O primeiro-marido

‘Primeiro-marido’ gay faz sucesso em foto com primeiras-damas da Otan

Gauthier Destenay é casado com Xavier Bettel, primeiro-ministro de Luxemburgo

POR O GLOBO

Gauthier Destenay ao lado das primeiras-damas em encontro da Otan – YORICK JANSENS / AFP

Veja tambémBRUXELAS — Uma foto supostamente tradicional da reunião da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em Bruxelas está fazendo muito sucesso na internet. Tudo porque a imagem das primeiras-damas no encontro ganhou neste ano uma presença inédita na foto: um “primeiro-marido”. Ele é Gauthier Destenay, casado com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel.

Bettel se uniu com Destenay oficialmente em 2015, após o casamento gay ser reconhecido judicialmente no país. Ele se tornou o primeiro premier de Luxemburgo a assumir que é homossexual em dezembro de 2014, após uma campanha eleitoral em que a sua sexualidade não era segredo nem problema.Além de Destenay, posaram para a foto rostos já conhecidos pelo mundo todo. Estão a primeira-dama americana, Melania Trump; a nova primeira-dama francesa, Brigitte Macron; a rainha Matilde, da Bélgica; a primeira-dama da Turquia, Emine Gulbaran Erdogan; a mulher do secretário-geral da Otan, Ingrid Schulerud, além das primeiras-damas da Bulgária e Islândia.

Time de primeiras-damas e o ‘primeiro-marido’ de Luxemburgo, Gauthier Destenay – AURORE BELOT / AFP
Gauthier e Xavier Bettel: casados perante a lei desde 2015 – AP / AP

LEIA TAMBÉM: MAPA DE DIREITOS LGBT MOSTRA CONTRADIÇÕES NO MUNDO

Além disso, ele é o único chefe de governo assumidamente gay desde que a ex-premier da Islândia Johanna Sigurðardóttir e o ex-premier da Bélgica Elio di Rupo terminaram seus mandatos, repectivamente, em 2013 e 2015.

— Eu tenho apenas uma vida, e eu não quero esconder a minha vida — disse Bettel uma vez em entrevista. — Mas eu não era “o candidato gay”. As pessoas não votaram em mim por eu ser gay ou heterossexual.

Para muitos, a presença de Destenay na foto envia uma forte mensagem contra a homofobia, uma vez que o encontro da Otan reúne importantes líderes mundiais.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador