Revista GGN

Assine

Em SP, cartório invalida mais de 50% das assinaturas da Rede Sustentabilidade

Da Agência Estado
 
 
O cartório da 257.ª Zona Eleitoral, na Vila Prudente, região leste de São Paulo, invalidou mais da metade das assinaturas enviadas pela Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora Marina Silva tenta criar. É um dos maiores volumes de rejeições na cidade, segundo os apoiadores da futura sigla. Os fiscais alegam que as assinaturas não conferem com as do cadastro.
 
O trabalho de conferência, ficha por ficha, geralmente é feito por 6 dos 11 funcionários que trabalham no local. Mas, quando a coisa aperta, para não descumprir o prazo legal de 15 dias para emitir as certificações, até o chefe do cartório, Fernando Ruiz Zambrano, faz o serviço.
 
A demora dos cartórios para certificar as assinaturas e a quantidade de fichas invalidadas sem justificativa têm sido apontado pela Rede como os principais obstáculos para conseguir o registro do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
 
O advogado da sigla, Torquato Jardim, diz que os maiores problemas estão em São Paulo e no Distrito Federal. Enquanto a média nacional de rejeição é de 18%, nesses lugares passa dos 30%. Zambrano explica que o processo demanda certo tempo porque é 100% manual. A ficha de cada eleitor é checada nos cadernos de votação da eleição anterior. Se a assinatura não conferir, outros documentos disponíveis são consultados. 
 
Para evitar fraudes, a equipe diz ser muito criteriosa ao conferir as assinaturas. A funcionária Sandra Mara Benedicto Alves, que trabalha há cinco anos no cartório, conta que, no começo, demorava muito para cumprir o procedimento, mas agora, só de bater o olho na assinatura, reconhece se ela é ou não do eleitor. "A letra da pessoa é única, dá para perceber", afirma.
 
Zambrano defende o trabalho dos cartórios. Diz que na sua zona eleitoral não houve atrasos significativos e que o problema não é da Justiça Federal, e sim da Rede. "Eles dizem que a Justiça Eleitoral não tem estrutura, mas quem não tem são eles. Falta organização. O Solidariedade, por exemplo, mandou muito mais fichas", afirma, citando a sigla que o deputado Paulinho da Força (PDT-SP) ajuda a criar. Enquanto a Rede enviou cerca de mil fichas ao cartório, o Solidariedade encaminhou o triplo. 
 
Regras. Para formar um partido, a lei eleitoral exige que passem pelo crivo dos cartórios cerca de 492 mil assinaturas. Com medo de estourar o prazo, a Rede ingressou na última segunda-feira com o pedido de registro no TSE, mesmo sem cumprir os requisitos prévios para a solicitação. Segundo o último balanço, o grupo certificou 310 mil assinaturas. Faltam 182 mil. 
 
A Rede diz que tem ainda cerca de 200 mil fichas em análise nos cartórios, mas esse número pode não ser o suficiente se as taxas de rejeição se mantiverem no atual patamar. No requerimento enviado ao TSE, os marineiros argumentaram que a futura sigla não poderia ser prejudicada pela morosidade do Judiciário e pediram que as assinaturas fossem validadas sem a checagem da veracidade dos dados apresentados. O pedido foi negado pela ministra e corregedora Laurita Vaz - mas ela cobrou agilidade dos cartórios e dos tribunais regionais eleitorais.
 
Média: 5 (1 voto)
14 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Paulo Henrique Tavares
Paulo Henrique Tavares

Sem contar, que independente

Sem contar, que independente do local do espectro político que ela se encontre, ela tem direito a participar do processo. E tem mais, ela é uma política como outra qualquer, mas se num contexto de segundo turno, precisarmos do apoio dela, seja para presidência, seja para governador, etc, e ela vier para "nosso lado", rapidinho, as críticas contra ela somem.

Vamos ser mais racionais também.

Mas temos de admitir que o aparato estatal tem lado e, no momento, está do lado dela.

Beijos do Magro

Seu voto: Nenhum
imagem de Paulo Henrique Tavares
Paulo Henrique Tavares

Na minha opinião, na hora H,

Na minha opinião, na hora H, o TSE "facilita" para a rede.

Ela é dos caras, seria de total interesse ela participar das próximas eleições, por isso, as regras serão flexibilizadas para beneficiá-la

Seu voto: Nenhum (1 voto)

ora....ora....ora.......a

ora....ora....ora.......a Marina ternurinha  é tão malandrinha!!!  

Seu voto: Nenhum (1 voto)

estranho

E ninguem fica intrigado de como o Haddad consequiu inscrever seu partido tão rapido?

Resp $$$$$$, se tiver uma resposta diferente, por favor, diga.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

eu faço a pergunta, se o

eu faço a pergunta, se o quemsabe tinha até assinatura de morto, porque criar tanta dificuldade agora pra marina??

Seu voto: Nenhum

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico" MT

A vida é curta demais para se beber cerveja barata!!

A diferença entre o Brasil e a República Checa é que, a República Checa tem o gove

Se tem tanto nojo de

Se tem tanto nojo de político, então porque tanta preocupação com a Blablarina?

Seu voto: Nenhum

@naldovalenca

imagem de Ronaldo Marques
Ronaldo Marques

Haddad???? O Solidariedade é

Haddad???? O Solidariedade é do Paulinho da Força Sindical, nada a ver com o Haddad.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Paulo Cesar Monteiro
Paulo Cesar Monteiro

Como assim consegui inscrever

Como assim consegui inscrever seu partido tão rápido?  Será que o PT não existia na candidatura Haddad?  Em menos de um ano. esse tal de Haddad ainda não fez nada que preste, só melhorou em 1000% o transporte público com corredores de ônibus em vias que os outros governos só priorisavam os carros.  Esse partidinho novo que o Srº citou, um tal de PT, realmente, está querendo acabar com o sossego de nós homens de bens e pele clarinha em prol da escumalha que quer subir num ônibos e chegar no trabalho em menos de 1 hora, tenha santa paciencia!!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

desculpe

nome trocado, o certo é kassab, eu confundi, não fique nervossinho ou tire as causas pela cabeça.

Seu voto: Nenhum
imagem de Paulo Cesar Monteiro
Paulo Cesar Monteiro

Nervossinho é o cacete, vc

Nervossinho é o cacete, vc sabe com quem está falando?????  Desculpas aceitas!! KKKKKkkkkkk  Peguei vc!!

Seu voto: Nenhum

Simples, o Kassab tem menos

Simples, o Kassab tem menos votos mas tem mais articulação política que a Marina.

Pense bem: como é que alguém que se gaba de ter tido 19 milhões de votos não consegue reunir nem 500 mil assinaturas de apoio?

Ou teve votos sem vínculo (o voto de protesto dos facebokianos, por exemplo) , ou então 18,5 milhões de eleitores mudaram de ideia sobre ela...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Primeiramente: FORA TEMER! E pra encerrar: FORA TEMER!

imagem de Gungnir
Gungnir

Quem fica nervosinho tira as

Quem fica nervosinho tira as caas pela cabeça.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de jns
jns

Rede, de Marina Silva, obtém

Rede, de Marina Silva, obtém 7 dos 9 registros estaduais necessários

Folha DE SÃO PAULO | PAULO GAMA | 03/09/2013

A Rede Sustentabilidade atingiu ontem a marca de sete diretórios estaduais aprovados pela Justiça Eleitoral. Para conseguir seu registro nacional definitivo, a sigla precisa ser validada em ao menos nove Estados.

Ontem, os tribunais de Santa Catarina, do Tocantins e do Piauí aprovaram a criação dos órgãos estaduais da sigla. Além deles, já havia decisão favorável no Rio Grande do Sul, em Rondônia, no Acre e em Mato Grosso do Sul.

A Rede é o partido que a ex-senadora Marina Silva trabalha para criar e pelo qual pode concorrer à Presidência em 2014. Como a legislação eleitoral exige que os candidatos estejam filiados ao partido ao menos um ano antes da disputa, o grupo precisa obter seu registro até o início de outubro para que ela possa se lançar ao Planalto.

No total, o partido pediu registro em 15 Estados --e aguarda o julgamento em oito deles. A maior dificuldade enfrentada, no entanto, é a segunda exigência da legislação: a certificação de 492 mil assinaturas de apoio nos cartórios eleitorais.

Até ontem, cerca de 330 mil fichas haviam sido certificadas e outras 205 mil aguardavam análise de cartórios, segundo o partido. O grupo tem se queixado de que a Justiça Eleitoral não analisa as assinaturas dentro do prazo legal, de 15 dias.

Seu voto: Nenhum
imagem de Paulo Cesar monteiro
Paulo Cesar monteiro

Nossa, que peninha.  As

Nossa, que peninha.  As árvores agradecem pela não confecção de mais Bíblias.

Seu voto: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.