Terra reivindicada pelos índios gamelas pertentem a eles desde 1784

247 – Documentos históricos do século 18, pertencentes à Coroa Portuguesa, comprovam que os índios Gamela são os legítimos proprietários da área que hoje reivindicam no estado do Maranhão. No último domingo, 30, pistoleiros atacaram o Povoado de Bahias, em Viana (MA), a golpes de facão e pauladas. Um índio teve a mão decepada (leia mais). 

Os documentos foram apresentados nesta terça-feira, 2, no plenário da Câmara, pelo deputado Zé Geraldo (PT-PA). Em discurso na Câmara, Geraldo destacou um ofício da Coroa, datado de 28 de outubro de 1784. “Este ofício tinha como destinatários o Governador do Maranhão, na época Governador e Capitão-General do Maranhão e do Piauí, José Teles da Silva, e o Secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, informar a descida dos índios gamela do sertão para a vizinhança para da Vila de Viena, que naquele tempo era uma vila. Está aqui a carta escrita a punho”, disse o parlamentar. 

“Foi a primeira sesmaria dada aos índios brasileiros, ou seja, os primeiros índios do Brasil que tiveram a doação de uma sesmaria foram os índios gamela no Maranhão, e o Ministro vem falar em supostos índios”, acrescentou. 

Zé Geraldo não poupou críticas ao ministro da Justiça, Osmar Serraglio, que após o ataques aos índios, divulgou nota afirmando que iria apurar o ato contra “supostos indígenas”. “Está aqui a prova, Sr. Ministro. Se V.Exa. não sabia, está aqui a carta, está aqui um ofício de 1784, e V.Exa. falar em supostos índios é uma vergonha nacional. Eu acho que V.Exa. é um suposto Ministro”, afirmou. 

http://www.brasil247.com/pt/247/maranhao247/293414/Documentos-de-Portugal-confirmam-que-índios-Gamela-são-donos-de-terra.htm

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Índios Gamelas

    PICARETAS TRAVESTIDOS DE GAMELAS. ESSA ETNIA ESTÁ DESAPARECIDA DA BAIXADA MARANHENSE DESDE 1937, QUANDO O FAMOSO PESQUISADOR ALEMÃO CURT NIMUENDAJU ESTEVE NA REGIÃO DO CAPIVARI, EM PENALVA. SOBRE O ASSUNTO, ELE PUBLICOU NOS ESTADOS UNIDOS O TRABALHO ” THE GAMELLAS INDIANS”. O DEPUTADO FALOU BESTEIRA, A MÍDIA FOI NO RASTRO E ATÉ A IGREJA DE VIANA ENTROU NO IMBRÓGLIO.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador