Revista GGN

Assine

O que diz o Loko CIRO?, por Zegomes

O que diz o Loko CIRO?, por Zegomes

Após a sentença de Moro, Ciro Gomes defende o direito do Presidente Lula ao devido processo legal, mas acrescenta em nota: “Considero Lula o grande responsável político pelo momento terrível pelo qual passa o país. Foi traído, mas a ele, e somente ele, devemos a imposição de um corrupto notório na linha de sucessão do Brasil, o senhor Michel Temer.”

Em agosto/2014 publiquei aqui no GGN, no meu blog, o seguinte texto, mas agora gostaria de me retratar:

Dois palpites curtos e grossos ZEGOMES

DOM, 03/08/2014 - 06:58

1.   Para substituto do Ministro Joaquim Barbosa no STF a Presidente Dilma bem que poderia olhar com atenção para o jurista Pedro Serrano. Nas suas manifestações e análises públicas se mostra muito ponderado. Se não for uma camuflagem premeditada, como fez aquele juiz que matava no peito e proferiu algumas sentenças em favor de movimentos sociais para, tudo indica, chamar a atenção de um governo com simpatia pela esquerda e, assim, pavimentar a sua escolha...

2.    O Presidente Lula viu ruir, dizem, seu plano de preparar o Governador Eduardo Campos para ser um futuro presidente nordestino do Brasil. O delfim, que bom, mostrou sua verdadeira face prematuramente e queimou a largada, para nossa sorte e gaudio. Persiste, porém, a necessidade de descentralizar o Brasil. Os mais virtuosos não entram na política, como pede o Presidente Lula, para serem aquele político com quem tanto sonham, honesto e competente. Temem expor a face à ingratidão e ao insulto público. Diante da escassez de políticos confiáveis, o Presidente talvez pudesse volver seu olhar para Ciro Gomes, como substituto do delfim traidor. É voluntarioso, é verdade, e imprevisível, às vezes, mas possui virtudes que persistem nesse seu já longo tempo de exposição à vida pública.           As coisas, lógico, não são assim tão simplórias. Um presidente nordestino não vai automaticamente trazer o desenvolvimento para o Nordeste e Norte. Mas pode facilitar. O olhar pode ser outro que não aquele Sãopaulocentrista. O Brasil necessita disso. São Paulo necessita disso. Ceder plantas industriais para outras regiões do país. Ceder empregos para outras regiões do país. Dessa forma os paulistas não precisarão mais dizer que só eles trabalham e pagam impostos. Poderão descansar mais, reduzir a fadiga e o stress. São Paulo necessita desconcentrar, desinchar, para ganhar qualidade de vida. Desconcentrando, até esses milhares de migrantes do norte, cabecinhas chatas e comedores de beiju, vão escassear. Sua feiura não poluirá tanto a beleza italiana, europeia, comedora de pizza, que é o pretenso rosto da pauliceia. Tchau...  

Por essas e outras, Ciro Gomes decepciona quem esperava dele ser um soldado incondicional pela democracia, sem mimimis.

Naturalmente, ele diz essas mil e uma coisas tentando agradar a gregos e troianos, com o objetivo de sedimentar seu projeto político presidencial.

Mas desagrada, age como força diversionista e enfraquecedora na hora extrema da batalha.

Talvez observando isso, o Presidente Lula, inteligência política magnífica que é, está voltando os olhinhos perspicazes para Flávio Dino, Governador do Maranhão.

Vamos nos retratar? Flávio Dino agora é o Delfim. 

   

 

Média: 3.6 (38 votos)
68 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Wellington dos Santos
Wellington dos Santos

Lula o perfeito!

Então o PT e Lula sofre uma perceguição, e é só isso?!

Não cometeu erros? Não conciliou com a classe dominante e sua representação na política?

Pelo amor de Deus, Ciro disse alguma mentira? Nós da esquerda é que estavamos no poder, e por lá ficamos por quase 4 mandatos, agora vamos mesmo dizer que a culpa é do vizinho e não fazer a mínima alto crítica?

Ora, 7 ou 8 dos ministros de Temer estiveram no governo Lula/Dilma, assim como no governo FHC.

Esse sistema se esgotou, quem governou esse país esse tempo todo foi a classe dominante, em tempos de abundância deram migalhas aos pobres, agora que os lucros diminuiram, tomam as migalhas, novidade? Só para quem não lê. E nós vamos ficar aqui defendendo um governo de conciliação de classes, que melhorou a vida do pobre mas em compensação acabou com a conciência de classes e formou o povo mais serviu talvez desde a colonização?

Para mim chega, eu quero as reformas de base que representam a revolução brasileira, e por enquanto o único que chega perto de viabilizar algo nesse sentido, pelo que defende, pelo que diz, é o Ciro, por isso Ciro 2018, a não ser que Lula mostre que entendeu que conciliação de classe é um cancer, e mostre contra quem governará se eleito, por que alguém que diz que governará para todos não passa de uma fraude, quem governa para todos governa para a classe dominante. O próximo presidente tem que dizer que atacará o rentismo, os banqueiros, tem que acelerar a reforma agrária, tem que encabeçar uma reforma política, tem que fazer uma auditoria da dívida pública, para mim é isso ou desobediência civil.

Seu voto: Nenhum

Ortodoxia é o fim

Para alguns, criticar o Lula é criticar Deus.

Ciro não falou nada demais. Foi o Lula quem pôs o Temer como vice, quem dirá o contrário?

Lula foi condenado injustamente, é uma coisa. Agora como governante cometeu muitos erros, dentre eles, nomeações para o BC e STF.

Vai-se negar o óbvio agora, por pura e simples ortodoxia?

Me dá um tempo

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Minha gente ! Nunca votei nele, mas Ciro Gomes parece

pensar com a própria cabeça. Onde já se viu isso??? Não tem a compostura de um FHC, solta a língua e vai no popular, sem meias palavras. E nem tem um partido que o cultive e o apóie cegamente haja o que houver. Pulou de galho em galho em sua trajetória. Foi um "Novo Collor" (sim, isso disse e propagou um fogo nem tão amigo, mas a turma é obediente demais ou esque-ce com facilidade certos pecados. Então Ciro se encantou por uma divindade imaculada e transferiu o tíitulo eleitoral pra São Paulo, em vão, outro pecado público - é de dar medo certos encantamentos). Mas tem muita chance de receber meu voto. É o que meu coração e mente há muito tempo diz, já naquele episódio de vale-tudo eleitoreiro "novo collor". Chegou a vez ).

Seu voto: Nenhum

A transferência de título

A transferência de título para SP foi um pecado ou o não aporoveitamento desse gesto pelo PT o foi?

https://extra.globo.com/noticias/brasil/paulo-bernardo-ciro-deu-sinal-cl...

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,com-transferencia-de-titul...

Dizer que Ciro seria um novo Collor é muito complicado também.

Seu voto: Nenhum
imagem de Serjão
Serjão

Cavalo de Tróia

Como tem gente dentro desse cavalo anti-Lula e PT...

De Azevedo a Villa, de Joyce a Ciro, de Marina a Frota.........

Seu voto: Nenhum (3 votos)

MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA... MIOU!

MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA... MIOU! – DE NOVO!

Por Romulus

Muitos leitores vieram me perguntar o que eu achei da condenação de Lula por Sergio Moro ontem. Queriam saber “quando eu ia publicar um artigo sobre isso”.

Confesso que, assim que saiu a notícia, além de postagem sumária nas redes sociais, não pretendia escrever sobre isso não.

E por quê?

Ora, porque essa “notícia” foi uma...

- ... NÃO-notícia!

Pior: foi uma não-notícia visando, justamente, a virar a pauta do noticiário em relação a notícias de verdade.

Ia lá eu fazer o jogo da Globo/ Moro e ajudar a pauta fake a subir?

Tratando dela especificamente?

Não...

Nada disso!

Não que o (não) acontecimento seja irrelevante...

Não é bem isso...

A questão é a minha “pegada” como analista...

Como os leitores já sabem, pensando ~estrategicamente~, meu foco costuma ser muito mais no ~subtexto~ do que nos textos disparados pelos diversos atores do jogo político.

E em “atores do jogo político” entram, evidentemente, a Globo e Sergio Moro.

Muito mais importante do que a condenação de Lula por Moro - per se - são:

 

(i) a sua timidez!;

(ii) o timing;

(iii) as limitações técnicas; e

(iv) os movimentos casados da Globo para tentar pautar os seus desdobramentos.

 

Passemos, pois, à análise desse subtexto.
 

LEIA MAIS »

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Talvez observando isso, o

"Talvez observando isso, o Presidente Lula, inteligência política magnífica que é, está voltando os olhinhos perspicazes para Flávio Dino, Governador do Maranhão."

Parece piada essa frase... Não que Lula não seja um gênio político, isso qualquer pessoa de bom senso reconhece. Mas ninguém é infalível e o contexto aqui é o Ciro criticar Lula por colocar Michel Temer como vice da Dilma tendo ele avisado que isso seria um erro grave. E foi efetivamente.

Tudo bem que o golpe de Estado não ocorreu só por essa escolha, mas um acidente depende de uma sequência de eventos e o papel de Temer/Cunha foi fundamental ou alguém quer negar isso?

Além do mais podemos elencar muitas outras escolhas na conta de Lula/PT que levaram a essa crise política:

-Escolher a Dilma como sucessora, o republicanismo de otário, a sabotagem da CPI das privatizações, as escolhas não pragmáticas para o STF, o enfrentamento nem que fosse num tom moderado da mídia, a desmobilização dos sindicatos, a reforma política, etc, etc... 

E não sejam burros, a liderança de Lula interessa muito a setores mais sábios da direita. Será muito conveniente Lula ser eleito em 2018 para arrefecer o clima político e evitar qualquer transbordamento social. Isto é, Lula não retrocedeu 1 mm das reformas feitas por FHC. Por outro lado o que aconteceria se Serra tivesse sido eleito em 2002 com o pais em profunda crise econômica?

Não sei se Lula tem consciência de que faz o papel do “policial bom” na história, mas é assim que enxergo o problema. Quero dizer, não tenho dúvida que os que detêm o poder econômico preferem 1000 vezes Lula a Ciro.

Seu voto: Nenhum

É também por aí...

Seu "Talvez observando isso,..." também procede: A pauta do post deveria ficar restrita à declaração de Ciro desancando Lula por ter sido o pai da cria Temer como vice de Dilma, e não os outros assuntos pra onde desandou, como a menção a Flávio Dino, tão fora do contexto como inoportuna, avalio eu agora.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

"Por essas e outras, Ciro

"Por essas e outras, Ciro Gomes decepciona quem esperava dele ser um soldado incondicional pela democracia, sem mimimis":

Se adiantasse, eu pediria mais uma vez a qualquer Gomes pra parar de escorregar na propria lingua e se esborrachar de  bunda no chao tao publicamente assim.

Mas nao adianta.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Houve época em que pensei em

Houve época em que pensei em votar no Ciro Gomes. Pouco a pouco, porém, ele foi mostrando que não tem projeto de país, tem apenas o seu projeto pessoal. Se não é colocado como estrela principal, arriba acampamento. Saiu do PSDB, mas o partido tucano nunca saiu do Ciro. É um tucano. E seu projeto se chama apenas Ciro Gomes.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

critica e autocrítica

pode ser uma sugestão vã pro pessoal conhecer um pouco do que diz Marilena Chauí sobre autocrítica e o que diz Ruy Fausto (este último tá no livro que mencionei anates abaixo). Pra quem tiver curiosidade, vontade e sem medo de vir a tremer nas bases, jsugiro o primeiro longo artigo dele na revista Piauí que tá liberado na web. Ou ir pro livro dos coautores. Mangabeira Unger, que apóia Ciro, corre por fora.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de CezarR
CezarR

Refliam

Minha primeira opção de voto será Lula, a segunda Ciro. O Ciro às vezes erra, mas não pensem que faz isso para agradar a direita, ele é muito inteligente para acreditar numa manobra estúpida dessas. O problema dele é que a franqueza supera a inteligência e isso, se é um defeito político, é uma qualidade pessoal. Ciro é centro esquerda declarado, diferente do PT que se declara esquerda e fica na centro-esquerda. Se nem Lula nem Dino saírem em 2018, vamos de que? Bolsonaro? Doriana? Marina.? Reflitam por favor.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Carlos Augusto De Bonis Cruz
Carlos Augusto De Bonis Cruz

Admiro Ciro Gomes, sua

Admiro Ciro Gomes, sua coragem. Mas como continuar a atirar pra todos os lados, acusando, divergindo, numa hora de tanta dificuldade, qdo seria a hora de unir? Se há erros o maior foi o seu de pertencer ao PSDB, conhecendo os rabos de palha como ele diz conhecer. É calado ficou. Foi morar fora qdo o Brasil passava pelos desmandos de FHC& Cia, e calado ficou. Ajudou Tasso montar um governo de ditador, conhecido por Reizinho, e calado ficou. Conhecia Eduardo Cunha, Jucá, Aécio, e calado ficou. Falar é fácil. Transformar sonhos em realidade parece ser apenas dom de Lula.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Renato Batisteli Pinto
Renato Batisteli Pinto

As besteiras do Ciro

Até gosto do Ciro, porém sempre torci o nariz nas nas diversas oportunidades em que ouvi-o proferir esse raciocinio raso diga-se de passagem, no minimo suspeito, vindo de quem tem tanta fluencia em assuntos complexos. Acabo por desencatar-me com a sua figura. Desse jeito nunca atingirá a primeira grandeza de pessoas como o Lula. Lamentável

Seu voto: Nenhum (5 votos)

As traições / Ver: "A Crise das Esquerdas"-Renato Janine Ribeiro

O papel do intelectual é trair,no sentido de não estagnar idéias,de provocar tudo e todos(não pela mera provocação por si  mesma,claro):é mais ou menos isso que diz Renato Janine Ribeiro numa surpreendente excelente entrevista simultaneamente a alguns dos coautores deste livro recém lançado.Longa entrevista (é o 1º artigo da coletânea).Degusto e não terminei de ler e já recomendo.Vários autores(a maioria eu nunca tinha ouvido falar,o que já me é simpático pra quem deseja sair de mesmices confortáveis e ilusórias. Por sinal Janine noutro trecho fala que não é re-isso e re-aquilo,não é renovação,refundação, é mais: é invenção. Isso dói, não é fácil).

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Haroldo Cantanhede
Haroldo Cantanhede

Não é bem assim!

Tenho que discordar do Ciro Gomes - concordo com tudo o que ele disse até agora, mas nessa interpretação dos fatos e nas críticas ao Lula, ele está exagerando. O PT queria Roberto Requião como vice (e que vice fabuloso ele teria sido), mas o golpe - e os golpistas - que já planejavam desde ali - e desde antes, na verdade já desde 2003 - tinha que colocar um canalha da turma deles. E deu no que deu. O PT precisava dos números do PMDB, acreditou que seria possível conter esses milhares de ladrões que se uniram no golpe, incluída aí a mídia bandida e o judissiário (essa canalha não merece serquer ter o nome do poder escrito corretamente) e cometeu o erro de crer que pobre pode sorrir neste país. Pobre não pode sorrir, só gemer. E os helicópteros continuam voando à vontade, porque isso não vem ao caso.

Seu voto: Nenhum

Peixe morre pela boca

Ciro se faz de "Democrático", mas é encenação.

E acaba falando, mais cedo ou mais tarde, o que pensa de verdade.

Nunca (que eu saiba) chamou Lula de ladrão, mas não perde a oportunidade de imputar alguma responsabilidade a Lula.

Lula era responsável por terem dito que os filhos de Lula roubavam, ou eram donos da ESALQ no interior da São Paulo, ou eram os donos da FRIBOI (Oi? era o Lula que recebia grana da Friboi, Careca?), e outras coisas mais, porque Lula permitiu que os filhos tivessem negócios, e blá-blá-blá....

Agora Lula é responsável por tudo que aconteceu porque teria colocado Temer como vice de Dilma.

Detesto gente que se aproveita dos problemas dos outros para crescer, não por mérito próprio, mas por imputar ao outro a autoria/responsabilidade pelos problemas.

Ciro não devia  tentar chegar  ao poder pisando nos outros, pega muito mal.

De mim não recebe voto.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

¨Liberdade é a liberdade dos que pensam diferente¨ -- Rosa Luxemburgo

imagem de Serjão
Serjão

Jà chamou Lula de ladrão, sim

O gogó de ouro, o falastrão, condenado aos 5%, engana a poucos.

Um casal siamês para arrasar em 2018: boquirroto e a ratinha natureba.

Veja a entrevista do Ciro com o Moreira Leite no programa Espaço Público.

" Lula tem uma fortuna na conta dele..."

(por qual razão o xerife ianquecuritbano não convidou o boquirroto narciso para um depoimento?)

alto e claro aos 46:55 seg da entrevista:

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Wellington dos Santos
Wellington dos Santos

Pelamor

É verdade, que mentiroso esse Ciro, o Lula não tem fortuna, nem gostou de andar nos salões, nem de ter relações questionáveis com grandes empresários, em fim nada, nada de ruim, é um santo esse Lula, o Ciro é que é um demônio, o Lula não erra, é apenas perseguido. Pelamor.

Seu voto: Nenhum

Meu caro, ele tem mais que o

Meu caro, ele tem mais que o direito de dizer que Lula é o culpado... E não apenas pelo fato objetivo ser verdade, isto é que foi Lula o responsável por dar poder a Michel/Cunha, mas pelo fato de Ciro ter alertado, reiteradamente, pessoalmente ao próprio Lula antes.

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

falar é fácil

Como alguém já escreveu mais abaixo, o que ele NÃO diz é COMO governar sem o PMDB, que tem a maior bancada.

Fala aí, ou se cale.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

¨Liberdade é a liberdade dos que pensam diferente¨ -- Rosa Luxemburgo

Desde quando governar com o

Desde quando governar com o PMDB é dar poder especificamente a Temer/Cunha?

Será que só existem esses nomes dentro do PMDB?... Ou, será que outros nomes menos corruptos seriam *coincidentemente* gente mais crítica e menos bajuladora?

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de franciscopereira neto
franciscopereira neto

Chamou sim

"Nunca (que eu saiba) chamou Lula de ladrão(...)"

Que eu saiba (edsonmarcon)...

Realmente você não sabe, mas Ciro chamou sim Lula de ladrão.

E o pior de tudo é que isso foi dito nos EUA na Universidade da Pensilvania para uma plateia de estudantes brasileiros empoleirados naquela Universidade.

Pelo vídeo poderá ser comprovado aos 15:31 que, já sem o microfone nas mãos chamou Temer de ladrão e a plateia de estudantes descerebrado perguntou: e o Lula?

Ciro, arreando as calças para cima, disse:Também.

Confira.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Chamou é? Um "também" perdido

Chamou é?

Um "também" perdido numa confusão de pessoas falando ao mesmo tempo?

Mas tenho certeza que se ele chamou, quando for questionado diretamente ele não vai negar que chamou.

 

Seu voto: Nenhum

Valeu

Não tinha visto esse vídeo.

Como escrevi acima, não gosto da atitude dele, não vou votar nele.

Obrigado.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

¨Liberdade é a liberdade dos que pensam diferente¨ -- Rosa Luxemburgo

Temer foi escolhido em

Temer foi escolhido em convenção do PMDB, partido com a maior bancada e que fazia parte da base aliada. Se o Ciro pudesse dizer como a Dilma poderia governar sem contar com o PMDB, seria muito esclarecedor.

AGORA, para 2018, obviamente uma aliança com o PMDB está praticamente descartada (assim espero), mas o que a campanha PRECISA bater na mesma tecla todos os dias é que o eleitor não deve votar só em Lula, mas nos partidos que apoiam o PT (e que se mantiveram apoiando, mesmo após o impeachment).

Se esse golpe serviu para alguma coisa, foi para aplicar uma peneira no joio político brasileiro, deixando claro quais são os poucos grãos de trigo que se salvam.

Lula precisa TODO DIA pedir para que seus eleitores votem nos partidos de esquerda. TODO DIA. Só assim vai dar para reverter as desgraças que estão fazendo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Roland
Roland

Ciro avisou...

...à Lula que não era boa ideia se juntar aos bandidos do PMDB. Não foi ouvido e logo pediu para sair do ministério da integração social.

Agora veio a conta, na forma de governo Conde Drácula!

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Premonição?

Do que me lembro, o Ciro Gomes só integrou a equipe de Lula no primeiro mandato (2003 a 2006). Não integrou a equipe do segundo governo (2006 a 2010). Imagino que à época de sua saída (final de 2006) a questão da sucessão do Lula, a partir de 2011, não devia estar na pauta. Daí, essa informação de deixar o governo por não ser ouvido quanto a alianças para a disputa em 2010 pode até ser usada em eventual campanha do Ciro, mas não faz muito sentido.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Antonio Passos
Antonio Passos

Ciro morreu. Mais um que a vaidade matou.

Lula teve paciência e ainda está tendo, mas tem um discernimento político fantástico. Ciro já se implodiu com a tonelada de bobagens que tem dito. Com estas idiotices, a única coisa que vai conseguir é se tornar mais um Doria, buscando um confronto com Lula para ganhar notoriedade.

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Falta de autocrítica: apior coisa no momento

A pior coisa que poderia acontecer agora é transformar a perseguição e o golpe que sofremos numa desculpa para não realzarmos a profunda autocrítica que se faz extremamente necessária.

Mas infelizmente parece que é exatamente isto que não só vai acontecer como já está acontecendo. Qualquer crítica a Lula e ao PT serão vistos como "colaborações com o inimigo", "capitulação" e tantas outras expressões com as quais o stalinismo se fartou por décadas.

Lula, "pai, filho e espírto santo", não poderá ser tocado tal qual uma imagem sacrossanta. e sua igreja , o PT, não poderão sofrer o mais leve questionamento.

Lula e o PT não erraram, nunca. Não cometeram qualquer erro na condução de seu projeto político. Não flertaram com o inimigo, nem compartilharam métodos burgueses de em nome da suprassuma "governabilidade". também não foram responsáveis pela política econômica que rendeu aos bancos lucros recordes, nem muito menos foram responsáveis por deixar intacta a estrutura monopolizante dos meiso de comunicação. Também não foram responsáveis por investir em campanhas baseadas em milionárias marquetagens de tv, nem em abandonar completamente o histórico compromisso com o avanço da organização popular e sindical, para colocar o foco de sua atuação na coptação dos "malufs,temers, sarneys,collors,etc.etc." para garantir seu projeto de poder.

Não. Nada disso aconteceu e nenhum tema desses deve ser abordado.

A coisa se resume assim: não há salvação, fora de seguir cegamente Lula e PT. Qualquer coisa fora disto é "delírio esquerdista" de quem "não conhece o real Brasil profundo". Simplesmente votem. Não reclamem e deixem todo o resto com eles.    

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Sempre que alguém vem com

Sempre que alguém vem com esse papo de "autocrítica" pra cima do PT, e só contra o PT, percebo que é militante de alguma "esquerda de Miami". Auto crítica jamais será algo imposto, determinado pelos que não fazem parte do grupo. NÃO SOU PETISTA, por isso me sinto no direito de dizer que, somente os filiados a esse partido devem decidir se querem e necessitam da tal "autocrítica". Durante os governos do PT, os chamados partidos de esquerda sempre foram aqueles que mais causaram desconforto e pouco colaboraram. Por buscar interesses próprios racharam o PT e criaram novas siglas, muitas sem qualquer viabilidade. E ficam nesse mimimi de "utocrítica"... dos outros?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

PRE julgamentos em moda no Brasil hoje..

Caro, eu SOU PETISTA... De carteirinha.

Posso criticar???

Seu voto: Nenhum (1 voto)

O Lula já foi vaiado alguma

O Lula já foi vaiado alguma vez em algum encontro do PT?

Já.

Quando insinuou que o PT poderia pensar em apoiar alguém que não fosse do partido como candidato a presidente.

E depois dessa, nunca mais tocou no assunto.

Não há "delfim".

Enquanto o PT continuar a ser maior que a soma do PCdoB, PDT, PSB, PSOL,PSTU, PCO, PCB, etc, etc, etc, não há nenhuma lógica em insistir que o rabo deve abanar o cachorro.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

O que tem acontecido até

O que tem acontecido até agora, não foi combinado com o povo...

Então vamos aguardar...

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Elza
Elza

Lula cometeu dois grandes

Lula cometeu dois grandes erros politicos: Michel Temer, que segundo Eduardo Cunha é o Chefe da Quadrilha e a Reeleição da inerete, topeira Dilma Roussef, pessoa que sinto engulhos só de olhar!!!

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Desmonte do balcão de nomeações e apadrinhamentos

Ciro tem a seu favor a inegável inteligência e até acho que é mais honesto que a média. Acho. Sem pôr mão no fogo, pois um dia acreditei que era verdade aquela balela de que o PT era o partido que não roubava e não deixava roubar. Mas é um boquirroto, fala demais, não há político em que ele não tenha metido o pau, é desagregador, autoritário e arrogante. É preciso um candidato que se negue a a aceitar nomeações de politicos vagabundos de todos os partidos. Sem concessões, sem ministerios exigidos pelo partido A ou B. Claro, será boicotado. Bem é só abrir a boca e denunciar todo vagabundo que exigir cargos em troca de apoio. É só jogar a população contra o Congresso qdo rejeitarem medidas necessárias. É preciso mudar a Constituição e permitir candidato independente, acabar com verbas e fundo partidário. Alguem que empolgue a população a financiar sua campanha, instituir o  voto distrital misto e acabar com o voto obrigatório.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de J.J. Lopez
J.J. Lopez

É nos detalhes que o diabo

É nos detalhes que o diabo mora. Bem lembrado essas sutilezas de Ciro tentando agradar gregos e troianos. Uma ora assopra outra assobia mostrando infelizmente que não é um cara confiável. Ponto. Lula que se cubra com Ciro.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de vânia da rosa
vânia da rosa

ciro sempre foi ciro, psdb

ciro sempre foi ciro, psdb emplumado, vaidoso e ressentido com o brilho de uma estrela.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Análise fria - Ciro tem razao

Vejam, não é porque precisamos aglutinar forças e unir as esquerdas, que se pode deixar passar um erro histórico: Lula, pela necessidade de compor governo com maioria no Congresso, resolveu criar cobras no quintal e botou "um corrupto notótio na linha de sucessão". Tenho um amigo que dizia até uns 2 anos atras que, até mesmo Jesus Cristo, caso quisesse governar o Brasil, precisaria compor com o PMDB.

Ciro -segundo ele mesmo - avisou Lula dessa situação antes de acontecer, tendo, portanto, direito hoje de propalar EU TE DISSE! EU TE DISSE!!

Temer se mostrou conspirador e golpista, além de corrupto.

Então, o que ocorreu é que caímos na armadilha maior: para podermos governar pela esquerda, trouxemos pra dentro de casa o vampiro, que só poderia entrar com convite.

Convite feito, o mal estava posto e tudo que faltava era a oportunidade de sangrar.

Esta surgiu com a eleição apertada do segundo mandato de Dilma, deixando o governo nas mãos de um Congresso composto em sua marioria de achacadores, como bem disse o irmão Gomes na tribuna da Camara. Afinal, tivéssemos vencido com folgas, parlamentres comprometidos realmente com a sociedade, Dilma teria vencido a luta contra a conspiração.

Junte-se  a isso as deleidades de um playboy mimado, que não sabe perder e temos um país em frangalhos.

Assim, Lula - o nosso maior líder popular vivo - infelizmente deu poderes ao monstro que agora nos devora a todos.

E estamos também todos, na desconfortável situação hoje de estarmos sendo todos esfolados vivos pela camarilha que tomou conta do poder, dependendo quase exclusivamente de Lula, uma pessoa que MERECIA estar já desncansando em algum sítio, vendo os netinhos brincarem em pedalinhos, tomando umas cervejas com Dona Marisa, tiradas de uma caixa térmica ao alcance da mão.. Tudo isso - SEGUNDO OS SÀBIOS DE CURITIBA, objeto de roubos da Petrobras.

Triste que não possamos dar esse descanso a Lula.

Triste que tenhamos que jogá-lo novamente ao front de uma guerra nojenta, onde nosso sistema putrefato expõe sua podridão a céu aberto todos os dias E COM ORGULHO.

Lula É NOSSO MAIOR LIDER...

Mas líderes também cometem erros. 

Michel Temer na linha de sucessão, FOI UM ERRO.

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Perfeito Só discordo que para

Perfeito

Só discordo que para Lula é ruim não poder descansar. Ele poder enfrentar uma nova campanha e provavelmente vencer fará muito bem a saúde dele.

Seu voto: Nenhum
imagem de Jota Santos
Jota Santos

Concordo com sua análise, as

Concordo com sua análise, as análises duras e frias são essenciais para os ajustes de percurso. O que me incomoda, no entanto, é a percepção de que não importa quão grande seja o líder, a maneira como a oposição à ele se estabelece é através de um força muito maior, quase incomensurável que não podemos medir nem situar no tempo.

Discordo que o início disso tudo seja a aceitação de temer como vice (portanto esse erro não pode ser de Lula) o real poder vem manipulando os acontecimentos desde sempre, as pressões em Jangos, em Getúlios, em Lulas, em Dilmas é a mesma, o modus operandi é o mesmo, os atores são os mesmos (com as pequenas mudanças de sempre na classe ociosa).

O "nosso" maior erro foi um positivismo bobo, uma crença estúpida de que as coisas estavam seguindo um rumo coerente, digno, igulaitário.

O recado era endurecer sem perder a ternura, continuamos ternos, mas no entanto amolecemos.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Flávio Dino, Governador do Maranhão.

Por que não Flávio Dino?! Gostei muito dessa idéia! Aprovado!

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de João de Paiva
João de Paiva

Nunca me enganei com Ciro Gomes

Quem trabalha e convive comigo ou costuma ler os comentários que posto no GGN sabe que JAMAIS me iludi com Ciro Gomes. Além de ambicioso - Ciro sempre e continua querendo ser presidente da república - Ciro Gomes é desagregador,  boquirroto, falando demais ou na hora errada. 

Mas se o e articulista não havia percebido essa face de Ciro é porque não quis ou não observou direito as ações e palavras desse político paulista-cearense. Por quantos partidos diferentes Ciro passou? O que dizem dele os líderes desses partidos? Por que Ciro passou por partidos tão diferentes, no aspecto político-ideológio e programático, como PSDB, PSB e PDT? Por que Ciro não se firmou e não se fidelizou a nenhum desses partidos? Que grupo de articuladores políticos,  intelectuais, pensadores, e de economistas Ciro Gomes agrega consigo e sobre os quais ele, Ciro, exerce genuína liderança?

Ciro Gomes é amigo pessoal e aliado político de Tasso Jereissatti, esse mega-empresário do ramo shopping-center que, juntamente com a tropa de mega-empresários e mega-latifundiários, como Eunício de Oliveira, comandaram o desmonte da CLT.

Portanto só os ingênuos, os incautos e os de má-fé continuam se iludindo com Ciro Gomes. Ciro NUNCA FOI e NÃO É de Esquerda; ele sempre foi, e continu a ser, no máximo, uma linha auxiliar a ser usada pela Esquerda, para combater a extrema direita e o nazifascismo, hoje em alta com Bolsonaro e Dória. Ciro não tem cancha nem habilidade política para chegar à presidência. Mas como Ministro de Estado, ele pode contribuir.


 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Ciro Gomes é desagregador As

Ciro Gomes é desagregador

As evidências mostram o contrário. Isto é, Ciro foi um chefe de executivo (prefeito de capital e governador de estado) de sucesso.

Por quantos partidos diferentes Ciro passou?

Isso é prova de duas coisas: ele nunca foi dono de partido, e nunca acomodou seus princípios. Ou acha que seria coerente ter permanecido no PSDB, por exemplo?

Ciro Gomes é amigo pessoal e aliado político de Tasso Jereissatti

Engraçado, Lula também é amigo de grandes empresários. E era aliado de Sérgio Cabral, por exemplo... Não é interessante essa coisa chamada “seletivismo”?

Ciro NUNCA FOI e NÃO É de Esquerda

Explique para mim o que é ser de esquerda...

Nomear o Henrique Meirelles para o Banco Central é ser de esquerda, por exemplo?

Não mexer no poder da mídia é ser de esquerda?

Atrofiar os sindicatos é ser de esquerda?

Não fazer a reforma política é ser de esquerda?

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Wellington dos Santos
Wellington dos Santos

Aleluia Alguém com consciência crítica

Vou além, vetar auditoria da dívida pública é ser de esquerda?

Ter começado a austeridade antes de Temer é ser de esquerda?

Ser derrubado sem subverter o sistema e chamar o povo para defender a democrácia e a soberania nacional, em claro sinal de compromisso com o que está posto, ou seja o governo eterno da casa grande, isso é ser de esquerda?

Ter parado a reforma agrária, e pior, ter incentivado brutalmente o latifúndio, é ser de esquerda?

Fazer conciliação clara de classes, é ser de esquerda?

Etc, etc, etc, etc, etc..

Pelo amor de Deus. Vão Ler!

Seu voto: Nenhum

Ciro não topou ser o Cámpora

Ciro não topou ser o Cámpora de Lula, o que é natural porque não cabe com o papel que ele quer jogar na eleição, de botar fogo em tudo. Segue o jogo.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Stefan Zweig disse que o Brasil é o país do futuro.

Já a elite brasileira quer que o Brasil seja o país do passado.

E o Brasil vai se transformando no país do futuro do pretérito.

O que diz o Loko CIRO?, por Zegomes

Ciro é antes de tudo Ciro Gomes e a favor de Ciro Gomes.

Já andou por vários partidos e não cria raízes.

É extremamente independente e assim vai se tornando um solitário na política. Com ele é difícil compor.

Mas tambem não é o único.

A Marina Itaú é da mesma cepa, apenas sem a mesma força de Ciro.

E outros menos lembrados . . . 

Ambições desmedidas ?

Incapacidade de trabalhar em grupo ?

Instintos ditatoriais ?

 

 

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Milton Murilo

Grande Ciro

.. eu queria conhecer o Ciro, ser amigo dele, tomar umas brejas com ele, de repente comer uns carangueijos lá na Praia do Futuro, só de boa, resolvendo os problemas do mundo.. Ciro deve ser um papo muito legal.. além de inteligente, se expressa com muita clareza.. mas parou por aí.. Ciro não é, nunca foi, um líder de esquerda.. na minha visão, Ciro é o que poderia chamar de "direita civilizada", assim como muitos (mais do que eu gostaria) dentro do PT.. é um importante quadro político, o Brasil devia ter mais ciros.. mas isso não faz dele sucessor de Lula nem a pau.. e ele sabe disso.. e se ressente por isso..

Seu voto: Nenhum (14 votos)
imagem de Gloria
Gloria

Ciro jamais terá meu voto.

Ciro jamais terá meu voto.

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de Giuseppe Junior
Giuseppe Junior

A plutojuristocracia nos

A plutojuristocracia nos enfiando a faca, a direita nos devorando, os facistas tomando conta de todos os espaços, perspectiva de um Congresso ainda pior na próxima legislatura, mas... qual é a preocupação de alguns setores da esquerda? Ciro Gomes.   Q pohhha é essa, meu irmão! Vamos ser inteligentes só um pouquinho? Se não der, silenciem, pf.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.