Revista GGN

Assine

Aragão: Vamos fingir que é normal o juiz Gilmar pegar carona com o réu Temer

Por Eugênio Aragão

Vamos todos fingir que é normal o presidente do Tribunal Superior Eleitoral pegar carona com um sedizente presidente da república (com letras minúsculas mesmo) para ir a Lisboa, supostamente para participar das cerimônias funerais do maior democrata português da contemporaneidade. É normalíssimo, porque o tal presidente do tribunal é quem vai pautar um processo que pode significar o fim do que se usou chamar, na mídia comercial, de “mandato” do sedizente presidente da república. O tal presidente de tribunal é inimigo notório da companheira de chapa do sedizente presidente que urdiu um golpe para derrubá-la. Mas, claro, tem toda isenção do mundo para julgar ambos.“Nada haverá de suspeito”, como diria o insuspeito jornalista Ricardo Noblat. Quem ousaria dizer o contrário?

A carona (ou boleia, como diriam nossos irmãos lusos) veio a calhar. É, antes de mais nada, uma bela viagem 0800, com todos custos cobertos por mim, por você, por nós, obsequiosos bobões. A ideia é só aproximar réu e julgador e – por que não? – usufruir um pouquinho do que a capital portuguesa tem de melhor a oferecer: as tabernas, o fado, as ginjinhas, as pataniscas de bacalhau ou os famosos pastéis de Belém. Nestes tempos bicudos, nada melhor que uma “escapadela” para enfrentá-los com maior disposição. Ninguém é de ferro. As exéquias do democrata lusitano certamente são a menor das preocupações do réu e de seu julgador, pois vê-los prestar suas últimas homenagens ao gigante da política portuguesa parece tão obsceno quanto fosse ver Lula prestá-las a Augusto Pinochet.

Vamos todos fingir que neste país chamado Brasil há um patriótico chefe do ministério público, que faz muito bem em ir a Davos. Lá vai cantar uma ode ao combate à corrupção que se usou chamar de sistêmica ou organizada pelas bandas de cá. Ou, quiçá, até de uma forma de governança. Isso também é normalíssimo, porque em Davos se reúnem bancos e fundos de envergadura global para traçar estratégias sobre novos investimentos e analisar a conjuntura política e econômica no planeta. Claro, faz sentido. Com as proezas ditas de si e de seu poderoso órgão acusador, vai atrair enorme interesse por investimentos nobres em seu país. Finjamos que grandes empresas adoram investir em economias tingidas de corrupção sistêmica, certificada pelo chefe da acusação.

O poderoso órgão de acusação, regiamente sustentado com nossos impostos, como é sabido também, sacrificou no altar da moral purgatória mais de um milhão de empregos e pôs fim a um projeto de desenvolvimento nacional e de uma sociedade inclusiva. Mas, claro, tudo com a melhor das intenções. Fez um nobre serviço à democracia do tal Brasil, permitindo ao réu a caminho de Lisboa instalar-se no poder sob as bênçãos de seu julgador caroneiro, para liquidar, num verdadeiro off-sale, os ativos econômicos do país, as jóias da família. Disso empresários em busca de lucros gostam. Mas esse deve ser o menor problema do chefe do ministério público, pois vê-lo em Davos parece tão obsceno quanto ver George Soros num Encontro Nacional dos Procuradores da República em Comandatuba.

Vamos todos fingir que temos um preocupado ministro da justiça que declara publicamente apoio ao governo do Amazonas para debelar, em seu sistema penitenciário, a guerra assassina entre facções de traficantes. Normalíssimo, oras. O azarado ministro, de boa-fé, não se lembrou ter negado o pedido desesperado de uma governadora, de uso da Força Nacional que, talvez, pudesse ter salvo a vida de trinta e poucos brasileiros em Roraima, massacrados na vindita de uma facção contra outra, que dizimara quase sessenta concidadãos em Manaus.

É aceitável, afinal, que o governador do Amazonas, destinatário do apoio do tal ministro da justiça, tenha sido financiado em sua campanha eleitoral pela empresa copiosamente remunerada para administrar a penitenciária onde trucidaram os quase sessenta brasileiros. Faz todo sentido, por isso, que pontifique: “nenhum dos mortos era santo!”, como se aplaudisse os padrões da administração penitenciária contratada de seu doador. E faz todo sentido que o tal governador se julgue Deus, para condenar os trucidados ao fogo eterno. Não é que ele mesmo poderia estar lá, se fossem levar a sério, no tribunal do julgador caroneiro, o imperativo de cassação de seu mandato por compra de votos? Deixá-lo falar de falta de santidade é tão obsceno quanto imaginar o cramunhão ser canonizado.

A literatura popular alemã contém antiquíssimo anedotário de autoria controvertida sobre uma cidadezinha chamada Schilda. Seus habitantes, os ingênuos Schildbürger, são os protótipos de néscios que fazem, com naturalidade, tudo de forma a nada dar certo. Inventaram um papel higiênico que se pode usar nos dois lados: a prova de sua eficiência está na mão… O Brasil de nossos fingimentos virou uma enorme Schilda. Fazemos os maiores absurdos, mas não perdemos a esperança ingênua de acertar. E não entendemos quem ouse não concordar.

Um julgador pegar carona com um réu a ser por ele julgado; um chefe do ministério público ir a Davos para ajudar a atrair investimentos numa economia que chama de podre, ou um ministro da justiça se esquecer de que negara meios a uma governadora para evitar um massacre, mas que agora, diz, vai dá-lo a um outro governador que faltou bater palmas para o banho de sangue no xilindró sob sua responsabilidade: tudo isso não é muito diferente do uso de papel higiênico nos dois lados. Mas quem fica com as mãos borradas somos nós que fingimos estar tudo bem.

Bem vindos à Schilda brasileira!

Média: 4.7 (30 votos)
24 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Sensacional, pra

Sensacional, pra variar....

Já tô me acostumando a entrar na rede procurando os textos do Aragão.

Seu voto: Nenhum
imagem de jose antonio santosjj
jose antonio santosjj

bom, muito bom!

Muito obm post como sempre.

Fico pensando o que essa gente(sarney,temer,gilmar) foram fazer no velorio de um DEMOCRATA de verdade?

Acompanhei,sempre que possivel, os acontecimentos de Portugal desde 1975, da revolução dos cravos até aos dias de hoje.

Soares foi um personagem importante na manutenção da democracia. Houve momentos que parecia que o caldo ia entornar... 

Podemos fazer muitas criticas a Mario Soares, mas SEMPRE foi um respeitador dos desejos do povo, do resultado da urnas.

A ida desse trio de certo modo foi um desrespeito ao Mario. Não merecia isso!

Seu voto: Nenhum (3 votos)

O que é isto

O que é isto companheiro?

Desde a Lista de Furnas, todo mundo sabe que Gilmar Mendes e Michel Temer são velhos companheiros.

Além disto, o fato de ambos viajarem juntos traz uma vantagem adicional.

Se o avião de Temer cair (ou for abatido) ganharemos a morte de Gilmar Mendes como brinde. 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Clovis 50
Clovis 50

Gosto muito de ler os artigos

Gosto muito de ler os artigos do Eugênio Aragão, são muito clarividentes. Isso para não me alongar em assuntos que, como ele mesmo diz, os brasileiros não se importam.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de EDSON PLAZZA
EDSON PLAZZA

Nenhum dos mortos eram santos

Devo diante do brilhante texto do excelente Eugenio Aragão confessar que se essa cambada e mais alguns estivessem trancafiados no Amazonas e fossem eles as vitimas desse massacre eu me limitaria a pensar exatamente assim. E acrescentaria: "ao infernos os lesa patria".

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Alexandre Moreno
Alexandre Moreno

Que tal um Ministério Público

Que tal um Ministério Público também sem partido!?

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de joel lima
joel lima

O paralelo que faço com o

O paralelo que faço com o golpe de 64 e 2016 é esse = em 64, os militares justificaram o golpe dizendo que era para impedir que os 'comunistas' (a versão de que os comunistas iriam tomar o brasil é história da carochina. O golpe foi dado pelos militares por causa do caos que as lideranças políticas estavam alimentando para dar o golpe - lacerda, o corvo, sempre a frente) tirassem a liberdade. E a primeria coisa que os militares golpearam foi a liberdade. E em 2016, os golpistas disseram que fizeram isso por causa da corrupçao. E temer trouxe pro centro do governo a nata da nata da corrupção, juca, padilha, moreira, e um ministro da justiça que defendeu o pcc. 

 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Rui Ribeiro
Rui Ribeiro

Os Militares mergulharam o Brasil nas trevas para impedir...

Os Milicos, a mando e sob a supervisão dos EUA, mergulharam o Brasil nas trevas para impedir as reformas de base.

Não viaja, Joel.

Seu voto: Nenhum
imagem de Manu Guitars
Manu Guitars

Janot em Davos?

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Rui Ribeiro
Rui Ribeiro

Gilmar Dantas, um magistrado promíscuo

Pense num sujeito que gosta de uma boca livre. Gilmar é tal qual o PMDB que só chega ao poder de carona. Gilmar e Temer, a tampa e a panela.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Brazil das jabuticabas

E que o último prego na tampa do caixão se dê com a "aprovação da prova ilícita validada por boa-fé".
E o português é que é o alvo das nossas piadas...

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Veri
Veri

A boa-fé está acima da lei

Se a boa-fé está acima da lei, então a lei não é de boa-fé.

Seu voto: Nenhum
imagem de Fabio !
Fabio !

maiakovsky

Sim , vamos todos fazer de conta. 

Porque , a essa altura do campeonato , ao ponto em que já chegamos , no meio do baile , com água até o pescoço , enfim na situação em que nos encontramos e que deixamos o barco correr , se formos reclarmar de alguma coisa é como o marido que sempre fingiu não ver o Ricardão na cama com sua mulher , se reclamar agora assina o recibo de otário . 

Essa é nossa situação . Vamos fingir que o Brasil é democracia , ou assinamos o recibo de otário por tudo isso que está acontecendo . Enquanto as coisas aconteciam e a gente se perguntava "será que a LAva JAto é pra valer , será que eles vão acabar com a corrupção no Brasil ? Será que o Moro é imparcial ? Será que o Janot vai prender o Aécio ?" , enquanto nos perdiamos em nossas dúvidas eles invadiam nosso jardim e matavam nosso cão ! E agora é tarde . Eles estão sentados conosco ,  à nossa mesa , e temos que fingir que isso é normal .

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Celso Paulo da Silva
Celso Paulo da Silva

Aragão, faço minha toda,

Aragão, faço minha toda, repito, toda a sua ironia. Ge-ni-al.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Dudu Cartucho
Dudu Cartucho

...vê-lo em Davos parece tão

...vê-lo em Davos parece tão obceno quanto ver Soros num encontro de procuradores brasileiros...

Não dá ideia Aragão.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de João de Paiva
João de Paiva

Aragão detona de novo.

Prezados,

Vejam vocês o que é ter credibilidade e hombridade. O procurador Eugênio Aragão publicou este texto em decorrência da suspeitíssima viagem em que gilmar mendes, hoje presidente do TSE, aceitou 'convite' de michel temer, hoje inquilino do Palácio do Planalto, para acompanhar esse usurpador, cujo propósito 'oficial' é acompanhar os funerais de Mário Soares, grande líder político português, democrata e ex-primeiro ministro.

Indignado, Eugênio Aragão escreveu esta missiva, criticando duramente a promiscuidade entre os dois políticos brasileiros, pois um deles, que ocupa uma cadeira no STF e preside o TSE, é o responsável por julgar o que ocupa a presidência da república após o golpe de Estado. O conflito de interesses e a promiscuidade desse ato não republicano são evidentes, clamorosos. Mas a mídia golpista e criminosa, que insuflou e apoiou o golpe, faz de conta que não  é com ela, que é tudo normal. Se Lula ou Dilma fizessem algo parecido, o PIG/PPV faria o maior escarcéu, assim como o MP e outros do PJ; era capaz de denunciarem o (a) presidente da república e pedir sua destituição e mesmo condenação à prisão. Mas no covil golpista tudo é aceito como 'normal'. Aragão detonou michel temer e gilmar mendes. 

Não é que o boquirroto político do PSDB-MT dessa vez 'botou o galho dentro'!?. GM se escondeu e não compareceu ao funeral de Mário Soares.  A imprensa sabuja divulgou que ele teve uma crise de labirintite. Seguem abaixo algumas frases ditas por GM.

"O que é julgado é julgado publicamente. [A viagem] não tem nenhuma influência [no julgamento]. No TSE, estamos conversando com todo mundo, organizando seminários, discutindo reforma política, conversando sobre reformas institucionais para o Brasil"

"Tenho relações de companheirismo e diálogo com o Michel há mais de 30 anos, como tenho com muitas outras pessoas, de todas as colorações políticas. São relações institucionais", afirmou.

Foi informado que GM ficará por mais dez dias em Portugal, mas não se informou fazendo o quê.

"Cheguei muito cedo (a Lisboa), tinha de estar lá (no local da cerimônia fúnebre) às 7h30, e aí nesse frio e tal, eu não consegui chegar", disse.

Como o papel aceita tudo e os microfones e câmeras também, dependendo a filtragem e seleção, assim como os questionamentos, daqueles profissionais que operam esses euipamentos, a mídia sabuja se contenta em fazer o papel de porta-voz ou assessor de imprensa de gilmar mendes, reproduzindo o que ele disse, sem fazer qualquer questionamento ou crítica.

Como as pessoas acreditam no que querem, usando mais ideologia,  má(fé) e  pré-conceitos do que a razão e análise objetiva dos fatos, os que lêem, ouvem e assistem ao noticiário do PIG/PPV são capazes de acreditar nessa empulhação.

O que nem o PIG/PPV nem GM vão admitir é que esse petardo de Eugênio Aragão refreou a grosseria e o rompante do político do PSDB-MT que ocupa uma cadeira no STF e preside o TSE. O boquirroto sentiu a 'cacetada'.

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Faisano
Faisano

Atenção! Atenção!

Gilmar Mendes viajou com o Temer para participar do funeral de Mário Soares em Lisboa. Gilmar não compareceiu ao velório nem ao enterro, embora tenha pegado carona no avião presidencial até Lisboa. A Interpol está trabalhado com a hipótese de sequestro. Mais notícias(ou será más?) no JN de hoje à noite.

OBS: Eu estou morto de preocupado.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Galhardo
Galhardo

Acionem a Interpol: Gilmar perdeu-se no Aer. Humberto Delgado

na ida, claro. Incrível: Gilmar pegou carona e não foi ao enterroEle vai ressarcir o Erário da viagem de ida a Lisboa, ou fica na faixa? Publicado 10/01/2017 no Conversa Afiada Temer Portugal.jpg

O morto está enterrado ou vivo?

Quem será o próximo a pedir o impeachment do Gilmar?

Por que ele ligou o ... dane-se?

O Aragão tratou dele e do Temer e das duas folhas do papel higiênico.

E a TV Afiada desvendou o mistério: ele levou seus prósperos negócios a Portugal.

Inacreditável o que conta o PiG Cheiroso:

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, não foi visto na cerimônia de despedida do ex-presidente português Mário Soares, realizada nesta terça-feira em Lisboa.

Gilmar Mendes integra a comitiva oficial da Presidência da República que viajou para Portugal para o funeral de Mário Soares. No TSE, corre este ano o processo de cassação da chapa da ex-presidente Dilma Roussef e de Temer, eleita em 2014. Gilmar Mendes é um dos ministros do STF que vão votar a ação.

Temer, o ex-presidente José Sarney e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, participaram da cerimônia de Estado do ex-presidente de Portugal nesta tarde, no Mosteiro dos Jerônimos. A cerimônia foi encerrada e as autoridades brasileiras voltam ao Brasil ainda hoje.

(...)

A própria declaração oficial do Traíra sobre a excursão ao enterro era estranha: citava um ausente, o Príncipe da Privataria, e omitia um presente, o Ministro e empresário Gilmar Mendes:

(Ler Em tempo.)

Quero dizer, transmitir ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa as condolências não só do governo brasileiro, mas de todo o povo do Brasil. E, tendo em vista, em primeiro lugar, as relações muito sólidas entre Brasil e Portugal.

E salientando, especialmente, que esta conjugação histórica entre Brasil e Portugal, que vem de naturalmente de há muito tempo, foi reforçada no período em que sua Excelência, o ex-presidente, ex-ministro, ex-parlamentar, Mário Soares, intensificou enormemente as relações com o nosso país. Tanto que fez as mais variadas amizades, até pessoais com presidentes do Brasil.

Acompanha-me o presidente José Sarney, que tornou-se seu grande amigo. Como também trago as condolências do presidente Fernando Henrique, que era grande amigo dele, com quem chegou até a publicar um livro: “Os diálogos entre Mário Soares e Fernando Henrique Cardoso”.

Então, ao trazer as condolências do povo brasileiro, este nosso gesto serve mais uma vez para reforçar a ligação entre Brasil e Portugal enaltecida ao longo do tempo pela figura exponencial, mais do que portuguesa internacional, do grande português Mário Soares.

Muito obrigado a vocês. 

 

PERGUNTA: Quem foi que autorizou o traidor Temer a falar em nome do povo brasileiro, a falar em meu nome?

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Jus Ad Rem
Jus Ad Rem

A moda de juiz de direito se

A moda de juiz de direito se confraternizar com pessoas que serão julgadas por ele mesmo já pegou. O juiz Moro está fazendo escola no Brasil.

Na foto abaixo, Moro se confraterniza com o Mineirinho da Odebrecht, com o Primo, Com o Santo e com o MT.

Todos apelidados pela Odebrecht na lista de propinas da empresa. 

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Carioca
Carioca

Não duvido que na sentença da

Não duvido que na sentença da ação no TSE possa proclamar que nunca, jamais, em tempo algum, houve inscrição do nome Michel Temer pra qualquer cargo ....

 

 

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Adroaldo Lima Linhares
Adroaldo Lima Linhares

Má cumo fala heim!

Má cumo fala heim! Desembestô! Fala fala fala fala mas não fala que estamos em uma ditadura ferrenha, mas, com liberdade de expressão para seu deleite né aragão. Vai falar assim nos quintosinférno! Fala aí pô, que que os caras são golpistas ditadores e portanto fazem o que querem! e que Portugal vai receber os golpistas brasileiros, mostrando que fazem parte do conluio juntamente com os eua! é só isso araguinho!

Seu voto: Nenhum (14 votos)

Hum, acho que errou de nome...

Tem certeza que seu nome é Adroaldo mesmo? Tá mais pra "atordoado". Ou "Hariovaldo"...

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Primeiramente: FORA TEMER!

E pra encerrar: FORA TEMER!

imagem de Jus Ad Rem
Jus Ad Rem

Raivosaldo

deve ser Raivosaldo...

daqueles que tiveram que começar a pagar direitos trabalhistas às suas escr... (cof cof) empregadas domésticas.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Incidentalmente...

(Vamos fingir ainda que MP se interessando em cobranca de propina eh normalissimo em todo e qualquer pais...  Ta em outro post do dia essa aberracao.)

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.