A briga de egos por trás do afastamento de Renan Calheiros, por Pedro Abramovay

Por Pedro Abramovay, via Facebook

A gente fica falando de direito constitucional/ciência política… mas desconfio que para entender a decisão de afastamento do Renan (concordando-se ou não com ela) tem que ler mais Freud que Montesquieu. Uma pessoa que fala regularmente com ministros do STF me fez a seguinte análise que explica bastante da briga de egos por trás da decisão do Marco Aurélio:

“Em dezembro de 2015, o Janot pediu o afastamento do Cunha. Teori tinha ali todos os elementos para fazê-lo. Alguns ministros do STF pressionaram ele naquele momento. Uns pra afastar e outros para não afastar. Ele decidiu dar tempo defesa ao Cunha. Esse tempo jogou a decisão para 2016. Nesse meio tempo, o foco mudou de Cunha para Dilma. Alguns ministros acharam absurdo que Teori não decidisse o caso. Outros, particularmente Gilmar, pressionaram para que Teori não interferisse no processo de impeachment. Teori confidenciou a amigos que não se sentia à vontade para interferir no processo e adiou a decisão. 

Em maio, já com Dilma afastada, Cunha parecia fundamental para Temer, mais uma vez Gilmar articula com Teori contra o afastamento. Mas… a REDE (com os ex-socios de Barroso – que, por isso, se declarou impedido na ação, o que reforçou para Gilmar a tese de que Barroso teria articulado essa estratégia) entrou com uma ADPF para pedir que réus não pudessem estar na linha sucessória, o que afastaria Cunha.

A ação cai com Marco Aurélio. Barroso e Fachin vão até o Teori e dizem: é melhor vc afastar logo pq o Marco Aurélio vai dar esse afastamento e você vai ficar como a pessoa que segurou esse processo.

Lewandowski, a pedido de Marco Aurelio pauta o processo. Teori, um tanto a contra-gosto decide sozinho, naquela manhã, afastar Cunha. O voto é unânime em função do peso da opinião publica. Mas Gilmar e Toffoli ficam bravos com a articulacao.

A retaliação vem no momento em que a ADPF sobre réus na linha sucessória finalmente é julgada. Após seis votos favoráveis (Gilmar nem estava nessa sessão) Toffoli pediu vista e segurou o processo. Irritou Marco Aurélio.

Ontem Marco Aurélio deu o troco. E virou o herói que queria ter sido com a decisão de Cunha. “

Redação

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A melhor solução seria

    A melhor solução seria paredon para os 11. Para o pais deslanchar, andar se desenvolver

    Incrível que mais de 200 milhões de pessoas, fiquem à mercê de gestos, gostos e humor de apenas 11 homens fracos, dúbios e políticos em suas decisões.

  2. Marionete

    Teori Zavaski é uma tremenda decepção. Não que esperasse do ministro qualquer ação em favor de Dilma ou do PT, mas que ao menos não estivesse no conluio com um ministro partidarizado, como é Gilmar Mendes. De toda forrma, favorecer um Cunha para que ele tivesse tempo de derrubar uma Dilma, por vingança, conta, e como ainda vai contar, em desfavor do ministro Zavascki, que era então visto como um homem de Direito e agora é apenas mais um manipulado pelas ações politiqueiras de Gilmar Mendes e que também deixou sua assinatura no golpe.

    1. Realmente, passo a descrer do

      Realmente, passo a descrer do ser humano. Esperava mais do Teori. Mas de onde não se espera, daí é que não sai nada mesmo.

  3. O afastamento do Presidente

    O afastamento do Presidente de um DOS  TRES PODERES DA REPUBLICA por decisão monocratica dentro de um contexto

    juridico mais do que duvidoso, a AD exige decisão colegiada para a liminar alem do julgamento da Ação da linha sucessoria não estar terminada, em tese os votos já dados podem ser mudados,  é de uma monumental leviandade, a poucos dias do fim do mandato do Presidente do Congresso, vai jogar gasolina na fogueira da já existente crise politica. É indefensavel.

  4. Não sei não. Quando a mídia
    Não sei não. Quando a mídia em peso crítica o Marco Aurélio, dá o que pensar. Afinal conhecemos a imprensa deste país.

  5. E os 54 milhões de votos

    Depois do golpe o caos. E caos é caos.

    Quem joga no lixo 54 milhões de votos não tem mais limites. Nada é tão violento como cassar 54 milhões de votos. O resto é só o resto.

    Depois do golpe o caos. E tem responsáveis por ele.

    Solução: anulem o golpe ilegal e anticonstitucional e chamem a Dilma (e o único que pode resolver este embróglio: LULA).

    Rápido!

     

  6. Engracado eh que eles vivem

    Engracado eh que eles vivem “fazendo pedidos” um pro outro fora dos autos.  “Conversando” entre si mesmos a respeito de casos que presentemente ou mais tarde vao estar em pauta.

    Isso eh ilegal e obsceno.

  7. Como disse: a fé na raça faz

    Como disse: a fé na raça faz alguns procurarem nobreza,

     

    onde só há mesquinhez…….diante dis,so o povo deveria adotar o lema do Coisa do quarteto fantastico (o dos gibis) : È hora do pau!!!!!

  8. Parte 2

    “Toffoli avisou que ainda não havia recebido os autos do processo, prazo ainda não havia iniciado, autos só chegaram dia 2, dia da nota, e assessoria de Aurélio apresentou versão diferente: processo é eletrônico, não dependendo de deslocamento físico”

  9. Discordo

    O Marco Aurélio puxou o tapete do Renan Calhorda porque hoje seria votado no Senado o Projeto de Lei de Abuso de Autoridade, que tem o aval da população, até mesmo dos Coxinhas que apóiam os Jateiros Dallagnol e Moro. E também porque os penduricalhos dos Fura-Tetos estão em perigo.

    Só que tirando o Renan, a inconstitucional (de acordo com a PGR) PEC do teto dos gastos corre o risco de sair de pauta e dificulta também a reforma da previdência.

    Explicações idealistas são estapafúrdias (Virxe, como eu falei bonito). O que explica a ação dos homens é, fundamentalmente, os interesses econômicos. Não viaje na maionese, ela pode estar podre como as nossas instituições.

    egurou o processo. Irritou Marco Aurélio. Ontem Marco Aurélio deu o troco. E virou o herói que queria ter sido com a decisão de Cunha

  10. Resista Renan.
    O que está

    Resista Renan.

    O que está matando o Brasil hoje é o consórcio globo/lava jato/psdb.

    Se o Temer tem algum poder deveria dar um golpe ele mesmo contra este conluio.  Como?

    – substituir todos os integrantes da lava jato imediatamente e prender todos os outros sob acusação de conspiração e crime lesa pátria;

    – mandar a receita e a PF investigarem a globo nos casos de sonegação(direitos da copa de 2002 e outros), evasão de divisão, ocultação de patrimônio e sobre um terreno adquirido de forma suspeita acho que em são paulo. Para começar aplique uma multa de uns R$ 10 bilhões e aprrenda os passaportes dos marinho. Forneça as informações que o FBI quer e ajude o máximo possível.

    – vários membros do psdb já foram denunciados na lava jato. com os novos integrantes dessa força tarefa, parta para cima e detone estes FDP;

    – articule o impeachmente do janot e vários ministros do stf, a começar pela mula manca da presidanta;

    – baixe a selic 4 pontos percentuais imediatamente;

    – crie alíquotas de 35% e 42.5% na tabela do IRPF e promova uma correção na tabela;

    – pare com esta idiotice de austeridade e invista em infra estrutura e mantenha os programas sociais do PT;

    – sim. a previdência precisa de reforma. Mas, não é tão urgente e tem de atingir a todos, inclusive políticos, concursados do judiciário, militares, filhas de militares etc. tem de ser igual para todos sem exceção.

    Não mexa na CLT. o trabalhador brasileiro já é mal remunerado o suficiente. 

    isto só para começar.

     

    1. Mas fbi  e globo tudo a

      Mas fbi  e globo tudo a ver,

      como até hoje o presidente da cbf está preso pelo fbi por corrupção na venda de transmissão da copa e aqui ninguem nunca foi importunado? Quem transmite a copa desde sempre????

       

    2. Josimar, a aprovação dele

      Josimar, a aprovação dele pela população atingiria o pico que não foi alçado por nenhum outro presidente, apesar de ele ser um usurpador

    3. Sonha, Jossimar, sonha

      O temer mandar prender todos da Lava Jato? Pode ter certeza que se ele cogitar fazer isso, imediatamente eles divulgam a delação da Odebrecht. Porque você acha que o ministro Teori deixou para 2017 a divulgação da delação? Porque se feita agora não restará pedra sobre pedra e o caminho para os militares estará aberto. O momento é de perigo, meu caro Jossimar.

       

  11. A impáfia, a arrogância dos

    A impáfia, a arrogância dos atuais membro do STF, retrato fiel de sua pequenez, é desalentadora e tudo é possivel.

    Não há qualquer dúvida em se apontar ser a atual composição do STF a pior de todos os tempos.

  12. Com Toga pensam que são deus, sem vão ao vaso.

    Enquanto os de Togas se acham, o Brasil pega fogo, os pobres morrem e o ricos enchem as ruas, e a mídia enche o bolso com a  SECOM.

  13. O golpismo está dividido como

    O golpismo está dividido como poucas vezes antes esteve. Toda a discussão do campo democrático, progressista e de esquerda, deveria ser no sentido de como se aproveitar disso. O resto é totalmente secundário. É preciso vencer o golpe, por mais difícil que isso seja.

  14. A decisão de Marco Aurélio

    A decisão de Marco Aurélio afastando Renan pode ser o golpe no golpe: Viana (PT) assume e paraliza as votação pró Temer.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador