newsletter

Pular para o conteúdo principal

Geral

Cinema: Memórias do Subdesenvolvimento

 

"Memórias do Subdesenvolvimento" chega em DVD no Brasil

Image Hosted by ImageShack.us

 

SYLVIA COLOMBO
da Folha de S.Paulo Leia mais »

Vídeos

Veja o vídeo
Sem votos

Debate:Quando a "Vaidade" Invade a Política


 

A atualidade de Dorian Gray: a vaidade política como problema diante da pintura das manifestações recentes

Jean Paulo Pereira de Menezes

  Leia mais »

Vídeos

Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Sem votos

Sarah e o sexo

          Aos 48 anos, Sarah não suportava mais a intensidade de seus desejos sexuais. Vivia atormentada pela ideia de que sua vida, até então, havia sido um erro. Lembrava com amargura de sua mãe, por ter incutido nela, de forma tão persistente, o conservadorismo que impossibilitou, nos tempos áureos, uma vida sexualmente plena.

                Hoje, depois de ultrapassar inúmeros bloqueios, pudores, moralismos, medos, preconceitos, tornara-se quase uma apologeta do sexo. Zombeteiras, as amigas diziam que Sarah só fazia “sexo oral”, pois sabiam que era só da boca pra fora. Na prática, Sarah posava de difícil em público (com medo de ser rejeitada), mas se insinuava para tudo que é homem. Começava o dia cantando o porteiro de seu prédio, passava cantada no vigia do escritório, nos rapazes do serviço geral (desde que estivessem sozinhos), paquerava o vendedor do balcão da loja e só parava depois de cantar o gerente. Leia mais »

Média: 3 (1 voto)

Espionagem revelada por Snowden "não é novidade", diz EUA

Sugerido por Gunter Zibell - SP

Do Terra

EUA dizem que quebra de códigos revelada por Snowden 'não é novidade'

06 de Setembro de 201314h04  atualizado às 15h25

Os vazamentos de informação que revelaram como os espiões americanos decodificaram as comunicações on-line não são novidade porque quebrar os códigos é parte de seu trabalho, sustentou o órgão diretor da inteligência americana nesta sexta-feira.

"Embora os detalhes de como nossas agências de inteligência realizam esta missão 'cryptanalytic' (análises de códigos) tenham sido mantidos em segredo, o fato de que a missão da NSA (Agência de Segurança Nacional) inclui decifrar as comunicações codificadas não é um segredo, e não é notícia", disse o Gabinete do Diretor Nacional de Inteligência (ODNI) em um comunicado.

"Quase não deveria surpreender o fato de nossas agências de inteligência buscarem maneiras de contrabalançar o uso de códigos por parte de nossos adversários", afirmou o ODNI.

Leia mais »
Sem votos

A ida de médicos para os rincões fortalece o SUS

Por LUCIANO MENDONCA

Comentário ao post "Desistências comprovam necessidade do programa Mais Médicos"

A educação tem um orçamento definido e baseado no público alvo. O alunado é dimensionado ano a ano. Cada escola tem um número de alunos para atender no ano letivo, com isso a necessidade de professores, livros didáticos, ônibus escolares, merenda escolar pode ser dimensionada com razoável precisão. Pode-se definir a quantidade de vagas em creches e a necessidade de creches de acordo com os nascimentos. Mas e a saúde, com a população ficando idosa? Quantos atendimentos são necessários por especialidade? E a necessidade de leitos? Como dimensionar isso com vistas a preservação da saúde da população e não ao tratamento de doenças ocasionadas pela falta de prevenção?

Isso passa por uma mudança de filosofia. A medicina, hoje, no Brasil é negócio. E o Governo Federal pensa diferente.

A ida de médicos pros rincões é um dos passos do fortalecimento do SUS. Esses casos que se revelam de médicos que não cumprem jornada nos postos de saúde e nos hospitais é apenas uma de parte das mazelas da saúde, da conivência entre administradores públicos e médicos para prejudicar a população carente. Leia mais »

Sem votos

Musa da bossa nova, "Mulher de Branco" vive como andarilha

Sugerido por Gilson AS

Meu Deus !

Por que as pessoas perdem o rumo.

Do G1

Aos 66 anos, musa da bossa nova vive como andarilha em Ipanema

Anamaria, a 'Mulher de Branco', agora só veste azul, graças a Simonal.
Famosa no bairro, ela foi vizinha de Tom Jobim e casada com Marcos Valle.

Lívia Torres
Do G1 Rio

06/09/2013 06h54 - Atualizado em 06/09/2013 07h23

Ela poderia ter sido a “Garota de Ipanema”, eternizada na música de Tom Jobim, quando desfilava pelo bairro ostentando charme e beleza. Anamaria Carvalho, mais conhecida como a “Mulher de Branco”, cresceu no meio artístico e efervescente do Rio na década de 70. Foi vizinha de Tom, casada com o compositor Marcos Valle e ajudou a divulgar a bossa nova pelo mundo. Hoje, ela perambula sem rumo pelas ruas de Ipanema, sempre munida de um carrinho de feira, esbanjando carisma e distribuindo sorrisos para os passantes.

G1 localizou Anamaria na tarde desta quinta-feira (5), sentada em um bar da Rua Vinícius de Moraes, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Dividindo a mesa com mais dois amigos, ela parecia se divertir mais sozinha. Ela, que já morou em Paris e na Califórnia, contou como vive há quase 66 anos, prestes a serem completados no dia 15 de setembro.
Leia mais »
Sem votos

Novo Vox Populi dá Dilma no 1o turno

Do Balaio do Kotscho

 

preview Nova pesquisa do Vox Populi dá Dilma no 1º turno

Foto: Reprodução/Carta Capital

 

Leia mais »
Sem votos

Cem anos de Leônidas da Silva, o Diamante Negro

Sugerido por Adir Tavares

Do site da EBC

Leônidas da Silva: 100 anos do craque que consagrou a bicicleta

Léo Rodrigues - Portal EBC05.09.2013 - 22h11 | Atualizado em 06.09.2013 - 16h39


Leônidas da Silva na partida entre São Paulo e Libertad

Leônidas da Silva jogou por Vasco, Botafogo, Flamengo e São Paulo, entre outros. (foto: Arquivo Histórico do São Paulo)

"Inventor" da bicicleta, artilheiro da Copa de 1938 e campeão por todos os grandes clubes brasileiros onde passou. O currículo de Leônidas da Silva, também conhecido como Diamante Negro, é de dar inveja a qualquer atleta profissional e serve como inspiração para muitos garotos pobres que sonham um dia conquistar seu espaço na carreira.

Nesta sexta, 6 de setembro de 2013, o craque completaria 100 anos. E apesar de ter partido em 2004, suas grandes jogadas são imortais na memória do futebol nacional e internacional. Para homenagear o centenário do Diamante Negro, o Portal EBC produziu um especial contando um pouco da sua carreira.

Leia mais »
Sem votos

Obama: EUA não precisam de aval da ONU para atacar Síria

Da Agência Brasil

EUA não precisam de autorização da ONU para atacar a Síria, diz Obama

06/09/2013 - 14h28

Pedro Peduzzi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje (6) que não depende de autorização da Organização das Nações Unidas (ONU) para um eventual ataque à Síria. Os Estados Unidos afirmam ter provas de que foram usadas armas químicas em ataques na Síria, cuja responsabilidade é atribuída ao governo do presidente sírio, Bashar Al Assad.

“Diante da paralisia do conselho das Nações Unidas na questão, uma resposta internacional é demandada, e não deve vir de decisão do Conselho de Segurança. Preferiria trabalhar por meio de canais multilaterais e ONU, mas acredito que a segurança mundial e dos EUA demandam [decisões por outros meios]”, disse o presidente norte-americano durante coletiva de imprensa em São Petersburgo, na Rússia, onde ocorre a cúpula do G20.

Leia mais »
Sem votos

Dilma: Obama vai responder sobre espionagem até quarta

Do blog do Planalto

Obama responderá até quarta-feira sobre denúncias de espionagem, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (6), em São Petersburgo, na Rússia, em entrevista coletiva após participar de reunião de cúpula do G20, que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se comprometeu a responder ao governo brasileiro até quarta-feira (11) sobre as denúncias de espionagem. Obama e Dilma se reuniram na noite desta quinta-feira (5) antes do jantar de trabalho em homenagem aos chefes de Estado do G20.

Dilma afirmou que a denúncia de espionagem é incompatível com a convivência democrática entre países amigos e que Barack Obama assumiu responsabilidade direta e pessoal pela investigação e esclarecimento dos fatos. A presidenta afirmou que a realização da viagem de Estado para Washington, marcada para outubro, dependerá das condições políticas que serão criadas por Obama. Leia mais »

Sem votos

O aniversário de 92 anos de Zé Menezes

Hoje, 06 de setembro de 2013, temos um aniversariante ilustre - José Menezes França - Zé Menezes - nascido em Jardim (CE), que está completando 92 anos.

Maestro, compositor, arranjador e multiinstrumentista das cordas (violão tenor, bandolim, cavaquinho, violão) Zé Menezes é uma lenda viva e orgulho da nossa Música Brasileira.

Ao longo da vida teve experiências artísticas fantásticas como a de se apresentar em dupla com o violonista Garoto, no programa “Nada além de dois minutos”, na Rádio Nacional, por volta de 1947 e a de integrar o Sexteto Radamés Gnattali.

  Leia mais »

Vídeos

Veja o vídeo
Veja o vídeo
Sem votos

Risadinha canta Baburiba no Samba

Risadinha - BABURIBA NO SAMBA - Osvaldo França-Atanásio C. de Lima - gravação de 1950 

 
 

Vídeos

Veja o vídeo
Sem votos

A declaração dos líderes do G20 em São Petersburgo

Do Ministério das Relações Exteriores

Declaração dos Líderes do G20 - Cúpula de São Petersburgo, 5 e 6 de setembro de 2013

06/09/2013
Preamble

1. We, the Leaders of the G20, met in St Petersburg on 5-6 September 2013, united by our continued commitment to work together to strengthen the global economy.

2. Strengthening growth and creating jobs is our top priority and we are fully committed to taking decisive actions to return to a job-rich, strong, sustainable and balanced growth path.

3. In the five years since we first met, coordinated action by the G20 has been critical to tackling the financial crisis and putting the world economy on a path to recovery. But our work is not yet complete and we agreed that it remains critical for G20 countries to focus all our joint efforts on engineering a durable exit from the longest and most protracted crisis in modern history.

4. Our most urgent need is to increase the momentum of the global recovery, generate higher growth and better jobs, while strengthening the foundations for long-term growth and avoiding policies that could cause the recovery to falter or promote growth at other countries’ expense. Leia mais »

Sem votos

A fala de Lula sobre o Mais Médicos

Sem votos

Peña Nieto é criticado por reação tímida à espionagem

Sugerido por Marco St.

Mexicanos criticam duramente a tímida reação de seu presidente com relação à espionagem de Obama. A comparação com a forte reação do governo brasileiro deixa claro a total dependência mexicana ao vizinho rico do norte. 

Do El País

Polémica en México por el espionaje de Estados Unidos

Los medios y los políticos critican la “débil” respuesta del presidente Enrique Peña Nieto al Gobierno de Washington

Tras conocer que los servicios secretos de Estados Unidos espiaron a sus respectivos presidentes, los gobiernos de México y Brasil pidieron explicaciones a Washington. Sin embargo, la diferencia de esas reacciones ha desatado una nueva polémica en México, donde varios medios de comunicación y políticos han criticado que la respuesta del presidente Enrique Peña Nieto ante la noticia fue “ineficaz”, “débil” y hasta “timorata”.

En el caso de Brasil, la respuesta diplomática fue contundente. El ministro de justicia carioca, Eduardo Cardoso, expresó: “Si se confirman los hechos esto sería una violación de nuestra soberanía inaceptable e inadmisible”. El canciller Luis Fuigueiredo dijo que el Gobierno se reunirá con países del BRIC (grupo formado por países de gran población y fuerte crecimiento del PIB: Brasil, Rusia, India y China) para discutir este asunto y tomar medidas. Eduardo Matarazzo, senador del Partido de los Trabajadores (PT) calificó el hecho como preocupante y aseveró que se buscarán responsabilidades: “No es tolerable que los Estados Unidos puedan acceder a nuestras comunicaciones”. Leia mais »

Sem votos

Ioiô das Mulheres, por Marilu

Marilu (Maria de Lourdes Lopes) - IOIÔ DAS MULHERES - Gastão Viana-Aldo Cabral - gravação de 1942 

 
 

Vídeos

Veja o vídeo
Sem votos

IPCA de agosto fica em 0,24%

Sugerido por Roberto São Paulo-SP 2013

Do IBGE

IPCA de agosto fica em 0,24%

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto variou 0,24% e ficou acima da taxa de 0,03% registrada em julho, uma diferença de 0,21 ponto percentual. Contando com agosto, a variação no ano foi para 3,43%, enquanto havia se situado em 3,18% em igual período de 2012. Considerando os últimos 12 meses o índice ficou em 6,09%, abaixo dos 6,27% relativos aos 12 meses anteriores. Em agosto de 2012 a taxa havia ficado em 0,41%. A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/defaultinpc.shtm.

Dos nove grupos pesquisados, seis tiveram resultados superiores aos do mês anterior. Leia mais »

Sem votos

As obras de Akira Kurosawa

Em 06 de setembro de 1998, Akira Kurosawa nos deixou. Um gênio do mundo da sétima arte. Um cineasta marcante com importantes obras, dentre elas a poética ‘Yume’. ‘Uma vez eu tive um sonho…’ esse é o começo dessa sua significativa obra, tanto sobre os aspectos técnicos quanto visuais. Com mais imagens do que diálogo, o filme divide-se em oito histórias distintas, mas unidas pelo mesmo tema, sonhos verdadeiros que o cineasta teve em momentos diferentes de sua vida. O domínio de Kurosawa da cor é extraordinário em cenas que retratam o absurdo da guerra, a beleza da natureza, a necessidade de preservar nosso meio ambiente e a morte como a última estação de uma viagem. Em ‘Yume’, o grande mestre ensina que as pequenas coisas da vida são mais importantes. Viva cada dia, carpe diem, mas sem medo, já que a vida segue sem nós, como um rio.

  Leia mais »

Vídeos

Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Sem votos

Quadro de Latuff recebe 'asilo artístico' e será leiloado

Sugerido por implacavel

Da Folha

Após 'asilo artístico', quadro com PM atirando em negro será leiloado no Rio

DIANA BRITO

Um quadro do cartunista Carlos Latuff, que retrata um homem negro crucificado sendo baleado por um policial, vai ser leiloada após dividir a Justiça do Rio de Janeiro.

A obra polêmica ficava na sala de audiências do juiz João Batista Damasceno, da 1ª Vara de Órfãos e Sucessões do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, até a última terça-feira (3), quando ele recebeu uma ordem do Órgão Especial da Justiça do Rio para retirar a imagem.

No mesmo dia, o quadro recebeu "asilo artístico" do desembargador Siro Darlan, que o afixou na parede de sua sala --o Órgão Especial da Justiça não tem gerência sobre o gabinete dele.

Em entrevista à Folha, Damasceno disse que, agora, a obra será leiloada na Casa da Gávea, zona sul carioca, no próximo mês. O dinheiro arrecadado será revertido para a família do ajudante de pedreiro desaparecido na favela da Rocinha, Amarildo de Souza, 43.

Leia mais »

Sem votos

As semelhanças genéticas entre porcos e humanos

Sugerido por Assis Ribeiro

Do Brasil 247

O porco: O verdadeiro melhor amigo do homem

Quando, em 1945, George Orwell escreveu o seu romance Animal Farm (A Revolução dos Bichos, no Brasil) onde afirma que o homem e o porco são quase idênticos, talvez não soubesse que estava muito perto da verdade 

Por: Equipe Oásis

Estudos muito recentes sobre a estrutura genética dos suínos mostram similaridades extraordinárias entre nossa espécie e a dos porcos. Para começar, sofremos das mesmas doenças, entre elas a obesidade, Parkinson, Alzheimer, enfarto, derrames, etc. Assim, o prosseguimento dos estudos sobre a genética dos suínos deverá revelar novos tratamentos para o combate a essas e outras doenças devastadoras também na nossa espécie.

Como diz o geneticista britânico Martien Groenen, um dos principais investigadores mundiais na área, "identificamos muitas outras variantes genéticas implicadas em patologias humanas, e isso endossa a ideia de que o porco é realmente um valioso modelo biomédico".

Completado o genoma do porco

Homens e porcos. Trata-se da história de uma convivência e domesticação que dura há pelo menos dez mil anos. Recentemente, após duas décadas de árduos estudos, completou-se o mapeamento do DNA desse animal. Surpresa geral: o sequenciamento revela novas e inesperadas semelhanças genéticas com o gênero humano. Conduzido pelo Consórcio Internacional para o Sequenciamento do Genoma do Porco, coordenado pela Universidade de Illinois (EUA), de Wageningen (Países Baixos) e de Edimburgo (GB), o estudo revela o genoma completo de uma fêmea de porco doméstico da raça Duroc (espécie Sus scrofa). Para reconstruir a evolução desses animais, esse mapa do DNA foi depois confrontado com o de javalis europeus e asiáticos, os primos silvestres muito similares aos antepassados do porco doméstico. Leia mais »

Sem votos

A complicada discussão sobre governança da internet

Do Estadão

A governança da internet

Demi Getschko *

"A realidade que podemos descrever nunca é a realidade em si" - Werner Heisenberg

A palavra de condão hoje para se falar de governança da internet é multistakeholderism - numa tradução simplista, uma governança multiparticipativa. Mas nada há de muito simples na discussão sobre governança da internet. A impossibilidade de englobar a rede nas estruturas atuais de legislação local, nacional e internacional, nos tratados que, à maneira do das telecomunicações, se propõem a mediar negócios, transações e serviços entre os detentores do poder, e mesmo os limites das nações, é patente.

Numa discussão no Conselho Europeu, em Estrasburgo, há dois anos, ficou clara a dificuldade que há quando se discutem leis globais para a rede. O que surgiu como alternativa promissora foi a aprovação de princípios, intenções e boas práticas, a chamada soft law, em lugar da legislação tradicional, a hard law. Entre as inúmeras vantagens que uma declaração de princípios traz está, inclusive, a janela de observação e de oportunidade para teste de seus resultados e eventuais correções de curso. Obtidos os resultados que se queriam, pode-se pensar em legislação tradicional e tratados adicionais. Leia mais »

Sem votos

How Can You Mend a Broken Heart, de Al Green

Vídeos

Veja o vídeo
Sem votos

Tarso Genro debate a crise da democracia representativa

Tarso Genro debate a crise da democracia representativa com a mídia alternativa

Por Adriano S. Ribeiro – Parte 01

"Não acredito que seja possível governar com democracia direta pura, mas só democracia representativa não responde mais", Tarso Genro.

Acontece nos dias 5 e 6 de setembro, no Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, o Seminário: Crise da Representação e Renovação da Democracia, evento em que o governador Tarso Genro (PT-RS) entrega o resultado das consultas públicas sobre reforma política, propostas pelo Gabinete Digital. O governador aproveitou a ocasião para uma conversa franca com os blogueiros sobre a crise da democracia representativa. Segue a primeira parte da conversa:

Tarso Genro – Nós temos um entendimento de que o esvaziamento da representação política, a separação do representante e do representado, só ganhará uma nova energia através de uma profunda Reforma Política no país. Há um trabalho muito bem constituído, por algumas mídias hegemônicas, de esvaziamento da esfera política e de esvaziamento dos partidos, isso não é gratuito. É uma forma de esvaziar o próprio processo democrático. Ele só pode ganhar uma nova energia, uma nova autenticidade, se nós quebrarmos essas barreiras que separam o Estado, do cidadão comum; e aproximarmos, cada vez mais, as representações do movimento social e da sociedade civil da produção das decisões públicas. Não se trata de mecanismos de democracia participativa em abstrato. Trata-se de tomada de decisões, do governo, que incide sobre o orçamento, sobre o uso de recursos públicos, que são influídos diretamente por esse sistema de participação direta. Um tema relevante foi a questão Reforma Política em que quase 700 mil gaúchos emitiram a sua opinião de maneira voluntária. Leia mais »

Sem votos

Infoglobo faz acordo com Cade para evitar condenação

Sugerido por Murdok

Da Folha

Acordo com Cade evita condenação da Infoglobo

A Infloglobo Comunicações e Participações, proprietária dos jornais "O Globo", "Extra" e "Expresso da Informação", firmou um acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para evitar uma condenação por infração à ordem econômica.

O órgão antitruste avaliou que a política de descontos adotada pela empresa na venda de espaços publicitários nos jornais poderia limitar a concorrência no mercado do Rio de Janeiro, onde as publicações editadas pela companhia circulam

A Infoglobo concordou em pagar R$ 1,94 milhão e adequar sua estratégia com os anunciantes, evitando assim condenação e multa. A empresa divulgou nota confirmando os termos e afirmando que se comprometeu a cessar as práticas criticadas por um período de cinco anos.

A decisão foi formalizada por meio da assinatura de um TCC (Termo de Compromisso de Cessação) com o Cade na semana passada. Segundo o acordo, a companhia fica proibida de oferecer descontos relacionados à verba publicitária total destinada aos três jornais editados. Leia mais »

Sem votos

Governo Sírio responde às alegações de uso de armas químicas

Sugerido por Adir Tavares

Do Pravda.ru

Posição do Governo Sírio em resposta às alegações

Posição do governo da República Árabe da Síria sobre as alegações e denúncias ocidentais de uso das armas químicas

Desde o início da crise na Síria, a cerca de dois anos e meio, os Estados Unidos da América e seus aliados ocidentais e regionais, especialmente o Catar, a Turquia e a Arábia Saudita, e seus instrumentos, os grupos terroristas armados e a Organização Al Qaeda, atuam para destruir a Síria e sua infraestrutura e para matar o seu povo. Estes grupos terroristas protagonizaram terríveis massacres contra os cidadãos sírios, tanto civis quanto militares, e os países que os apoiam lhes forneceram o suporte financeiro, militar e logístico, além de fazerem vista grossa aos seus crimes e responsabilizar o governo sírio por tudo o que vem ocorrendo com o seu país e seu povo.

Diante da resistência do nosso povo, do nosso exército e da decisão da liderança síria de proteger os seus cidadãos e diante das vitórias alcançadas, alguns países ocidentais e seus aliados regionais, especialmente a Arábia Saudita, a Turquia e o Catar, passaram a divulgar suposições sobre o uso de armas químicas por parte do governo sírio contra o seu povo desde 2012. Isso nos fez desconfiar de que existia a intenção, por parte dos grupos terroristas, de usar as armas químicas para então acusar o Estado sírio. O Governo da Síria enviou cartas ao Secretário Geral das Nações Unidas e ao Conselho de Segurança para alerta-los de que os países apoiadores dos terroristas estariam fornecendo-lhes armas químicas para atacar a Síria e acusar o governo sírio de ter cometido tais crimes. Leia mais »

Sem votos

O prédio que derreteu partes de um carro em Londres

Sugerido por implacavel

Da BBC

Como foi que um arranha-céus 'derreteu' um carro?

Um arranha-céus em Londres, conhecido como "Walkie-Talkie" devido ao seu design peculiar, foi o responsável por derreter partes de um carro com o calor gerado pelo reflexo do sol em suas janelas.

Como isso aconteceu?

É como atear fogo com um refletor parabólico.

"É uma questão de reflexo. Se um prédio é curvilíneo e tem várias janelas planas, que funcionam como espelhos, os reflexos se convergem em um ponto, focando e concentrando a luz," diz Chris Shepherd, do Instituto de Física de Londres.

O edifício de 37 andares, ainda em construção, é de fato um prédio curvilíneo. Seu design, que já foi comparado à um copo de cerveja cheio, já provocou controvérsias antes.

O carro, um Jaguar, estava estacionado em uma rua próxima ao prédio, exatamente no ponto atingido por um foco de luzes refletidas.

O carro não foi o único que sofreu estrago. Houve também relatos de um banco de bicicleta derretido, de tecido queimado e de uma pintura empolada. Leia mais »

Sem votos

Papa afirma que solução militar na Síria seria inútil

Sugerido por Assis Ribeiro

Do Brasil 247

Solução militar na Síria seria inútil, diz papa a Putin

Em carta ao presidente russo, Vladimir Putin, por ocasião da cúpula do G20, pontífice diz que os líderes mundiais deveriam "deixar de lado a busca inútil por uma solução militar" no país árabe; "Ao invés disso (ataque), que haja um compromisso renovado de buscar, com coragem e determinação, uma solução pacífica por meio do diálogo", escreveu Francisco

CIDADE DO VATICANO, 5 Set (Reuters) - O papa Francisco disse em carta ao presidente russo, Vladimir Putin, por ocasião da cúpula do G20, que os líderes mundiais deveriam "deixar de lado a busca inútil por uma solução militar" na Síria.

Os EUA e a França cogitam atacar a Síria para punir o presidente Bashar al-Assad pelo suposto uso de armas químicas contra civis, em 21 de agosto. A Rússia lidera a oposição a essa ação.

"Ao invés disso (ataque), que haja um compromisso renovado de buscar, com coragem e determinação, uma solução pacífica por meio do diálogo e da negociação das partes, unanimemente apoiado pela comunidade internacional", disse o pontífice argentino. Leia mais »

Sem votos

As denúncias contra a presidente estadual do Psol-RJ

Sugerido por Assis Ribeiro

Da Rede Brasil Atual

Acusação de caixa 2 derruba presidenta do Psol no Rio

por Helena Sthephanowitz

Denúncia atrapalha filão que partido tentava atingir com construção de imagem limpa. Problema seria resolvido se as siglas buscassem o financiamento público de campanha

Dois ex-funcionários da presidenta estadual do Psol e deputada estadual Janira Rocha procuraram na Assembleia Legislativa (Alerj) a também deputada Cidinha Campos (PDT-RJ) para vender um dossiê sobre a ex-chefe por R$ 1,5 milhão. Cidinha fingiu negociar e marcou uma data na semana seguinte. Avisou a polícia e os dois foram presos em flagrante, com o material apreendido, que inclui cópias de relatórios, recibos e gravações.

As acusações são sobre exigir parte do salário dos funcionários, chamada cotização, e também caixa dois de campanha com dinheiro do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev), do qual foi diretora. Leia mais »

Sem votos

A salinidade na água no Porto do Açu

Sugerido por Antônio Bierrenbart

Do Jornal do Brasil

Porto do Açu: salinidade na água persiste, segundo relatório da LLX

Documento vazado por fontes da empresa desmente versão que salinidade na água está sanada

Cláudia Freitas 

Depois das declarações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e das empresas OSX e LLX, do grupo empresarial de Eike Batista, garantindo que os impactos ambientais causados por uma falha técnica ocorrida durante as perfurações e extração de sal nas obras do Complexo Porto do Açu, no final do ano passado, já foram revertidos no município norte fluminense de São João da Barra, o Jornal do Brasil teve acesso a um documento que comprova que a contaminação ainda prejudica as propriedades na região. O relatório entregue por uma fonte interna da LLX ao JB contém um estudo técnico atual e detalhado do solo e da água da região, concluindo que os efeitos do desastre ambiental persistem.

>>Porto do Açu: empresa de Eike pode ter causado grande desastre ambiental

O acidente ambiental ocorreu no ano passado, quando um dos tanques de transferência da empresa LLX apresentou uma falha técnica durante as perfurações e extração do sal para a construção do porto idealizado por Eike Batista. O problema provocou um derrame de água salgada que atingiu córregos, rios e propriedades dos pequenos agricultores, que denunciaram o caso ao Inea. Procurado pelo JB, o Inea garantiu que monitora o rio Quitingute, afetado pelo derrame, de 15 em 15 dias e a empresa OSX envia semanalmente os resultados do controle de águas superficiais e, mensalmente, de águas subterrâneas. O Inea afirmou através de nota, que todos os resultados atuais apontam que os níveis de salinidade retornaram ao padrão normal no rio Quitingute, em torno de 0,2% de salinidade. “A contaminação da área já foi solucionada”, diz a nota. O Inea ressaltou ainda que quer levantar os danos que podem ter ocorrido na época do acidente e se algum pode ter persistido até hoje. Leia mais »

Sem votos

A criminalização das rádios comunitárias

Sugerido por Antônio Bierrenbart

Da Carta Capital

Estado brasileiro processa militante e criminaliza rádios comunitárias

Jerry de Oliveira, do Movimento Nacional de Rádios Comunitárias, é acusado de resistência, ameaça, calúnia e injúria contra agentes da Anatel. Processo é tentativa de calar a voz do movimento social

Por Bruno Marinoni na Intervozes

- Gostaria de expressar minha alegria por estar aqui discutindo um tema tão relevante como o das rádios comunitárias. Eu mesmo já tive uma – disse o deputado.
- O senhor teve uma? – perguntou Jerry de Oliveira.
- Sim.
- Então, não era comunitária!

(riso geral) Leia mais »

Sem votos