UFPA no consórcio Brasil-Europa de pesquisa em TV digital

http://www.ica.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1770:ufpa-integra-consorcio-brasil-europa-de-pesquisa-em-tv-digital&catid=40:noticias-ufpa&Itemid=108

A Universidade Federal do Pará (UFPA) integra o grupo de 17 universidades e empresas brasileiras e europeias que desenvolverão nos próximos dois anos o projeto “GLOBAL ITV: interoperabilidade de sistemas de TV interativos e híbridos – Uma nova proposta de avanço para o futuro”. O projeto foi contemplado na linha temática de aplicações e serviços de TV híbridos de transmissão e de banda larga da 2ª Chamada Brasil-EU nº 13/2012 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que integra o Programa de Cooperação Brasil-União Europeia em parceria com o Seventh Framework Programme (FP7), programa que abrange diversas iniciativas de pesquisas da União Europeia voltadas para o empreendedorismo e o desenvolvimento científico.

Iniciado em dezembro de 2013, o projeto tem como objetivo propor a interoperabilidade entre sistemas de TV interativos e híbridos disponíveis no Brasil e na Europa, visando à oferta de uma plataforma global de TV que propicie aos usuários novas funcionalidades e serviços multimídia, explorando as potencialidades dos modelos de radiodifusão e de Internet já existentes.

Frentes – Das seis frentes de trabalho previstas no projeto, que vão da administração financeira, o desenvolvimento da plataforma, protótipos e aplicações interativas globais, até as ações de disseminação do projeto, três são lideradas por Europeus e três por universidades brasileiras, sendo elas: Universidade de São Paulo (USP), responsável pela prospecção de cenários e requisitos funcionais para o GLOBAL ITV; a Universidade Católica de Brasília (UCB), líder da frente de desenvolvimento de aplicações para uma TV interativa interoperável; e a Universidade Federal do Pará (UFPA), responsável pela execução dos testes e avaliação do que será produzido de tecnologia pelo projeto junto ao usuário final, bem como as chances de assimilação da tecnologia pelos mercados brasileiro e europeu.

Segundo a coordenadora da equipe da UFPA, professora doutora Maria Ataide Malcher, o fato de a Universidade liderar a frente de trabalho de testes garante que a plataforma que será produzida ao longo do projeto, pensada para uma disseminação em diferentes mercados no Brasil e na Europa, seja testada em regiões consideradas periféricas como o Norte do país, que na maioria dos casos fica à margem dos grandes estudos tecnológicos. “Na época da elaboração da proposta, em janeiro de 2013, muito se falou na possibilidade de a UFPA colaborar com as ações de divulgação do projeto tendo em vista que, prioritariamente, o grupo envolvido era o de Comunicação. Nos momentos finais, porém, indiquei que para a UFPA o estratégico seria liderar os testes dos protótipos desenvolvidos, garantindo que os cenários de acesso precários a tecnologia que encontramos nos Estados da Amazônia sejam considerados nos resultados do projeto”, esclarece a professora.

Equipe – Visando à elaboração de protocolos inovadores de pesquisa com o usuário final da tecnologia, considerando os aspectos qualitativos e quantitativos dos diferentes cenários de testes que o projeto envolverá, a equipe da UFPA reúne pesquisadores do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDi), do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Faculdade de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), do Laboratório de Computação e Telecomunicações (LCT) e doLaboratório de Planejamento de Redes de Alto Desempenho (LPRAD), os dois últimos vinculados aoInstituto de Tecnologia (ITEC).

Entre outras atividades, a UFPA é responsável por fazer a verificação da interoperabilidade da plataforma e dos serviços de uso da tecnologia (aplicação, uso, recepção e decodificação); por organizar testes e validar o Projeto a partir da aceitação dos usuários finais, considerando as realidades europeias, brasileiras e especificamente amazônicas; e ainda por estudar e determinar as condições para adoção do sistema do Global ITV nos mercados brasileiro e europeu. Também atuarão nesta frente de trabalho duas emissoras comerciais de televisão: a francesa TDF e a brasileira Rede Bandeirantes de Televisão (BAND TV).

O coordenador brasileiro do GLOBAL ITV é o professor doutor Marcelo Knörich Zuffo, do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI/USP). Do lado europeu, o projeto é coordenado por Klaus Merkel, do Institut fuer Rundfunktechnik GmbH (IRT) da Alemanha.

A proposta do Consórcio é reunir diferentes competências que têm atuado no cenário de convergência tecnológica na área de radiodifusão e banda larga, tendo em vista a criação de sistemas interativos para TV Digital que possam ser compatíveis com outros já desenvolvidos no mundo. “Hoje em dia, os sistemas de TV Digital são restritos a mercados regionais, como o próprio Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, o ISDB-Tb”, explica o professor Marcelo Zuffo. Assim, a partir da avaliação do cenário atual e das possibilidades tecnológicas já existentes, o projeto vai desenvolver um padrão que opere diferentes sistemas de forma conjunta e colaborativa, conciliando os modelos de radiodifusão digitais e a conexão com a Internet. “Com isso, espera-se que seja criado o alicerce para uma plataforma global interoperável”, destaca o professor doutor Moacyr Martucci Júnior, líder da USP no Consórcio.

Nesta semana, entre os dias 14 e 16 de abril, membros da equipe da UFPA estarão em São Paulo para a 2ª reunião do Consórcio que será realizada no campus da Universidade de São Paulo (USP) e que contará com a presença de todas as lideranças envolvidas no projeto.

Workshop na UFPA – Ainda no primeiro semestre de 2014, a UFPA realizará o 1º Workshop do GLOBAL ITV para a disseminação das atividades do projeto, que deve contar com a participação de parceiros de universidades brasileiras, representante de emissoras de televisão locais, pesquisadores da UFPA de diferentes áreas do conhecimento e ainda de instituições europeias que acompanharão a programação remotamente via sistema de transmissão ao vivo. O encontro será realizado no dia 1º de maio, como pré-evento do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, o Intercom Norte 2014, que será realizado em Belém, entre os dias 1 e 3 de maio. Confira aqui a programação do 1º Workshop do GLOBAL ITV.

Para o fim deste ano, está prevista a 4ª reunião do Consórcio e a UFPA será a sede do encontro. Assim, entre os dias 9 e 11 de dezembro, todos os parceiros, brasileiros e europeus, enviarão pelo menos um representante para a reunião que tem como foco o balanço das atividades do primeiro ano de projeto e o planejamento para 2015.

Conheça aqui as instituições envolvidas no projeto GLOBAL ITV.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador