Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

2018, se 2018 existir, corre o risco de ser cinza, por Armando Coelho Neto

2018, se 2018 existir, corre o risco de ser cinza

por Armando Rodrigues Coelho Neto

Conheci a Solange Teixeira Hernandez, a famosa “Dama da Tesoura”, com quem trabalhei por dez anos na Corregedoria da Polícia Federal, em São Paulo. Quando censora, não havia um programa de televisão ou sessão de cinema que não exibisse um certificado de prévia aprovação, no qual constava obrigatoriamente sua assinatura. Ao trabalharmos juntos, tínhamos o mesmo foco e nunca travamos embate sobre nossas diferenças políticas.

Certa feita, porém, numa hora de descontração, perguntei à já falecida colega, como se sentia quando acusada de haver censurado mais de cinco mil obras de arte? E ela respondeu: “Meu amigo, um dos primeiros e principais problemas é pensar que aquilo tudo era arte”. Ao chegar em casa e comentar o diálogo com minha hoje falecida esposa, enfurecida questionou: “E quem é ela para dizer o que é ou não é arte?”. Confesso que me incomodou o contraponto de minha mulher, pois fique a pensar o que é arte…

O assunto arte comporta muitas leituras e subjetividades e já não me atrevo pensar o que é ou não é arte, isto por que até mentir e ou falar a verdade também seria uma forma de arte. A TV Globo, por exemplo, quando conseguiu reunir milhares de patos vestidos de verde-amarelo nas Paulistas e Copacabanas da vida, não deixa de ser uma arte, ainda que revestida de funesta artimanha. Se Sérgio Moro de um lado decretou o fim dos cursos de Direito, os Marinhos cumpriram sua parte nos cursos de Jornalismo. Hoje, não dá mais para saber o que é Direito nem Jornalismo, quiçá arte…

O prefeito de São Paulo, que em curto tempo adquiriu apelidos como João Dólar, João Doriana ou João Margarina, parece mais alinhado com a afirmação de Solange Teixeira (ex-Hernadez). Ele foi além da Dama da Tesoura. Ela, pelo menos, tinha em sua defesa o dever de seguir o manual imposto pelos vendidos, covardes e entreguistas militares: o que vir assinado por Chico Buarque rejeita. Se aparecer palavras como sexo, droga, rock and holl, reforma agrária, cidadania, fome, greve… corta tudo. Se não o fizesse, poderia ser punida. Se deixasse o cargo também, pois “quem não estava conosco estava contra ‘nosco’”. E ele?

O tal prefeito, que ainda não se vestiu de Haddad para começar a “prefeitar”, decidiu dizer o que é e não é arte. Ele, que desde a posse fez da troca de figurino um ridículo marketing pessoal, travestiu-se de Mohammed Omar, o líder talibã que mandou destruir várias obras de arteno Afeganistão, algumas delas do século V. Igual fim teve a maior estátua de Buda em pé. “É um caso grave de extremismo. A religião cegou a inteligência desses dirigentes”, disse um representante da UNESCO ao perder a batalha pela preservação dos monumentos. Mas, quem cegou o prefeito?

A onda de ódio instaurada pelo coronelismo eletrônico está entre os alicerces da ruptura democrática do País. Sem fomentar o ódio gratuito, o espírito de beligerância, o eixo invisível do golpe perderia consistência. Consumado o golpe, mais ainda não superada a fase do deboche e do escárnio aos expropriados das urnas, o prefeito margarina ainda não aplacou seu furor. Num ato vingativo, violento e insólito resolveu apagar grafites que dão cor a São Paulo. Foi objeto de gracejos nas redes sociais e os mais criativos o virtualizaram apagando anjos da Capela Cistina (Vaticano), descolorindo o arco-íris…

É como se não tivesse sido bastante ser fotografado ao lado de um juiz-vedete às vésperas das eleições. É como se imprimir uma máscara metade juiz metade ele, para ser usada no dia das eleições, não configurasse boca de urna tolerada pelas polícias. É como se não fosse bastante a destruição de lixeiras em algumas praças e outras trapaças, para sugerir o abandono da cidade. É como se tivesse sido pouco os métodos baixos utilizados pela mídia para destruir o ex-prefeito. É como se todo esse lado eleitoral cinzento, antes em sentido figurado, precisasse agora ser materializado. Difícil analisar a postura de um ser que precisa de um fundo cinza para aparecer.

Se a Polícia Federal cumprir o seu papel constitucional, o que é improvável, o tucanato ficará órfão de nomes para 2018, se 2018 existir. E aí, São Paulo, que já dita as regras dos presídios nacionais, poderá ditar um possível horizonte cinzento. Nenhuma importância teria o que pensou ou pensaria sobre arte, Dona Solange e o prefeito margarina.

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. gostei…..

      2018 será o resultado de 4 décadas da imbecilidade dos fundamentlistas da esquerdopatia tupiniquim. Um retorno a 1964. Agora sem a desculpa dos militares, nem dona Solange, nem Jãnio. 3 décadas de implantação da tal ConstituiçãoCaricaturaEscárnioCidadã.  Alcaçuz esta aí para desnudar o resultado continuo de governos de FHC, Lula, Dilma, Arraes, Dutra, Covas, Montoro, Amazonino, Traso, Benedita, Erundina….Mas já sabemos, a desculpa institucional da redemocratização: a culpa é dos outros. 

  1. Ze sergio, com quatro décadas

    Ze sergio, com quatro décadas você inclui os militares na esquerdopatia. Como também FHC, que se vendeu ao capital financeiro. Poderia explicitar melhor sua ideologia, afinal, é disso que o artigo trata.  

    1. zé….

      Sobre FHC, veja sua biografia, sua vida na “direitista” USP e sua trajetória ciceroneando Sartre e Simone (duas figuras históricas da direita, não é mesmo?). Sobre o governo militar, acabou nos anos de 1980 (década de 80/90/00/10. Se faltam alguns anos para os 40 é muito preciosismo para quem deixa de enxergar o lamaçal construído neste período.(Basta voltar às promessa desta gente toda nos anos de 1980) 

  2. Doria/etc

    Algum dia alguém poderia estabelecer a relação entre Tânatos, o Ressentimento e a Má-fé, que infesta a população e a “não-população” brasileira.

    1. dó…..

      40 anos de redemocratização, 3 décadas sob a tal ConstituiçãoCaricaturaEscárnioCidadã, governados ininterruptamente por “50 Tons de Vermelho”: Dutra, FHC, Arraes, Brizola, Montoro, Lula, Covas, Amazonino, Dilma, Tarso, Ciro, Erundina, Benedita,  Campos, Freire,Teôtonio….e mais uma infinidade de perseguidos políticos e Membros da OAB. A “merda” onde estamos enfiados em pleno 2017 é culpa de quem mesmo? Da Dona Solange ou do Jânio? Onde iremos chegar com este papo furado do fundamentalismo esquerdopata? Abram as janelas e queiram enxergar a realidade embaixo dos seus olhos. Alcaçuz, em pleno 2017. Se não conseguem ver, sintam o fedor de fezes. A cagada que é recente. Não é produto do ´seculo passado.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador