Estudantes e professores americanos fazem curso na UFPA

Estudantes e professores de universidade norte-americana realizam curso na Universidade Federal do Pará

Atividades na área da saúde são realizadas em Belém desde o dia 7 de julho por meio da parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Michigan State University (MSU), dos Estados Unidos. O evento em questão é o curso “HM 849 Health Care In Brazil: A Public Health Perspective” ministrado por oito alunos e alunas e duas professoras da universidade norte-americana.

A colaboração é do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (PPGSAS), do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA.

Palestras e visitas – O objetivo do curso é desenvolver palestras com estudiosos em história da Amazônia, saúde pública, epidemiologia, saúde de populações rurais, doenças infecciosas e emergentes, visitas ao centro histórico de Belém, a uma Unidade de Saúde da Família – onde atuam estudantes de medicina da UFPA – e ao Hospital Universitário João de Barros Barreto, referência em doenças infecciosas.

Os estudantes de pós-graduação da UFPA estarão participando de todas as etapas do curso e apoiando os projetos de estudo que serão desenvolvidos pelos colegas  norte-americanos. Durante o curso, também haverá palestras abertas a comunidade acadêmica ministradas pela Dra Beth Stevens e a Professora Linda Gordon da MSU.

A expectativa é que o curso tenha prosseguimento e, dessa forma, continue proporcionando oportunidade de interação entre estudantes brasileiros de saúde coletiva e antropologia com estudantes da américa do norte para discutir potenciais colaborações futuras e consolidar a parceria entre a MSU, a UFPA e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Interior paraense – Além das atividades e palestras, o grupo americano vai seguir com visitas pelos interiores do estado – no Distrito de Mosqueiro, Município de Portel (com visitas a comunidades rurais), Soure e Salvaterra – para discutir com profissionais da saúde locais e pesquisadores do MPEG, a realidade, os avanços e os desafios de fazer saúde na Amazônia. Ao final do mês, o grupo pretende discutir o Sistema Único de Saúde em comparação com o sistema de saúde dos EUA.

O curso é coordenado no Brasil pelo professor doutor Hilton P. Silva, que é docente dos dois programas da UFPA, lidera o Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente, e já esteve como professor visitante na MSU, em 2012. Este projeto internacional é uma iniciativa do Programa de Saúde Pública da MSU, a partir do convênio de cooperação existente entre a UFPA e aquela importante universidade pública, e conta com o apoio da Pró-reitoria de Relações Internacionais (Prointer). 
Antes de retornar aos EUA no início de agosto, os mestrandos apresentarão seus projetos, desenvolvidos em parceria com os estudantes da UFPA, e serão avaliados pelo coordenador e as professoras da MSU.

Serviço:
Grupo do Programa de Saúde Pública da Michigan State University realiza Curso no Pará
Data: De 7 de julho à 1º de Agosto de 2014
Mais informações: (91) 8867-8728 ou pelo e-mail[email protected]

Texto: Brenda Maciel com informações da divulgação do evento.
Arte: Divulgação

http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=9297

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador