Revista GGN

Assine

Caso Marisa: a ética da Lava Jato e do PCC

Qual a intenção  de Sérgio Moro e dos Procuradores da Lava Jato em denunciar dona Marisa? Do ponto de vista jurídico, nenhuma. Jamais comprovaram que o tríplex era de Lula. Mesmo se fosse, não havia nada que pudesse ser impingido a dona Marisa. Ela não participava de discussões políticas, menos ainda de negócios. Limitava-se a cuidar dos filhos e netos e dar amparo emocional ao marido.

A intenção foi puramente política, de bater, bater, bater em Lula, até que arriasse emocionalmente.

Não existe ética na guerra. E não existe a figura do inimigo no direito. A Lava Jato se tornou uma operação de guerra, caçando o inimigo e o direito se tornou instrumento de vingança.

Não viam a figura da mãe e da avó, mas apenas a mulher do inimigo a ser abatido.

Divulgaram como prova de crime os pedalinhos que dona Marisa comprou para os netos. Invadiram sua casa, entraram em seu quarto, reviraram até o colchão da cama. Levaram seu marido detido, expuseram incontáveis vezes os filhos no tribunal da mídia.

Esse exercício continuado de crueldade, mais do que estilo jurídico, é marca de caráter.

É possível encontrá-lo em diversos personagens e diversas situações, cada qual subordinando-se aos ritos da classe e às prerrogativas da profissão.

No Judiciário, gera alguns juízes vingadores. No Ministério Público, alguns projetos de torquemadas. Cada qual busca a jugular do inimigo valendo-se das armas que lhe foram conferidas institucionalmente. Não lhes exija momentos de civilidade, respingos de respeito, gotículas de humanidade.

No PCC, há chefes sanguinários que não se contentam com assassinatos de imagem e mortes civis: eliminam fisicamente os adversários.  Na Polícia Militar os soldados que, com um revólver na mão, se consideram donos do mundo e das vidas. No crime, o poder das chefias depende apenas da meritocracia: não há concursos, nem carreiras pré-definidas, com planos de cargos e salários. E eles correm risco, pois não contam com a blindagem do Estado. São cruéis e são valentes.

Em comum, todos os vingadores, os da lei e os fora-da-lei, têm a crueldade de caráter, o gozo infindável de chutar o adversário de todas as formas, de tratá-lo como inimigo, os fora-da-lei matando pessoas, os da lei expondo-as ao direito penal do inimigo, desumanizando-as, transformando donas-de-casa em cúmplices, presentes de avó para netos em provas de crime, violando seu quarto, sua penteadeira, suas lembranças.

Hoje, na Lava Jato, o juiz Moro e cada procurador colocarão uma marca a mais no coldre virtual de onde empunham suas armas legais. Que pelo menos tranquem a porta antes de iniciar a comemoração.

Média: 4.7 (100 votos)
130 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

imagem de y sem soma
y sem soma

Quando os indivíduos se tornam piores que corvos

Linchamento e quebra-quebra são coisas que saem da racionalidade humana. Por mais sensatos que pensamos ser, muitas vezes, nos envolvemos em linchamentos sem perceber... depois é tarde para voltar atrás. 

Lembro, por exemplo, na Inglaterra, quando muitos adolescentes de classe média iam devolver aparelhos eletrônicos roubados de lojas depredadas devido a um distúrbio. Eles não conseguiam sequer explicar por que haviam feito aquilo. 

Em nosso caso, quando a poeira abaixar, talvez daqui alguns anos, fico a pensar quantos "bons cristãos" conseguirão confessar que ajudaram a linchar a esposa do Lula.

Mas sei... Já se foi o tempo em que arrependimento matava.

E por falar em bons cristãos, ofereço aos linchadores de plantão uma pequena citação de um bom entendedor dessas coisas brasileiras.

“Vede um homem desses que andam perseguidos de pleitos ou acusados de crimes, e olhai quantos o estão comendo. Come-o o meirinho, come-o o carcereiro, come-o o escrivão, come-o o solicitador, come-o o advogado, come-o o inquiridor, come-o a testemunha, come-o o julgador, e ainda não está sentenciado, já está comido. São piores os homens que os corvos. O triste que foi à forca, não o comem os corvos senão depois de executado e morto; e o que anda em juízo, ainda não está executado nem sentenciado, e já está comido”. Pe Antônio Vieira – Sermão de Santo Antônio aos peixes.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Cesar Cardoso
Cesar Cardoso

A inquietação

Sobre o assunto passar discretamente...

Seria o receio de que sejam colocados em evidência e acusados pelo linchamento de Dona Marisa ? Seria o receio de que mais uma vez cometeram um erro estratégico - como no caso da condução coercitiva - e agora Lula possa ser retratado como um mártir ?  Ou que a tese de perseguição a Lula possa ganhar mais força ainda ?

Certamente que sim.

A condução coercitiva foi um monumental erro estratégico: não apenas começou ali o desmoronamento da imagem da Lava-Jato, como também passou o recibo do golpe, fez a maior parte da esquerda acordar e recolocou Lula de vez no jogo.

Outro erro estratégico, ainda mais na confusa situação atual (não acreditem em quem vê estabilidade em tempos de Trump), é tudo que a mídia/Lava-Jato não precisa.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Álvaro Noites
Álvaro Noites

 Me pergunto isso desde a

 Me pergunto isso desde a madrugada: Seria uma das opções abaixo ou todas elas?

- A divulgação de sua morte causaria comoção e apoio popular a Lula

- O desrespeito mesmo após a morte, agora a tratando com irrelevancia (após o deboche em vida)

- O silêncio dos "cumplices de um assassinato"

- Medo de despertar a turba

- Batalha vencida, foco na batalha seguinte!

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Uma única ressalva

Quem foi que disse que na guerra não existe ética?

Pois é claro que existe, senão não haveria o que se falar sobre crimes de guerra.

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

PET - Programa de Erradicação dos Trolls. Não alimente os trolls no blog!

imagem de Valmont Santos
Valmont Santos

Ética do vencedor

Você se refere à "ética do pós-guerra", o julgamento do vencedor sobre o vencido.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Álvaro Guilherme
Álvaro Guilherme

Touché!

Touché!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de serralheiro 70
serralheiro 70

Pesar.

Lamento a perda de Marisa e o sofrimento da família Lula da Silva. Lamento a perda dos brasileiros, perda da esperança da construção de país mais igual, solidário, justo e democrático. Lamento também a perda de humanidade e de civilidade dos que abraçaram o ódio e preconceito reagindo com selvageria , violência inusitada e desregrada como a que observamos na república do paraná, seus torquemadas e simpatizantes.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de joel lima
joel lima

O símbolo maior da falta de

O símbolo maior da falta de caráter da Lava Jato é o grampo à Dona Marisa e sua divulgação. Não tinha nenhum motivo pra grampeá-la e muito menos divulgar. E o que ela falou é o que eu falaria também vendo a palhaçada que foi a manipulação da massa pela mídia, melhor, Globo. Aliás, depois que passar a reforma da previdência que o governo quer, eu diria que enfiar a panela no c... é pouco pra esses idiotas que endossaram a tomada do poder dessa camarilha. E foi um episódio com Dona Marisa que mostra o mau caratismo da nossa imprensa = quando ela fez  no jardim uma estrela do pt, foi massacrada pela imprensa, a frente Augusto Nunes, que, se for usado como parâmetro de civilidade num jornalista, torna  Noblat um Pulitzer . A mesma imprensa que ficou quietinha quando o casal Temer simplesmente gastou uma fortuna para mudar os tapetes persas da residência oficial, descaracterizando o projeto inicial de Niemayer, porque a primeira dama não gosta de nada vermelho. E o ataque desses dois poderes contra ela mostra que eles sabiam a importância que dona Marisa é pro Lula. Que ele seja forte pra passar por esse momento que é de uma dor sem tamanho. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de WG
WG

A dor no coração e a dor na consciência.

Antes de tudo, nossos sentimentos e nossa solidariedade ao Lula, família e amigos. Esse texto do Nassif  sintetiza a miséria moral, ética e profissional dos golpistas que tomaram o poder. Se lhes faltam empunhar as armas com que o PCC comete seus crimes, não lhes faltam as mãos manchadas de sangue, Eles devem saber hoje, sobretudo a fgura do fantoche Moro, que essa mancha nunca se apagará, vão carrega-lá até o fim de seus dias. 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Aa verdade é que nós tentamos

Aa verdade é que nós tentamos humanizar um pouquinho o Brasil. Distribuir melhor a renda, dar cidadania, incluir os miseráveis, tornarmos mais dignos para construir algo perto de uma nação. Sempre dentro da dita lei, feitas por eles para eles. Tivemos alguns bons resultados que incomodaram muito. Dinheiro, poder, privilégios, regalias são para eles algo não negociável. Não tiveram perdão. Mataram e arrancaram a cabeça. Não têm um pingo de respeito. Nem com a mãe do José Dirceu, nem com a família do Lula, do Genoíno, Gushikem, Mantega. O que for preciso, tudo, eles fazem sem dó. Escutei até fogos hoje pela manhã.

como disse, tentamos. Jogando com as leis deles, no campo deles, com o juiz deles, com a imprensa deles, com o poder ilimitado deles.

estamos derrotados, sim. Passaram um trator em cima, deram ré e passaram de novo. E eles não tem um minimo de sentimento não. Não pensem que vão parar ou terem dor de consciência, não. Sabem que podem tudo. Fazer o mal dizendo que é para o bem. Matam de manhã e à tarde vão para festa. Vão continuar se vendendo ainda santos, honestos e gente do bem.

Há duas escolhas para nós. Continuarmos sendo mortos, violentados, massacrados, humilhados, escrachados. Ou, reagir cirurgicamente. Com estratégia e táticas, mas pontualmente. Não precisa de manifestação de rua não. No atual estágio não funciona mais. Democracia?, que democracia? Justiça? Que justiça? 

Alvos e Ações pontuais, Cirúrgicas. Onde e quem realmente interessa.

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Danilo Pro

imagem de Álvaro Guilherme
Álvaro Guilherme

Os coxinhas e os senhores da

Os coxinhas e os senhores da casa-grande que acreditem na "justiça" deles.

Eu acredito na minha.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Peesente !!!

Peesente !!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Presente !!!

Presente !!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Parabéns

Pela qualidade do discernimento.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Antonio A. B. Neto
Antonio A. B. Neto

Eles querem destruir o Lula e

Eles querem destruir o Lula e depois salgar a terra. Os golpsitas sabem que o melhor é acabar com ele e se possível com a sua família também, pois ele será sempre uma ameaça eleitoral.

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Álvaro Noites
Álvaro Noites

Até agora quase nenhum

Até agora quase nenhum político que não seja do PT, PSOL, PC do B e outros partidos de esquerda não manifestou qualquer pesar ou solidariedade ao Lula.

Será o silêncio dos cumplices?

Seu voto: Nenhum (22 votos)
imagem de Adroaldo Lima Linhares
Adroaldo Lima Linhares

   

 

Resultado de imagem para fernando henrique cardoso 2016 Resultado de imagem para fernando henrique cardoso 2016

Resultado de imagem para fernando henrique cardoso 2016Resultado de imagem para fernando henrique cardoso 2016Resultado de imagem para fernando henrique cardoso 2016

Resultado de imagem para fernando henrique cardoso 2016Resultado de imagem para fernando henrique cardoso 2016

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Jus Ad Rem
Jus Ad Rem

Trol é como mosca varejeira:

Trol é como mosca varejeira: vive na merda e dando umas voadas por aí, pousando aqui e ali.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de y sem soma
y sem soma

Quando os indivíduos se tornam piores que corvos

Linchamento e quebra-quebra são coisas que saem da racionalidade humana. Por mais sensatos que pensamos ser, muitas vezes, nos envolvemos em linchamentos sem perceber... depois é tarde para voltar atrás. 

Lembro, por exemplo, na Inglaterra, quando muitos adolescentes de classe média iam devolver aparelhos eletrônicos roubados de lojas depredadas devido a um distúrbio. Eles não conseguiam sequer explicar por que haviam feito aquilo. 

Em nosso caso, quando a poeira abaixar, talvez daqui alguns anos, fico a pensar quantos "bons cristãos" conseguirão confessar que ajudaram a linchar a esposa do Lula.

Mas sei... Já se foi o tempo em que arrependimento matava.

E por falar em bons cristãos, ofereço aos linchadores de plantão uma pequena citação de um bom entendedor dessas coisas brasileiras.

“Vede um homem desses que andam perseguidos de pleitos ou acusados de crimes, e olhai quantos o estão comendo. Come-o o meirinho, come-o o carcereiro, come-o o escrivão, come-o o solicitador, come-o o advogado, come-o o inquiridor, come-o a testemunha, come-o o julgador, e ainda não está sentenciado, já está comido. São piores os homens que os corvos. O triste que foi à forca, não o comem os corvos senão depois de executado e morto; e o que anda em juízo, ainda não está executado nem sentenciado, e já está comido”. Pe Antônio Vieira – Sermão de Santo Antônio aos peixes.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Francisco Alves de Assis
Francisco Alves de Assis

Quando os indivíduos se tornam piores que corvos

Concordo plenamente com Luiz Nassif, vai ficar na historia triste do nosso país,esse massacre que estão fazendo com Lula e sua família,a morte de dona Marisa é so uma das coisas terriveis que está acontecendo

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Josée Vicente de Magalhães
Josée Vicente de Magalhães

Tenho lido esse texto

Tenho lido esse texto amiudadas vezes e feito precisamente essa ligação. Meus parabéns Sr Y

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de João de Paiva
João de Paiva

Faltou incluir o PIG/PPV e a PF

Caro Luís Nassif, caros leitores,

Subscrevo o artigo, com um acréscimo, como mostra abaixo:

"Hoje, na Lava Jato, o juiz Moro, cada procurador do MP, cada policial federal, cada profissional dos meios de comunicação que promove o linchamento de pessoas investigadas colocará(ão) uma marca a mais no coldre virtual de onde empunha(m) suas armas legais. Que pelo menos tranque(m) a porta antes de iniciar a comemoração."

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Excelente texto. A se

Excelente texto. A se refletir.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Ao Lula, família e amigos,

Ao Lula, família e amigos, meus sentimentos.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de paulovi
paulovi

   Breno Altman31 de janeiro

 

 Breno Altman31 de janeiro às 11:58 ·  

SOBRE A FORÇA VITAL DO PT

Hoje se reúnem as bancadas do PT no Senado e na Câmara dos Deputados, para decidir o que fazer na eleição das mesas diretoras.

Há dez dias, depois da última reunião do Diretório Nacional, tudo parecia caminhar para um acordo com Eunício de Olivera e Rodrigo Maia.

Mas a reação da militância petista, transversal a todas as tendências, se transformou em uma onda avassaladora de pressão, chancelada pelo próprio presidente do partido, Rui Falcão, e também por Lula.

O mais provável, agora, é uma ampla maioria contra qualquer voto em candidatos do campo golpista.

Como em 1993, quando as bases petistas derrotaram por 70% dos votos a posição suicida a favor do parlamentarismo, que tinha, então, o apoio de 70% da direção central, incluindo o ex-presidente da República, José Dirceu e José Genoino.

Será um feito histórico: mais uma vez a força vital do PT, representada por incontáveis lutadores e lutadoras que se espalham pelo país, impedirá uma catástrofe política.

Repito a velha máxima do falecido David Capistrano Filho, um dos comandantes da virada pro-presidencialista de 1993: o PT é formado por generais paraguaios e sargentos norte-americanos, mas sua militância continua a ser de soldados vietnamitas.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de CezarR
CezarR

David Capistrano! Faltam caras como ele!

David Capistrano! Grande cara que mesmo anos e anos depois de morto, recebe prêmios internacionais pela gestão da saúde pública em Santos, tanto pelo período em que foi secretário do governo Telma, quanto pelo período como prefeito que a sucedeu. Nós aqui em Santos, jamais soubemos reconhecer sua grandeza ou conhecê-lo a fundo. Paradoxalmente, após campanha massacrante da mídia local, tal qual agora vem sendo feito contra Lula, nunca mais o PT conseguiu se eleger na cidade. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Serjão
Serjão

PT

PRESENTE!

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Uma bandeira... Marisa e

Uma bandeira... Marisa e Lula, vida em movimento, pra sempre.

Dentre todas as imagens, uma das mais significativas, pelo simbolismo do início da jornada, a que fica guardada em nossos corações, é a que narra a criação de um movimento que buscava a emancipação de todas as pessoas, uma visão generosa e solidária de mundo, imortalizada na pura e simples criação de uma bandeira...

Uma bandeira, um  manto rubro, em cujo centro despontava o desenho de uma estrela...

Uma estrela forjada dia a dia na luta de todos... de cada companheiro, amigo, militante, operário, amigo... ,de todos,  que com a luz de cada traço, cada abraço, cada gesto, a tornaram única e imprescindível ...

Uma bandeira, um manto pleno da força de cada um dos que firmaram seus nomes e deram vida a intenção de seus criadores... um grupo de operários... aos quais se uniram pessoas de boa vontade de todos lugares... do Brasil... do mundo...

Um manto feito de propósitos indestrutíveis, como o amor a solidariedade e a luta.

Um manto simples, mas com tanta emoção e força capaz de comover uma nação.

E todos nós,  homens e mulheres,  de coração e alma generosos, em traços indeléveis, também assinamos este manto e damos  vida e cor a novas formas, a novas estrelas...

Lula... Marisa...

Neles não há enigmas a serem desvendados.

São apenas poesia e luta, vida em movimento, pra sempre.

...

Daí eu pergunto.

Mas, para que tudo isso? (violência e barbárie, dos que, ao invés de festejarem a vida, celebram a morte).

Que coisa mais sem sentido.

Eles acham que podem matar Marisa... Lula...

Quanta falta de senso, quanta falta de sentimento, quanta falta de humanidade, quanta falta de tino...

Esquecem, em sua pequenez moral, que não mais podem  atingir seu intento..

Já faz  tempo, mais precisamente uma vida, em que  a cada ato seu em defesa deste país, a cada gesto humano em defesa do próximo, a cada olhar fraterno distribuído aos que o cercavam, que esta figura humana ímpar, passou a viver um pouco em cada um de nós, e, nós , cada vez mais em Lula... e em Marisa...  e em cada companheiro de luta deste país imenso...

Não, não podem matar Lula...  , não, não podem matar Marisa Letícia... assim como não podem calar a voz do povo...nem aprisionar sua alma....

...não, eles  não podem....tirar o fulgor das estrelas....

Nem agora.

Nem depois.

 

“Agora o braço não é mais o braço erguido num grito de gol. Agora o braço é uma linha, um traço, um rastro espelhado e brilhante. E todas as figuras são assim: desenhos de luz, agrupamentos de pontos, de partículas, um quadro de impulsos, um processamento de sinais. E assim – dizem – recontam a vida. Agora retiram de mim a cobertura de carne, escorrem todo o sangue, afinam os ossos em fios luminosos e aí estou, pelo salão, pelas casas, pelas cidades, parecida comigo. Um rascunho. Uma forma nebulosa, feita de luz e sombra. Como uma estrela. Agora eu sou uma estrela!”

Elis Regina, em trecho do espetáculo Trem Azul

http://www.youtube.com/watch?v=9WWtsBqSQWg

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Estava agora mesmo ao

Estava agora mesmo ao telefone com um amigo falando algo parecido com isso. No início, chamavamos esse bando que assaltou o poder - juntamento com seus mentores, apoiadores e patrocinadores (além dos políticos, obviamente, também procuradores, juízes, mídia et caterva) - simplemente de golpistas. 

Infelizmente, a cada dia comprova-se que não são "simplesmente" adversários políticos sem escrúpulos. São CRIMINOSOS de alta periculosidade.

Seu voto: Nenhum (20 votos)

O macho adulto branco sempre no comando
E o resto ao resto, o sexo é o corte, o sexo
Reconhecer o valor necessário do ato hipócrita
Riscar os índios, nada esperar dos pretos ♪♫

imagem de Cbarros
Cbarros

Criminosos

Assino em baixo. Estamos lidando com criminosos profissionais

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Os nóis da direita estão

Os nóis da direita estão apavorados. 

Percebi isto ao ver a forma como eles reagiram ao comentário que fiz creditando a morte de Marisa na conta de Sérgio Moro:

https://www.facebook.com/Brasil247/posts/1471374692915533?comment_id=1471394622913540&reply_comment_id=1471411446245191&notif_t=share_reply&notif_id=1486041091651109

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Concordo

Juízes, promotores, meganhas,jornalistas, trolls e comentaristas de grandes portais são os responsáveis pela morte de Dona Marisa.

Acontece que a culpa é uma merda. Não dá pro sujeito esconder.

A grande mídia denotou sua culpa reagindo de forma bsolutamente fria e indiferente à morte de Dona Marisa. Trolls estão reagindo à culpa pela morte dela com comentários violentos e insanos nas redes. E já comerçaram a  dar as caras por aqui. Os canalhas da Lava Jato, devem estar comemorando, como sugeriu Nassif, assim como alegre está o capeta no inferno, aguardando-os, todos, no umbral da morte.

As mãos da nova direita golpista estão manchadas de sangue.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.