A briga judicial pelo prédio onde serviu Tiradentes, em Ouro Preto

Por Wanderley Kuruzu Rossi Jr.

antigoquarteldoregimentodacavalariademg-31out2012-frosinha-96

Qual a destinação do prédio histórico, onde serviu Tiradentes?

O imóvel e as vastas terras que o circundam foram cedidos pelo Estado de Minas Gerais aos Salesianos em 1893, para desenvolver, exclusivamente, atividades educacionais. Essas atividades foram encerradas na última década de 90.

Possivelmente na década de 1970 (é fácil conferir), o patrimônio começou a ser vendido.

Em 2010 a comunidade de Cachoeira do Campo (distrito pertencente ao município de Ouro Preto), onde ficam os imóveis, foi surpreendida com a informação de que as terras haviam sido vendidas por R$ 20 milhões de reais (é preciso conferir este valor em um dos links abaixo) para virar condomínio de luxo, e que o prédio havia sido alugado para se instalar nele um hotel também de luxo.
A comunidade local se mobilizou, criou o Movimento O Dom Bosco é Nosso e foi à luta.

A assunto repercutiu na imprensa mineira e os promotores Ronaldo Crawford, da 4ª Promotoria de Ouro Preto, e Marcos Paulo Miranda, coordenador da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico de Minas, se interessaram pelo caso.

Depois de intenso trabalho de pesquisa, que contou com a colaboração voluntária da geógrafa ouro-pretana Kátia Campos e do jornalista Mauro Werkema, além de equipe técnica do próprio MP, foi proposta Ação Civil Pública em face da Inspetoria São João Bosco (Salesianos).

Os investidores desistiram do negócio.

Nesse meio tempo, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico promoveu o tombamento do prédio, antigo Quartel do Regimento de Cavalaria da Capitania de Minas Gerais. http://iepha.mg.gov.br/component/content/article/1-ultimas/1298-iepha-conclui-tres-processos-de-tombamento

Segue trecho da sentença da juíza da 2ª Vara Cível de Ouro Preto

“Na hipótese dos autos, merece destaque a história das edificações, hoje conhecidas como Colégio Dom Bosco. Construídos pela Coroa Portuguesa no século XVIII, o Palácio dos Governadores e o Quartel do Regimento de Cavalaria da Capitania de Minas Gerais foram erguidos nos arredores de um dos campos mais importantes de batalha da Guerra dos Emboabas (1708 a 1709). As antigas edificações tomaram parte destacada no cenário do movimento da Inconfidência Mineira, na medida em que uma das edificações foi sede do Quartel General da Cavalaria de Minas Gerais, tendo servido ali como alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Nessa época, residia no Quartel o Visconde de Barbacena, autoridade que comandou as ações de repressão ao movimento rebelde”.

Acontece que, para nova surpresada do Movimento O Dom Bosco é Nosso, os Salesianos apresentaram documentos dando conta de que em 1964 (ano do Golpe) o então governador Magalhães Pinto teria doado tudo, definitivamente, para os Salesianos. Argumento que embasou a decisão judicial desfavorável à demanda da comunidade, representada pelo Ministério Público.

 O Processo 00464427920118130461 encontra-se, agora, em 2ª Instância, creio que devido recurso do MP.

**************************

Para acompanhar o andamento: http://www.tjmg.jus.br/portal/
Nº do Processo 00464427920118130461

Mais um pouco da história: http://www.jornaloliberal.net/artigo/destino-do-dom-bosco-na-justica-de-… (Senteça em OP foi a favor dos Salesianos – íntegra em “Todos Andamentos”)

Outro artigo do jornalista Mauro Werkema, publicado após a decisão judicialhttp://www.jornaloliberal.net/artigo/o-destino-do-dom-bosco-continua-em-…

Vídeos:
1) https://www.youtube.com/watch?v=zvdYPtZfMRk
2) https://www.youtube.com/watch?v=2O2g72Hdmhw

Foto e + história – http://www.ouropreto-ourtoworld.jor.br/dbosco.htm

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ah, a igreja….

    E os Salesianos venderam tudo quietinho, sabendo da importância do prédio historico e das terras que ganharam do Estado. Se essa doação foi feita em um governo de Exceção, parece-me que cabe nesse caso recurso.

  2. Os Salesianos ganham dinheiro a muito tempo…

    Os Salesianos ganham dinheiro a muito tempo neste lugar. Seja para dar seus cursos de formação teológica, todos pagos evidentemente, ou para alugar partes do prédio para terceiros realizarem convenções, palestras e cursos. Qualquer um que for a Ouro Preto a partir da BR 040 verá os prédios brancos de janelas azuis a sua direita pouco antes de chegar a Cachoeira do Campo. Na minha opinião além de devolver o prédio os Salesianos devem ao Estado de MG e seu povo grande parte do dinheiro arrecado em todos estes anos de uso irregular de um prédio público. Dinheiro para pagar eles tem, pode ter certeza!

     

  3. E ……………………..

    Como o Estado de Minas é agredido!!! 

    Quando não por um governo facistóide do psdb, quando por uma decisão contra seu patrimônio histórico!!!

    Os mineiros, que amam este Estdo mereciam melhor sorte !!!!

  4. Texto menos ruim ?

    Olá Nassif,

    Não imaginei que fossem transformar em post o texto tão ruim que enviei. kkk

    Espero que os links contidos nele salvem pelo menos um pedacinho do meu couro. hehehe

    Era apenas uma sugestão de pauta.

    Mas que bom que o assunto foi destacado.

    De qualquer maneira, tentei dar uma arrumadinha aqui ó: https://jornalggn.com.br/fora-pauta/qual-o-destino-do-predio-historico-onde-serviu-tiradentes

    Obrigado !

  5. é muito pior do que vcs imaginam

    Quando era um hotel os portões ficavam abertos para a comunidade e eu levava filhas e sobrinhos para andar de bicicleta e piquenique – assim como muitos outros moradores das redondezas. Os padres ficavam lá pra dentro e às vezes apareciam.

    Um certo dia me deparei com os portões fechados e a proibição de entrar.

    Sabem o que é pior? Conversei com o porteiro conhecido e ele me falou, ele mesmo atordoado e entristecido,  que a proibição era porque o prédio havia se tornado estalagem para os peões das obras da VALE (sempre ela) que estavam a 1000 por hora na região. O problema é que,  segundo ele, os operários estavam detonando com tudo, que havia brigas frequentes e muita baderna – quem como eu souber como é o esquema num alojamento de obra grande, vai entender a gravidade da situação – isso tudo dentro do prédio histórico que então já era patrimônio e orgulho dos  cachoeirences. 

    Faltou essa informação de estalagem de operários na reportagem. 

    A coisa é séria!!!!!

    O que tem a VALE  a dizer?? A Empresa sabia do problema causado pelos operários de suas empreiteiras?

    O jornalismo sério tem a obrigação de ir buscar essas respostas e muitas outras pertinentes. 

    O local fica a direita de quem está saindo de Cachoeira do Campo em direção a Ouro Preto e não é a BR040. A informação do primeiro comentário está totalmente incorreta. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador