Como fazer o agendamento online do seguro desemprego

Como fazer o agendamento online do seguro desemprego neste artigo reunimos diversas informações importantes sobre como você agendar online seu seguro desemprego. No ano de 2015 a lei que regulamenta a questão do seguro-desemprego sofreu alterações e desde então o agendamento da visita a uma agência da Caixa Econômica Federal deve ser feito pela internet.

Para os trabalhadores que têm direito ao benefício, o seguro desemprego deve ser agendado via internet no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Será necessário realizar um cadastro com os dados pessoais e os dados do último contrato de trabalho.

Desde o dia 1º de janeiro de 2016, após realizar o agendamento no site do MTE, o trabalhador deve dar entrada no pedido de seguro-desemprego em uma agência da Caixa Econômica federal. O sistema emitirá uma data para que o requerente compareça a uma agência da Caixa para dar entrada na documentação.

Passo a passo sobre como agendar o seguro-desemprego via internet

O primeiro passo é acessar o site do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), neste link www.mte.gov.br/agendamento . Na barra lateral esquerda, clique no link Agendamento de Trabalho. O site o redirecionará para o SSA, Sistema de Atendimento e Agendamento, onde será necessário informar a cidade onde quer fazer o agendamento.

Após informar a cidade onde será agendada sua visita a uma agência da Caixa, selecione o tipo de atendimento que deseja agendar. O sistema dará algumas opções de atendimento. Clique sobre “entrada no seguro-desemprego”. Após registrar essas informações, você precisa digitar um código para provar que é uma pessoa e não uma máquina.

O sistema mostrará um link com calendário na lateral direita da tela. Clique sobre o ícone e você poderá conferir quais os dias disponíveis para agendamento na sua cidade. Para sua segurança, imprima o comprovante de agendamento para não perder endereço nem hora marcada.

Compareça a agência da Caixa Econômica no horário agendado com carteira de trabalho, documento de identidade e último contrato de trabalho. Após dar entrada no seguro-desemprego o beneficiário pode demorar até três meses para receber a primeira parcela do seguro.

O número de parcelas a receber, assim como o valor de cada uma delas, depende de quanto o trabalhador recebia durante os três últimos meses de trabalho.

Pagamentos parcelados

O primeiro pedido de seguro-desemprego é pago em quatro parcelas se o titular tiver trabalhado pelo menos 18 dos 36 últimos meses. O segundo pedido pode ser pago em até quatro parcelas para aqueles que trabalharam entre 12 e 23 meses; cinco parcelas para quem trabalhou no mínimo 24 meses.

O terceiro pedido de seguro-desemprego deve ser pago em no máximo três parcelas para quem trabalhou entre seis meses e um ano; quatro parcelas para quem trabalhou entre 12 e 23 meses; cinco para quem trabalhou 24 meses.

O seguro-desemprego consiste em um direito trabalhista de todo brasileiro contratado com carteira assinada após o mínimo de um ano e meio trabalhando com carteira assinada. Ele também pode ser solicitado por trabalhadores da pesca em período de responso, trabalhadores domésticos e trabalhadores autônomos.
agendamento seguro desemprego online

Caso o beneficiário venha a ser contratado com carteira assinada antes do fim das parcelas a serem recebidas, o benefício será automaticamente suspenso. No caso, ainda de o trabalhador vir a ser demitido sem justa causa no período de até um ano, ele não precisa solicitar o seguro-desemprego novamente. Ele passa a receber as parcelas restantes da última solicitação.

O que você achou das nossas informações sobre como agendar o seguro-desemprego online? Comente, curta e compartilhe à vontade. Para saber mais sobre seguro-desemprego e outros benefícios sociais, confira outros artigos do nosso site e acompanhe nossas postagens diári

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador