Por que de repente Globo, Veja e quetais decidiram fechar com o Freixo, por Renato Rovai

crivella-preso

Sugestão de Vânia

Da Revista Forum

Por que de repente Globo, Veja e quetais decidiram fechar com o Freixo

Por Renato Rovai

Não se iludam os amigos descolados do PSoL e muito menos os mais raivosos. Globo, Veja e quetais não estão apoiando de forma descarada Marcelo Freixo para a prefeitura do Rio de Janeiro por conta dos seus belo par de olhos azuis e muito menos pelas imensas qualidades que ele tem.

O apoio da mídia a ele nesta reta final de segundo turno tem por objetivo segurar o projeto de poder da Record que, como já havia dito há algum tempo, aceitou ser sócia minoritária do golpe contra Dilma imaginando que iria ser aceita no banquete dos poderosos por ser parceira num momento tão especial da história.

Mas não vai rolar, bispo. Com as famíglias Marinho e Civita o buraco é mais embaixo. Bispos oriundos do porão social não serão aceitos na mesma mesa da Santa Ceia do poder. A Record e a Universal já chegaram longe demais.

A capa de Veja desta semana que circula no Rio de Janeiro é a parte mais escandalosa desta estratégia. A ser verdade o que o senador Crivella está dizendo, de que foi fichado pela polícia porque tentava, como engenheiro, entrar num terreno da Universal que havia sido invadido. E que ao ser impedido discutiu com um delegado que lhe deu ordem de prisão, não haveria motivo para a foto se tornar capa de uma publicação nacional, com edição especial para um estado, a apenas uma semana da eleição.

Na verdade, não só não há motivo, como se eu fosse o Freixo não utilizaria esta capa como peça de campanha.

Mas por que Veja deu a matéria? Por que a mídia fechou com Freixo?

Porque eles consideram, creiam, Crivella uma ameaça muito maior do que o deputado estadual do PSoL.

Para o centro do poder midiático, o governo Freixo será um desastre. E eles poderão demoli-lo facilmente porque não terá o apoio de nenhum veículo de comunicação, incluindo a Record.

Já no caso de Crivella, o bispo teria o apoio consagrado de quase todos os grupos evangélicos e a Record se tornaria sua TV oficial. Todo o tempo necessário seria utilizado pela emissora para canonizar a gestão do senador.

Ou seja, a decisão objetiva foi. Primeiro derrotamos o Crivella. Depois a gente cuida do Freixo.

E isso deveria levar alguém a anular seu voto ou deixar de votar no candidato do PSoL?

Evidente que não. Freixo é uma onda de esperança nesta tsunami conservadora das eleições de 2016.

E pelo ritmo das pesquisas e pelas péssimas notícias para Crivella, passa a ter chances reais de se tornar prefeito do Rio de Janeiro.

Mas se isso vier a acontecer, ele e seus principais assessores devem agendar uma conversa urgente com o editor do Tijolaço, Fernando Brito, e outros tantos que viveram o governo Brizola no Rio de Janeiro.

Os articuladores de Freixo devem estudar a fundo como o engenheiro enfrentou a Globo. Porque no dia seguinte da eleição, tudo o que está sendo feito agora para elegê-lo e derrotar Crivella, será multiplicado por 100 para desmoralizá-lo.

E Freixo é uma liderança muito importante para ser destruída pelos facínoras de sempre. Que hoje usam uma mão para ajudá-lo, mas ao mesmo temo  já preparam a outra para empurrá-lo no dia seguinte da posse.

Redação

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em país tomado por golpistas

    Em país tomado por golpistas ditadores esses acirramentos são totalmente desnecessários. A não ser que seja uma preocupação da imprensa ditadora golpista em distrair a galera.

  2. O que seria de nosoutros se

    O que seria de nosoutros se não houvesse um dia depois do amanhã.Eu me preparava para reclamar do blog de não noticiar essa bomba.O Bispo Edir Macedo,picareta mor da Igreja Universal do Reino de Deus,chegou a caçoar da Presidenta Dilma,quando lhe ligou pedindo apoio da sigla comandada pela Seita Religiosa,o PRG,contra seu Impechemant,dizendo-lhe que iria rezar por ela.Fora do da linha,já tinha encomendado ela a Fogueira Santa de Israel.Como bem colocado pelo Rovai no texto acima,pensou que seria aceito no banquete da Casa Grande e Senzala,sem maiores delongas.Ledo e terrível engano.O Bispo Macedo nunca ganhou tanto dinheiro enquanto na era lulopetista,e foi o primeiro a passar a rasteira e aderir ao golpe.Pior.Fica demonstrado sua picaretagem,visto que,alardeia aos quatros ventos,que fala com Deus.Deve ter caído a linha.Briga de quadrilhas,de mafias,de gangues,de bandidos,digo isso a secular seculoro para deleite dos meus companheiros de infortúnios aqui no blog.Por certo,a Record acusou o golpe,e reagirá ferozmente,acho eu.No mais,mais vivo do que nunca o artigo do Prof.Wanderley Guilherme dos Santos,o maior pensador do País,”O Que Fazer Com as Organizações Globo”.O meu ainda amigo Ricardo Kotscho imaginou uma aposentadoria mais tranquila,primeiro com Celso Russomano em São Paulo,atropelado de última hora pelo bunda suja João Doria.Suas esperanças recaiam no Rio de Janeiro com Bispo Crivella,seu amigo.Depois que foi integrado ao time da Record,meu ainda amigo Kotscho comprou um daqueles carrões que Roberto Carlos em tempos de priscas eras,andava a mais de 200 quilômetros por hora na estrada de Santos.,onde parece ter um sítio.Cometeu um erro imperdoável.Comprou o carrão sem os retrovisores,que,como todos sabem,a maior serventia é olhar para trás,levando-me a crer que deverá se acidentar no Túnel Rebouças no próximo domingo.E vamos que vamos,vida que segue,segundo ele.Tambem acho.

  3. guerra de famiglias: Globo x Crivella

    “ Pois é justamente a Lava-Jato que poderá cair como uma bomba no colo de Crivella, quando forem tornados públicos alguns trechos da delação premiada que Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, negocia com o Ministério Público Federal.”

    Lauro Jardim – O Globo

    “Até o Crivella tem direito a um advogado e que não pode ser considerado culpado antes de sentença penal condenatória transitada em julgado. Por isso não irei reproduzir a capa da Veja.”

    Luciana Boiteux – candidata a vice na chapa de Marcelo Freixo

    “Há um momento de crise da esquerda, indiscutivelmente. Mas aqui no Rio a gente mostra o contrário. Vencemos o PMDB e chegamos ao segundo turno. Porque nos aproximamos do trabalho de base que a esquerda tinha perdido. Fazer o jovem participar da política foi uma vitória da nossa campanha.”

    Marcelo Freixo

    “Costumamos atribuir tudo a componentes externos, julgar que a responsabilidade é externa. Precisamos fazer uma análise crítica do país e das responsabilidades que nossos governos, nossos partidos, nossos sindicatos têm no processo. Não foram só nossos inimigos, mas também nossos erros”

    Marco Aurélio Garcia – ex-assessor especial para assuntos internacionais dos governos do PT

    literalmente milhares de ocupações e manifestações em curso contra a PEC 241. em quantas delas Lula esteve presente? fez ao menos alguma transmissão ao vivo em apoio aos manifestantes? onde está Lula?

    o Lula do lulismo é um blefe. uma farsa altamente tóxica à Democracia brasileira. foi intoxicados por esta farsa que chegamos ao ponto em que estamos, do qual ninguém, muito menos o lulismo, sabe como sair.

    apesar disto, continuam hipnotizados pela miragem de um ano longe demais: 2018.

    o colapso financeiro gerou o colapso econômico, que gerou o colapso político, que gerou o colapso institucional, que gerou colapso do governo. avançamos em pleno colapso do Estado em direção a um colapso do regime.

    a hora de agir é agora. olhai para a Síria. somos nós amanhã.

    ,

  4. Crivella, como todos da sua

    Crivella, como todos da sua igreja, é umfacínora. Quem engambela incautos para roubar seu dinheiro, não passa de um ladrão de um criminoso, e neste caso, da alma humana. É por essas vias criminosas que Edir Macedo, malafaia e tantos outros nõ param de angariar mais e mais riquezas. 

    Qualquer um que disputasse com esse facínora teria que enfrentar muitos dissabores, porque são um bando de abutres, miseráveis, que nada tem para oferecer à sociedade.

    Vale dizer que a Record foi, em princípio, do tipo que s epões em cima do muro quanto ao impeachment, mas não conseguiu ser coerente. O próprio Crivella saiu de fininho para não votar contra Dilma, logo ele, que sempre teve todo apoio do PT enquanto governo. 

    Eu torço muito pelas brigas da Globo com a Record, porque, como dizia antigamente: “Dou uma pela outra e não quero troco”. O que não faltam na Globo são arquivos para bombar na televisão e desgastar ao máximo Edir e sua corja. Record, hoje bem mais atuante que no tempo do chute na Santa, também tem Azenha e PHA que podem ajudar no contraponto.

    Quero mais é que as duas se explodam.

    1. guerra de famiglias: crise de hegemonia

      -> fica parecendo que a exemplo da foto que ilustra o comentário caberia bem o próprio ao lado co Crivella.

      só que esta foto não existe. nem jamais existirá. ao contrário de fotos como a colocada abaixo…

      .

       

       

  5. A montanha togada parindo rato globalizado
    Nassif, “Por que de repente Globo, Veja e quetais decidiram fechar com o Freixo”? De repente ou desde junho de 2013? Basta rever as imagens do Psol à frente das manifestações na praça Ramos Azevedo em SP, com os “blac-blocks” avançando e depois se refugiando atrás da tropa de choque da PM paulista para compreender que “Globo&Psol, Tudo a Ver”. Ou seja, sem um Zé Dirceu ou articulador político capaz de criar ministérios honoríficos para os Valentes e Erundinas e Lucianas em busca de poder, estes deram início ao golpe. Querer imputar o mesmo à contenda televisiva ou evangélico-católica é o mesmo que pretender atribuir a derrocada da esquerda à aliança Lula/Gilmar Mendes, como se insinua agora, na tentativa desesperada de destroçar a óbvia certeza de que Lula vencerá o pleito em 2018. A não ser que a República da Toga Vendida implemente tornozeleiras eletrônicas em todos políticos e instaure o parlamentarismo capa-preta até lá, com Moro alçado à condição de “saneador-mor”ou chefe de Estado…

  6. birutas
    Nem com a ajuda da Globo o PSOL vai arrumar alguma coisa.Com essa a campanha bobina que eles fazem, eu duvido. A esquerdofobia já está bem enraizada. Não é agora na reta final que se reverte um trabalho de anos e anos.
    Mas que dá vontade de rir dos teleguiados, dá. Estavam fechados com o Crivela por conta da esquerdofobia e agora veio a ordem contradizendo: estão “birutinhas”, hahahaha!

      1. Curioso

        Voce não colocou a foto das alianças ( Agora em Curitiba) de Temer, de Aécio e do DEM. Pelo jeito você jamais pede autocritica e humildade para a direita.

        1. Nem um pouco curioso, mas elementar

          Óbvio que eu não espero nada (de bom) da direita. Não voto na direita. Ela não me deve nada. Nem quero que eles façam autocrítica. Quero, sim, que eles errem bastente e se ferrem. Por que quem não reconhece os erros nunca melhora, ao contrário.

          Pensando bem, já votei na direita sim… quando segui as ordens do PT e votei no Sergio Cabral, no Eduardo Paes, et caterva. Mas, ainda assim, esses caras não me devem nada e deles nada espero. Votei neles exclusivamente por causa do PT. Quanto ao partido que eu acreditei durante um bom tempo e votei/apoiei durante mais tempo ainda, desse, sim, eu peço autrocrítica. 

          Só não entende isso quem quer fugir do assunto.

  7. REDE GLOBO Cultura & Educação
    REDE GLOBO Cultura & Educação Petista:

    Naturalmente que a política da Globo é diferente daqueloutra política do PT. Mas há o populismo em grandes Redes de TV, sobretudo em assuntos educativos e “artísticos”-educacionais.
    Observe naquilo que se entrecruza entre PeTê e a REDE GLOBO, por exemplo.
    PT e Globo cruzam-se entre si, perfeitamente. É apenas um recorte. Daquilo em que ambos se encontram perfeitamente: que são iguais (2+2=4), — não sequer semelhantes, mas iguaizinhos. Como gêmeos univitelinos.

    Ou seja: a cultura e a educação veiculadas são as MESMAS que o PT ADORA, cobiça, venera, reverencia e ACATA. Sempre sonhou e invejou: o que a Globo faz. Enfatizando, atenção: eu disse que a educação do PT é a mes-mís-sima da REDE GLOBO. ¿Para que então petista odiar a Globo?

    Regina Casé, filminhos clichês, sentimentalismo exacerbado, Claudia Leitte, simplismos e ingenuidades múltiplas, facilidades, ensinamento engana-trouxa; educação ruim e de 3ª categoria, defasada e retrógrada etc. etc.

    A Rede Globo é o PT; o PT é a REDE GLOBO.

    1. Mais ou Menos de Cinquenta?

      Cara, se tiver até cinquenta e tantos, troca de fornecedor, pois está estragada, mais de cinquenta e tantos, vá ao geriatra, os sinais berram.  

  8. Simples, é uma cilada

    Tanto Crivella quanto Freixo são contra a mídia. Só que Freixo terá poucos vereadores a sua disposição, ou seja, é fácil de ser derrotado na Camara em qualquer votação. Em outras palavras, ele ganha mais não leva. Será refém da Camara, uma figura decorativa apenas, ou mais uma versão de Dilma Roussef, que ficou refém do Congresso.

    É uma cilada, a mídia apoia Freixo para depois que ele vencer, poder humilhá-lo em público. Pior para a Globo seria se Crivella da Record vencesse, com uma maioria na Camara.

    A midia vai derrotar Freixo primeiro, fazendo ele ganhar, para depois ser humilhado. A mídia vai derrotar Crivella depois pois ele é mais forte e conta com uma rede de TV por trás dele.

    É isto que dá a desunião das esquerdas, em torno de trivialidades. Uma parte da esquerda se une em prol do homosexualismo, a outra contra. Enquanto isto a midia vai vencendo na questão economica que é a que importa realmente. A vitória da midia é dividir seus adversários.

    Podiam fazer como o Governo chinês que quando perguntado sobre o homosexualismo responde:

    “Não aprovo, não desaprovo, não promovo”

    Ou seja, não é contra nem a favor, muito pelo contrário.

    1. Se Freixo vencer, ficará de mãos atadas

      Se Freixo vencer, ficará de mãos atadas, não podendo fazer nada pela classe trabalhadora, a não ser usar as forças repressivas da burguesia contra ela, caso eles saiam do controle. Depois ainda botarão a culpa da quebra do Estado e da cidade do RJ nas costas do socialismo.

  9. O pais não está dividido em dois.

    Como vemos o país não está dividido em dois.  Os interesses no poder são muitos, mas estes que agora estão com o osso, brigam entre si,  mas não se esqueçam que estão sempre contra os interesses da  população.

  10. Caso Freixo seja eleito

    Caso Freixo seja eleito tomara que não cometa o mesmo erro de Haddad, que tinha uma relação de mulher de bandido com a Folha. Apanhava diariamente, mas não largava.

  11. FREIXO vs CRIVELLA

    Concordo plenamente com a análise. Mas, penso que o avanço de religiosos evangélicos na política deve ser barrado mesmo. Acredito firmemente que eles tem um projeto de governar o país sob uma ótica religiosa. Sua atuação no Congresso Nacional demonstra isso, com seus projetos de cunho dogmático.  Tinha um enorme pavor de que essa ambição pudesse se realizar, mas agora estou vendo, aliviada, que os “donos do Brasil” não aceitam isso.  Não moro no Rio, mas votaria em qualquer coisa para evitar que Crivella chegasse ao poder.  Outra notícia que li recentemente fala sobre investidas do Ministério Público nos terríveis programas evangélicos de aluguel na TV brasileira.  Já passou da hora de dar um basta naqueles que estão usando a fé religiosa do povo para encher os bolsos de dinheiro.

  12. Concordo plenamente com a

    Concordo plenamente com a análise. Mas, penso que o avanço de religiosos evangélicos na política deve ser barrado mesmo. Acredito firmemente que eles tem um projeto de governar o país sob uma ótica religiosa. Sua atuação no Congresso Nacional demonstra isso, com seus projetos de cunho dogmático.  Tinha um enorme pavor de que essa ambição pudesse se realizar, mas agora estou vendo, aliviada, que os “donos do Brasil” não aceitam isso.  Não moro no Rio, mas votaria em qualquer coisa para evitar que Crivella chegasse ao poder.  Outra notícia que li recentemente fala sobre investidas do Ministério Público nos terríveis programas evangélicos de aluguel na TV brasileira.  Já passou da hora de dar um basta naqueles que estão usando a fé religiosa do povo para encher os bolsos de dinheiro.

  13. Porque a Psolista Luciana Genro se alinhou ao PIG

    “A prisão preventiva [do Eduardo Cunha] decretada pelo Juiz Sérgio Moro também serve para desacreditar de vez a tese de que o PT e Lula, seu principal líder, estavam sendo perseguidos seletivamente por Moro e os Procuradores de Curitiba”. – O PIG Merval Pereira

    O PIG fechou com o Freixo porque o PSOL tá junto e misturado com os Golpistas. Veja a semelhança dos discursos abaixo:

    “Não é mais apenas pobre ou ladrão de galinha que vai para cadeia. O juiz Sérgio Moro está sendo uma espécie de sopro de esperança para a sociedade brasileira, cansada da impunidade, da corrupção que tá corroendo o recurso que falta para a educação, que falta para a saúde, que falta para a segurança pública, que falta para a infraestrutura deficiente que nós temos. A corrupção é a pior doença que pode grassar numa sociedade ” – Senadora Ana Amélia (PP-RS)

    “O PT ficava dizendo que a Lava Jato fazia perseguição. Agora Cunha está preso. A Lava Jato quer mostrar que ninguém está acima da lei”. – Maria Beltão, Apresentadora da Globonews

    “Cunha na cadeia, vitória contra a corrupção! Viva a Lava Jato!” – Luciana Genro

    “Estou comemorando muito a prisão do Cunha e desta casta toda. E estranho muito quem se diz contra a corrupção, mas não reconhece a importância de uma operação que pela primeira vez está fazendo com que o sistema penal – que por sua natureza é sempre arbitrário contra os pobres, que não têm dinheiro para pagar os melhores advogados – agora esteja finalmente chegando nos do andar de cima. O nosso “devido processo legal” permite que 40% da massa carcerária, composta majoritariamente por pobres e negros, esteja presa sem julgamento final. Este sistema precisa mudar. Mas não só para os de cima, para todos! Que siga a Lava Jato, doa a quem doer.” – Luciana Genro

    Existe diferença entre os discursos do PIG e da Luciana Genro?

    A Luciana defende que arbitrariedades sejam cometidas não só contra pobres mas também contra os ricos. Não sabe ela que o Moro prendeu o Cunha porque ele não tinha mais dinheiro nas suas contas.

    1. De acordo com o Merval, a perseguição do Moro não é seletiva

      O Merval disse: “A prisão preventiva [do Eduardo Cunha] decretada pelo Juiz Sérgio Moro também serve para desacreditar de vez a tese de que o PT e Lula, seu principal líder, estavam sendo perseguidos seletivamente por Moro e os Procuradores de Curitiba.” A perseguição do Moro não é seletiva, pois ele não persegue apenas Petistas, persegue também o Eduardo Cunha.

      Decretar a prisão um sujeito cujos crimes saltam aos olhos equivale a perseguí-lo?

  14. O problema é q eleitores de classe média sao burros politicament

    Já tentei convencer minha família, de direita, a votar em Freixo. Eles têm horror ao Crivella, sobretudo por preconceito de classe e tb por discurso moralista (nesse caso bem aplicado) e vao anular o voto, mas nao votam em Freixo de jeito nenhum. Ou seja, na prática ajudam a eleger Crivella.

    1. Respondo a sempre atuante

      Respondo a sempre atuante Analu,23/10/2016 -14:03.Bem minha querida,se sua família é toda de direita,leva-me a crer que você é a única ovelha branca da família.Salvou a pátria,quero dizer à família.

    2. O Anarquismo tem até cabo eleitoral

      Uma anarquista pedindo votos pro Freixo me faz lembrar de dois anarquistas: George Orwell e Emma Goldman

      George Orwell escreveu:

      Vivemos num mundo louco onde os contrários se convertem continuamente entre si. Os Pacifiistas se descobem adorando Hitler; os Socialistas tornam-se nacionalistas; os patriotas, colaboracionistas; os budistas oram pela vitória do exército japonês e a Bolsa de Valores sobe se os Russos preparam uma ofensiva.”

      Emma Goldman disse:

      “Se o voto mudasse alguma coisa, ele já teria sido abolido;”

      É paradoxal uma Anarquista, ainda por cima, lúcida, pedindo votos para um candidato que vai administrar a crise burguesa tanto quanto é estranho a socialista Luciana Genro adorar o Sérgio Moro porque prendeu o Cunha numa cela individual de 12 metros quadrados enquanto celas de 6 metros quadrados estão superlotadas de pretos, pobres e putas.

      Sinais dos tempos

      1. Cacilda! Nao sou esquizofrênica p/ achar q tô numa socie// anarq

        Por isso meu nick nao é Anarquista, e sim Anarquista LÚCIDA. E isso nao é um auto-elogio, é o reconhecimento que a sociedade anarquista é uma utopia, a ser buscada, sim, mas com pés no chao. Deixar de votar num candidato de esquerda (que nem é meu candidato desejado, votei em Jandira no primeiro turno, mas é o que sobrou) e de lutar contra o golpe para estar de acordo com princípios teóricos do anarquismo seria DELÍRIO! Nao sou psolista, para querer o Ideal e dar as costas para o Bom possível…

        1. guerra de famiglias: crise de hegemonia
          tão te patrulhando por causa do Freixo? num liga não… esse pessoal não entende nada de anarquismo e menos ainda de marxismo libertário.

          em 1921, pouco antes do massacre de Kronstadt, que marca o ato inaugural da burocratização da revolução russa (portanto, do stalinismo), Emma Goldman envia um lúcido apelo ao Politburo:

          “A utilização da for contra os operários e marinheiros em Kronstadt trará um mal incalculável à revolução social, não somente na Rússia, mas em todos os lugares do mundo. Camaradas bolcheviques, reflitam antes que seja tarde demais.”

          anarquistas, pela sua lucidez, sempre foram inimigos tanto dos fascistas quanto dos stalinistas: “todo o poder para os sovietes, não para os partidos”.

          abraços

          muito além de Freixo e do Brasil, o que agora nos preocupa terrivelmente é isto:

          Grandes armas russas a caminho da guerra

          Os dois maiores navios de guerra da Marinha Russa, o cruzador de combate movido a energia nuclear Pyotr Velikiy (099) e o porta-aviões Almirante Kuznetsov (063) cruzam nesse momento o Canal da Mancha (para os franceses; para os ingleses, “English Channel”) navegando rumo ao Mediterrâneo oriental. A missão deles é estabelecer uma zona naval de exclusão de 1.500km ao largo da costa síria, e repelir decisivamente qualquer grupo naval de ataque dos EUA que se oponha a essa medida.
          .

          1. Patrulha? Eu?
            Amigo, qual’é? Eu não tenho nada a ver com o massacre de Kronstadt, exceto pelo fato de que ‘a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano’, também não estou patrulhando ninguém, só mostrei o paradoxo de se reivindicar anarquista e pedir votos para partidos políticos. Mas ela é uma anarquista lúcida. Então tá perdoada. Bakunin, Kropotkin, Malatesta, etc. é que não eram lúcidos.
            Se eu estivesse no Rio de Janeiro, eu não legitimaria as eleições burguesas, porque não votaria no teocrático Crivella nem no Freixo, até porque a sua vitória no executivo sem base parlamentar o forçará a fazer caixa 2, como todos fazem, mas a elite mudará o nome para mensalão e o derrubarão, denegrindo a imagem do socialismo, à semelhança do massacre de Kronstradt. Sem falar que o Rio de janeiro está um estado quebrado. A vitória de Freixo no Rio tem tudo prá ser uma derrota fragorosa do socialismo. Portanto, deixemos a burguesia administrar sua crise. E você, não vote, lute.
            Quanto ao Putin, você queria que ele estivesse com o rabinho entre as pernas, com medo dos latidos dos imperialistas?

          2. Tente os neoanarquistas de maio de 68, fica um pouco mais próxim
            Tb seriam contra o voto, mas pelo menos a citaçao seria mais recente, rs. E estao muito mais próximos do que penso. Tecnicamente falando eu seria neoanarquista, nao anarquista. Mas marxista libertária tb serve. E sobretudo, no contexto desta discussao, REALISTA. Posso sonhar mas tenho pés no chao e nao acredito em vara de condao.

          3. guerra de famiglias: crise de hegemonia
            -> Amigo, qual’é? Eu não tenho nada a ver com o massacre de Kronstadt,

            fiz uma brincadeira com a AnaLú, a quem “conheço” aqui no Nassif desde quase priscas eras. parece que ela não entendeu.

            todos os que se reivindicam como de Esquerda tem a ver com Kronstadt. sejam leninistas, trotskistas, anarquistas, autonomistas…

            Kronstadt é o momento em que a Revolução Russa perde seu rumo e começa a se canibalizar. a contra-revolução vinda de dentro da própria revolução. através do autoritarismo, do sectarismo, do dogmatismo, do centralismo.

            o maior inimigo da Esquerda é sempre ela própria.

            -> também não estou patrulhando ninguém, só mostrei o paradoxo de se reivindicar anarquista e pedir votos para partidos políticos.

            ainda mais contraditório é fazer a defesa incondicional do lulismo (não vc, ela… mas isto nem vem mais ao caso frente a grave conjuntura).

            se priorizar a via parlamentar e institucional é um dos mais nocivos erros da Esquerda, a pura e simples negação deste caminho também é.

            não é por outro motivo que o PT é fundados com uma organização interna na qual os Núcleos de Base eram plenamente autônomos! a instância máxima do PT, em sua origem, era os Núcleos e não a estrutura convencional com os Diretórios e Executivas.

            a luta contra a Ditadura, pela anistia e pela redemocratização – um período de muita opressão mas tb de muita luta e debate, no renascimento do movimento de massas a partir de 1977, deixou claro que é necessário unir na ação a via parlamentar com o movimento de massas pela base – mas sempre neste colocando a prioridade.

            a diversas formas de luta e de organização podem e devem ser complementares, desde que não se perca o foco.

            -> Portanto, deixemos a burguesia administrar sua crise.

            é a noção de “crise” que precisa ser revista. não se tratam mais de “crise do capitalismo” e sim de um “capitalismo de crise”. a crise foi incorporado como um modo de governar.

            portanto, para a Esquerda a “crise” é um momento de ascensão do movimento anti-capitalista. o que ocorre agora no Brasil

            deixar a “burguesia administrar a sua crise” muitas vzs acaba sendo apenas a política do “quanto pior melhor”. o que sempre conduz a “quanto pior, pior ainda”. até que todos estejamos pendurados nos paus-de-araras e apodrecendo nos porões de mais uma ditadura que se inicia…

            -> E você, não vote, lute.

            deve serpor isto que estou sempre nos atos e manifestações. por ex., estive ontem no ato contra a PEC 241 e agora mesmo no ato das mulheres, no centro do Rio de Janeiro.

            aliás, a velha guarda do PT não deu as caras em nenhum dos dois atos. em ambos, uma quase absoluta participação de jovens. os tempos estão mudando… e a velha guarda do lulismo continua aprisionada nos velhos paradigmas e se recusa a rejuvenescer

            a geração das “Diretas Já” fracassou miseravelmente. por isto chegamos a este golpe.

            p.s.:

            “se votar mudasse algo, seria proibido” -> é verdade, justo por isto tenho votado nulo desde 1989. mas tb é preciso reconhecer e complementar: “se apenas votar nulo mudasse algo, tb não seria permitido”. a realidade é muito mais complexa do que qualquer reducionismo dogmático e sectário.

            abraços
            .

          4. Nao defendo nada de modo incondicional; nem faço jogo da Direita
            Tudo o que a Direita quer nesse momento é desmoralizar os governos do PT. Tb acho que um país nao deveria depender de uma pessoa só; mas, infelizmente, nao temos outra grande liderança atualmente.

          5. Essa “crítica” é de uma cegueira e de uma tolice incríveis
            E que amor pelas bibliografias esse pessoal tem, mesmo fora da Academia. Imagine se, para tomar posiçao em relaçao a algo da sociedade brasileira em 2016, vou me basear em princípios abstratos ou em algo dito sobre a situaçao européia por alguém no início do século XX, ou, pior ainda, no séc. XIX!

          6. guerra de famiglias: crise de hegemonia
            -> ou em algo dito sobre a situaçao européia por alguém no início do século XX, ou, pior ainda, no séc. XIX!

            perdeu o humor? citei Emma como um referência ao seu avatar (a imagem que vc utiliza): Lou Andreas-Salomé – por sinal, também ela uma mulher do séc. XiX!

            por falar em séc. XIX, deve ser por isto que o Marco Aurélio Garcia, a brilhante cabeça pensante por trás da política externa do lulismo, destacou a atualidade, por sua semelhança com o Brasil de Michel Temer, de “O 18 Brumário de Luís Bonaparte”, de outro “alguém” do séc. XIX, um tal de Karl Marx.
            .

          7. Pô, outro que adora bibliografias!
            Lou é uma ídala, mas pelo que representa como mulher (e pelos grandes homens que foram apaixonados por ela, rs, que inveja… Rilke, Freud, Nietzche, Tausk…) Emma nunca li, nao li nenhum dos anarquistas “tradicionais”, o único anarquista do séc. XIX que li nao é considerado anarquista pelos historiadores do pensamento, nao entendo por quê (Fourier, maravilhoso; mas nao para seguir o que diz literalmente, e sim para partilhar do espírito do sonho dele).

            Quanto a Kronstadt, respondendo ao que vc disse em outro lugar, me converti ao anarquismo depois de ler o livro de Ida Met sobre Kronstadt… E nao sou acadêmica nessa área (só sou como linguista e etc), me sinto livre para reinterpretar e juntar idéias. Vejo conflito entre alguém se dizer anarquista e ser leninista, mas nao em se dizer anarquista e marxista; tb harmonizo bem Foucault no meio de minha teoria da História de fundo marxista. Mas ficar citando autores numa conversa sobre a realidade de hoje me parece delirante.

          8. guerra de famiglias: crise de hegemonia
            ->Vejo conflito entre alguém se dizer anarquista e ser leninista, mas nao em se dizer anarquista e marxista; tb harmonizo bem Foucault no meio de minha teoria da História de fundo marxista.

            as bandeira negra e vermelha sempre estiveram juntas em muitos momentos: anarquistas e marxistas libertários que não se deixaram encaixotar nos estereótipos. por isto, ainda mais uma vez, cabe a citação a Emma Goldman – longe esta de ser uma anarquista “tradicional”.

            -> Mas ficar citando autores numa conversa sobre a realidade de hoje me parece delirante.

            pode ser. mas tb pode ser que a nossa realidade, no Brasil e no mundo, é que tenha se tornado delirante. um surrealismo vivido. com Temer e corja passando o rodo no Brasil. o estado de bem estar europeu transformado em austericídio pela Troika. e os EUA entre Hillary e Trump.

            abraços
            .

      2. Chomsky é anarquista com a cabeça no chão e os pés nas nuvens

        Chosmky disse que se fosse candidato a presidente, a primeira coisa que diria seria: Não vote em mim.

        É isso aí. O Temer também se diz democrático, apesar de ter apoiado e ser o principal beneficiário do golpe e, a despeito de democracia ser o governo do povo, pelo povo e para o povo, só tomar medidas impopulares.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador