A agenda política do STF, por Ricardo Kotscho

Jornal GGN – Em artigo publicado no seu blog, o jornalista Ricardo Kotscho questiona os motivos que levaram o Supremo Tribunal Federal a demorar tanto para decidir o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, já que o pedido da PGR que fundamentou a decisão estava com eles desde dezembro do ano passado.

“Por que Eduardo Cunha só caiu agora, cinco meses depois da ação impetrada pelo procurador-geral Rodrigo Janot, que o chamou de ‘delinquente’ e listou em seu pedido uma série de crimes atribuídos ao presidente da Câmara, que já é réu no STF?”, provocou Kotscho.

“Cunha só foi descartado agora, simplesmente, porque já cumpriu seu papel na articulação e votação da admissibilidade do processo de impeachment, às vésperas da decisão do Senado, que pode levar ao afastamento de Dilma Rousseff por 180 dias”.

Abaixo, a íntegra do artigo:

Enviado por Henrique O.

Do Balaio do Kotscho

Ao julgar Cunha, STF revela um cronograma

Por Ricardo Kotscho

Uma pergunta: por que só agora?

Repousava desde dezembro do ano passado nas excelsas gavetas do Supremo Tribunal Federal o pedido feito pela Procuradoria Geral da República para o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que comandava o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

De repente, sem dar nenhum sinal anterior de que estava preocupado com o assunto,  o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, resolveu levar o caso ao plenário na tarde desta quinta-feira, mas atendendo a outro pedido feito com o mesmo objetivo, um dia antes, pela Rede Sustentabilidade, de Marina Silva.

Sentindo-se ofendido com a decisão de Lewandowski, o relator da Lava-Jato, Teori Zavascki, antecipou-se e, na noite desta quarta-feira, concedeu liminar, baseada no pedido da PGR, determinando o imediato afastamento de Eduardo Cunha do mandato de deputado federal e da presidência da Câmara.

A sessão plenária do STF para julgar o caso está mantida (ver cobertura completa no R7). Cunha será substituído pelo vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que votou contra o impeachment e também está sendo investigado pela Operação Lava Jato.

Por que Eduardo Cunha só caiu agora, cinco meses depois da ação impetrada pelo procurador-geral Rodrigo Janot, que o chamou de “delinquente” e listou em seu pedido uma série de crimes atribuídos ao presidente da Câmara, que já é réu no STF?

Nada acontece por acaso. O processo de impeachment, desde o início, segue um cronograma muito bem montado, o que revela a existência de um comando centralizado e sincronizado que age por etapas. Cunha só foi descartado agora, simplesmente, porque já cumpriu seu papel na articulação e votação da admissibilidade do processo de impeachment, às vésperas da decisão do Senado, que pode levar ao afastamento de Dilma Rousseff por 180 dias.

O risco de Eduardo Cunha se tornar o primeiro na linha sucessória, podendo assumir a presidência da República num eventual governo do seu aliado Michel Temer, aumentou as pressões sobre o STF e acabou criando uma saia justa entre os ministros Lewandowski e Zavascki, precipitando os acontecimentos. A esta altura, também interessava a Temer livrar-se da sombra do inconveniente aliado, que já foi denunciado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, sob a acusação de integrar o esquema do Petrolão  e manter contas secretas na Suíça, entre outros. Ninguém precisava mais dele, tudo agora só depende do Senado. Era mesmo hora de jogá-lo ao mar.

O comando das ações jurídico-midiático-policiais, seguindo o cronograma, desencadeou a operação de desembarque de Cunha logo após a votação do impeachment na Câmara. O aliado virou inimigo.  Em várias outras ocasiões, como já demonstrou meu colega blogueiro Mário Magalhães, as operações da Lava Jato e decisões da Justiça também coincidiram com os protestos dos movimentos de rua e importantes decisões políticas em Brasília, alimentando a pauta da mídia que nunca foi tão única, colocando a reboque a oposição partidária.

E quem integra este comando? Acho que não é tão difícil imaginar quem sejam seus articuladores, mas vamos ter que esperar pelos historiadores do futuro, como aconteceu no golpe cívico-militar de 1964, de triste memória, em que só muito tempo depois ficamos sabendo do papel de cada um na derrubada do presidente João Goulart.

Vida que segue.

Três alegrias

Depois de muito tempo de notícia ruim, tive três alegrias no mesmo dia: o São Paulo se classificou na Libertadores, o Corinthians foi eliminado e o Eduardo Cunha caiu.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais um jornalista doutrinado

    Mais um jornalista doutrinado pela Globo no “País do futebol!”

    O Corinthians é time brasileiro e não um INIMIGO!

    Por isso q querem tirar a Dilma ,PQ É DO PT,e o Brasil que se lasque né!

    QUE MENTALIDADE INFANTIL(ou futebolística)Mino Carta está certo quando afirma isso!

  2. Mesmo saco

    Se RK tem o direito de acusar o STF de forma tão incisiva, por que eu,  mesmo um cidadão comum, não posso afirmar que os políticos são eticamente imorais, todos eles.Há exceções? Tenho minhas dúvidas.

    ““Cunha só foi descartado agora, simplesmente, porque já cumpriu seu papel na articulação e votação da admissibilidade do processo de impeachment, às vésperas da decisão do Senado, que pode levar ao afastamento de Dilma Rousseff por 180 dias”.”

  3. Está faltando um elo crucial

    Está faltando um elo crucial nessa estória. Por que Renan Calheiros, que tem processos nas costas há muito mais tempo que Cunha e tão pesados quanto, não foi descartado ainda e ao que tudo indica não será de jeito nenhum? Qual o papel o Presidente do Senado cumpre no golpe? E por que o PT não o denuncia? Se PGR e STF o estão protegendo é porque ele é peça central nessa articulação.

  4. Infelizmente

    Não é só o Procurador Janot, que já provou fazer parte da articulação do Golpe. O Sr. Teori tb já foi, claramente mostrado e demonstrado pelas suas atitudes, que é outro traidor e partícipe do mesmo. E os srs. ministros , tb do STF, estão mostrando como não são melhores que os deputados.  Que lá tb existe uma “gangue” que obedece aos interesses de quem? Como eu gostaria de saber antes de morrer. Ideologia ? Luta de Classes ? ou simplesmente o vil metal ?

  5. “Nada acontece por acaso. O

    “Nada acontece por acaso. O processo de impeachment, desde o início, segue um cronograma muito bem montado, o que revela a existência de um comando centralizado e sincronizado que age por etapas.

    E quem integra este comando? Acho que não é tão difícil imaginar quem sejam seus articuladores, mas…”

    O Kotscho não responde porque não sabe e aí chuta para os “historiadores do futuro”.

    Como diria o gato do romance: Alice no país das maravilhas

    – Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

    Ou seja: Se desconhecemos quem está no comando como saber para onde estamos sendo conduzidos? E ainda, como sabermos contra quem lutar?

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=ISt-Dx7nBNE%5D

    1. hoje talvez lewis carrol

      hoje talvez lewis carrol dissesse que os golpistas e os gatos de

      toga construíram  vários buracos que golpearam  as sinstituições e o estado  de direito…

      note qie o gato de alice esburaca o caminho, nesse vídeo…

      cabe a todos os democratas aplaina-lo e aperfeoiçoá-lo para qiue as 

      forças de resistencia ao tal infame golpe para que, senão revertte-lo,

      pelo menos combate-lo no tempo…

      tempo certamente  martirizante se passar o golpe, 

      tempo  das turvas cloacas da obscuridade, segundo lorca…

  6. Não há

    Neste blog há muitas mentes provilegiadas a quem perguntaria: Há no mundo países democráticos  a quem pudessemos comparar ao Brasil , excetuando a América do Sul e América Central, no que diz respeito a conspirações tão alinhavadas como descreve Ricardo Kotscho? 

    No ambiente de turbulência em que vivemos fica difícil acreditar em nosso futuro fortalecimento institucional a níveis de nações que tanto intrinsecamente invejamos.E não  estou falando do império ianque.

  7. pelo menos muitos

    pelo menos muitos comentaristas desse blog  já disseram

    quem são os executores e particpantes deste golpe…

    resta saber se os historiadores consultarão essa importante base narrativa

    para explicar esse infame golpe…

    mas é bom alertar que é preciso  detalhar alguns aspectos do golpe

     historicamente para que possamos combate-lo com eficácia e inteligencia…

  8.  
    Até aqui, ainda é cedo para

     

    Até aqui, ainda é cedo para que os graves efeitos dessa patranha golpista venha se espraiar, difundindo suas deletérias consequências entre a população brasileira. Não há como tergiversar.  Queiram ou não suas excelências do STF, Vossas Senhorias não estão sendo leais aos compromissos assumidos quando da sabatina a que se submeteram no Senado Federal.

    Tenho contabilizado carradas de reclamações, vindas da mais alta autoridade da república nas democracias. Ou seja, de suas excelências, dO Povo. Na sua maioria, queixando-se dos políticos. Sobretudo, da presidenta da República, pelo não cumprimento das promessas feitas durante a “sabatina” eleitoral. No governo do parlapatão FHC, também foi assim. De igual forma como fazem Vossas Excelências quando estão a pleitear o cargo de juízes do STF, no Senado Federal. Se formos considerar, como alegam alguns, motivo suficiente para justificar o afastamento da presidenta Dilma, o tal conjunto da obra. Ou, o fato dela não ter entregue o prometido. Pior ainda, as alegadas pedaladas e outras pequenas invenções. Sabem Vossas Altezas. Os senhores não crianças nem analfabetos políticos. Portanto, sabem que isto se configura em golpe de estado sim. Ah! Impeachment tá na Constituição. Eh…de fato. Todavia, também tá na lei maior que o poder emana do povo, e, em seu nome deva ser exercido. Tirante esse salamaleque final, como fazem os senhores, o povo pode se retar, e, ele mesmo assumir essa merda diretamente sem a intermediação de elites tão mentirosas e hipócritas. Que sugerem os senhores ministros, seja feito com vossos empregos? É uma pena, que os senhores, ao contrário do que ocorre com a presidenta, não tem a obrigação de  prestar a menor satisfação aos que, verdadeiramente os sustentam.

    O Supremo Tribunal Federal Levar 1/2 ano para examinar um pedido de afastamento de um criminoso que, como resaltou o próprio Ministro Teori em seu retardado despacho, “antes tarde do que nunca.” Ao afirmar peremptório não ter o réu condições morais para conduzir os trabalhos daquela casa do poder Legislativo. Pasmem os senhores! Como esse mesmo sujeito de nanotecnologia moral invisível a olho nú, se é que tem alguma, pode mandar depor a presidenta da República?  Ou! Senhor Ministro! Não tem algo fora de eixo, ai não? Me deixe acreditar que estamos ainda numa democracia, capiche.

    Orlando

  9. O chefe

    o centro do golpe é nelibral.É yanque….a globo e midia são fundamentais, são os meios , políticos de diversos fedores e servidores do judiciário de diversas instâncias são os feitores ou meros ajudantes  vendilhões.E não se esqueçam de olhar que já há um soldado, a postos, no TST, um ‘flexibilista’  que atende por Yves Gandra Filho. É, enfim, a luta do mal-capital  contra o bem-povo. É isso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador