas acho que vale a pena a leitura do meu comentário.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 04/05/2016

  54. https://rebeldesilente.wordpr

    https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/05/04/luz-camera-acao-a-hora-do-contragolpe-chegou/

    “Como podemos observar a atitude VERGONHOSA do STF diante da crise pela qual passamos até agora? Como analisar o sorriso de Mona Lisa estampado no rosto de Eduardo Cunha até o presente momento, pouco se importando contra as provas que recaem contra si e os inquéritos contra ele abertos?

    Não se lhes parece que existem informações privilegiadas do qual este senhor achacador é portador? Acaso não está ele a ameaçar que se cair, a República virá ao chão com ele?

    Que segredos este senhor detém de tanta e importantes pessoas? Seria somente dívida de campanha que faz com ele detenha influência e tamanho poder aterrorizador sobre tanta gente? Não, isto não nos parece minimamente lógico. Ele detém segredos capazes de influenciar de forma muito mais contundente a cada um que está se mostrando acovardado agora. Daí sua tranquilidade.”

     

  55. Discordo que “conceitos” de

    Discordo que “conceitos” de “mérito individual” e “solidariedade”, respectivamente para a “direita” e “esquerda” sejam simples. Acredito que, justamente por não haver “simplicidade” neles que se geram as confusões em manisfestantes. Entender o conjunto e corpo de propostas de governo e Estado, seja da “direita” e “esquerda” é essencial para a formação de uma democracia real, com governos eleitos dentro do que é consensual, não maquiado pelo sistema político. Tem que existir o esclarecimento dos conjuntos e corpo teorico das propostas. Não acredito que seja possivel uma conversão entre propostas(agua e óleo) da direita conservadora, meritocrática, anticomunista, defensora da propriedade privada e guardiã dos valores elitistas e neoliberal aos da esquerda dos movimentos sociais e do Estado de bem estar social, suas políticas públicas de inclusão e de diminuição da desigualdade. Essa polarização clara pode ser um primeiro passo, mas construir um governo que possua proposta respaldada por um conjunto teorico capaz de abraçar essas duas causas…Impossível!

  56. Aqui se tem bons
    Aqui se tem bons comentários,mas td se resume em
    Dilma EXERCER SUA AUTORIDADE DE PRESIDENTA,e
    acabar com essa bagunça toda de alguns do Judiciário,
    Não está havendo mais segurança jurídica e empresários
    muitos INSEGUROS quanto a um eventual governo Temer!

  57. discordo nassif,
     
    ela

    discordo nassif,

     

    ela aumentou a taxa de juros porque a inflação começou a aumentar, inflação de demanda…Não vem com essa análise econômica como se em 2012 não tivesse impacto da crise mundial

    1. Não acredito muito em reações na última hora, o momento é agora!

      Não acredito muito em reações na última hora, o momento é agora!

  58. O Xadrez do impeachment e o que virá depois

    É bom que se esclareça uma coisa: se o Temer não aguentar a pressão ou se não conseguir entregar o peixe que está vendendo, a pressão se voltará totalmente contra ele, o que poderá redundar, inclusive, em um processo de impeachment, seguindo os passos do de Dilma. Nesse ponto, cabe uma lembraça de relevância indiscutível: se Temer renunciar ou for cassado a partir de 1º de janeiro de 2017, teremos eleições indiretas e até Eduardo Cunha, se escapar da cassação (com a consequente suspensão dos direitos políticos), poderá ser candidato e tornar-se presidente para um mandato “tampão”. Claro que, numa eleição indireta, com esse Congresso que temos hoje, será escolhido o pior, o mais tolerante com a corrupção e, por que não dizê-lo, o mais corrupto e venal. Outro ponto para esse xadrez: com Gilmar Mendes na Presidência do TSE, o processo na Justiça Eleitoral será um elemento de pressão e uma peça chave que poderá beneficiar o PSDB. Explico: ao contrário do que ocorrerá com a renúncia ou com a cassação no segundo biênio do mandato (a partir de 1º de janeiro de 2017), caso o TSE anule a eleição por considerar que houve abuso de poder econômico ou algo que o valha, deverá ocorrer uma nova eleição direta, o que não será do agrado de Temer, Cunha nem de ninguém da oposição. Acrescento essas cogitações para que o Nassif passe a considerá-las em seu xadrez.

    1. Adolfo, nessa hipótese,

      Adolfo, nessa hipótese, ocorrendo nos 2 últimos anos do Mandato também é obrigatória a eleição indireta. É o que diz a CF.

      1. É o que diz a CF onde? A CF

        É o que diz a CF onde? A CF diz isso em caso de vacância, mas esa não pode ser decorrente de causa eleitoral, conforme entendimento abaixo. Nesse caso, entende-se que há uma anulção de mais de 50% dos votos e deverá ser realizada nova eleição.

        Veja um exemplo (observe o negrito):

        “[…] Vacância. Arts. 80 e 81 da CF. Inaplicabilidade. Aplica-se o art. 224 do CE quando a anulação superar 50% dos votos. […] A eleição indireta prevista nos arts. 80 e 81 da Constituição Federal pressupõe a vacância por causa não eleitoral. […]” NE: Cassado, em 2005, o diploma de candidato eleito em 2004 por captação ilícita de sufrágio. Trecho do voto do relator: “O referido art. 81 da CF objetiva regular a substituição do chefe do Poder Executivo quando ocorre a vacância do cargo durante o mandato, por causa não eleitoral, quais sejam: falecimento, renúncia, desincompatibilização, além de cassação do mandato por ato do Poder Legislativo. […] Na hipótese tratada, a vacância decorre de decisão oriunda da Justiça Eleitoral: o prefeito e o vice tiveram cassados os diplomas, dada a caracterização de captação ilícita de sufrágio”. […] o ato judicial que cassou os diplomas foi proferido em 13 de maio de 2005 […]. Inaplicável, também, por esse motivo o citado art. 81 da Constituição Federal.”

        (Ac. de 9.3.2006 no AgRgMS nº 3.427, rel. Min. Humberto Gomes de Barros.)

        Outro exemplo, ainda mais claro (veja novamente o destaque em negrito):

        “1. Mandado de segurança e medida cautelar. Julgamento conjunto. Dupla vacância dos cargos de prefeito e de vice. Questão prejudicial ao exame de mérito. Efeito da decisão pela procedência da AIME. Anulação dos votos. Concessão da segurança. Indeferimento da medida cautelar. Agravos regimentais prejudicados. Devido ao liame indissolúvel entre o mandato eletivo e o voto, constitui efeito da decisão pela procedência da AIME a anulação dos votos dados ao candidato cassado. Se a nulidade atingir mais da metade dos votos, aplica-se o art. 224 do Código Eleitoral. 2. Dupla vacância dos cargos de prefeito e de vice por causa eleitoral. Aplicação obrigatória do art. 81 da Constituição da República. Impossibilidade. Precedentes do STF. O art. 81, § 1º, da Constituição da República, não se aplica aos municípios. 3. Dupla vacância dos cargos de prefeito e de vice por causa eleitoral. A renovação das eleições em razão de dupla vacância dos cargos do Executivo será realizada de forma direta, nos termos do art. 224 do Código Eleitoral.” NE: Cassado, em 2006, o diploma de candidato eleito em 2004.

        (Ac. de 18.12.2007 no MS e no AgRgMS nº 3.649, rel. Min. Cezar Peluso.)

         

        Veja o que diz o art. 224 do Código Eleitoral:

        ‘Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias”.

        Transita contra a Presidenta Dilma um Ação de Impugnação de Mandato Eletivo – AIME, cuja consequência é a anulação dos votos, conforme visto acima, no no julgado do STF. Assim, caso o TSE dê provimento à ação, deverá ser observado o art. 224 do Código Eleitoral, o qual fala em convocação de eleições pelo Tribunal (ou seja, eleição direta).

        Tem muita gente passando batida nessa questão, mas acho que esse é o entendimento que deve prevalecer.

         

         

      2. É o que diz a CF onde? A CF

        É o que diz a CF onde? A CF diz isso em caso de vacância, mas esa não pode ser decorrente de causa eleitoral, conforme entendimento abaixo. Nesse caso, entende-se que há uma anulção de mais de 50% dos votos e deverá ser realizada nova eleição.

        Veja um exemplo (observe o negrito):

        “[…] Vacância. Arts. 80 e 81 da CF. Inaplicabilidade. Aplica-se o art. 224 do CE quando a anulação superar 50% dos votos. […] A eleição indireta prevista nos arts. 80 e 81 da Constituição Federal pressupõe a vacância por causa não eleitoral. […]” NE: Cassado, em 2005, o diploma de candidato eleito em 2004 por captação ilícita de sufrágio. Trecho do voto do relator: “O referido art. 81 da CF objetiva regular a substituição do chefe do Poder Executivo quando ocorre a vacância do cargo durante o mandato, por causa não eleitoral, quais sejam: falecimento, renúncia, desincompatibilização, além de cassação do mandato por ato do Poder Legislativo. […] Na hipótese tratada, a vacância decorre de decisão oriunda da Justiça Eleitoral: o prefeito e o vice tiveram cassados os diplomas, dada a caracterização de captação ilícita de sufrágio”. […] o ato judicial que cassou os diplomas foi proferido em 13 de maio de 2005 […]. Inaplicável, também, por esse motivo o citado art. 81 da Constituição Federal.”

        (Ac. de 9.3.2006 no AgRgMS nº 3.427, rel. Min. Humberto Gomes de Barros.)

        Outro exemplo, ainda mais claro (veja novamente o destaque em negrito):

        “1. Mandado de segurança e medida cautelar. Julgamento conjunto. Dupla vacância dos cargos de prefeito e de vice. Questão prejudicial ao exame de mérito. Efeito da decisão pela procedência da AIME. Anulação dos votos. Concessão da segurança. Indeferimento da medida cautelar. Agravos regimentais prejudicados. Devido ao liame indissolúvel entre o mandato eletivo e o voto, constitui efeito da decisão pela procedência da AIME a anulação dos votos dados ao candidato cassado. Se a nulidade atingir mais da metade dos votos, aplica-se o art. 224 do Código Eleitoral. 2. Dupla vacância dos cargos de prefeito e de vice por causa eleitoral. Aplicação obrigatória do art. 81 da Constituição da República. Impossibilidade. Precedentes do STF. O art. 81, § 1º, da Constituição da República, não se aplica aos municípios. 3. Dupla vacância dos cargos de prefeito e de vice por causa eleitoral. A renovação das eleições em razão de dupla vacância dos cargos do Executivo será realizada de forma direta, nos termos do art. 224 do Código Eleitoral.” NE: Cassado, em 2006, o diploma de candidato eleito em 2004.

        (Ac. de 18.12.2007 no MS e no AgRgMS nº 3.649, rel. Min. Cezar Peluso.)

         

        Veja o que diz o art. 224 do Código Eleitoral:

        ‘Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias”.

        Transita contra a Presidenta Dilma um Ação de Impugnação de Mandato Eletivo – AIME, cuja consequência é a anulação dos votos, conforme visto acima, no no julgado do STF. Assim, caso o TSE dê provimento à ação, deverá ser observado o art. 224 do Código Eleitoral, o qual fala em convocação de eleições pelo Tribunal (ou seja, eleição direta).

        Tem muita gente passando batida nessa questão, mas acho que esse é o entendimento que deve prevalecer.

         

         

  59. Quem comanda as marionetes do

    Quem comanda as marionetes do golpe, quer e precisa do seguinte:

    – Um governo neoliberal obediente e vendilhão das empresas estatais, do patrimônio e das riquezas;

    – Um golpe que coloque nos trilhos o tal governo neoliberal;

    – Golpistas interesseiros e bandidos que só pensam no próprio proveito pessoal, para garantir a entrega do butim;

    – Um judiciário interessado e partidarizado, com amplos poderes e inconstestado;

    – Uma imprensa enviesada, tendenciosa, mentirosa e vendida e a fazer a propaganda negativa do alvo;

    – A derrocada de qualquer figura popular e carismática, que possa mobilizar multidões e reverter a tendência do governo obediente de assumir;

    – Uma opinião pública manipulada.

  60. O xeque-mate da direita

    Pode vir aí a implantação do parlamentarismo, defendida por tucanos e pemedebistas, além de outros. A se confirmar, estamos vivendo os últimos dias do presidencialismo no Brasil.

  61. O PT no geral negligenciou o
    O PT no geral negligenciou o Poder da direita, porém quem poderia prever que um Joaquim Barbosa seria o Judas Iscariotes? Por que a verdade é que se fôssemos pela lógica o JB teria lutado do lado da Trincheira de Esquerda, e era impossível prever que ele tivesse a “Alma Branca” e que tivesse servido tão fielmente aos interesses da Casa Grande e não da nossa Senzala… Se o JB tivesse agido com o vigor que agiu defendendo a Casa Grande ele tivesse usado esse mesmo vigor para lutar oor mim, por vocês, por nós os irmãos da Senzala, o jogo estaria bastante equilibrado… Mas o que aconteceu foi exatamente o contrário… Ele foi para o lado Fascista e o estrago foi muito Grande… Foi uma traição à moda Judas Iscariotes…esse tipo de traição causa danos difíceis de serem superados… Ali foi o momento onde conseguiram enfiar uma cunha e dividir a sociedade para neutralizar o avanço… Infelizmente não vejo outra maneira que não seja um conflito permanente contra os golpistas através de ocupação de Shoppings da Elite, Bairros da Elite (Higienópolis/Pacaembu/Moema/Jardins/Oscar Freire etc…) é descer o morro e fazer a vida da Elite golpista um Inferno… Pq se ficar só nesse negócio de Paulista/Vale do Anhangabaú/etc…pode esquecer…tem que ir para a porta da Elite, bloquear ruas…etc

  62. Esse Golpe é tipo aquele Jogo
    Esse Golpe é tipo aquele Jogo de Futebol que os times não são grande coisa (O time da Dilma era: Cardoso/Levi/os lixos do PMDB, etc) x (O time do Golpe: Gilmar Merdis/PSDB/Bosal-raro/ a bancada dos Satângelicos/etc) [ Infelizmente a Dilma tinha um bom banco de reservas, mas só quis colocar quando já estava perdido o jogo …o juiz que é o PGR+ STF+Vaza Jato+MPF já tinham expulsado alguns jogadores e mantido outros craques que estavam no banco com cartão amarelo e a Dilma não quis utilizar o time que estava no banco]
    Agora estamos no final dos acréscimos falta apenas 1 minuto e há no momento apenas um JOGADOR que pode mudar isso se entrar em campo… Esse alguém é a Sociedade de formação Esquerda… Se esse jogador não se apresentar…. Aí já era de vez e iremos cair da 1° divisão da Democracia para a 3° divisão…

  63. Nunca se imaginou em tempo algum…

    Nunca se imaginou em tempo algum que equívocos (para não dizer traição a princípios documentados e proclamados aos quatro ventos) como os praticados pelo PT fossem cobrados em tempo tão record por circunstâncias cruelmente adversas como as que estamos vendo se abater sobre o partido e seu legado.

    Sinceramente, fico muito triste com tudo isso pq ful filiado e militante orgânico do PT; eu cri e abracei com convicção a sua mensagem, até mesmo em canções que faria o Brasil um país positivamente diferente.

    Me angustiei com a implementação da malfadada “Carta aos Brasileiros” pelo Palocci, que foi o cavalo de troia neoliberal no governo petista e sofri até às lágrimas quando eclodiu o Mensalão com José Dirceu à frente. Pude ver alí o projeto do partido ir às cordas e, daí em diante, sem mais dispor da força ética e moral dos discursos passados pra fazer o que precisava e devia ser feito, mas com o rabo muito preso à concessões e acordos espúrios com o capital e a nossa política porcalha, foi a forceps que conseguiu implementar aqui e alí alguma coisa de maior vulto e apego popular quando poderia ter feito muiiito mais e, com certeza não estaríamos hoje sob esse clima de trevas que estamos vivendo. Uma pena!

    Vejo doravante como um gasto de energia e acirramento de ânimos continuar insistindo no PT como alternativa de poder no Brasil. Seus dignos personagens remanescentes e militância idem, que são muitos, deveriam se entender sob nova perspectiva e vançar, esquecendo o passado de péssima memória, pq é pra frente que se anda e a gente precisa disso.

     

    1. O problema é o seguinte:

      Vimos tudo isto e não fizemos nada, se foste filiado orgânico do PT, ficaste imóvel e não cobraste o teu protagonismo, pois o momento é agora de corrigir a direção deixando de lado a tentativa de concilhação.

      Acreditar que uma burocracia partidária que deve tomar nas mãos o destino de um partido ou mesmo de uma nova concepção de estado é apostar na derrota, talvez nas crises que se achem as soluções, e este é o momento.

  64. Do Twitter de Rosa

    Do Twitter de Rosa Nagasaki 

    @anacronices 

    Capez presidindo a ALESP, Cunha Presidindo a Câmara, Renan Presidindo o Senado e Temer presidindo a República. O Brasil é um país estranho !

     

  65. Do Twitter de Rosa

    Do Twitter de Rosa Nagasaki 

    @anacronices 

    Capez presidindo a ALESP, Cunha Presidindo a Câmara, Renan Presidindo o Senado e Temer presidindo a República. O Brasil é um país estranho !

     

  66. por que não?

    na irrespirável atmosfera que antecede o afastamento de Dilma, numa sufocante mistura de raiva, desespero, impotência, perplexidade e angústia, quanto tudo já está obscenamente escancarado, apenas uma única pergunta permanece sem resposta convincente: por que o governo permanece inerte?

    afinal, o que nos resta saber? o que ainda não foi exposto? qual o motivo de Dilma permanecer sem ação, sequer reação, resignada a ser escorraçada do Planalto?

    após o STF rasgar a constituição e permitir que um réu confesso presidisse a sessão de votação do impeachment na Câmara; após uma votação na qual apenas dois Deputados Federais citaram como motivo de seus votos as “pedaladas fiscais”; após o pavoroso escárnio de se dedicar um voto ao torturador de Dilma; após o relator da Comissão do impeachment no Senado ser autor das “cavalgadas fiscais” em Minas Gerais; após a conduta seletiva e conspiratória do PGR; após o Povo sem Medo ocupar as ruas, com uma ininterrupta sequência de atos e manifestações; após a repercussão na mídia internacional do golpe de Estado em curso no Brasil; após o corajoso exemplo dos secundaristas de SP, e de todo o Brasil;

    afinal, o que mais Dilma precisa para agir como a Presidente da República de um país sob um golpe de Estado?

    o que todos deveríamos saber que ainda não foi revelado?

  67. Republica Bananeira do Brasil

    Por cr 45.000 Reais,  copia do parecer  do golpista de carteirinha Granda Martins  a “heroina’Janaina destitui a presidenta eleita Dilma Rousseff.A Republica Bananeira com seu impoluto Judiciario e Camara de Deputados e Senado exemplo de Honestidade e conduta ilibada deveriam melhorar estes “valores”de pareceres para futuros  “Golpe de Estado” 

  68. Republica Bananeira do Brasil

    Por cr 45.000 Reais,  copia do parecer  do golpista de carteirinha Granda Martins  a “heroina’Janaina destitui a presidenta eleita Dilma Rousseff.A Republica Bananeira com seu impoluto Judiciario e Camara de Deputados e Senado exemplo de Honestidade e conduta ilibada deveriam melhorar estes “valores”de pareceres para futuros  “Golpe de Estado” 

  69. Parece mais estratégia de Temer para evitar oposição

     

    Luis Nassif,

    Enviei o comentário hoje, terça-feira, 03/05/2016 antes de 1 hora da tarde, pois o comentário meu seria o de número 916480, e o de Cintra Beutler, enviado quarta-feira, 04 /05/2016 às 12:55, recebeu o número 916486, portanto fora enviado um pouco depois do meu. Infelizmente ele não apareceu. Há a curta frase inicial que pode gerar alguma polêmica, mas não creio que tenha sido por essa razão que o comentário não apareceu. Provavelmente foi algum problema de transmissão. Se desta vez o comentário também não for aceito ai eu tiro a primeira frase. Insisto no comentário porque considero ele instrutivo enquanto o post passa uma ideia equivocada da realidade política ao dar uma dimensão maior do que ela tem ao julgamento do TRE-SP.

    Um texto explicitamente diversionista. Resta saber quem lucra com ele.

    A Lei de Ficha Limpa – que significa meia justiça é melhor do que justiça inteira – nada mais é do que uma sistemática de aumentar os honorários dos bons advogados e eliminar de disputa candidatos pobres sem condições de contratar bons advogados. Embora o referendo de Paulo Maluf não seja lá muito aceitável aqui no blog, ele pode confirmar a minha afirmação acima sobre a Lei de Ficha Limpa.

    De todo modo, não há que se desconsiderar a intenção oculta de Michel Temer, cujas ideias sempre me pareceram equivocadas, mas que não se pode negar se tratar de hábil estrategista político. Talvez tudo se resuma a ele querer dar entender aos recalcitrantes, que não poderá ser candidato em 2018. Não creio que haja recalcitrantes, mas talvez seja para contar com o apoio de possíveis adversários na aprovação de medidas de interesse geral.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 04/05/2016

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador