newsletter

Assinar

Não há mais garantias constitucionais no Brasil, por Weden

Por Weden

A prisão do empresário João Santana é só mais um capítulo da interrupção das garantias constitucionais no Brasil para quem não participa da frente de retomada do poder montada pelo PSDB (representante de certos setores empresariais e financistas), magistrados, agentes da Polícia Federal e Ministério Público, com o apoio estratégico e definitivo de bilionárias corporações de mídia. Não é novidade. Os poderes discricionários só atacam seus inimigos e os infiéis.

Mais esta vítima do estado de exceção estará preso sem julgamento por quanto tempo o poder abusivo quiser, sem qualquer resguardo da lei. Desde o fim da ditadura em 1985, não imaginávamos que poderíamos voltar a este estágio.

Longas prisões sem julgamento; tortura psicológica em cadeias; prisões sem mandado; perseguição política a um ex-presidente (como o fora em outra época a Jango e Juscelino); tentativa de intimidação a advogados, vitimados por calúnias e difamações; relações promíscuas entre Ministério Público e bilionárias corporações empresariais (as mídias); juízes em conluio com fins partidários e golpistas; ameaças, chantagens, extorsões, vazamentos de informação criminosos e escutas clandestinas.

Não há mais nada que falte acontecer para que seja caracterizado o estado de exceção no Brasil, já plenamente em vigor. E é assustador que o Procurador Geral da República o alimente; que o Supremo Tribunal Federal o acoberte; que o Ministro da Justiça o apoie; e que uma presidente da República, em estado de lassidão, não reaja. De qualquer forma, a história os cobrará.

O Brasil vive o pior momento desde o AI-5. Voltamos à barbárie jurídica.

Média: 4.2 (85 votos)

Recomendamos para você

25 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Wellington Viana Leite
Wellington Viana Leite

QUEM MANDA?

Eu gostaria que me explicassem algumas coisas que não entendo e por favor sem apelação:


1 - Segundo pesquisei, quem nomeia o Procurador-Geral da República é a Presidente da República. Então, quem nomeou o atual foi a presidente Dilma. Se ele não corresponde à expectativa dela, como presidente, porquê renovou o mandato dele que tinha expirado em 2015, levando-o até 2017? Apesar de a Associação Nacional dos Procuradores ter indicado o Janot, a presidente poderia ter ignorado a lista ou nomeado a segunda ou terceira colocada, ambas mulheres;


2 - A Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça, cujo ministro foi (é) indicado pela Presidente da República. E o Diretor-Geral do Departamento de Polícia Federal também é de livre escolha da Presidente da República. Caso a PF não esteja conduzindo de acordo com os interesses da Presidente, porquê não altera a estrutura da PF?

Na minha opinião, é o próprio governo agindo contra o governo.

Seu voto: Nenhum
imagem de simone jockymann
simone jockymann

procuradoria e justiça

esta eh uma perguntamque eu gostaria de ver respondida, sem atacar nem defender niguem

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Ricardo V. N. Kruschewsky
Ricardo V. N. Kruschewsky

Por quê ninguém enfrenta o

Por quê ninguém enfrenta o juiz Sérgio Moro? Não há quem conteste este senhor. Age de forma arbitrária, como se a lei estivesse apenas com ele ou dele parte. Hoje saiu uma matéria, em telejornal de rede nacional, que alguns presidiários no estado do Ceará fazem ligações telefônicas com o único objetivo de praticar golpes, retirando de pessoas, supostamente de boa fé, que estão fora da cadeia,  alguns milhares de reais. Mudando um pouco de assunto: Por quê nenhum juiz consegue determinar bloqueadores de celular nos presídios brasileiros? Por quê os juízes não determinam prisões agrícolas em vez desses presídios em cidades? Não podem bloquear os celulares nos presídios porque prejudicaria moradores próximos a estes... Fariam os presos trabalharem nas respectivas plantações ajudando no combate à miséria, como tornariam os alimentos produzidos mais baratos e com estes presos comendo da própria produção. Além disso, o Brasil, com tanta terra improdutiva, seria o depósito de alimentos em nível mundial já que terra não falta. O Brasil vive mesmo o pior momento desde o AI-5. Voltamos à barbárie em todos os níveis.

Seu voto: Nenhum
imagem de Rita Zanon
Rita Zanon

Me perdoem a ignorância mas

Me perdoem a ignorância mas quem é Weden?
Comentei no post de um amigo no facebook, que a opinião publicada pelo blog do Nassif é um exagero. Veemência é uma coisa e disso eu entendo, porque eu sou veemente, mas exagero é outra coisa bem diferente. Barbárie jurídica? Achei ótima a atitude do publicitário João Santana. Acabou com a festa da mídia, aterrissou na república de Curitiba direto. Seu advogado já deve ter impetrado o habeas corpus, que acredito será provido, uma vez que no próprio despacho que determinou a expedição do mandato de prisão, o juiz Moro afirma não haver provas. Factoide para esquecer o FHC e suas relações antirrepublicanas, porque as extraconjugais não nos interessam. Barbárie jurídica, pra mim, acontece todos os dias nos nossos presídios. Queixamo-nos da seletividade da justiça, mas ela é seletiva faz muito tempo e nós somos seletivos nas queixas também. O Weden não deve saber do episódio do atentado do Rio Centro num show em comemoração ao primeiro de maio. AI-5 ou quaisquer um dos Atos Institucionais anteriores, nós teríamos, se Dilma se tornasse uma déspota. Parece que saímos da ditadura, mas ela não saiu de nós, parafraseando um termo muito usado, que considero um tanto preconceituoso, como se fosse importante esquecermos nossas origens, mas que serve para essa nossa etapa histórica. A memória do cotidiano sob um regime ditatorial, escamoteado com os generais e coronéis ministros em trajes civis, como quase tudo é por aqui - esta aí o racismo nosso de cada dia que não nos deixa mentir, deve ser melhor revelado e rememorado para que comparações esdrúxulas não ocorram com a frequência que temos visto.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Quer dizer que na sua

Quer dizer que na sua concepção mandar prender alguém sem provas, usando a prisão preventiva para prender alguém que havia enviado petição se dispondo para depor, quando esse instrumento foi criado para evitar fugas e interferências, claramente inexistentes, e ainda por cima desrespeitando completamente o príncipio de inocente até que se prove o contrário.... NÃO É BARBÁRIE JURÍDICA ????? É O QUE ENTÃO ??? EXCESSÃO PROVISÓRIA PARA COMBATE AO PT ???

Seu voto: Nenhum
imagem de Gustavo
Gustavo

Entendi o que nosso amigo

Entendi o que nosso amigo quis dizer: Barbarie Jurídica é a situação de 40% da população carcerária (lembrando que é a quarta do mundo) mas que, ao contrário dos seus herois, estão presos sem sequer ter direito a advogados, e enquanto aguardam a fila andar na Defensoria Pública para a primeira audiência com o Juiz, seus familiares têm que passar por provações para visitá-los. Mas a barbárie jurídica do autor é só pra os amigosSem contar as condições das celas, que por palpite, são "um pouco" piores que as dos presos do colarinho branco que você está defendendo.

PT defende os populares? Só em época de eleição. No hiato entre elas, só tem defendido os riquinhos. Até empreiteiro, latifundiários e marqueteiros viraram herois do partido. Que ironia do destino! Na minha época de militância essa classes eram os inimigos! Agora tem que relativizar corrupção, defender aumento de combustíveis, assistir a escalada da violência nas grandes e pequenas cidades? E a única justiificativa é: "os outros partidos também fazem" ou "é culpa da imprensa"?

Me desculpe a intelligentsia petista, mas vocês continuarem a engolir isto só pra não largar o osso pra oposição é lamentável!!! É coisa de guri mimado!

Seu voto: Nenhum
imagem de Alde Moraes
Alde Moraes

DIREITOS CONSTITUCIONAIS

"Desde o fim da ditadura em 1985, não imaginávamos que poderíamos voltar a este estágio".

Perdoe-me o excesso de franqueza caro Weden, entretanto, mesmo aos 28 anos de idade eu não apenas imaginei, como verbalizei muitas vezes essa preocupação. Afinal, mesmo não possuindo uma inteligência genial, era de se esperar que os responsáveis por tudo isso que você tão cruamente descreve no parágrafo abaixo, não se conformassem e, mais cedo ou mais tarde, voltassem com todas as suas forças, artimanhas, maquiavelismos e ódios crutidos, para reaver tudo - que seus mentes doentes, tacanahs e sujas - lhes pertencia por direito sagrado. é o que estão fazendo agora.

"... E é assustador que o Procurador Geral da República o alimente; que o Supremo Tribunal Federal o acoberte; que o Ministro da Justiça o apoie; e que uma presidente da República, em estado de lassidão, não reaja. De qualquer forma, a história os cobrará".

E, nesse outro parágrafo, concordo com você. a história cobrará sem dúvidas, mas, não apenas desses que você cita. Para ser justo, amplie sua lista de responsaveis pela desgraça que se agiganta sobre nós e, logo logo nos esmagará com suas patas impiedosas e crueis.

Quem sabe não esteja na hora de admitir que "a brava gente brasileira" só existe na ficção poética de quem escreveu a letra do nosso Hino da Independência?

Francamente, sempre foi a minoria do nosso povo quem lutou de verdade, dando seu sangue, suor, lágrimas e vidas, para que a maioria de omissos, acomodados e covardes vivessem numa sociedade mais justa e mais humana. 

Por mais cruel que seja admitir esse fato, é preciso, inclusive, para que meia dúzia de pessoas não sejam transforamdos em mais mártires.

Seu voto: Nenhum
imagem de sandro miranda
sandro miranda

mais alguns dados importantes

https://sustentabilidadeedemocracia.wordpress.com/2015/02/23/as-verdadei...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Silvio L. Morais
Silvio L. Morais

Até quando?

Concordo integralmente com o artigo e quero enfatizar que não consigo entender a inação da presidente da República. Nem falo do suposto Ministro da Justiça, pois esse nem merece ter o nome citado. Grampos ilegais não apurados até hoje, vazamentos criminosos, desvio de foco da investigação da Zelotes, prisões preventivas a rodo para pressionar e coagir suspeitos, investigação espetaculosa de um ex-presidente, sem qualquer fundamentação, tudo isso sob os holofotes e o patrocínio do Supreno Tribunal da Mídia. Getúlio se matou para evitar o golpe; Jango foi apeado do poder pela ditadura civil-militar de 01 de abril de 1964 e a Dilma vai fazer o quê? Vai ficar parada, assistindo de camarote  o dispositivo midiático-judicial quebrar o Estado de Direito e paralisar o país até que o PT seja apeado do poder? 

Seu voto: Nenhum
imagem de wendel
wendel

Então...........

Concordo plenamente com o weden, em seu artigo, e assino embaixo!!

Acrescentaria porém, como alguém disse an-passant, que trata-se tb de atuação de forças externas, que financiam e muito bem os traidores, perdedores que, desde que a Dilma assumiu, não a deixam governar. 

A Nação está, infelizmente parada, e isto a meu ver, tem um propósito. Derrubar o governo e colocar o fantoche que irá vender nosso patrimônio na Bacia das Almas!!!

E os escravos, que antes tiravam os sazpaztos para entrarem na Sede do Império, voltarão a se curvar e mostrar o trazeiro aos seus senhores novamente!!!

Bando de carniceiros, que almejam destruir a Nação, pelo simples fato de não mais poderem retalhar o Pais !!!!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Perfeito caro weden. Mas o

Perfeito caro weden. Mas o que me faz ficar pasmo é o papel da presidenta e do ministro (?) nisso que voce descreve muito bem. O papel do pig, da direita aquartelada no aparelho do estado e dos tucanos era de se esperar.

O que não se eplica é porque o governo entrega tão facilmente ouro ao bandido. Minha conclusão infelizmente não pode ser outra. Falta de compromisso da presidenta com o projeto político que começou a mudar o Brasil.

Logo ela que comprometeu sua própria vida quando era jovem em nome de um projeto de país? Eu não entendo. Ou então a Dilma é uma caso da mais completa falta de inteligência política da história

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Juliano Santos

imagem de Carlos Dias
Carlos Dias

Irretocável!

Síntese Perfeita!!!

Sugiro ao Nassif enviar o texto pra Dilma e pros petistas.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

essa é uma ótima síntese do

essa é uma ótima síntese do weden, que serviria até para

 ser exposta antes do caso joão santana,...

a prisão de jopão santana apenas  é mais um dado para comprovar o que diz este artigo...

agora é saber  como desconstruir esse esquema diabólico que só beneficia interesse estangeiros....

daí a conclusão de alguins comentarístas de que há  uma  força enorme por trás disso....

como desconrui-la, essa é a questão...

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Não podemos mais silenciar

https://sustentabilidadeedemocracia.wordpress.com/2016/02/23/nao-podemos...

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Jorge Vieira

Continua

https://sustentabilidadeedemocracia.wordpress.com/2016/02/16/a-democraci...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Jorge Vieira

imagem de Marco Abi
Marco Abi

Surreal

Esse texto combina perfeitamente com as marias que enxergam uma verve comunista nos governos do PT.

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Concordo e digo mais. Quando

Concordo e digo mais.

Quando os tucanos começarem a ser violentamente depenados nas ruas eu não ficarei surpreso. 

Nem triste. 

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de Zé Saracura
Zé Saracura

Estamos em guerra...

... e na guerra precisamos usar os elementos da guerra.

Precisamos do espírito de um Zhukov nas nossas linhas de defesa, hoje estamos frageis, mais parecendo linhas de defesa montadas pelo Cel. Klink e Sgt. Schultz de Guerra, Sombra e Água Fresca.

Nossos soldados estão a postos, basta o chamamento para que nos entrincheiramos na defesa do PT, dos Trabalhadores e o grande projeto de libertação latinoamericano liderado pelo presidente Lula.

 

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Esposa e o marido vão ao

Esposa e o marido vão ao zoológico, na jaula do gorila, ela pede para ele tirar uma foto perto do gorila. O marido manda ela dar alguns passos para trás para acertar o foco, muito próxima da jaula, o gorila agarra a esposa. – Raimundo me ajuda!- Ela  diz E Raimundo fala: – Agora, explica pra ele: Que hoje não está com vontade.. Que está com dor de cabeça… Que está cansada… Que está com dor de garganta…. Que trabalhou demais… Que tão depressa nãooooo… Que te entenda como mulher… Que está deprimida… Que está menstruada… Que está enjoada… Que só quer que te abrace… Que está nervosa… Que tem que acordar muito cedo… Que hoje acordou muito cedo… Que andou muito hoje… Que está super carente e só quer carinho… Que está muito tensa e só quer massagens de relaxamento… Que está com vontade de ver TV… Que não quer perder a novela… – Se ele é parecido comigo… vai entender!!! Sempre que vejo estras noticias ou discussão, eu lembro desta piada, resumindo: Agora o Lula, a Dilma e o PT agumenta com a midia e a direita o que é o republicanismo tão propalado por eles, e veja se o povo entende.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Nada por acaso

Tanto no Chile como no Brasil, não houve nenhum militar iniciando o golpe ou dando tiro até não ter a frota dos EUA (e a mídia) bem na frente, dando apoio.

No plano atual, jurídico/midiático, nenhum funcionário público teria coragem de chegar ao ponto que está chegando se não houver um forte apoio global por trás.

O poder paralelo que tomou conta do Brasil, com polpudos salários e aposentadorias garantidas, somente se mantém e se garante se o governo do Brasil for dependente e subalterno á ordem global. Trata-se de forças paralelas que não correm risco algum, mesmo se quebrar o país. Essa é a nossa elite, há 500 anos.

Seu voto: Nenhum (23 votos)
imagem de bonobo de oliveira, severino
bonobo de oliveira, severino

Bem observadas as semelhanças.

Parecem aquele valente do samba do Bezerra da Silva. Com a retagurda guarnecida por um poder formidável qualquer um fala grosso. Até os concurseiros do MP que só tem coragem de bater na esposa fragilizada.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de hilario muylaert da silva lima
hilario muylaert da silva lima

Exatamente

Exatamente isso, Alexis.

O Brasil, como potência econômica emergente está sob severo ataque externo ( EUA), dado que contestou o poder regional, e internacional dos EUA, ao se alinhar ao Brics, e à China, criar a Unasul e Celac sem a participação estadunidense ( OEA).

Essa cobertura de "fora"  ---- "um dia" saberemos com mais exatidão ( semelhante à operação Condor) ---- não mais se materializa pela arma bélica tradicional. Mecanismos mais refinados estão sendo utilizados, tipo mídia familiar, infiltração de concursados em cargos públicos ( juízes, promotores, agentes da P.F., etc....). 

O comportamento tresloucado de Aécio, Paulinho Pereira, Sampaio.....até do senil FHC, TCU, Gilmar Mendes,sistema Globo e auxiliares, DEM,  Waack ( ponte com interesses dos EUA-Globo), Sergio Moro e parcela do judiciário, parcela da Polícia Federal, parcela do Minist[erio Público Federal, e de alguns M.P. estaduais, etc...etc... comprovam que estamos, HÁ PELO MENOS DOIS ANOS ( lava-jato, período eleitoral)  vivendo uma forte  pressão desestabilizador vinda de fora, e com a partcipação dos "agentes" antes citados.

Vamos enfrentar e derrotar esta intentona golpista, utilizando-nos dos instrumentos institucionais e democráticos disponíveis. 

Além da necessária presença nas ruas, como em dezembro passado, e na Barra Funda(SP), recentemente.

 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

... ficou parecendo um

... ficou parecendo um flagrante desespero insano das esquerdas...

bem vindo!

ao clube fechado gnn-nassif das sandices & doidivânias, do qual, faço parte com orgulho épico niilista.

Seu voto: Nenhum (18 votos)

"Não há segredo que o tempo não revele, Jean Racine - Britânico (1669)" - citação na abertura do livro Legado de Cinzas: Uma História da Cia, de Tim Weiner. 

  Não caro. É apenas alguém

 

Não caro. É apenas alguém preocupado com o estado de direito.

Seja lá o que você entende por isso.

 

 

Seu voto: Nenhum (16 votos)
imagem de CB
CB

Foi assim? - Depois das

Foi assim? - Depois das eleições de 1974, surgiu uma forte impressão de que o MDB bateria a ARENA nas eleições de 1978. Então, em 1977, o general Geisel utilzou o AI-5 pela última vez, fechou o Congresso e fez uma reforma política que criou até a figura do "senador biônico" para garantir que o partido que colaborava com a ditadura mantivesse maioria. Foi assim, ou estou muito enganado? Já que não se tem generais com AI-5 para fechar Congresso e impor decretos que impeçam Lula e o PT de vencerem eleições, "eles" inventaram uma alternativa que não dependesse da força bruta. O fim pretendido do filme a gente já sabe: petróleo entregue, know brasileiro de exploração de petróleo a grandes profundidades entregue, know how mais moderno de beneficiamento de urânio e o próprio mineral entregues, projetos de defesa do mar territorial paralisados, projeto de adquirir tecnologia com o acordo dos aviões suecos paralisado e compra das sucatas aéreas norteamericanas sem transferência de tecnologia, grandes empreiteiras quebradas deixando de fazer concorrência às estrangeiras e sendo vendidas a elas, enfraquecimento dos BRICS, enfraquecimento do Mercosul, enfraquecimento dos nacionalistas sul-americanos e sabe-se lá mais o que. O imperialismo só própspera porque encontra quintas colunas a seu serviço em qualquer lugar do mundo, até um filme hollywoodiano como O último samurai mostra isso.

Seu voto: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.