Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

Reflexões aleatórias sobre a debacle da direita brasileira

1) Um pouco de matemática:

A pesquisa do Ibope dá 64,9% dos votos válidos para Dilma, (37% em 57%). A pesquisa do Vox populi dá 62,5% para Dilma, (40% em 64%). A pesquisa do Ibope foi melhor do que a da Vox Populi, no entanto como ela aparece com 40% numa e 37% noutra parece que foi o contrário. A pesquisa CNT/Sensus dá 43,7% a Dilma em 70% ou seja, 62,4% dos votos válidos. Conclui-se que todos os resultados estão alinhados em posição semelhante apontando para uma maioria esmagadora hoje em favor da presidenta. A bolsa subiu apenas porque não dá mais para segurar o preço lá embaixo. Quem está comprando as ações brasileiras é o capital estrangeiro, nada há com as pesquisas eleitorais… aliás se regozijam da democracia e da estabilidade política do Brasil, qua, qua, qua…

2) A direita na defensiva:

Apesar de todo o lenga lenga de CPI a direita está na defensiva, não tem argumentos e pressente derrota histórica. Basta um pouco de retomada de iniciativa por parte do governo para que isto se mostre em toda a sua amplitude. O papel dos jornalões têm sido o de simular uma atitude de ofensiva. É importante entender isto: sem artilharia, sem infantaria e com o discurso golpista quebrado pela total falta de base política ao golpe, como demonstrado pelas fracassadas manifestações do mês passado, sobra à direita apenas e tão somente o blefe. Não podemos nos deixar intimidar com o blefe, a hora na verdade é de avançar com serenidade, coesão e consistência. Os jornalões são tigres de papel estão cada vez menos lidos e começaram, como é inevitável, a pautar o que os blogs dizem, vide a entrevista de Lula aos blogs. Até aqui, as ruindades da grande imprensa pautavam e pautam os blogs, agora um fluxo inverso começa a ocorrer, sinal dos tempos. O que ocorre na blogosfera não pode mais ser ignorado. Penso que deveríamos refletir quanto a continuar ou não ecoando e pautando a grande mídia entre nós, ou se deveríamos ignorá-la…

3) O PSDB e o DEM na CPI ampla

Com o mensalão do DEM saindo do forno, (798 milhões de reais a serem devolvidos, ou 16 mensalões),  comparecerão à CPI ampla os políticos desta insigne (ficante) agregação política. Já não poderão invejar a publicidade que os tucanos terão com o metrô em São Paulo, mas vamos reconhecer: se os tucanos conseguiram juntar 800 milhões através do metrô, o DEM não precisou de nada. Um feito extraordinário. Juntas as duas legendas somam 32 mensalões… Se pensarmos na falta d’água em São Paulo parece que há um inferno astral para o campo conservador. Não tem Pasadena que dê jeito…

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador