A carta aos brasileiros e o senso de oportunidade de Dilma

A presidente Dilma Rousseff não deveria divulgar agora a carta aos brasileiros. Melhor faria indo a Porto Alegre, descansando, relendo o documento, burilando melhor as frases e consultando seus interlocutores prediletos: o travesseiro e o espelho.
 
Lançar agora ou daqui a alguns meses, a esta altura do campeonato, não fará a menor diferença.
Luis Nassif

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa carta já deveria ter

    Essa carta já deveria ter sido lançada há uns dois meses. Não entendo qual a lógica em lançá-la aos 45 do segundo tempo, tomando de 3 x 0. 

  2. O povo e a Dilma

    Por quê Dilmão não renuncia?

    O que lhe prometeram?

    Que esperança a move?

    Será o simples dever de ir até às últimas consequências, ou será uma questão de percepção?

    Das mulheres que estiveram em nosso governo a Zélia Cardoso de Mello fez uma das mais verdadeiras afirmações:

    “- O povo é um mero detalhe”

    O povo vai para onde o levam  e o povo da Dilma já levaram faz tempo.

    1. No minimo ficar até o fim

      Por que se ela não for até o fim só tera inimigos, eu por exemplo. No minimo ficar até o fim.

       No que contribuiria entregando o cargo?

      Qual seria o beneficio ao povo brasileiro???

      Convenhamos este seu comentario esta cheirandoa fritura.

  3. Entendo o esforço do LN para evitar um vexame,

    mas de fato hoje a Sª Dilma Roussef já morreu politicamente, não há como ressuscitá-la. A hiper maioria dos brasileiros nem ouvirá falar da tal “carta aos brasileiros” por que nenhum membro do clube fechado da tal mídia corporativa a divulgará, usando com critério o tal de controle remoto que ela gosta tanto.

    E acho que o PT, ao visto das declarações do Haddad, das do presidente do partido, e do silêncio assustador dos governadores do PT, especialmente ensurdecedor no caso dos de Minas Gerais e da Bahia, está se transformando em nanico, abandonando a luta pelo poder.

    E de se perguntar se o Lula terá ainda meios de ter influência política, sem um partido atuante, e pior, dando a impressão que a sua lendária intuição não lhe ajuda mais, vide o fiasco da participação da bancada do PT na eleição do filho do Maia carioca para a presidência da Câmara.

    1. Lionel,

      politicamente tudo mortinho da Silva. Sem ressurreição próxima. Eles levaram na mão grande por que na mão grande o governo dessa senhora resolveu levar o País. Abraço 

    1. Tico e Teco

      Matou a charada heim! É exatamente isso! Quem acusa o Nassif (e muitos outros) de má vontade com Dilma desconhecem o quanto ele (e outros nesses blog mesmo) a alertaram do que aconteceria caso não mudasse certos atos e decisões. E bem antes dos xadrezes. Portanto de profeta do passado ele (e outros) não podem ser acusados. Ele até antecipou que Dilma se preocupava mais com sua biografia do que tentar prover o que o Brasil tanto necessitava (necessita): um Estadista. E agora vamos todos de novo lutar pela redemocratização. Ufa!

  4. Político que tem como melhor

    Político que tem como melhor interlocutor o espelho e o travesseiro acaba mal. Concordo com o post do Lionel. Nesse momento o mais assustador é ver como o PT se esfacela. A sensação é que o partido é um navio já tomado pela metade pela água e que os passageiros da primeira classe estão tratando, cada um a seu modo, de salvar a pele – inda mais vendo o quão desgastado está o capitão Lula. 

  5. Chega um momento em que o balde tomba!

    Nassif chutando o balde!

    Eu ainda tenho esperenças de que ela volte, troque o Joaquim Levy pelo Belluzo e assim faça um governo progressista, tirando o país da crise e terminando em 2018 com a mesma popularidade do Lula,  quando a ela passou a faixa.

  6. Nassif;
    Na tua opinião o que

    Nassif;

    Na tua opinião o que deveria ser mudado na carta da presidenta Dilma ? Aponte os pontos onde em sua opinião ela errou e que se ela refletisse melhor não escreveria.

    Tua matéria está muito vaga, o que não é normal de tua parte.

    Em minha opinião Dilma foi sincera, objetiva, corajosa, humilde  e patriotica. Foi uma ESTADISTA.

    Tenho a certeza de que com esta carta ela reverterá os votos não somente de indecisos.

    Com a esperança de que este pesadelo acabará em breve, parabenizo nossa presidenta.

    Genaro

  7. Discordo inteiramente. 
    Esta

    Discordo inteiramente. 

    Esta carta não tera efeito nenhum. É GOLPE. Não existe possibilidade dela voltar, falar que esta carta pode ter algum impacto no cenario atua é pura ilusão. É ignorar tudo que vem acontecendo.

    So não entraram os militares por que não houve reação ao golpe, só um chororo.

    Isso foi a assinatura de culpa na testa do PT.

    Ines é morta.

      1. PErda de direitos que não

        PErda de direitos que não poderão ser readquiridos, pois as forças progressistas jamais terão 2/3 do congresso.

        Perda da Petrobrás e do pré-sal que jamais serão retomados, pois a esquerda no poder de volta não rasgará contratos.

        O Brasil está morto e enterrado !!! Quando retomarmos o país, administraremos a terra arrasada qu estes senhores vão deixar. É como o Tzipras na Grécia, que não faz nada pela população pq não tem amrgem nenhuma para isso e administra terra arrasada.

      2. trabalhe, não pense em

        trabalhe, não pense em golpe!

        Não estou vendo nenhuma mobilização contra o golpe, só uns reclamões falando.

         

        – Mãeeee, devolve minha presidência!

  8. Parabéns Luís Inácio,
    Parabéns Luís Inácio, parabéns PT, parabéns Ufanistas que adoram dizer que a Dilma é a trapalhona da história enquanto não vão reconhecer jamais o quanto estiveram equivocados e foram bajuladores cegos durante tanto tempo.

    Ps: pode me expulsar se a verdade dói muito.

    Ps2: eu avisei no auge do oba-oba, minha consciência está tranquila.

    1. Recentemente você também foi vago ao me acusar de hermetismo

       

      Chico Pedro (terça-feira, 16/08/2016 às 19:35),

      O título que dei ao meu comentário é uma lembrança de frase sua em um comentário que você enviou sexta-feira, 29/07/2016 às 17:04, para junto de comentário meu enviado sexta-feira, 29/07/2016 às 14:35, para junto de comentário seu enviado sexta-feira, 29/07/2016 às 12:11, lá no post “Marta defende PMDB: não tem sistema de corrupção como no PT” de sexta-feira, 29/07/2016 às 09:59, aqui no blog de Luis Nassif e trazendo matéria do Jornal GGN. A frase em que você me acusa de hermetismo é a seguinte:

      “O hermetismo do seu raciocínio eu imagino a que se deve”.

      E o endereço do post “Marta defende PMDB: não tem sistema de corrupção como no PT” é:

      https://jornalggn.com.br/noticia/marta-defende-pmdb-nao-tem-sistema-de-corrupcao-como-no-pt

      E considerei que você foi vago pelo jeito de dizer que imaginava a origem do meu hermetismo. Não sei o que você imaginou, mas teria mais bem acertado se referisse ao meu hermetismo como um obscurantismo em decorrência de prolixidade e imprecisão de linguagem. São falhas que eu não consigo corrigir.

      Agora como eu venho dizendo há muito tempo você faz muitas acusações nos seus comentários de modo vago que, ao contrário do meu, segundo você, hermetismo, abre e escancara o vazio dos seus comentários.  É o que se observa por exemplo no comentário que você enviou segunda-feira, 04/07/2011 às 00:13 (Lá consta como seu nome Chico O Cavalo Manso) para junto do post “Itamar 9: o lado positivo do político” de domingo, 03/07/2011 às 20:00, aqui no blog de Luis Nassif e que embora não conste o nome dele deve ser de autoria dele e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/itamar-9-o-lado-positivo-do-politico

      Mesmo depois de eu, em comentário que enviei para você segunda-feira, 04/07/2011 às 08:00, tê-lo censurado pela generalidade de suas críticas a Itamar Franco, você me rebate com mais críticas genéricas e no fundo vazias.

      Na década de 70 eu li na revista Time que a frase que os americanos mais odiavam era “I told you so!”. Eu não dizia a frase e nem havia motivo para eu passar a dizer tal frase a partir daquela leitura. Não era algo que eu me preocupasse.

      Leio o seu comentário e vejo que depois de você lançar aquelas acusações genéricas que eu venho censurando em você há mais tempo e que aqui no seu comentário acima pode ser exemplificado pelo fato de você se referir de modo irônico aos ufanistas e a eles acusar de bajuladores sem restringir de modo especifico quem são os ufanistas e a quem eles bajulam, você fala a frase tão odiada pelos americanos.

      A mim, entretanto, a frase foi e é indiferente. Agora não custava nada você ser mais objetivo e deixar claro a quem você avisou e o que você avisou.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 16/08/2016

  9. Cumpriu tabela

    Foi serena, e em vez de denominá-la repetitiva, foi afirmativa. não causou o efeito revolucionário, que todos nós gostaríamos. Mas foi interessante sua postura serena, até para apaziguar os mais ferozes indignados.

    O retrato é esse. Canalhas por todo lado, roubaram muito dinheiro e com ele pagaram e pagarão o impeachment às nossas custas.

    Como disse o Ministro Supremo Marco Aurélio, ” o Supremo é a última trincheira da Democracia!” 

    Na História leiga que conheço da Justiça no nosso país, ela tem pouca lógica, pouco senso, em decisões cruciais. O poder econômico vence em todas. 

    Pelo que eu tô vendo, foi a primeira a negociar…né Gilmar ?

    Justiça no Brasil tem outro significado…

     

  10. UAI

    UAI

    A má vontade de Nassif com a Presidenta Dilma faz com que ele produza um artigo com dois parágrafos de soma zero.

    Pois, se “Lançar (a carta) agora ou daqui a alguns meses, a esta altura do campeonato, não fará a menor diferença” por que então “A presidente Dilma Rousseff não deveria divulgar agora a carta aos brasileiros”?

    Já não basta a Dilma enfrentar uma “assembleia geral de bandidos comandada por um bandido”, como disse a imprensa internacional, e agora uma nova “assembleia geral”, com individuos asquerosos como Cristovam Buarque?

    É dura a vida da Presidenta. Não é, Nassif?

  11. tijolaço

    O golpe que não podem nos dar

     

    mensagem

    A carta-discurso de Dilma Rousseff tem muitas virtudes: a da verdade, a da legitimidade, a da lógica da soberania popular  pelo voto.

    Tem um mérito, o de comprometer-se expressamente com o plebiscito por novas eleições.

    Mas possui uma carência.

    Já se foi a hora da argumentação conciliatória e arregimentadora.

    Passou o tempo do esclarecimento do porque, sem crime de responsabilidade, não há razão legítima para o afastamento de uma governante eleita.

    O golpe espera apenas a sua formalização legislativa, está dado e a parcela mais lúcida e esclarecida da população sabe que é um golpe.

    O que é preciso fazer, agora, é dizer para que foi dado este golpe.

    Dizer que este não é apenas um golpe contra a democracia.

    É um golpe contra a soberania nacional.

    É um golpe contra os direitos da população.

    É um golpe contra o trabalho, em favor do capital.

    É um golpe contra os trabalhadores nos seus direitos, inclusive o de se aposentarem de forma digna.

    É um golpe contra a saúde pública, contra a educação pública, um golpe contra as políticas públicas de interesse social.

    É um golpe a favor dos políticos, dos arranjos, da impunidade dos corruptos.

    É, sobretudo, um golpe do passado contra o futuro.

    Por isso, não pode nos derrotar sem gritos, dores e lágrimas.

    Podem nos vencer, podem roubar-nos o poder que, afinal, nunca foi inteiramente nosso.

    Mas não podem nos roubar a voz, o coração, o amor ao Brasil, ao povo brasileiro.

    Podem nos derrotar hoje, mais é preciso que os desafiemos com a história, da qual o crime não escapa.

    Podem nos  roubar os votos, com o golpe, mas não podem nos roubar o destino.

    Podem nos tirar tudo, menos nossos sentimentos. E essa é a força que eles jamais terão.

     

  12. Dilma já perdeu, e a ela só resta atirar em quem ganhara antes

     

    Luis Nassif,

    Não li a carta. A única coisa que sei é que a carta propõe um plebiscito para aprovar ou não eleições antecipadas. E chama o impeachment de golpe.

    Você não diz se é contra o plebiscito. Apenas diz que a presidenta Dilma Rousseff pecou pela falta de oportunismo. Eu sou contra o plebiscito. Considero o plebiscito um golpe. E avalio que as pessoas que defendem o plebiscito o fazem apenas por oportunismo político. Fica bem com a população quem defende o plebiscito.

    Quem evita de se posicionar contra ou a favor do plebiscito age com um pouco mais de oportunismo.

    A presidenta Dilma Rousseff se contar com a assessoria de uma só pessoa que tenha um mínimo de conhecimento da política sabe que o presidente interino à custa do golpe Michel Temer só entrou nessa empreitada quando viu que não havia a menor chance para a presidenta Dilma Rousseff. Só resta à presidenta Dilma Rousseff fazer uma medida que de certo modo possa se constituir em uma espécie de vingança dela contra o vice. A defesa do plebiscito e a acusação do impeachment de golpe na própria Carta aos Brasileiros é, dentre as armas que restaram a ela para usar, a única alternativa que pelo menos sirva para atingir as constas do vice.

    Se algum aliado do Michel Temer elogiar a oportunidade ou o conteúdo da carta eu considerarei falha essa minha avaliação.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 16/08/2016

  13. Masi uma vez sou obrigada a

    Masi uma vez sou obrigada a repassar os fatos e voltar às falas de Lula, sempre com seu instinto político, aconselhando Dilma. Antes da bomba explodir, o conselho era pra que a Presidente usasse a televisão em cadeia nacional, explicando os pontos negativos do seu governo, colocando em debate o que mereceria ser debatido. Ela fez ouvidos moucos.

    Depois, com os ventos soprando mais fortes, mas ainda com chances de se ver revertido o quadro tempestuoso, a Lula se juntaram outras vozes, como a de Ciro Gomes, de Requião, de Kátia Abreu, e tantos outros, num esforço grande para que a Mulher não ficasse parada, mas desse sua cara a tapa, e fizesse alguma coisa.

    Tudo isso, sem contar que lá atrás, se Dilma tivesse substituído seu ministro da justiça talvez nunca tivesse chegado a esse nível de destruição de sua imagem.

    A mídia, fazedora decríticas contra Dilma, e de bajulações ao governo interino, já está apontando contra ela por causa desa carta, que ainda sequer foi oficialmente divulgada.

    Infelizmente não será uma carta de Dilma que mudará a situação em que nos encontramos agora. Esta se encontra em evolução, e evoluirá a passos largos, sobretudo quando pelo julgamento final o Fascista tomar de vez o poder. 

    Daqui pra frente tudo será diferente, e pra pior. 

  14. A conjuntura É EXTREMAMENTE

    A conjuntura É EXTREMAMENTE DESFAVORÁVEL AO POVO!

    Legislativo, executivo e judiciário ESTÃO ALINHADOS –  estão em conjunção!

    Não há há Lula, não há Dilma que possa impedi-los de alcançar o que buscam…

    O Presidente do STF, está mais para a Rainha louca de Portugal que esquartejou Tiradentes, do que para um ponto de equilíbrio entre justiça e realidade no Brasil…

    Eles querem é sangue…

    Não é compatível a sordidez com a honradez – NÃO SE MISTURAM E NEM SE ACEITAM!

    Só quando esse tempo de miséria passar…

    Não tenho ilusão quanto ao próximo congresso, então nossa geração vendeu muito barato nosso país!

    E Dilma fez o certo, pois em algum lugar do futuro o que ela disse mostrará que este pais ainda poderá ter esperanças…

  15. Sobre a carta da presidente Dilma aos brasileiros!

    Dessa vez discordo do Nassif! Primeiro pelo tom algo debochado do post, como se Dilma pudesse fazer agora, algo para reverter o golpe. Podia antes, certamente teve ao longo dos dois últimos anos dezebas de oportunidades e atitudes que talvez dessem certo, penso que ela, Lula e muitos outros não avaliaram corretamente a VIOLÊNCIA com que Janot, Moro, Globo e Gilmar Mendes vieram contra o PT, além do brilhante Eduardo Cunha, que provou uma inteligência e capacidade de luta medonhas, em se tratar de salvar a própria pele, o que não foi (até pelo excesso de caráter e ingenuidade) o caso de Dilma.

    Mas nãoacho correto culpá-la agora em relação ao tempo presente, os erros graves dela estão todos no passado, hoje, até Lula, um craquie nesse jogo pesado, teria dificuldades em achar a melhor solução.  Agredir Dilma, portanto, mais se assemelha ao que diz o ditado popular: “chutar cachorro morto” – e isso ela não merece, ao menospela brasileira digna, séria, lutadora, honesta, que sempre foi.  Merece as honras de ter tentado ser umaboa presidente e nãoconsidero ninguém, absolutamente ninguém apto a julgá-la sem ter estado em sua pele diante do MASSACREpromovido pela mídia e por nosso Judiciário e Ministério Público tão corrompidos e viciados em ações pralá de ordinárias.

    Às vezes, uma atitude – como a carta…. – é NECESSÁRIA, não pelos resultados PRAGMÁTICOS que possa trazer, aí a maior falha e má vontade de Nassif com Dilma. Ela tem todo o direito e até o dever, com ela e com seus eleitores, de escrevê-la e divulgá-la amplamente. Por desabafo, por querer falar nessa carta com os que a apoiaram esse tempo todo, mesmo os mais críticos de nós, para deixar claro que, tendo ou não cometido erros de avaliação e estratégia, o que estão fazendo com ela e o Brasil, É GOLPE! Esse é o ponto ESSENCIAL da coisa, não os erros de Dilma.

    Discordem ou concordem dos termos da carta, prefiram-na de um jeito ou outro, mas dizer de modo simplório, sem argumentos sólidos, que “a carta nãofaz diferença”, soa pobre, soa algo com motivo menor.

    Se o único motivo for o desejo de uma presidente eleita por 54 milhões de votos, de apenas se MANIFESTAR honestamente a cada brasileiro que nela votou e deixar um registro histórico do GOLPE, isso, a mim me basta.

     

  16. Espantoso o timing da ainda

    Espantoso o timing da ainda presidenta Dilma. Pior ainda sua capacidade de leitura da situação. E isso não é de hj. Nunca entendeu que não se tratava só dela, mas de um projeto político, de um povo desfavorecido, que estava na berlinda. Na verdade o que ela hj faz é tentar salvar seu nome para os livros de história, se é que vai ter história. Nunca escutou Lula, fez questão de manter o Zé Cardozo, uma nulidade no ministério da Justiça, o Mercadante (outra nulidade em qualquer sentido), abdicou do programa pela que foi eleita e abraçou o programa do perdedor, alimentou com o Secom a mídia que lhe era adversa, abriu mão de um Franklin Martins… na verdade, se comportou como uma perfeita alienada. E é isso que doe…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador