Em três meses ou dois anos veremos se Abdusamatov tinha razã

Em três meses a dois anos saberemos se Abdusamatov tinha razão!

.

O título parece não ter sentido, pois muito pouco se conhece da Rússia no ocidente, começando pela transliteração do alfabeto cirílico que é uma verdadeira dor de cabeça dos tradutores amadores da ciência, assim como para a imprensa em geral. Quando se fala de Ciência Russa a interrogação ainda aumenta mais.

Pois Habibullo Abdusamatov (Хабибулло Абдусаматов, muitas vezes transliterado como Abdussamatov ou até erroneamente Abdusamatof) é o supervisor do projeto da Astrometria, projeto que tem por objetivo “o estudo dos processos globais que ocorrem profundamente dentro do Sol e de consequentes variações de processos físicos no sistema Sol-Terra, bem como o estudo da estrutura fina e dinâmica de regiões ativas e tranquilidade da fotosfera e de suas variações cíclicas.

Este projeto tem no módulo russo da Estação Espacial Internacional (ISS) sensores que monitoram o comportamento do Sol. Sensores que já existiam em programas anteriores de estações espaciais soviéticas como a MIR que funcionou de 1986 até 2001 e talvez nas estações Salyut 1, 3, 4, 5, 6 e 7 (1971 a 1991).

A partir dos dados obtidos tanto pela ISS e por dados anteriores, Habibullo Abdusamatov formulou uma hipótese sobre a influência do Sol no clima da Terra, e já em 2010 fez uma arrojada previsão que entre 2015 a 2016 entraríamos numa nova Pequena Idade do Gelo. Quem quiser ver a aborrecida apresentação de Abdusamatov  é só olhar no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=bVrKPPAjRfs).

O mais surpreendente de tudo é que em julho de 2014 Abdusamatov repete a mesma conclusão, baseando-se nos dados que possuía em 2010 e mais os obtidos nos últimos 4 anos, de novo a palestra pode ser vista no Youtube em (https://www.youtube.com/watch?v=gdNw8-Cq8h8).

Voltando ao ataque, em entrevista a agência de notícias russa, RIA Novosti,  em 19/09/2014 (http://ria.ru/interview/20140919/1024726102.html) o cientista russo confirma a sua previsão de forma ainda mais ousada, ou seja, ele faz um prognóstico que para o fim deste ano (ou seja, daqui a dois meses e meio) teremos os primeiros sintomas do surgimento de uma Pequena Idade do Gelo.

As publicações de Abdusamatov são fartas em língua russa e em periódicos naquele país, entretanto no ocidente ficam restritas a poucas publicações em revistas técnicas e as duas palestras apresentas nos simpósios promovido pelo Heartland Institute.

O Heartland Institute é um instituto Conservador norte-americano ligado a ideias de livre mercado e ao ceticismo do efeito antropogênico ao aquecimento da Terra, logo estas publicações ficam imediatamente sobre suspeição.

Porém o mais importante nas afirmações de Abdusamatov é que ele não coloca as suas previsões para 2100, mas para 2014 a 2015, logo um curtíssimo prazo que não serve muito para farsas.

Geralmente as previsões dos que são adeptos do Aquecimento Global Antropogênico são feitas em longo prazo, no mínimo 2050 e 2060, e conforme Abdusamatov neste período já se estará em pleno resfriamento global.

Como as previsões são para daqui a meses ou no máximo um a dois anos, não fica ruim lembrarmos destas dentro de pouco tempo, pois se elas estiverem corretas será um verdadeiro pandemônio social na nossa Terra.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador