Incorformados golpistas

“Inconformados golpistas”

por Maria Helena Cordeiro – Profª da UFFS

Hoje, em um programa da ESPN, à espera do jogo do Brasil com a África do Sul, assistimos a mais uma demonstração das ações da imprensa golpista, porta voz de uma elite rançosa e rancorosa, que não se conforma com as conquistas do povo brasileiro. Depois de um depoimento sensato, patriota e democrático de Cafu, os maus brasileiros, vendilhões da pátria, não se conformaram e exortaram a população a se manifestar nas ruas durante a Copa do Mundo, em prole de agendas vagas e sem propostas concretas. As agendas ocultas desses maus brasileiros se escondem por trás de um discurso pretensamente democrático. É na Copa do Mundo que o povo pode dar maior visibilidade a suas reivindicações. É verdade, mas, por acaso, estamos em um país em que as pessoas não podem falar e se manifestar livremente? Quando vivíamos na ditadura, que essa mesma elite nos impôs e da qual está tão saudosa, a única forma de denunciarmos os problemas e de reivindicarmos nossos direitos era, justamente, aproveitando os momentos em que o mundo olhava para nós, porque, nesses momentos, tínhamos mais proteção e maior garantia de não sermos silenciados. Mas, agora, não temos os sindicatos, associações, movimentos sociais, partidos políticos, igrejas, todos se organizando e funcionando livremente, defendendo as mais diversas posições, opiniões, crenças e bandeiras? A imprensa não fala o que quer, até mesmo as mentiras escandalosas e as meias verdades que são convenientes para as elites que a controlam, loucas para derrubarem os governos eleitos democraticamente porque eles lhes limitam os privilégios? Então por que precisamos  usar justamente o momento em que o país está sob os holofotes de todo o mundo, cheio de turistas, para irmos para as ruas oportunizar que baderneiros e nazistas encapuzados criem um clima de agitação e violência e passem para o mundo inteiro a imagem de um país e de um povo violento, sem rumo e sem valores? Agora vamos agir como crianças que aproveitam as idas a supermercados, shoppings e outros lugares públicos para armarem birras e choradeiras, na esperança de que os pais, preocupados com a imagem pública, lhes deem o que querem, seja justo ou não, esteja ou não dentro de suas possibilidades? Quer dizer que, agora, pressão popular se faz por meio de chantagem?

Todos nós sabemos que o nosso país tem inúmeros problemas, que estão aí, escancarados, para todo o mundo ver. Afinal,são séculos de opressão e de injustiça que temos que superar. Todos nós! Por isso, é claro que todos devemos nos organizar para tentarmos resolver esses problemas. Denunciar os malfeitos, lutar para preservar as conquistas e, sobretudo, para que sejam aprovadas e implementadas  políticas públicas que garantam maior justiça social, é fundamental para construirmos um país melhor para a grande maioria do povo (e não apenas para 5% de privilegiados). Porém, a quem serve a criação de um clima de descontentamento, de insegurança e de violência na Copa do Mundo? Por acaso alguém é ingênuo a ponto de acreditar que grupos de baderneiros a serviço das elites mais reacionárias, de corporações multinacionais e organizações escusas estadunidenses não vão aproveitar qualquer manifestação pública para criar um clima de instabilidade propício a golpes políticos?  A quem serve a má recepção ou a rejeição aos turistas? Quem ganha com os prejuízos imensos a toda a rede hoteleira e à economia de um modo geral? Se os grandes (e até mesmo exagerados) investimentos na Copa do Mundo não resultarem em uma melhoria na infraestrutura de nossas cidades, na ampliação do número de empregos, na melhoria da rede hoteleira e da infraestrutura turística, na maior visibilidade de nossas riquezas naturais e culturais, de forma a atrair mais visitantes nos anos vindouros, então vamos todos para a rua, vamos exigir a rigorosa prestação de contas, vamos lutar pela punição dos culpados. O que ganhamos fazendo isso durante a Copa do Mundo, sem mesmo termos, ainda, a dimensão dos impactos desses investimentos no futuro do país?

Select ratingRuimBomMuito bomÓtimoExcelente

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pra mim, este texto fala tudo

    Pra mim, este texto fala tudo que eu gostaria de falar, pois também assisti ao programa a espera do jogo, porém mudei de canal. Trata-se de gente anti patriota que está a serviço do USA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador