Coletivo Manguelita:ocupar, resistir e preservar o Recife

 

Foto: Coletivo Manguelita 

 

Por Coletivo Manguelita

 

O movimento Manguelita, idealizado e composto em sua maioria por estudantes universitários, começou através de uma mobilização que visava limpar a bacia do Pina, para a festa de réveillon que foi realizada no Cais José Estelita.

A mobilização foi realizada no dia 26 de dezembro de 2015, e reuniu 10 pessoas, que retiraram do mangue mais de quinze sacos de 90 litros, repletos de lixo, além de madeira, uma cama, e outros objetos, entretanto, foi identificado que ainda restava muito lixo. E foi marcada uma segunda ação, já para o dia seguinte.

A segunda mobilização, que foi uma continuação da primeira, reuniu 12 pessoas, que juntas recolheram mais de vinte e cinco sacos de lixo, e demais objetos. Entre a segunda e terceira ação, o movimento que ainda não possuía um nome oficial, passou a ter, por sugestão de um dos membros, o nome logo foi abraçado pelo grupo. Manguelita.

O nome deriva da junção do Mangue, ao Cais José Estelita (local onde tudo começou), partilha também de ideias do movimento Ocupe Estelita, pois, trata-se também de uma forma de ocupação da cidade.

Depois de nomeado, o movimento começou a criar “corpo’’, e ter uma maior divulgação, inspirando também outras iniciativas, como as ações que estão ocorrendo na praia do Janga, de retirada do lixo.

A terceira ação foi marcada pós festividade, no dia 2 de janeiro, e reuniu vinte pessoas (voluntários e moradores), que se disponibilizaram a ajudar, e retiraram do mangue setenta sacos de lixo, madeira, dentre outros resíduos.

Após a terceira ação, o movimento organizou sua primeira reunião, onde foi discutido não só as próximas ações, mas também a importância do projeto e formas de conscientizar a população dos males causados pelo descarte incorreto do lixo, a reunião contou também com a participação dos membros do projeto ‘’Amigos do Mangue’’, que por serem mais experientes deram várias dicas e informações valiosas para o grupo. A última ação realizada, foi no dia 16 de janeiro, contou com a participação de dezoito pessoas, que juntas retiraram setenta e seis sacos de lixo, dois sofás, duas TVs, mais uma quantidade de madeira, brinquedos entre outros.

A nossa missão é a de retirada de todo o lixo que existe no mangue e nos rios, a princípio. Porém, com o crescimento do grupo e a vontade de todos por um mundo melhor, já estão sendo organizadas intervenções, que acontecerão pelas ruas da cidade, com o intuito de mais uma vez conscientizar a população, para que não joguem lixo no nosso meio, e que se cada um fizer sua parte, a nossa cidade muda.

O coletivo Manguelita no momento já realizou quatro ações, em menos de um mês, onde no total foram retirados cerca de 186 sacos de lixo, e outros resíduos. As reuniões são sempre abertas ao público, e normalmente ocorrem nas terças-feiras, toda arte produzida e divulgada nas páginas das redes sociais são fruto dos grupos internos do movimento, onde cada membro identifica suas características e se dispõe a ajudar naquilo que mais lhe é favorável.

O coletivo é um movimento horizontal, portanto, todos respondem igualmente sobre as responsabilidades do mesmo, é também um movimento democrático, onde toda decisão antes de ser tomada passa por votação e aprovação do grupo, sendo assim, não temos um líder, afinal, o mangue é nosso, os rios são nossos, a cidade é nossa!

O projeto não só visa apenas manter o mangue livre do lixo, como também pensa em desenvolver atividades e formas de conscientizar as pessoas da importância do mangue e de todo o ambiente ao redor, quanto ao descarte incorreto do lixo, nos mangues, rios, ruas, praças, parques etc.

O grupo já conta com mais ou menos 60 pessoas que ajudam da maneira que podem, seja indo nas intervenções ou apenas dando ideias para que possamos melhorar a cada passo. A cada dia que passa, chega alguém interessado em participar, em ajudar, isso só nos da força a continuar tudo isso e jamais parar de lutar para que a nossa realidade social seja transformada e reconstruída, a cidade é nosso bem mais valioso, é a nossa morada, é o nosso lugar. Precisamos zelar por ela. 

É preciso dizer que esse é um projeto sem fins lucrativos, de mobilização e participação popular, onde cada um que participa, ou que deseje participar das intervenções levam suas luvas, máscaras e seus sacos de lixo, ou doações que conseguirem. O coletivo é algo que começou sem pretensão, e hoje é uma camisa que vestimos e um sonho que investimos cada dia mais.

O Manguelita surgiu de uma esperança, de um sonho de mudança, ainda é algo pequeno, mas, de pretensões gigantes.

Os mangues são ecossistemas de grande importância, eles são filtros naturais, indicadores de aquecimento global e de aumento do nível do mar. Além da sua beleza são fontes de sustento para a população ribeirinha e representam a nossa cultura. Não sujem os rios e mangues. Conheçam o movimento Manguelita!

 

Coletivo Manguelita I Rede Social: https://www.facebook.com/Manguelita/ 

por Lívia Sobrinho, Tássio Melo e Victória Madeira.

https://www.youtube.com/watch?v=fx2l1p_ZURI&feature=youtu.be align:center

 

 

 

 

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador