Carta à Dilma!


Foto: Reprodução Facebook

Carta reproduzida do Facebook de Julia Dworkin

Dilma,

Eu vou falar diretamente com você. Sei que você não vai ler isso aqui, mas eu gostaria de ter uma conversa com você, de mulher pra mulher.
 
Eu não sou petista. Atualmente, me encontro recém incluída no debate político, mas eu já sei que discordo demais de muitas políticas do PT. Me considero de esquerda e minha oposição em nada se parece com a oposição exercida pela direita conservadora e hipócrita do Brasil. Essa oposição que não gosta de ver pobre comprando carro e empregada doméstica com direitos. Minha oposição se deve à outras coisas, mas não vim falar delas. Só iniciei essa introdução porque essa não será uma conversa sobre política. Será uma conversa sobre você.

Eu lembro quando você se elegeu em 2010. Na época, eu não entendia absolutamente nada de política e nem sequer votei em você. Mas eu lembro do que eu senti quando te vi com a faixa presidencial pela primeira vez. Eu lembro que mesmo eu não sabendo exatamente o que aquilo significava, eu fiquei feliz. Eu fiquei confusa, estranhei bastante, mas ver alguém que poderia ser minha mãe representando o Brasil, fez com que eu me sentisse mais próxima à tudo. 

Você começou a fazer parte da minha vida. O fato de você ser mulher fez isso: eu me sinto próxima de você. Quando falo de política e de você, me sinto falando de alguém que eu conheço e convivo. E isso não se deve ao PT e eu não me sentia assim com o Lula ou com nenhum outro político. É estranho, né? Eu não sei explicar. Mas pela primeira vez, eu me interessava quando a figura de representatividade máxima falava na televisão. Eu gosto de te ver. Adoro ver você falar na televisão. Nas últimas eleições, eu adorava ver televisão e ouvir sua voz.

Essa semana te vi na televisão. Você estava abatida e com um semblante triste. Pudera. 
Eu nunca vi um presidente do Brasil passar pelo que você passou. Eu sequer imagino o que você está sentindo depois de tantas adversidades, humilhações, escárnios e críticas oportunistas. Nem mesmo o FHC, e eu lembro vagamente de que ele era odiado por todo mundo na época. 
Mas eu não vi o tipo de coisa que vejo as pessoas fazendo com você. Eu não vi adesivos desrespeitosos, vaias, charges absolutamente machistas e que ignoram totalmente sua posição nesse país. E eu imagino o que você deve estar passando. Você é uma mulher que representa uma país machista e que está em crise. Eu tenho plena consciência que você sabia o que tava por vir, mas isso não quer dizer que você tenha que aguentar sozinha. Até porque você não está sozinha e suas companheiras estão além da política. Como eu.

Vim aqui te dizer Dilma, que apesar das divergências políticas que tenho com o governo, eu te admiro profundamente. Admiro sua história e sua postura. Admiro sua coragem. E ouvir você falar me emociona, todas as vezes. Quero te dizer que eu sofro e choro com você todas as vezes que te atacam de forma pessoal, cruel e criminosa. Dói em mim. Toda vez que me deparo com esses ataques, sempre penso em como você está se sentindo ao ver aquilo. E penso em todas as vezes que isso já aconteceu comigo e com as mulheres que eu gosto, não em nível nacional, mas ainda assim. Quando vejo os olhares que te lançam e a forma que falam de você, lembro-me de quantas vezes enquanto eu falava, homens me olhavam com aquele mesmo olhar de desprezo. E quantas vezes falaram de mim de forma desrespeitosa e cruel. Lembro da insegurança que sinto quando vou falar em público, lembro de como eu me sinto ao falar em espaços que eu sei que todos acreditam não ser meu. Eu me lembro o quanto é dolorido e difícil. E seu rosto abatido não mente. 
Seu rosto abatido da última semana me representa. Representa todas as mulheres atacadas, agredidas, silenciadas e humilhadas nesse país.
Seu rosto da última semana me lembra o quanto mulheres pagam mais caro.

Eu me preocupo com você, irmã. Minha admiração por você está para além do governo ou do momento que estamos vivendo.
Porque apesar de QUALQUER COISA, foi você que ao colocar aquela faixa de presidenta do Brasil disse pra mim que eu PODERIA CHEGAR LÁ. Você disse pra todas as mulheres que aquilo era possível. Que nós existimos. E toda a sua coragem diante dos ataques machistas e desumanos nos diz: Não só existimos. Como RESISTIMOS e SOBREVIVEMOS. Você é parte da nossa história.
E isso nunca NINGUÉM vai te tirar. E eles nunca entenderão o que isso representa pra mim e pra muitas outras mulheres desse país. E nós jamais esqueceremos de você. E também não esqueceremos do que fizeram contigo, do desrespeito e da falta de humanidade. Não vamos esquecer do último dia da mulher, quando um jornal colocou a representante máxima desse país de joelhos em uma charge. Não vamos esquecer isso, pois foi um recado para todas nós.

Você não tá sozinha Presidenta e eu vim te dizer que você deve sempre lembrar quem você é. Nunca abaixe a cabeça. Não deixe que esses dias muito duros te façam esquecer que você é uma sobrevivente, uma mulher, mãe, avó, filha e a primeira mulher que disse pra nós: “um dia pode ser você”.
Obrigada.

 

 

 

Redação

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mensagem recebida por Joanna Maranhão

     

    “Mensagem que recebi. Respondi agradecendo e enaltecendo o maravilhoso ser humano que ele é. Ao receber mensagens como essa, percebo que escolhi lutar do lado certo.” Joanna Maranhão, em sua página no Facebook

     

      1. Pode não ter limites, mas uma

        Pode não ter limites, mas uma bolacha bem aplicada no meio das fuças apaga por algum tempo. 

        E não é que o Umberto Eco está cheio de razão ?

    1. Ironia

      Por ironia, esse filhote do Bolsonaro, acabou por enviar sua “peça literária e filosófica” justamente às 13:13.  🙂

       

    2. Pois é!

      Voto no PT desde que ele existe! Com quase 60 anos nunca vi meu país tão bem. Agradeço ao PT e principalmente a Lula e Dilma pelo bem que fizeram ao Brasil nesses últimos anos. E outra coisa agradeço ao PT de ter colocado às vistas o quão retrógrado e maldoso é uma grande parcela desse meu Brasil. Que não mudaram nada desde a abolição da escravatura. Pessoas que eu achava bons cidadãos até boas mesmo de repente vomitam uma intolerância abjeta. O que só me faz ter certeza de que votei e continuarei votando no lado certo da questão! 

      1. Pois e mesmo

        Ja passei dos 60 a tempos seu comentario segue minha linha de raciocinio e por ai mesmo

        ps-nao desmerecendo os demais Obrigado

    3. Carta de Julia

      Pouquíssimo o seu ódio, hem ?  Enquento  o ódio corrói, o amor constrói. Carta linda da Júlia, trasnsborda de solidariedade.

  2. O problema é que tudo isso

    O problema é que tudo isso acontece e ninguem é responsabilizado, o responsavel pelos adesivos deveria ser processado por que nem foi só um desrepeito à presidente, mas tambem às mulheres; durante as manifestações vi pessoas sendo ofendidas na frente de policiais que ficaram inerte, ofender e imputar ilicitos a uma pessoa continua sendo crime, e deveria ser combatido, mas parece que o país virou terra de ninguem.

  3. Parabéns por sua lucidez e

    Parabéns por sua lucidez e sensibilidade, aposto que sua mensagem chegara até nossa querida presidenta, e com certeza lhe trará mais confiança para enfrentar os grandes desafios que a esperam!!!

  4. Carta à Júlia

    Cara Júlia

     

    Você me representa! Mais do que a mídia, mais do que o governo, mais do que o PT. Esta carta contém delicadeza, firmeza e verdade que nenhum, até agora, tinha usado.

    O significado de termos uma presidenta (com A no fim porque é correto), é um marco para nossa sociedade machista e você, tão jovem, entendeu isto muito bem. 

    Parabéns por ter consciência e saber se expressar tão bem, são tão raros os que ainda tem a delicadeza de se colocar no lugar do outro.

    Só lamento que para cada Júlia haja dez raivosos on line, e nossa luta por mais humanidade é desigual.

  5. Saber criticar

    Acho que o Brasil não sabe fazer criticas nem fazer oposição. Uma coisa é ser contra a política economica de Dilma. Pode-se discordar com respeito. Outra coisa é faltar com o respeito com Dilma.

     

  6. Dilma, pelo amor de Deus,

    Dilma, pelo amor de Deus, fale à nação.

    Conte tudo que sabe, não se esconda, não se omita, não se feche dentro de si, o povo precisa te ouvir.

    Defenda-se, defenda o seu governo, acuse os seus opositores e golpistas nominalmente, que se dane o escrúpulo, pois os seu inimigos não tem.

    A sua omissão e falta de comunicação está gerando incertezas e insegurança no país.

    Fale Presidenta Dilma, parta para o confronto direto com os golpistas que a senhora ainda terá 54 milhões de apoio.

    A senhora está dentro de uma guerra politica e o alvo principal é a senhora.

    Presidenta, defenda-se senão a senhora cairá, e frustará 54 milhões de brasileiros

  7. Obrigada, Julia

    O texto da Julia é um antídoto ao veneno que tem se espalhado em relação a Dilma. Consigo imaginar como se sente não só a presidente, mas o ser humano Dilma com essas manifestações odientas, desrespeitosas, machistas. Não é um debate político. Não estão apenas insatisfeitos com ela como gestora, mas atiram contra ela todo os seus preconceitos de classe e de gênero. Fazem-lhe até ameaça de morte – como aquele rapazote nos EUA – e isso não gera 10% da indignação  que deveria gerar. Ao contrário, o rapazote ainda ganha elogios dos odiadores de plantão. Ontem vi a Michelle Bachelet assistindo o jogo final da Copa América e lembrei do VTNC que a nossa presidente recebeu na abertura da Copa. Os chilenos fazem manifestações constantes contra o governo da Bachelet, mas não se ouviu uma mínima vaia. Não era hora, nem lugar. Acho que eles tem muito orgulho e amor próprio para execrarem sua mandatária diante de outros países. Aqui, o que viu na Copa  foi uma atitude vergonhosa de uma série de muitas que se seguiriam. Julia, recém tomando consciência política, e eu com tantos anos de estrada – duas gerações com história tão diferentes – nos encontramos no mesmo sentimento.Obrigada, Julia e…não desista.

     

  8. ONDE ESTÁ?

    Onde está o ministrinho da justicinha Zé “Banana” Cardoso que não age? E o que dizer do min. da Defesa Wagner, que no episódio em S.Francisco, ainda fez piadinha com o coxinha revoltado que conseguiu, sabe-se lá como, se infiltrar na comitiva e durante UM MINUTO, ficou ofendendo a Pres. Dilma e ninguém fez nada!! Em visitas oficiais de chefes de governo a defesa do convidado é partilhado entre o país anfitrião e o país que visita. Devia à segurança brasileira agir primeiro. E nada!!!! A segurança da Pres. Dilma precisa ser investigada. Ela está no meio de feras.

  9. Tem muito mais mulheres

    Tem muito mais mulheres contra a Dilma do que homens, não se esqueçam que a Dilma teve maior eleitorado entre os homens que entre as mulheres, não me lembro se foi na primeira eleição ou na segunda.

      1. Pois eu lhe digo que todos os

        Pois eu lhe digo que todos os dias vejo mulheres, muitas delas, falando muito mal da nossa presidenta.

        E também digo que fico indignado quando vejo uma ignorante falando mal da Dilma. penso que a presidenta deveria ser motivo de orgulho, muito orgulho, para as mulheres.

        A Dilma é a representação viva da bravura, coragem, prícípios e honestidade das mulheres. muitas ignorantes não sabem a história por trás desta mulher e ficam a criticar sem um mínimo de razão ou motivo justo. um bando de ignorantes e até machistas. parece que as próprias acreditam que aquele lugar, a presidência, não é para mulheres.

        Uma mulher que lutou contra o que houve de pior na nossa história, a ditadura militar apoiada pela globo e outros bandidos midiáticos, arriscou a própria vida para que um bando de ignorantes, homens e mulheres, tivessem liberdade de manifestar suas opiniões é agora atacada pela ignorância infinita dos manipulados pelo ódio. este ódio de classe e gênero que grassa no nosso páis.

        Compare o comportamento dela e dos derrotados depois da eleição talvez compreendam do que a vitória da dilma nos salvou.

        Posso até não concordar com tudo que éstá sendo feito por seu governo, mas ela é a presidente e foi eleita para governar. sob meu ponto de vista é o que ela tem feito.medidas antipopulares também são parte de governar e as vezes são necessárias.

        Precisamos ficar juntos para manter os derrotados longe porque eles têm mostrado que não sabem o que é democracia e não têm condições de conviver com ela.

  10.  
    O AVISO QUE A PRESIDENTE

     

    O AVISO QUE A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NÃO OUVE!

    E por onde anda o delegado Paulo Lacerda?

    Alguém, urgentemente, tem que avisar à presidente Dilma Rousseff:

    para enfrentar os estertores do golpe, o governo deverá, necessariamente, ter um MINISTRO da Justiça!

    MINISTRO em vez de ‘miniSTRO’!

    Ao debochar do ‘miniSTRO’ ‘Zé Tucano’ da Justiça, o diretor geral da Polícia Federal “enxerga o ‘miniSTRO’ que foi, por exemplo, atacado na honra da autoridade pelo DEMoTucano José Aníbal no episódio do “processo/queixa crime anunciado ‘ninguém sabe, ninguém viu'”!

    Esse mesmo diretor geral da Polícia Federal tem sua visão potencializada ao enxergar o ‘miniSTRO’ ‘Zé Tucano’ concedendo entrevista exclusiva, pasme, à moribunda ‘TV Veja’!

    Presidente Dilma Rousseff, o José Eduardo Cardozo é um mero Nelson Jobin mais jovem!

    O Nelson Jobin que alardeia publicamente com extremo gáudio:

    [“Eu sou muito amigo do presidente Fernando Henrique Cardoso!”

    “Eu tenho laços estreitíssimos de amizade com o governador (sic) José Serra…”]

    O Nelson Jobin do PMDB [logo “do PMDB”!] que foi ministro do governo FHC!

    E, fiquemos pasmados, o mesmo Nelson Jobin que trafegou serelepe nos gabinetes ministeriais dos governos do presidente Lula e do da senhora!

    É assim também o atual ‘miniSTRO’ da Justiça do seu governo:

    um pragmático arrivista!

    Um burocrata gélido!

    À título de ilustração, diz muito pouco para o José Eduardo Cardozo a precarização da vida do João Vaccari Neto; do Henrique Pizzolato; do José Genoino; do José Dirceu…

    No fundo, deve doer e preocupar mais, o opróbrio vivido pelo Marcelo Odebrecht!

    Honrada presidente Dilma Rouseff, a senhora está rodeada por jacarés de bocarra arreganhada revelando – em meio à noite que parece nunca acabar – uma língua grossa e avidamente peristáltica, dentes rutilantes de ódio – e sangue!

    Os jacarés adventícios pululam aos montes no PIG, no TCU, na PGR, no TSE, na Polícia Federal, na ‘República de Guantánamo’ instalada em Curitiba à revelia da Legalidade…

    Digníssima presidente Dilma Rousseff durante os anos de prisão a senhora deve ter maturado exponencialmente as suas virtudes de resistência às iníquas adversidades, denodo, brio, sacrifício, paciência, renúncia, tolerância…

    Lamento dizer, presidente Dilma Vana Rousseff: talvez esses atributos louváveis não configurem o mais pertinente receituário a ser aplicado ao atual momento crítico!

    O paroxismo mais agudo do ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!

    Momento emblemático, talvez:

    o recado trivial dado pelo senhor Leandro Daiello, diretor-geral da Polícia Federal!

    Recado dado ao Estadão!

    [Portanto] Nada mais emblemático!…

    Por fim, mais três:

    “A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda enquanto farsa” Karl Marx.

    “Realmente, no ‘braZ$&l’, coincidências não existem!”

    [Tudo um jogo de cartas (esfarrapadas) marcadas!]

    E abertas ao renovável digníssimo público!)

    A terceira: afinal, por que não repatriar (idem sic) o ínclito delegado Paulo Lacerda?…

     

    Felicidades!

     

    Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,

     

    Messias Franca de Macedo

    Feira de Santana, Bahia

    República de ‘Nois’ Bananas

     

     

    1. O delegado Paulo Lacerda

      O delegado Paulo Lacerda voltou de Portugal, para onde foi desterrado no governo Lula, aposentou-se do serviço público e hoje trabalha numa empresa de segurança. Aliás, bem que a empresa em que ele trabalha poderia ter feito a segurança de Dilma durante a visita a Stanford.

  11. Bolsonaro

    Bolsonaro, Malafaia e seus filhotes não defecam, eles clonam. Quanto à carta, achei tocante, pena que a Dilma é muda.

  12. Texto muito bacana

    Dilma deve agora apenas governar, seriamente, como sempre o fez. O debate atual é de malfeitos antigos, não dela nem do Governo, mas sim dos equívocos de governos anteriores, tucanos e petistas, que hoje se digladiam na justiça. Lembrando que foi ela quem demitiu Diretor da Petrobrás, quase dois anos antes de estourar a lava jato. 

    O PT e o PSDB erraram muito anos atrás, e hoje lutam com base nesses equívocos utilizando para isso uma arena que não lhes pertence mais: o atual Governo, pois com isso estão arrastando o próprio país para o lodo.

  13. Julia não só nos mostra que

    Julia não só nos mostra que existe luz na escuridão, como também nos lembra que há muitos brasileiros realmente dignos da Brasilidade, como Darcy Ribeiro e Gilberto Freyre souberam bem descrever e amar.

    Os idiotas não têm pudor em esbravejar suas idiotices em alto e bom som,  que aliado a nossa impresa de baixissima qualidade e náo menos idiota, nos deixa a impressão de maior trevas do que realmente existe neste momento.

    O que muitos encaram como um momento ruim, enxergo como um ótimo momento para o país expurgar muitas coisas que sermpre foram ocultadas e alimentaram a hipcrosia nacional. Mesmo o juiz Mouro cometendo o erro de se  rebaixar em não buscar a justiça imparcial e soberana, mesmo assim contrubui no seu afã de acabar com o Lula e o PT, de expor a lado negro do discurso da companheirada deslumbrada pelo poder, que escolheu vender rápido os ideais em troca de cargos, dinheiro e pelo jogo político rasteiro. 

    A nossa grande mídia partidaria e neocolonial também vai ajudar a purificar o PT, já que PSDB não tem chance de se purificar. 

    No final, talvez dessa essa hipocrisa irá abrir espaço para uma terceira, uma das quais começa a se desenhar com PDT  & Ciro Gomes. 

    No final, sairemos melhores desse expurgo, pois nem PSDB, nem PT, nem nossa grande mídia e oligopolios sairão ganhando, todos irão perder no jogo da hipocrisia.

    1. De boas intenções o inferno

      De boas intenções o inferno está cheio. Ao final, seu comentário revelou ser prioritariamente propaganda eleitoral.

  14. Sem esquecermos que Lula, ao

    Sem esquecermos que Lula, ao ver a competência de Dilma, a viu como a oportunidade da afirmação da mulher numa sociedade profundamente machista, uma imagem política!! Grande parte das mulheres, como mães inclusive, muitas vezes são as primeiras a reforçar o machismo entre seus filhos.

    Lula/Dilma/PT tem enormes méritos, mais que criticas e pagam pelo simples fato de terem vindo para mexer com profundos preconceitos enraizados na sociedade brasileira e camuflados por tanto tempo. Quem está em crise, doente não é o PT, mas, sim, a sociedade brasileira: racismo, intolerância, machismo, ódio de classe, preconceito, fundamentalismo religioso, fascismo, violência, justiça corrupta, hipocrisia, etc

    Dilma/PT sairão do massacre a que foram submetidos com as mesmas virtudes que os fizeram alcançar o sucesso em seus governos! 

  15. Uma súplica

    É como vejo esta carta. Uma súplica que todos os brasileiros honestos e de bom senso têm feito diariamente nos ultimos tempos. Pedir à Dilma para assumir o cargo e colocar ordem neste país. Em vão. Não adianta falar mal do ministro da justiça, pois ele faz o que ela manda. Se as coisas estão assim é mérito todo de Dilma, que infelizmente tem se mostrado muitíssimo covarde. Ou tem algo muito sério por trás disso tudo que a faz refém de corruptos como os presidentes da camara e do senado, da PF e ai por diante. Me parece que Dilma está com as mãos amarradas, amordaçada e quem sabe até ameaçada de morte se fizer algo. Não dá pra entender tanto silencio, tanta aceitação, de uma pessoa com o cargo de presidente de um país.

  16. Tem nada a ver com ser mulher
    manter um ministro da justiça como o Cardoso. Não defender o governo dos ataques desta matilha de direita, agir como uma autista. Não passem a mão na cabeça pois mesmo sendo mulher ela deveria agir diferente.

  17. DILMA com um Zé como ministro
    DILMA com um Zé como ministro da Justiça você queria o quê. ? Lei de Talião neles. Votei em você por acreditar. Veja o exemplo da Grécia. Vamos acreditar

  18. Uma coisa é certa: Dilma

    Uma coisa é certa: Dilma poderia sofrer um bocado, até porque Presidente sofre mesmo, tanto que a maior parte deles entra no Poder com um rosto e um cabelo e entregam o cargo muito mais velhos – enrugados e de cabeça branca. A questão o tipo de sofrimento que sofre a nossa mandatária, porque todo ele se reveste de muito machismo e/ou misoginia. De fato, nenhum presidente passou por situações tão vexatórias durante o mandato, o que prova que a maioria dos que odeiam Dilma, que nem sempre são homens, pois existem mulheres machista, atentam sobre sua condição de ter nascido mulher. Nesse jogo entra também o fato de Dilma ter lutado contra a ditadura, visto por muito como uma comunista, ou mulher-macho, entre outras. No fundo, os que poderiam fazer a citica política, destacando a Presidente da mulher, agem como criminosos, intolerantes, preconceituosos.

     

  19. O Risco Mercardozo
    Acorda, amor
    Eu tive um pesadelo agora
    Sonhei que tinha gente lá fora
    Batendo no portão, que aflição
    Era a dura, numa muito escura viatura
    Minha nossa santa criatura
    Chame, chame, chame lá
    Chame, chame o ladrão, chame o ladrão
    Acorda, amor
    Não é mais pesadelo nada
    Tem gente já no vão de escada…
    (Chico Buarque)

  20. Interessante, parece que estamos lutando por liberdades.

    As pessoas estão fazendo policiamento das nossas escolhas políticas, sentimos na pele o desdém e o policiamento ostensivo da nossa escolha política. Se escolhemos a Dilma ou o Lula, nos chamam de comunistas, de petistas. E estamos nos sentido hostilizados  por isso.

    Espero que isso não seja o prenúncio da cara de uma onda facista; ( como parece que já é) violenta, de quem busca e amendronta as pessoas por suas escolhas políticas. Quem esta alimentando essa horda facista são os meios de comunicação; a revista Veja e todo grupo Abril e a Rede Globo de televisão e todo o grupo Globo. Eles estão alimentando essa onda facista com ódio e desinformação, manipulação, alimentando ódio através da dúvida, do denuncismo, do escárnio; vejam como é grave a situação do Brasil por conta desses meios de comunicação.

    Parece até que não temos LIBERDADE de escolhemos nosso próprio presidente, que foi legítimo. Eles parecem que não satisfeito querem mudar nossa escolha à força, na base da intimidação, do escárnio. Aliás, escárnio é a palavra mais adequada que explica como os meios de comunicação querem tratar os governantes eleitos; com escárnios. Para tentá-los diminui através da denúncia vazia. Todos os PETISTAS SÃO LADRÕES, nunca se roubou tanto no país, estamos com o país totalmente arruinado. Tudo palavras com denúncias vazias para alimentar o ódio, ao estilo facistas, e a perseguição de quem votou nesse governo. Como punir essa imprensa e quem esta fazendo tanto mal a alma dos brasileiros? fazendo-o vibrar negativamente, pelo ódio, e jogando brasileiros contra brasileiros por nada; por denúncias vazias e informações enganosas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador