Ida Miccolis, o silêncio de uma grande voz

Por Henrique Marques Porto

Ida Miccolis (1920-2015) 

Numa certa noite no início de 1978 o telefone tocou em minha casa. Ao atender ouvi a voz de Ida Miccolis. Naquele dia o “Jornal do Brasil” publicara na íntegra longa carta minha na sessão dos leitores. Era assim naqueles tempos: os jornais respeitavam seus leitores e não cortavam ou editavam a opinião dos outros. Na carta eu denunciava o que vinha acontecendo no Theatro Municipal –o afastamento dos nossos melhores cantores, regentes e até técnicos para favorecer artistas de outros países, entre outras tolices que estavam cometendo. O saco de maldades praticamente encerrou algumas carreiras.

Entre os exemplos que citei na carta estava Ida Miccolis. Carinhosa e atenta, ela conseguiu meu número de telefone e ligou para agradecer, falando de um jeito que lhe era característico –elegante, sensível e musical, como quem canta um recitativo. Se despediu dizendo que antes de dormir iria rezar pelo meu bem estar. Coloquei o telefone no gancho e, comovido, fiquei pensando na fragilidade e grandeza daquela grande artista, que naqueles dias estava sendo desrespeitada e negligenciada.

Ida foi uma cantora fantástica. Na conversa que tivemos ela falou um pouco sobre a carreira. Confessou que tinha dificuldade para ler partituras, mas que era aplicada e aprendera muitos papéis ouvindo as óperas em gravações de referência, entre elas a dificílima “Tosca”, de Giacomo Puccini. Essa informação basta para se ter noção do tamanho do talento e da musicalidade de Ida Miccolis.

A propósito, lembrou que ficara muito tensa em 1972, quando cantou a “Tosca”, no Municipal do Rio, com Carlo Bergonzi e Gian Piero Mastromei. “-Tivemos apenas um ensaio no palco, com orquestra! – lembrou ela. Ela conhecia bem a ópera. A ansiedade ficava por conta de ter que contracenar com dois grandes nomes de fama internacional, a começar por Bergonzi, que era a grande estrela do espetáculo. Pois cantou lindamente, e se impôs como protagonista da ópera. Ficou feliz com os aplausos do público e com os elogios que ouviu de Carlo Bergonzi. 

Por mais de vinte anos a bela Ida Miccolis marcou época nas temporadas líricas do Rio, São Paulo e outras capitais. Poderia ter tentado a carreira internacional. Voz e beleza de timbre ela tinha para ser reconhecida em outros países.   Em montagem de ópera, apresentou-se em público pela última vez em 1985, no Theatro Municipal, numa sensível homenagem organizada por Fernando Bicudo, que era diretor da Divisão de Ópera do TMRJ. Homenagem a ela e ao tenor Assis Pacheco, seu par em tantas e tantas récitas memoráveis. 

Ida Miccolis faleceu hoje aos 95 anos. Não mereceu dos jornais e da autodenominada “crítica especializada” sequer uma breve notícia ou nota de rodapé. Mas o público que teve o privilégio de conhecê-la não a esquecerá.  

Tosca -Final do último ato. Ida Miccolis e Carlo Bergonzi.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 1972.

<iframe width=”420″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/DgSO8lxaypE” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Realmente a gente não pode

    Realmente a gente não pode deixar de se sentir muito aquém do que realmente somos quando vemos pessoas iportantes, em todas as áreas do conhecimento, da cultura, enfim, serem relegadas a planos menores, mesmo tendo capacidade, qualificação e envolvimento profissional com o que fazem. Este é o grande mal de um paíz, que dizem ter complexo de vira-latas. Aqui, as pessoas ilustres, que deram tanto de si, envelhecem e morrem num verdadeiro esquecimento. 

    Pena que o post não traz nenhum vídeo apresentando a cantora. 

  2. Vídeos e Áudios com Ida Miccolis

    Nassif e amigos,

    Na postagem eu coloquei o código errado e o vídeo não apareceu. Corrijo agora, espero que em tempo.

    abraços,

    Henrique Marques Porto

    “Tosca”, Giacomo Puccini – Final do último ato. Rio, 1972. Com Carlo Bergonzi.

    https://www.youtube.com/watch?v=DgSO8lxaypE

    Cena do 2o. ato da “Fosca”, de Carlos Gomes. Vídeo gravado em São Paulo, 1973.

    Com a participação do barítono Costanzo Mascitti.

    https://www.youtube.com/watch?v=iGMlZWQdAIA

     

    1. Parabéns!

      Querido amigo Henrique,

      Parabéns pelo excelente texto. Você sabe que não entendo muito de Óperas, como você e o nosso querido e saudoso amigo Oscar Peixoto, mas aprecio.

      Incorporando seus videos para falicilar o acesso dos seus leitores.

      Beijos.

      “Tosca”, Giacomo Puccini – Final do último ato. Rio, 1972. Com Carlo Bergonzi.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=DgSO8lxaypE%5D

      Cena do 2o. ato da “Fosca”, de Carlos Gomes. Vídeo gravado em São Paulo, 1973. Com a participação do barítono Costanzo Mascitti. Cena do 2o. ato da “Fosca”, de Carlos Gomes. Vídeo gravado em São Paulo, 1973.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=iGMlZWQdAIA%5D

      1. Obrigado, Laurinha.
        E não é

        Obrigado, Laurinha.

        E não é que eu me atrapalhei todo para incorporar os vídeos? Segui os comandos de sempre e não deu certo. Achei que o Nassif ia editar direitinho, como já fez em outras vezes. Mas, ele anda muito ocupado.

        Ida Miccolis foi grande. Na tessitura dela, soprano lírico-dramático, foi a melhor que tivemos.

        Beijão

        Henrique 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador